e o ano de nosso senhor de mil novecentos e setenta e tres o carro mais vendido do brasil por uma boa margem e o vw fusca uma reliquia dos anos 1930 sim mas uma que ainda e atual e competitiva no mercado o fusca tinha um motor de quatro cilindros contrapostos ohv refrigerado a ar 1300 ou 1500 cm³ e pendurado para tras do eixo traseiro; um transeixo manual de quatro velocidades acoplado a ele as suspensoes eram independentes nas quatro rodas voce podia tambem em 1973 comprar um carro pequeno um pouco mais caro na ford era o corcel revitalizado naquele ano era na verdade um renault 12 de carroceria redesenhada o motor aqui era pendurado para frente do carro longitudinal e o transeixo de quatro velocidades manual dele dava tambem quatro marchas e traçao dianteira o motor era um quatro em linha arrefecido a liquido ohv de 1 4 litros no fim do ano apareceria o chevette monobloco motor dianteiro quatro em linha ohc cross flow e tambem 1 4 litros a traçao aqui era traseira o eixo traseiro rigido mas diferente dos galaxie maverick e dodge nao era um esquema arcaico de apenas dois feixes de mola la atras o tubo de torque impedia rotaçao do eixo; dois braços inferiores controlavam o movimento longitudinal e o transversal era controlado por uma barra panhard junto com molas helicoidais e amortecedores telescopicos e dianteira de duplo a sobreposto com direçao via pinhao e cremalheira faziam o carrinho extremamente estavel apesar do lay out tradicional era o mais moderno dos tres e o ano de nosso senhor de mil novecentos e oitenta e tres o carro mais vendido agora pela primeira vez desde tempos imemoriais e o chevette em 1983 recebeu um dos mais efetivos face lifts da historia um que o catapultou a liderança de vendas junto com novo estilo de monza vinha cambio de cinco marchas; motor 1 6 radiador de aluminio pequeno e igniçao eletronica tambem recebia um motor a alcool decente; a tentativa com o 1 4 anterior melhor se esquecida por dentro bancos de espuma sem molas modernos e volante de pu expandido o chevette era velho mas ficou novo em 1983 agora existe um concorrente a mais o 147 ou spazio como era chamado naquele ano era um modernissimo carro derivado do seda italiano 128 o carro de dante giacosa que mudou o mundo como ele tinha motor transversal um quatro em linha compacto ohc leve e moderno em 1050 ou 1300 cm³ este motor estava montado em linha com um transeixo de quatro ou cinco marchas a suspensao dianteira mcpherson a direçao por pinhao e cremalheira os freios a disco e os pneus radiais completavam a configuraçao ainda moderna do 147 e em 1984 viria o uno tudo isso numa carroceria mais avançada aerodinamica e modernissima na vw ainda existia o fusca mas ele estava de saida em seus ultimos anos a esperança da empresa era o gol com motor de fusca mas em um carro derivado do moderno passat/audi 80 com traçao dianteira o motor era longitudinal 1600 cm³ com dupla carburaçao a suspensao era mcpherson direçao por pinhao e cremalheira pneus radiais e freios a disco como o fiat mas so realmente decolaria no ano seguinte com um quatro em linha ohc arrefecido a liquido de 1600 cm³ do passat o motor era inclinado para baixar altura la na frente como o carro de quem derivou na ford o corcel tinha crescido no corcel ii e agora vendia mesmo como del rey mais luxuoso o seu carro pequeno era premium e recem lançado o escort usava o motor renault do corcel reprojetado no novo cht ainda ohv mas 1600 cm³ e pequeno leve duravel e economico a frente era a ford imitando a fiat mesmo esquema do 147 atras uma suspensao independente mas de desenho nao muito feliz e o ano de nosso senhor de mil novecentos e noventa e tres a grande novidade e que agora carros nessa faixa tem que ter um litro de deslocamento o lobby da fiat eternamente na lanterna por ter apenas motores pequenos virou o jogo era a unica com um 1 0 moderno pronto para usar o resultante uno mille foi um sucesso imediato tambem novidade e a volta do fusca que estava morto desde 1986 voltou como o fusca itamar por mando e pedido do presidente nao o da vw o do brasil o sr itamar franco uma aberraçao mas que nos deu um carrinho ainda desejavel hoje um fusca levemente atualizado a volta do fusca em 1600 cm³ com imposto de 1 0 fez a gm reclamar pois tinha feito um chevette 1 0 em 1992 o junior com isso apareceu o chevette l 1 6 efetivamente um junior 1 6 vendeu bem pacas com desempenho de 1 6 e preço de 1 0 o fusca so alcançava os 1 0 modernos mas nao passava mas duraria so aquele ano em 1994 aparecia o corsa 1 0 ohc transversal mesmo esquema do 147 e uno um imenso sucesso um 1 0 moderno injetado e nao fiat a ford e a vw estavam num casamento disfuncional entao que acabaria em 1997 de um lado o velho escort tinha uma versao hobby 1 0 com o cht reduzido para um litro o gol tambem recebera este motor fazendo um gol 1000 agora estavamos com importaçoes permitidas entao apareceram alguns importados por aqui mas fora de categoria citroen ax vinha so na versao gti a preço de carro grande por exemplo mas ja era claro com esses carros importados que como aparente no fim do chevette e a chegada do corsa que o mundo convergia para o lay out do fiat 147 ainda mais entre os carros realmente baratos eu nao vou chatea los com mais tres pulos de dez anos entao olhe a sua volta agora hoje em 2023 todos os carros baratos tem exatamente a mesma configuraçao todos tem motor dianteiro e traçao dianteira todos tem motor e transmissao em linha transversais todos tem suspensao dianteira mcpherson todos tem direçao por pinhao e cremalheira mas agora alem de todos terem assistencia na direçao a assistencia de todos e eletrica tambem mas pior todos tem tres cilindros em linha refrigerados a agua todos sao dohc e todos tem quatro valvulas por cilindro e obviamente tambem todos tem pneus radiais e freios a disco e por lei abs ta existe o fiat mobi de 4 cilindros ainda mas so ele sao basicamente a mesma coisa como viemos parar aqui como saimos de um mercado pequeno e fechado mas com uma variedade incrivel de carros profundamente diferentes para chegar nisso olhe 1983 quase todo tipo de carro podia ser comprado na faixa mais baixa do mercado hoje nao mais o conformado com este estado de coisas tem uma opiniao formada sobre isso e ele nao esta de todo errado e simples conforme a tecnologia evoluiu fomos aprendendo e chegando ao melhor como a seleçao natural os piores foram lentamente desaparecendo ate que so reste um o mais evoluido a tecnologia converge para o mesmo ponto [caption id= attachment_340655 align= aligncenter width= 999 ] fiat 128 1969 quem diria que seria tao influente [/caption] a verdade porem e que isso tapa os olhos para outras possibilidades que ainda nao existem e so pensar um pouco realmente nao ha nada a melhorar a historia diz que sempre e possivel melhorar ir adiante aprimorar qualquer coisa em todo campo do empreendimento humano tambem fecha os olhos para algo ainda mais claro o sistema de giacosa predominante hoje e mais barato para se produzir nao o melhor mas sim bom o suficiente e mais barato e tambem mais facil de lidar com legislaçoes de impacto mais benigno em comportamento inerentemente para os nescios que hoje dirigem por ai e o caminho mais facil nao nao e o unico caminho ha possibilidade de gente pensando diferente quebrar essa roda e fazer diferente nao e facil e nem tampouco provavel mas e possivel e improvavel por ser a industria incapaz de pensar diferente de fazer diferente e treinada para repetir nunca inovar mas vamos esquecer um pouco o esquema mecanico diferente por um minuto outra coisa mais notavel que aconteceu nesse mesmo espaço de tempo e como os carros tambem parecem iguais por tras do volante mesmo se diferentes em tudo fisicamente explico um uno original era totalmente diferente do escort em 1984 apesar de ambos serem parecidos em lay out mecanico sim ha diferença de espirito do motor fiat e o cht mas nao e so isso o fiat tinha brio era pequeno agil faca nos dentes e metade do corpo para fora xingando os outros motoristas italiano o escort era calmo e sisudo e mais atencioso com detalhes de acabamento como tecidos e materiais economico em combustivel com força em baixa e nunca girando alto mais lerdo em seus movimentos mas mais confortavel um lorde ingles em comparaçao [caption id= attachment_340657 align= aligncenter width= 999 ] um fiat 128 que parece isso dirigindo o carro moderno[/caption] os carros mesmos iguais em lay out podem ser muito diferentes em comportamento e personalidade podem ser mas hoje nao sao mais certa vez contei que ao sair de um chevrolet cruze ii viajei num citroen c4 do mesmo ano se fosse possivel dirigir vendado era o mesmo carro nada devia ser tao diferente quanto um chevrolet e um citroen caras uma vez andei num carro da land rover a diesel mas que parecia um focus andando ta ambos vinham da mesma plataforma mas poxa da para ser diferente ne mas nao a forma alema aquela que dita suspensao firme mas com impactos absorvidos em fim de curso isolamento do exterior e muito motor um espirito nascido em autobahn e o que e universal hoje o isolamento e a brutalidade de suspensao e motor sao caracteristicas marcantes; o isolamento a mais popular todo mundo faz carro alemao hoje de chines a americano de frances a japones nada contra carro alemao; tudo contra so carro alemao isso e mais facil de mudar que lay out basta querer a personalidade diferente fazia a gente discutir sobre carros nao so a gente todo mundo seu avo sua tia o irmao do pedreiro que tinha um gordini cada carro era diferente do outro e a gente conversava vividamente sobre as qualidades e defeitos de cada um deles era o maior barato gente comprava revistas e queria saber sobre as novidades claro eram novidades hoje converse sobre carro e se nao for todo mundo entusiastas com carro velho na garagem ou coisas especiais e diferentes e o assunto e mais chato que uma palestra de segurança industrial tudo e a mesma coisa gente nao so objetivamente mas tambem subjetivamente uma industria que nao entende que deve ter variedade e fazer coisas com propostas diferentes do vizinho me desculpe esta cavando a propria tumba nao precisava nem de um elon musk para ajudar a cavar e este pelo menos criou algo novo e mudou tudo e nao fez isso repetindo o que estava sendo feito ad infinitum como parece ser a norma da industria tradicional fez pensando que outra forma era possivel vamos la gente; e hora de parar de tentar ser tesla que nao vao conseguir e hora de criar os carros mais legais e importante aqui diferentes que ja vimos de mudar inovar investir em criatividade e nao mesmice de fazer diferente e possivel e mais ainda a unica maneira de se tornar relevante de novo e nem e necessario mudar tudo criar carros diferentes colocar motor traseiro e tudo mais; um 911 parece qualquer outro carro andando normalmente hoje em dia e so desenvolve los acerta los manipular as sensaçoes para serem diferentes durante o projeto nao ha motivo para todo carro ser exatamente igual ao dirigir mesmo em uma so plataforma acerto e tudo na personalidade dos automoveis e so fazer o motor mais ardido na calibraçao a frente mais plantada em curvas a traseira mais viva ou o inverso que seja diferente tem gente que vai achar estranho nao gostar querer mais do mesmo azar deles quem gostar vai amar precisamos mais de coisas sensacionais e menos coisas so boas se ja fomos criativos e diferentes uns dos outros os carros eram piores nos anos 1980 muito piores mas tinhamos variedade e podemos voltar a ter e so querer como dizia o artista antes conhecido como prince o negocio e brincar como se fosse 1999 ou 1983 talvez
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