o carnaval ja passou e a gente nem viu o tempo chuvoso aqui no interior do sudeste freou um pouco os festejos e nos momentos de ceu claro eu preferi aproveitar meu tempo livre em cima de uma moto mas mesmo que o feriadao ja tenha passado decidimos nos inspirar um pouco no carnaval para fazer uma brincadeira pegar os quesitos de avaliaçao das escolas de samba e traze los para o mundo dos carros que tal os quesitos de avaliaçao no carnaval de sao paulo sao nove comissao de frente mestre sala e porta bandeira harmonia bateria alegorias e adereços evoluçao samba enredo enredo e fantasia vamos explicar cada um deles e depois traçar um paralelo com o mundo dos carros vai ser interessante comissao de frente austin healey sprite a comissao de frente de uma escola de samba e a seçao responsavel por dar as boas vindas ao publico e tambem apresentar o enredo do desfile geralmente e composta por algo entre dez a quinze membros que realizam coreografias mais elaboradas afinal a comissao de frente e a que causa a primeira impressao nos espectadores no mundo dos carros podemos adotar uma abordagem literal e dizer que a comissao de frente de um carro e sua dianteira e neste ponto fica dificil superar o austin healey sprite um dos carros mais expressivos ja feitos olha so essa carinha com dois farois redondos como olhos e a grade que lembra um sorriso escancarado o sprite e como se fosse um filhote de gato com quatro rodas ele nos causa a mesma reaçao que temos ao ver um gatinho ou um bebe fofo um instinto de cuidado e proteçao que esta programado no cerebro e nos ajudou a sobreviver ao longo dos seculos desde o inicio da historia da humanidade https //www youtube com/watch v=8wmhv7tb59c alem disso a expressao alegre do austin healey sprite certamente combina com a sensaçao de guia lo com apenas 670 kg suspensao bem acertada com braços triangulares na dianteira e eixo rigido com feixes de molas em quarto de elipse na traseira e apenas dois lugares ele nao precisava de mais que os 43 cv de seu motor 1 0 para garantir diversao ao volante mestre sala e porta bandeira gordon murray e mclaren f1 no desfile de uma escola de samba o mestre sala e a porta bandeira sao os dançarinos responsaveis por apresentar a bandeira como brasao da escola no mundo dos carros podemos traçar um paralelo com os engenheiros e projetistas que sao as faces por tras de alguns dos automoveis mais iconicos do planeta e nesse caso fica dificil argumentar contra a escolha de gordon murray o engenheiro sul africano radicado no reino unido e ninguem menos que o pai do mclaren f1 que mais de duas decadas depois ainda e considerado por muita gente o automovel mais incrivel de todos os tempos nao e para menos com um v12 bmw naturalmente aspirado de 6 1 litros 627 cv e 66 3 kgfm de torque moderados por uma caixa manual de seis marchas o f1 foi o carro produzido em serie mais veloz do planeta em seu tempo sua maior marca foram incriveis 386 km/h em 1998 para supera lo o bugatti veyron precisou de um v16 quadriturbo mais de 1 000 cv cambio de dupla embreagem e traçao nas quatro rodas https //www youtube com/watch v=wymifdaq9y0 e o mclaren f1 e so uma das criaçoes de gordon murray como projetista na formula 1 ele foi o responsavel pelos brabham que deram a nelson piquet seus titulos de 1981 e 1983 e tambem os mclaren mp4/3 e mp4/4 sendo este ultimo o carro com o qual ayrton senna conquistou seu primeiro titulo em 1988 murray trabalhou na mclaren ate 2004 e no ano seguinte abriu sua propria firma de engenharia a gordon murray design na qual seguiu desenvolvendo e aperfeiçoando o uso da fibra de carbono na construçao de carros cada vez mais leves e resistentes harmonia mercedes benz m120 https //www youtube com/watch v=kvk1wxfmr3g o quesito harmonia de uma escola de samba e bastante direto ele diz respeito a harmonia entre o interprete principal do samba enredo e os demais membros da escola todos tem de estar cantando juntos e de forma afinada em um carro porem podemos interpretar a harmonia como a suavidade de funcionamento de um motor e um dos motores mais suaves que existem e o m120 da mercedes benz o v12 usado nos modelos topo de linha da fabricante nas decadas de 1990 e 2000 os motores v12 ja sao suaves por natureza dado o equilibrio de sua geometria tem a ver com a ordem de igniçao e com o fato de a qualquer momento tres cilindros de um v12 estarem sempre no tempo de explosao devido ao angulo de 60 graus entre as bancadas https //www youtube com/watch v=v6zb_5sghl0 isto posto tais caracteristicas tambem podem ser encontradas nos v12 da jaguar e no n74 da bmw usado nos rolls royce modernos em todos estes motores e comum que se faça o teste da moeda equilibrando uma moeda em pe sobre o motor em funcionamento quando o motor e suave o bastante a moeda nao cai evoluçao motor ea827/md 270/ap/ea113 se o carnaval e a festa mais brasileira que existe seria injusto nao citar um motor extremamente popular no brasil neste post estamos falando do volkswagen ap que na verdade e apenas um passo na longa evoluçao do motor ea827 que foi o primeiro quatro cilindros arrefecido a agua do grupo vw sua historia começa em 1972 com a adoçao do motor ea827 no audi 80 acima na epoca ainda com 1 3 litro carburador e apenas 60 cv adotado no passat dois anos depois o ea827 original ja trazia conceitos que seriam vistos ate o fim do seu ciclo de vida como o bloco de ferro fundido e o comando simples no cabeçote no brasil uma de suas primeiras evoluçoes foi o motor md 270 tambem conhecido como motor torque com alteraçoes na taxa de compressao bielas pistoes e comando de valvulas alem de um carburador de corpo duplo o motor passou a deslocar 1 6 litro e entregar 81 cv quando movido a alcool no ano seguinte novas alteraçoes no projeto o comprimento das bielas foi ampliado de 136 mm para 144 mm mudança que tornou seu funcionamento mais suave a partir dai sua denominaçao passou a ser alta performance ou mais popularmente ap em 1993 o mesmo projeto evoluiu novamente para se tornar o conhecido ea113 mantendo o espaçamento de 88 mm entre os cilindros bore spacing porem incorporando injeçao eletronica multiponto e em certas versoes cabeçote com quatro valvulas por cilindro e comando duplo os motores de 1 8 e dois litros com cabeçote de 20 valvulas tambem sao uma evoluçao do ea827 sendo que o mais potente deles e o 2 0 tfsi usado no audi tts com turbo e 272 cv mais de 40 milhoes de motores derivados do ea827 foram fabricados isto porque estamos falando apenas das versoes de rua nas pistas o ea827 deu origem ate mesmo ao motor usado na formula 2 entre 2009 e 2012 em uma versao de 1 8 litro com cabeçote de 20 valvulas e um turbocompressor garrett gt35 capaz de produzir mais de 400 cv alegorias e adereços alfa romeo v6 e seu coletor de admissao esta e simples de entender em uma escola de samba o quesito alegorias e adereços diz respeito aos carros alegoricos e a sua decoraçao incluindo os destaques e nesse caso podemos fazer um paralelo com os perifericos de um motor que vale lembrar e diferente de bloco o mais correto e chamar de bloco apenas a parte que abriga o virabrequim o carter e os cilindros https //www youtube com/watch v=j8tz0eq_qqa neste quesito para nosso post entram por exemplo os coletores de admissao e honestamente nao deve existir coletor de admissao mais bonito que a peça polida do alfa romeo v6 busso projetado por giuseppe busso e fabricado em algumas versoes diferentes entre 1979 e 2005 com deslocamento de dois a 3 2 litros e versoes com duas ou quatro valvulas por cilindro em comum todas tem o belissimo coletor de admissao polido samba enredo beach boys 409 https //www youtube com/watch v=xkkp_czuk54 o samba enredo e literalmente um samba que conta uma historia naturalmente para o proposito deste post vamos relaciona lo com uma musica que fala de um carro e nossa escolha e 409 dos beach boys que fala sobre um hot rod equipado com o motor big block 409 da general motors gary usher jamais especifica o modelo do carro mas da outros detalhes na letra o motor e equipado com dois carburadores de corpo quadruplo carter afb d series e e acoplado a uma de quatro marchas com diferencial positraction que era o nome do diferencial com autoblocante da gm na decada de 1950 my four speed dual quad positraction 409 a musica ficou um detalhe interessante o motor 409 era anunciado pela gm como tendo 1 hp por polegada cublica one horsepower per square inch ou seja 409 pol³ 6 7 litros e 409 cv enredo o alfa romeo de r$ 90 milhoes que quase foi sucateado no brasil o enredo de uma escola de samba e a sinopse que define o tema as fantasias e a composiçao do samba enredo para o carnaval e ele geralmente e definido logo apos a escolha da campea para que as escolas tenham tempo de ajeitar tudo ate o carnaval seguinte aqui decidimos lembrar um carro com uma historia matadora e optamos pelo alfa romeo 8c de quase r$ 90 milhoes que quase virou sucata no brasil o carro foi arrematado em um leilao da rm sotheby s em 2016 por us$ 19 8 milhoes pouco mais de r$ 89 milhoes em valores convertidos e atualizados como conta o leo contesini neste post foram feitos apenas 32 alfa 2900b entre 1935 e 1938 sendo que somente 12 com a carroceria spider dos quais sete usam o chassi alongado e o carro de que falamos e um destes sete pouco se sabe sobre a primeira decada de vida do carro apenas que seus primeiros registros sao brasileiros e datam de 1949 quando pertencia ao piloto mario tavares leite que o vendeu na decada de 1950 para chico landi landi por sua vez vendeu o carro a camillo christofaro que o desmontou encurtou o chassi e o transformou em uma carretera instalando alias um v8 de corvette nele acredita se que em algum momento desta epoca o carro tenha sido levado para a argentina onde o chassi foi separado de sua carroceria original em 1972 o carro foi vendido desmontado e sem a carroceria original a um britanico chamado david llewelyn este por sua vez vendeu o chassi em 1983 a outro ingles chamado david black que morreu em 1993 o carro foi parar nas maos de um colecionador suiço chamado guido haschke que na mesma epoca tambem comprou uma carroceria na argentina sem saber por uma enorme coincidencia ele havia acabado de comprar a carroceria original do chassi entao ele vendeu as duas partes a sam mann que fez o casamento em 1997 esta e a versao resumida recomendamos que voce va ler a historia completa agora mesmo bateria van halen hot for teacher https //www youtube com/watch v=6m4_ommfvv0 todos sabemos que a bateria de uma escola de samba e uma das partes mais importantes no desfile e ela que dita o ritmo de tudo enquanto discutiamos a respeito de como trazer a bateria de uma escola de samba para o mundo dos carros uma ideia surgiu e foi unanime a intro de hot for teacher do album 1984 do van halen a musica começa com uma introduçao instrumental de 30 segundos iniciada pelos bumbos quadruplos de alex van halen tocados de forma a lembrar a marcha lenta de um v twin harley davidson ou dependendo da fonte um v8 de hot rod agora a bateria de hot for teacher nao e o unico momento gearhead do album em panama mais precisamente na marca dos 2min17s ouve se o ronco de um motor https //www youtube com/watch v=fukdbpw8wqa o carro que produz o som e nada menos que o lamborghini miura s 1972 de eddie van halen que foi levado para o estudio e microfonado para desespero dos engenheiros de som fantasia polo e virtus gts uma fantasia e um traje que se veste para assumir outra identidade nao e sendo assim fica dificil nao relacionar as fantasias de uma escola de samba a fantasia de esportivo dos novos gts da vw polo e virtus nao nos entendam mal ambos sao carros de qualidade com um excelente conjunto mecanico visual interessante e pacote de equipamentos generoso mas eles nao sao esportivos per se a recalibragem da suspensao por exemplo foi feita estritamente para redimensionar o conjunto a nova potencia e nao para conseguir desempenho na pista da mesma forma a ausencia do cambio manual e a opçao pela caixa automatica de seis marchas mostram que a proposta e oferecer um carro mais potente e com visual esportivo e nao um carro para empolgar e divertir ao volante https //www youtube com/watch v=xulzmimo7dm nao que este potencial nao exista nao e dificil extrair alguns cv extras com uma boa reprogramaçao e tambem nao ha muito segredo para modificar a suspensao com molas e amortecedores mais firmes por exemplo mas sejamos francos os gts nao sao muito mais que fantasias de esportivos otimas fantasias claro mas fantasias do mesmo jeito
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.