dizem que quem compra uma motocicleta nunca mais consegue ficar longe das duas rodas e faz sentido colocando na balança vantagens e desvantagens de andar de moto a praticidade a economia de combustivel e a famigerada sensaçao de liberdade oh doce cliche acabam pesando mais e outra coisa e praticamente certa uma vez que voce se acostuma com sua a vontade de comprar uma moto maior logo aparece no brasil onde as motos de baixa cilindrada de 150cc em media dominam as ruas o proximo passo natural e partir para uma 250cc elas sao pouca coisa mais pesadas leves quanto as 150cc nao consomem muito mais combustivel e a diferença em desempenho e bem consideravel foi com isso em mente que dia desses eu quase quase mesmo coloquei na garagem uma figurinha mais que carimbada uma honda twister 250 fabricada em 2007 fiz toda a liçao de casa pesquisando sobre a mecanica o consumo custos das peças possibilidades de customizaçao e claro sua historia a moto ate dormiu aqui uma noite mas por questoes paralelas o negocio nao vingou em compensaçao eu acabei com uma pauta para o flatout afinal a honda twister fez 20 anos em 2021 e nessas duas decadas ela nasceu morreu ressuscitou e hoje esta maior melhor e mais sofisticada do que nunca lançada em 2001 e imediatamente tornou se um fenomeno de popularidade da para dizer ate que a twister trouxe consigo uma revoluçao introduzindo o segmento das street de 250 cm³ no brasil e obrigando a yamaha a se mexer para dar ao brasileiro uma alternativa a fazer 250 que hoje disputa tete a tete a preferencia do publico que busca algo mais potente que as motos de entrada sem elevar demais os gastos e o mais bacana e que a twister e um projeto brasileiro que ganhou o mundo uma sigla iconica a primeira twister de 2001 atendia pelo nome completo de honda cbx 250 twister os admiradores da honda conhecem o peso da sigla cbx era como se chamava a primeira moto de seis cilindros da honda a lendaria cbx 1000 que dispunha de 105 cv em seu motor de 1 047 cm³ com comando duplo no cabeçote cujo escapamento 6x2 garantia um ronco belissimo o motor era uma peça de incomum sofisticaçao em 1978 e contrastava com o projeto relativamente simples do restante da motocicleta o que em termos de manutençao era ate uma vantagem o significado da sigla cbx nunca foi totalmente esclarecido dizem que o cb significa city bike e o x vem de experimental de fato a cbx original era uma moto bastante experimental principalmente por causa do motor e com o passar do tempo as cbx se tornaram sinonimos de motos arrojadas versateis e com alta tecnologia no brasil na decada de 1980 tivemos algumas motos diferentes com a sigla cbx em 1986 foi lançada a cbx 750 mais conhecida como sete galo com um motor quatro cilindros de 747 cm³ e 82 cv outra que roncava maravilhosamente em 1988 foi a vez de sua versao em miniatura a cbx 150 aero uma pequena arrojada com pegada esportiva motor de 151 8 cm³ e 15 9 cv com partida eletrica sucessora da honda ml a cbx aero era uma moto interessante de se ver mas o motor deixava muitos donos sedentos por mais força e lhe faltava a carenagem que na epoca era considerada item indispensavel em qualquer esportiva que se prezasse a cbx aero foi descontinuada em 1993 dando lugar a cbx 200 strada que usava a mesma base porem adotava um estilo mais simples para a nova decada um tanque mais volumoso linhas mais arredondadas e farol redondo inaugurando a tendencia das motos com pegada mais minimalista quase retro mas a maior mudança era o motor a base ainda era o projeto original mas com curso e diametro ampliados para chegar a 196 3 cm³ a strada tinha seus 19 cv e 1 7 kgfm e era uma moto bem superior em desempenho tinha boas retomadas na cidade folego razoavel na estrada e usava rodas de liga leve com pneus sem camara nao foi a toa que a strada durou quase dez anos so saiu de linha em 2003 dois anos apos a chegada da twister a equaçao quase perfeita a honda percebeu que a ideia da strada tinha potencial ela precisava porem de duas coisas um design que a destacasse mais da gama de entrada da honda e um motor que justificasse esse design com desempenho bem superior foi por isso que a honda colocou um esforço extra na twister e deu a ela exatamente isso para começar a twister era uma moto totalmente nova feita do zero saia de cena o quadro de aço estampado que tinha suas raizes na cg de 1976 e entrava o quadro por berço duplo tubular mais leve esbelto e resistente acomodava melhor o motor e permitia um avanço real em design e ciclistica a twister pegava o conceito estetico da strada e evoluia em tudo o tanque era maior com 16 5 litros de capacidade e vinha decorado por duas carenagens plasticas bem caprichadas a rabeta era robusta e aerodinamica com uma lanterna inclinada cujo desenho e reproduzido ate hoje nas honda com motor 160cc o painel pela primeira vez trazia uma tela digital com diversas informaçoes e o banco era largo e confortavel o bastante para longas viagens a posiçao de pilotagem era mais inclinada para a frente mas nao chegava a ser desconfortavel a suspensao estava um passo alem da strada tambem os dois amortecedores davam lugar ao sistema monochoque alem de mais estavel o arranjo dava a twister uma postura mais invocada e agressiva apropriada a uma moto com inspiraçao esportiva rodas de liga leve e freio a disco na dianteira completavam o pacote o grande atrativo porem estava no motor pela primeira ele nao era uma versao aperfeiçoada do anterior e sim um projeto totalmente novo criado especialmente para a nova cbx o propulsor ainda era um monocilindrico mas agora vinha com radiador de oleo duplo comando no cabeçote e quatro valvulas duas de admissao e duas de escape a alimentaçao ainda ficava por conta do carburador um keihin com borboleta de 30 mm os numeros enchiam os olhos eram 24 cv a 8 000 rpm e 2 48 kgfm de torque a 6000 rpm um belo acrescimo ante os 19 cv a 8 500 rpm e 1 7 kgfm a 7 000 rpm da strada o preço era o aumento consideravel no consumo a twister gostava de girar e rendia bem quando passava das 6 000 rpm e com isso o rendimento medio caia de aceitaveis 23 km/l para apenas toleraveis 18 km/h ja havia motos maiores que gastavam a mesma coisa e andavam mais onde o motor brilhava porem era em sua suavidade as dimensoes eram consideradas perfeitas 63 5 mm de diametro e 62 2 mm de curso um motor levemente sobrequadrado que funcionava de forma suave e vibrava pouco em rotaçoes medias a altas melhor ainda o cambio pela primeira vez em uma honda pequena tinha seis marchas um tanto incomodo na cidade por causa das relaçoes proximas mas uma bela ajuda em estradas que o diga quem ja viajou de twister do brasil para o mundo a despeito das poucas falhas a twister conseguiu enfim convencer o publico de que valia a pena fazer o upgrade para uma moto maior e seu sucesso foi imediato mais de dez mil unidades foram vendidas no primeiro ano e as vendas so aumentaram com o tempo em 2006 quase 63 000 unidades da twister foram emplacadas no brasil em pouco tempo surgiram diversos acessorios no mercado de customizaçao eliminadores de rabeta capas de corrente com para lama traseiro embutido e ate carenagens completas que davam uma aparencia completamente diferente a cbx 250 e nao foi apenas no brasil em 2004 a twister foi lançada na europa como cbf 250 trazendo exatamente as mesmas especificaçoes que a cbx 250 brasileira porem com graficos mais discretos no tanque e nas laterais e a versao europeia viveu mais tempo que a brasileira so saiu de linha em 2012 vendendo cerca de 3 000 exemplares por ano enquanto a twister deixou o mercado pela primeira vez no fim de 2008 um hiato tortuoso apesar do sucesso a twister foi descontinuada e substituida em junho 2009 pela cb 300 a naked de entrada ganhou um visual mais atletico com tanque maior banco em dois andares e pneus mais largos a inspiraçao evidente era a hornet moto de 600cc que tornou se uma das mais emblematicas honda vendidas no brasil sua maior novidade era o motor de imponentes 300cc ou 291 cm³ em numeros exatos era uma atualizaçao do motor da twister ainda com comando duplo no cabeçote e quatro valvulas porem com maior diametro e menor curso 79 mm x 59 5 mm alem de injeçao eletronicar em tese o motor girava mais e entregava maior rendimento em rotaçoes mais baixas 26 5 cv a 7 500 rpm e 2 81 kgfm a 6 000 rpm a principio a receita parecia perfeita a cb 300 era uma moto superior a twister em quase tudo e nos primeiros meses liderou com folga o segmento com suas 50cc a mais mesmo com cinco marchas e nao seis como a twister porem nao demorou para que problemas no cabeçote fossem relatados pelos proprietarios o que acontecia no cabeçote da cb300 a distancia entre a rosca da vela e as sedes das valvulas era pequena demais uma falha de projeto que prejudicava a resistencia do cabeçote a temperatura elevada de funcionamento do motor o que com o tempo poderia fazer o cabeçote trincar nunca houve uma soluçao oficial para o problema mas a honda chegou a trocar o cabeçote de varias unidades da cb300 e tambem da xre 300 moto trail lançada ao mesmo tempo que a cb300 com o mesmo motor dizem que usar velas de iridio mais resistentes ajuda a evitar trincas e pode ate ser verdade mas a reputaçao do motor de 300cc da honda acabou prejudicada nem mesmo a adoçao de um novo cabeçote a partir de 2015 foi o bastante para salvar a reputaçao da cb300 que foi descontinuada no ano seguinte e abriu espaço para a nova twister vendida desde 2016 a atual twister agora se chama cb twister sem a indicaçao da cilindrada simplesmente porque a honda nao queria chamar atençao para o motor menor bobagem se querem saber o novo motor apesar de menor e menos potente com 249 5 cm³ 22 4 cv a 7 500 rpm e 2 24 kgfm a 6 000 rpm e bicombustivel bem mais robusto e possui a mesma elasticidade alem disso a atual cb twister trouxe de volta o cambio de seis marchas para alegria de quem costuma andar na estrada e nao quer que o motor trabalhe com o giro muito alto em velocidade de cruzeiro a ausencia da twister abriu espaço para que a yamaha fazer lançada em 2005 com injeçao eletronica conquistasse publico e se tornasse a moto mais vendida da eterna vice lider do mercado hoje o embate entre as duas e feroz mas a twister classica deixou saudades ah o meu projeto para a twister deixei de lado mas tem coisa nova vindo por ai ;
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