a nostalgia e algo intrigante normalmente ela e confundida com a saudade do passado de tempos bons que nao voltam mais mas ela nao passa de uma idealizaçao de uma epoca ou lugar baseada em nossas experiencias pessoais ou cliches quase nunca correspondendo a realidade uma distorçao nostalgica muito recorrente e aquela estetica oitentista da musica eletronica principalmente o synthwave em seus cartazes banners e capas de albuns que abusa das aberraçoes cromaticas nas imagens dos elementos cromados do neon e das cores vivas que deixam tudo com a cara dos anos 1980 o unico problema e que os anos 1980 nao foram assim faça uma busca no google com 80s album covers ou 80s games covers ou ainda 80s music videos e compare os resultados nao ha neon nao ha aberraçoes cromaticas nao ha nenhum elemento da atual nostalgia dos anos 1980 isso e uma idealizaçao baseada em alguns cliches da epoca essa distorçao nostalgica tambem se aplica aos carros quem nunca ouviu ou disse que os carros de hoje sao todos iguais e que antigamente eles eram diferentes entao voce compara o lincoln continental dos anos 1940 ao cadillac series 62 da mesma epoca e percebe que a realidade era outra ou entao compara o alfetta 1979 ao bmw serie 5 da mesma epoca e acha que rolou um badge engineering [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 232816 232817 232818 232819 ] outro caso mais recente e a noçao de que o supra foi um icone da toyota nos anos 1990 ele foi mesmo lançado nos anos 1990 e viveu a maior parte de sua carreira nos anos 1990 mas ele so se tornou um icone esportivo na decada seguinte especialmente depois do primeiro velozes e furiosos — o que aconteceu em 2001 ate entao o supra era um carro underground seu potencial era algo que so os entusiastas mais hardcore conheciam os gearheads mais graxeiros e por isso que ele foi parar no filme no fim dos anos 1990 os exemplares usados eram baratos e tinham um motor robusto o bastante para receber preparaçao pesada para as drag races no universo das revistas e games ele era um ilustre desconhecido ou um carro inferior no automobilismo ele so disputou a categoria super gt no japao e teve uma participaçao apagada na 24 horas de le mans de 1995 [caption id= attachment_232815 align= aligncenter width= 1023 ] ferrari f40 e supra em le mans voce lembrava/sabia disso [/caption] e mais de 1993 a 1998 foram vendidos apenas 11 240 supra nos eua parece muito isoladamente mas estamos falando de menos de 2 000 exemplares por ano em um mercado em que o mitsubishi 3000gt vendia em media 9 500 unidades por ano foram 57 100 entre 1993 e 1998 o nissan 300zx outro icone japones dos anos 1990 vendeu 3 600/ano em media foram 21 600 unidades entre 1993 e 1998 quer mais o mazda rx 7 que saiu de linha em 1995 nos eua vendeu uma media de 7 600 unidades por ano a partir de 1993 https //www youtube com/watch v=9ojhwyfoenc na epoca o grande icone esportivo da toyota era o celica — tanto as versoes mais comportadas com traçao dianteira quanto sua versao inspirada no wrc o celica gt four ou celica all trac ele nao tinha um seis em linha paquidermico nem dois turbos mas era o carro que carlos sainz fazia voar no wrc o carro que estampava a capa e os fliperamas de sega rally era ele quem aparecia nas fitas vhs e nas paginas de revistas da epoca e que mexia com a imaginaçao da molecada nao o supra nao era uma questao de qualidade claro o celica era apenas o carro escolhido pela toyota para seu programa no wrc que era a categoria com maior visibilidade dentre as que a toyota participava na epoca alem disso as geraçoes anteriores do celica haviam sido usadas nas provas de carros esporte da imsa nos eua e no grupo b do wrc era natural portanto que ele fosse o esportivo mais famoso embora fosse produzido desde 1970 e tivesse uma versao de homologaçao para o grupo b a consagraçao do celica como um icone esportivo so aconteceu na virada dos anos 1980 para os anos 1990 quando suas versoes de rali conquistaram quatro mundiais de pilotos e dois titulos de construtores no wrc praticamente em sequencia a historia do celica gt four contudo começou um pouco antes em 1986 quando o celica twincam turbo foi banido junto com o grupo b e todos os seus bolidos insanos para o ano seguinte a toyota usou provisoriamente uma versao do supra com motor seis em linha e traçao traseira somente nos rali africanos enquanto isso ela preparava o celica gt four st165 para homologar as versoes de competiçao o celica gt four st165 foi apresentado como um conceito em 1986 e lançado em 1987 no japao e na europa ele foi equipado com um motor turbo com comando duplo no cabeçote 3s gte e coletor de admissao variavel t vis para produzir 193 cv a 6 000 rpm e 26 2 kgfm a 3 200 rpm a força era canalizada para as quatro rodas por meio de um cambio manual de cinco marchas ligado a um diferencial central de acoplamento viscoso por conta disso ele nao era dos mais leves chegando aos 1 350 kg seu desempenho contudo era suficiente para um carro de sua categoria na epoca precisando de 7 7 segundos para chegar aos 100 km/h e seguindo ate os 220 km/h o quarto de milha era cumprido em 15 3 segundos a 143 9 km/h a versao de rali era um pouco mais esperta o peso era reduzido para 1 150 kg e a potencia elevada para 300 cv sua estreia aconteceu no tour de corse de 1988 com juha kankkunen e kenneth eriksson kankkunen abandonou com o motor quebrado mas eriksson conseguiu terminar em sexto lugar no restante da temporada o carro sofreu com quebras e acidentes mas encerrou o ano com um otimista terceiro lugar a primeira vitoria veio em 1989 com juha kankkunen no rali da australia depois em 1990 carlos sainz faturou o rali da acropole o rali da nova zelandia o rali da finlandia e o rali da gra bretanha/rac rally e conquistou o titulo mundial de pilotos com o toyota em 1991 sainz faturou mais cinco ralis — monte carlo portugal corsega nova zelandia e argentina — mas o titulo ficou com juha kankkunen entao pilotando para a lancia https //www youtube com/watch v=iig1t43zkya o st165 ainda venceria mais um rali em 1992 com mats jonsson antes de ser substituido por um novo modelo o st185 baseado na entao nova geraçao do celica celica gt four st185 apesar de estrear no wrc somente em 1992 o st185 ficou pronto em 1988 chegando as lojas em setembro de 1989 como modelo 1990 esta nova geraçao mantinha o motor 3s gte porem agora com um novo turbocompressor de voluta dupla e um novo intercooler ar ar com isso a potencia subiu para 225 cv a 6 000 rpm e o torque para 30 9 kgfm a 3 200 rpm novamente a força era enviada as quatro rodas por um cambio manual de cinco marchas mas agora o diferencial central tinha deslizamento limitado alem do acoplamento viscoso e o diferencial traseiro era do tipo torsen o st185 foi produzido entre 1989 e 1993 e teve ao longo destes quatro anos uma serie de variaçoes de acordo com o ano e o mercado em que foram vendidos houve por exemplo tres tipo de cambio diferentes o modelo vendido nos eua e no japao tinha relaçao final 4 285 1 mas o modelo americano tinha 200 cv em vez de 225 cv devido as normas de emissoes da california os modelos da europa e da australia tinham diferencial mais longo com relaçao 3 933 1 enquanto a serie gt four rally vendida somente no japao usava o cambio com o diferencial 4 285 1 porem tinha primeira e quarta encurtadas em 1991 a toyota decidiu substituir o st165 pelo st185 no wrc e para isso precisou de uma versao de homologaçao com 5 000 unidades produzidas essa versao de homologaçao recebeu tres nomes diferentes no japao ela ficou conhecida como celica gt four rc na australia ela era o celica group a rallye e na europa era o celica gt four carlos sainz limited edition em homenagem ao entao campeao mundial de rali https //www youtube com/watch v=6xblrfpdkwm o modelo se diferencia pelo intercooler do tipo ar agua mais adequado ao uso em competiçoes pelo capo com respiros pelo para choques com mais janelas e menor peso pela alavanca de cambio com curso reduzido e pelos aneis sincronizadores conicos na segunda e na terceira marcha o modelo era identificado por uma plaqueta no console central das 5 000 unidades 1 800 foram destinadas ao mercado japones 3 000 foram enviadas para a europa 150 para a australia 25 para singapura e os outros 25 se distribuiram entre a nova zelandia e importaçoes independentes em diversos paises com o st185 a toyota iniciou um dominio de tres anos seguidos no wrc começando com a vitoria de carlos sainz no safari rally de 1992 a primeira da campanha que lhe rendeu seu segundo titulo mundial de pilotos naquela temporada sainz ainda venceu o rali da nova zelandia da gra bretanha e da catalunha no ano seguinte a temporada foi a melhor possivel a toyota venceu sete das 13 etapas começando com a vitoria de didier auriol no rali de monte carlo depois com mats jonsson na suecia e juha kankkunen no safari rally na argentina finlandia australia e gra bretanha a serie de vitorias levou kankkunen ao seu quarto e ultimo titulo mundial e a toyota ao titulo de construtores pela primeira vez em 1994 seria a vez de didier auriol o frances venceu o tour de corse o rali da argentina e o rali sanremo alem de um segundo lugar na finlandia outro em portugal e um terceiro no safari rally e conquistou seu primeiro e unico titulo mundial com as vitorias de juha kankkunen em portugal e ian duncan no safari rally a toyota conquistou seu segundo titulo de construtores no wrc na temporada seguinte a toyota passou a usar a nova geraçao do celica gt four a st205 celica gt four st205 em fevereiro de 1994 a toyota lançou a terceira geraçao do celica gt four a st205 — talvez a mais conhecida entre os entusiastas devido ao protagonismo em sega rally e outros games da epoca o celica st205 foi a versao mais potente da historia do modelo com 242 cv nas versoes de exportaçao e 255 cv na versao jdm o motor ainda era o 3s gte mas agora ele contava com um intercooler mais eficiente e um sistema basico de injeçao de agua na admissao alem disso o turbo tinha um sistema anti lag alem da voluta dupla ja presente na geraçao anterior o carro ainda ganhou um capo de aluminio para reduzir o peso e otimizar sua distribuiçao e abs de quatro canais https //www youtube com/watch v=uq z_yqpuzq desta vez a produçao de homologaçao foi menor o regulamento do grupo a exigiu apenas 2 500 unidades e a maioria delas ficou no japao — somente 300 foram para a europa 77 para a australia 5 para a nova zelandia e as outras 18 se espalharam pela europa e america o carro estreou no wrc em 1995 mas sua campanha nao foi tao bem sucedida como nos anos anteriores a toyota conseguiu uma unica vitoria com didier auriol no tour de corse embora juha kankkunen tenha feito uma campanha regular com tres terceiros lugares e um segundo so que no penultimo rali da temporada o rali da catalunha a fia descobriu que a toyota estava usando restritores ilegais no turbo que permitiam a admissao de um volume maior de ar os carros foram desclassificados e a toyota foi suspensa por um ano do campeonato de construtores a trapaça e o fim em 1996 os pilotos correram por equipes apoiadas pela fabricante mas nao tiveram um bom desempenho — novamente juha kankkunen foi o melhor com um segundo lugar na finlandia um terceiro na indonesia e um quarto na suecia https //www youtube com/watch v=guk5zx0pvpk no ano seguinte a toyota voltou ao mundial porem o regulamento ja era outro o grupo a foi substituido pelo world rally car e o celica deu lugar ao corolla wrc a toyota ainda conquistaria o titulo de construtores em 1999 mas abandonou o wrc no ano seguinte para se dedicar a formula 1 enquanto isso nos eua o toyota supra começava a cair nas graças dos drag racers americanos e começava a construir a reputaçao que lhe renderia o status de icone dos anos 2000
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