os entusiastas de automoveis tem ao menos tres tipos diferentes de traçao para escolher a traçao dianteira e vista como a mais eficaz e civilizada a traçao traseira que ja foi o padrao na industria hoje vem cedendo espaço para a traçao integral quando o assunto sao esportivos ate o bmw m3/m4 mais recente adotou a traçao integral como opcional cada tipo de traçao tem sua hora e seu lugar de destaque e isto so e possivel porque os carros sao mais complexos e oferecem mais opçoes de tamanho formato e configuraçao mecanica ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] as motos porem sao veiculos mais simples e diretos elas mudam muito de forma mas a maneira certa de fazer uma motocicleta e uma so duas rodas motor no meio e traçao traseira claro tambem existem motos de varios tamanhos categorias e preços mas a forma de fazer motos nao sofreu nenhuma revoluçao em seus fundamentos elas ainda tem duas rodas motor no meio e traçao traseira o jeito certo de fazer motos ainda e o mesmo quer dizer ha quem discorde a americana christini awd por exemplo faz motos de traçao integral e da certo https //www youtube com/watch v=si bi84szka como outras fabricantes de motos a christini começou com bicicletas mas ela e uma empresa relativamente recente foi fundada na filadelfia em 1995 por steve christini que procurava uma forma de transformar as bicicletas em veiculos mais robustos e capazes de atravessar condiçoes consideradas impossiveis para tal a christini desenvolveu um engenhoso sistema com carda engrenagems e embreagem de roda livre para transmitir a força das pedaladas tambem para a roda dianteira o sistema protegido por uma serie de patentes para evitar qualquer tipo de copia so atua quando necessario o principio de funcionamento e relativamente simples uma engrenagem ligada a coroa da roda movimenta um carda articulado que acompanha o quadro da bicicleta ate o garfo atraves de uma pequena correia sincronizadora no garfo outra engrenagem ligada a roda dianteira por outro carda transmite a força das pedaladas para a roda dianteira quando a roda traseira perde aderencia a embreagem e acoplada e a força imediatamente e transferida para a roda dianteira como voce deve ter imaginado as bicicletas que receberam o sistema eram do tipo mountain bike geralmente utilizadas em terrenos acidentados e trilhas alem do beneficio da maior traçao sobre pisos desse tipo a traçao integral nas bikes garante arrancadas mais rapidas e se mostra especialmente util em ladeiras se a roda traseira destraciona imediatamente a roda dianteira assume o serviço e garante que o ciclista nao fique patinando sem sair do lugar https //www youtube com/watch v=j7zql1stucy na epoca a recepçao entre os praticantes do mountain bike foi muito boa especialmente porque apesar da melhora de traçao em condiçoes de baixa aderencia as bikes da christini se comportavam exatamente como uma bicicleta normal de traçao traseira em condiçoes ideais era praticamente o melhor de dois mundos dai a adaptar o sistema para as motocicletas foi uma evoluçao natural nas motos o principio e semelhante ainda que mais complexo obviamente envolve nao apenas simplesmente levar força para a roda dianteira mas tambem fazer com que esta potencia seja entregue da forma correta na hora certa e na quantidade exata caso contrario o esterçamento por torque torque steering poderia torna las impraticaveis de conduzir e claro e preciso um sistema bem mais robusto que o utilizado pelas bicicletas assim como nas bikes a transmissao da força do motor para as rodas dianteiras se da atraves de eixos e correntes no entanto a conexao e feita atraves de uma coroa secundaria ligada ao cambio por uma correia e ao garfo por um carda cuja conexao com a roda dianteira funciona da mesma forma que nas bikes segundo a christini como o sistema e ligado a roda traseira atraves da correia principal e simplesmente impossivel para a roda traseira perder traçao sem transferir ao menos uma parte da força para a dianteira da mesma forma uma embreagem de roda livre permite no cubo dianteiro que o sistema de traçao integral so entre em açao quando uma das rodas começa a perder traçao quando e a roda traseira que destraciona a força que seria desperdiçada vai para a roda dianteira quando a perda de aderencia ocorre na roda dianteira situaçao que muitas vezes resulta em queda o mesmo ocorre para ajudar a estabiliza la um detalhe importante a roda dianteira sempre roda a uma velocidade 32% menor que a roda traseira de modo a evitar o esterçamento por torque a christini ressalta que diferentemente do que ocorre em um automovel a traçao integral nao foi criada para trazer beneficios em situaçoes de asfalto como mais estabilidade nas curvas seu uso e voltado para o off road com grandes vantagens sobre areia lama cascalho e neve quem ja pegou um areiao de moto sabe o quanto a roda dianteira gosta de dançar nessas situaçoes e novamente quando nao e necessario o sistema nao age e pode ser desativado usando uma chave seletora para quem quiser uma motocicleta normal e claro que o sistema tambem tem seus pontos negativos alem do peso extra cerca de 8 kg a mais ha um calombo no local onde os componentes sao instalados que pode incomodar quem pilota no geral porem as vantagens compensam os problemas e abrem possibilidades como o uso da roda dianteira para ajudar a transpor obstaculos e uma especie de controle de estabilidade que pode evitar boa parte das quedas especialmente quando quem esta montado na moto nao tem tanta experiencia em situaçoes off road as motos da christini sao todas do tipo trail com versoes legalizadas para as ruas de competiçao e de uso militar foram bastante elogiadas pelos oficiais do exercito americano por sua desenvoltura fora de estrada alias quando entrou no ramo das motos a christini apenas vendia kits de conversao para awd que podiam ser instalados em modelos da honda e da ktm so depois em 2002 que uma parceria com a espanhola gas gas possibilitou o fornecimento de motos inteiras ja convertidas e prontas para o uso https //www youtube com/watch v=dtpnphoypka os kits porem ainda podem ser comprados eles incluem toda a transmissao usada para levar a força para a roda da frente incluindo engrenagens correias protetores suportes garfo e cubo de roda por enquanto eles so estao disponiveis para as honda e ktm a pronta entrega mas a christini diz que tambem os faz sob encomenda custando a partir de us$ 20 000
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