um mito conhecido diz que a lingua portuguesa tem um lexico muito maior que o ingles e por isto nosso idioma teoricamente proporciona muito mais combinaçoes de palavras e expressoes alem de conter vocabulos que nao sao encontrados em nenhum outro o exemplo mais conhecido e saudade aquele sentimento que todos conhecemos e sentimos por um ente querido que ja se foi um amigo que mudou se para longe ou um lugar que nao visitamos ha anos somente a palavra saudade evoca com precisao o misto de sentir falta e saber que aquilo ficou no passado os anglofonos podem ate dizer i miss you mas nao e a mesma coisa o sentimento em ingles nao tem nome a lingua portuguesa esta sim entre as que tem mais vocabulos seus dicionarios mais completos se aproximam dos 400 000 verbetes acontece que o ingles tem ainda mais palavras os dicionarios da lingua inglesa costumam ter entre 500 000 e 1 5 milhao de verbetes o que ocorre e que os falantes do ingles sao muito mais economicos e pragmaticos com seu vocabulario as palavras sao em sua maioria neutras o artigo the serve para o masculino ou feminino por exemplo e eles tambem sao mestres em criar expressoes curtas sonoras e faceis de lembrar para definir conceitos complexos e bem especificos coisas que aqui diriamos em uma frase bem mais longa e quebrada the right stuff e uma destas expressoes em portugues ela pode ser entendida como aquilo que e necessario para executar uma tarefa ou atingir um objetivo he s got the right stuff entao e algo como ele tem o que e preciso nao e a mesma coisa nao tem a mesma sonoridade mas the right stuff tambem e o titulo de um livro de tom wolfe publicado em 1979 wolfe foi um dos patronos do chamado novo jornalismo que trocava a frieza do jornalismo classico por textos mais ricos e elaborados nos quais o reporter se colocava como parte da materia em the right stuff wolfe documenta em the right stuff as historias dos astronautas do projeto mercury que foi o primeiro programa espacial dos estados unidos e tambem dos membros das forças armadas envolvidos no projeto posteriormente wolfe revelou que sua motivaçao para escrever o livro era descobrir o que levava os astronautas a aceitar todos os riscos envolvidos nas viagens espaciais atraves de entrevistas nao apenas com eles mas suas familias amigos e superiores em comum todos estes personagens tinham um conjunto de caracteristicas fisicas e mentais a tal right stuff que lhes dava coragem e resistencia para encarar uma expediçao ao espaço uma destas pessoas era chuck yeager aquele que segundo tom wolfe era a personificaçao do que significa the right stuff yeager era um dos pilotos de testes da força aerea dos eua que estavam dispostos a ir para o espaço ele nunca se tornou um astronauta mas foi o primeiro a quebrar a barreira do som em um aviao algo importantissimo para que se entendesse os efeitos de uma viagem espacial sobre o corpo humano para muitos de seus contemporaneos ele era o melhor yeager morreu no ultimo dia 7 de dezembro aos 97 anos de idade por complicaçoes de saude decorrentes da idade avançada a noticia foi dada em sua conta oficial no twitter charles elwood yeager nasceu em 13 de fevereiro de 1923 filho de susie mae e albert hal yeager no estado de west virginia ele chegou a concluir o ensino fundamental com as notas maximas em geometria e datilografia em 1939 ele participou de um acampamento militar em indianapolis e descobriu sua vocaçao chuck nao chegou a cursar o ensino medio em 12 de setembro de 1941 yeager se alistou na força aerea dos estados unidos usaaf onde começou a trabalhar como aprendiz de mecanico ele nao podia começar o treinamento por que ainda era muito jovem e por nao ter escolaridade suficiente porem menos de tres meses depois os eua entraram oficialmente na segunda guerra mundial e o serviço militar afrouxou as regras permitindo que yeager sentasse em um aviao os eua precisavam de mais homens para o combate para chuck foi uma realizaçao ele sabia exatamente o que queria da vida e parecia nascido para pilotar avioes de combate sua acuidade visual a capacidade de enxergar objetos distantes era acima da media e conta se que uma vez ele conseguiu acertar um tiro em um cervo a 550 metros de distancia sua graduaçao como piloto aconteceu em março de 1943 e em novembro chuck foi enviado para o reino unido junto com seu esquadrao na força aerea real raf yeager recebeu um caça p 51 mustang e deu a ele o nome de glamorous glenn uma homenagem a sua entao namorada glennis faye dickhouse com quem viria a se casar em maio de 1945 antes disto porem ele enganaria a morte pela primeira vez no dia 5 de março em sua oitava missao o p 51 mustang foi abatido em um combate sobre a frança chuck conseguiu sobreviver e com a ajuda dos maquis grupo de guerrilha da resistencia francesa escapar para a espanha apos o ocorrido o piloto decidiu que todos os seus avioes teriam o mesmo nome ou alguma variaçao era como um amuleto da sorte junto aos maquis ele construiu bombas e realizou outras missoes que nao envolviam combate direto ele retornou a inglaterra em maio de 1944 pronto para abater mais alguns avioes nazistas e provavelmente nao havia piloto mais eficaz nesta empreitada do que chuck yeager tecnicamente ele nao poderia faze lo havia uma regra que impedia que pilotos resgatados do combate tornassem a voar sobre territorio inimigo acontece que chuck era simplesmente muito bom no que fazia para nao ter seu talento aproveitado e por isto lhe foi aberta uma exceçao o piloto fez valer demonstrando que estava acima da media em habilidade de voo e liderança em 12 de outubro de 1944 yeager foi o primeiro piloto de seu grupo a abater cinco aeronaves inimigas em uma unica missao duas delas sequer exigiram que ele atirasse quando chuck colocou seu aviao em posiçao de combate o piloto alemao entrou em panico fez uma manobra brusca e chocou se contra um aliado ao todo chuck yeager abateu 13 avioes alemaes a historia podia acabar aqui com chuck yeager considerado um heroi de guerra e como muitos veteranos ele poderia ter curtido sua aposentadoria ate hoje com dezenas de historias para contar mas o homem era imparavel e aparentemente nao havia desafiado a morte tanto quanto gostaria ele nao apenas manteve se ativo na força aerea americana como tornou se piloto de testes para aeronaves experimentais na base aerea edwards na california foi graças a este novo emprego que yeager passou de heroi a lenda em 14 de outubro de 1947 aos 24 anos de idade ele tornou se o primeiro piloto a ultrapassar a barreira do som mach 1 ou cerca de 1 234 km/h a operaçao era considerada arriscadissima de todo jeito mas yeager deu um jeito de tornar toda a situaçao ainda mais dramatica como caindo de um cavalo dois dias antes da data marcada e quebrando duas costelas receoso com a possibilidade de os ferimentos lhe obrigarem a abandonar a missao ele foi a um consultorio medico nas redondezas para um curativo de emergencia fingiu que nao sentia dor da forma mais convincente possivel e seguiu com a tarefa apenas sua esposa e outro colega jack ridley sabiam do incidente no dia do voo yeager sentia tanta dor que sequer conseguia fechar o canopi do bell x 1 uma aeronave experimental movida a foguetes que o piloto batizou glamorous glennis ridley teve de ajuda lo e como bom amigo nao contou nada a ninguem o x 1 foi lançado de um bombardeiro b 29 e passou dos 1 234 km/h quando ja estava a quase 45 000 metros de altitude sobrevoando o deserto de mojave no sudeste dos estados unidos os oficiais que acompanhavam a missao sem conseguir ver nada so ouviram um estrondo ensurdecedor suas espinhas gelaram teria o aviao explodido e levado chuck yeager para sempre nada disto o estrondo foi nada menos que o primeiro choque sonico registrado na historia chuck estava vivo estava bem e havia acabado de provar que avioes supersonicos eram seguros para seus ocupantes o sucesso da missao so veio a publico em junho 1948 quando o piloto ja havia sido condecorado com dois trofeus https //youtu be/hjvtaubvske graças a chuck yeager os avioes supersonicos floresceram na decada de 1950 rotineiramente quebrando a barreira do som mas yeager que antes dos 30 anos ja tinha entrado para a historia queria mais em 20 de novembro 1953 o colega e rival scott crossfield tornou se o primeiro piloto a atingir duas vezes a velocidade do som mach 2 ou 2 469 km/h yeager convenceu jack ridley de que os dois nao poderiam deixar barato em 12 de dezembro nem um mes depois do recorde de crossfield chuck subiu novamente em um bell x 1 e chegou a mach 2 44 pouco mais de 3 012 km/h no ano seguinte yeager recebeu uma medalha pelo feito mas foi mais uma vitoria pessoal com seu novo recorde ele acabou atrapalhando a celebraçao que o governo dos eua estava planejando para crossfield onde ele seria declarado o homem mais rapido do mundo porque bem ele nao era mais yeager tomou seu lugar mas como nao poderia deixar de ser yeager quase morreu durante a missao quando estava a 24 000 metros de altitude ele perdeu o controle do x 1 e perdeu 16 000 m de altitude em menos de um minuto quando estava a 8 800 m o piloto conseguiu recuperar a trajetoria e pousou sem problemas nos anos seguintes mesmo promovido a coronel da força aerea e com dezenas de avioes sob seu comando chuck yeager fazia questao de continuar com os recordes ele so parou em 1963 quando sofreu mais um acidente desta vez com um lockheed nf 104a da escola de pilotos aeroespaciais da força aerea americana era um voo de teste e yeager aproveitava a oportunidade para tentar quebrar um recorde de altitude por conta da atmosfera rarefeita o aviao entrou em parafuso e começou a cair yeager acionou o assento ejetavel caiu de para quedas e no chao decidiu que era hora de parar com as brincadeiras https //youtu be/e32cprxez7s tres anos depois em 1966 chuck yeager foi promovido a general ele se aposentou em 1975 apos servir seus ultimos anos como conselheiro da força aerea do paquistao acontece que aposentadoria e um termo nao muito preciso para as atividades de chuck yeager apos sua carreira militar em 1983 ele fez uma participaçao especial no filme os eleitos the right stuff a versao cinematografica do livro de tom wolfe yeager fez o papel de fred um barman do pancho s place bar onde ele e os colegas de quartel iam relaxar apos cumprir as horas de serviço ele proprio foi representado na tela por sam shepard falecido em 2017 https //www youtube com/watch v=nabrrpi8ohu depois do filme yeager seguiu experimentando coisas novas ainda nos anos 1980 ele se tornou uma especie de garoto propaganda para a general motors chegando a dirigir um corvette na ediçao de 1986 da indy 500 na decada seguinte yeager colaborou com a eletronic arts em uma serie de simuladores de voo para ms dos ele foi consultor tecnico e ainda ajudou a elaborar os encartes dos jogos que traziam dicas de pilotagem e historias narradas por chuck yeager os games foram bem recebidos e chuck yeager s advanced flight training ate foi o jogo mais vendido da ea em 1987 https //www youtube com/watch v=mis49lalmh0 este periodo de diversao porem foi interrompido pela morte de glennis a quem chuck amava profundamente ele a perdeu para um cancer de ovario e veio a falecer em 22 de dezembro de 1990 aos 66 anos profundamente entristecido yeager seguiu em frente e talvez tenha ate encontrado algum animo para viver intensamente a velhice afinal ele tinha 74 anos quando ultrapassou a mach 1 novamente em 14 de outubro de 1997 em comemoraçao aos 50 anos de sua conquista e ele o fez em um caça f 16 que batizou glamorous glennis iii e tinha 89 anos de idade quando em 14 de outubro de 2012 subiu novamente em um supersonico desta vez um f 15 eagle para quebrar a barreira do som pela terceira e ultima vez como co piloto so por segurança mas se acontecesse algo provavelmente chuck daria um jeito de sair com vida ao descer do aviao chuck yeager disse emocionado que devia tudo a força aerea ele tinha orgulho do que fazia https //www youtube com/watch v=y73tnun6ety para uma pessoa que desafiou a morte tantas vezes chega a ser ironico o fato de chuck yeager ter morrido de causas naturais quase centenario ele definitivamente tinha o que era preciso the right stuff
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