por mais que o processo de desenvolver e lançar um automovel custe dinheiro tempo e nao admita erro ha certos carros que suas fabricantes preferem esquecer o cadillac cimarron e um exemplo disso para nos ele e um chevrolet monza de grife para os americanos ele e um fracasso sobre rodas neste post vamos contar esta historia primeiro e preciso saber um pouco sobre a origem comum do monza e do cimarron tanto o seda que foi sucesso de vendas no brasil quanto o cadillac de entrada que nao convenceu ninguem originam da plataforma j da general motors [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 134573 134557 134558 134559 134560 134555 ] feita para carros compactos e de baixo custo a plataforma j trazia motor dianteiro transversal e traçao dianteira e seria utilizada por todas as marcas do grupo gm em todo o planeta chevrolet pontiac buick cadillac opel isuzu todas elas tinham suas proprias interpretaçoes da plataforma j no brasil voce sabe tivemos o monza em essencia um opel ascona com outros emblemas o monza era tao bem resolvido que foi o carro mais vendido do pais de 1984 a 1986 mesmo nao sendo popular nos eua a chevrolet ofereceu o cavalier enquanto a pontiac vendia o j2000 e o sunfire a buick tinha o skyhawk e a oldsmobile vendia o firenza no japao a plataforma j deu origem ao isuzu aska o compartilhamento de plataformas e uma forma comum que as fabricantes tem para economizar dinheiro no desenvolvimento de um carro ao investir em componentes intercambiaveis e aproveitar soluçoes desenvolvidas por suas irmas as marcas gastam menos com desenvolvimento e fabricaçao de componentes por exemplo uma forma simples de identificar os carros derivados da plataforma j feitos nos anos 1980 e o formato das portas traseiras o fator economico pesou bastante quando a cadillac decidiu adotar a plataforma j tambem naquela epoca o mercado americano estava em crise e a industria automotiva local estava suando para conseguir acompanhar a onda de importados do japao e da europa que invadia as praias americanas eram carros mais baratos modernos menores e contidos no consumo de combustivel que eram capazes de suprir as necessidades de uma familia americana media embora nao o fizessem da mesma forma que uma tipica barca da decada de 1970 conforto potencia e dimensoes externas deixaram de ser fatores que pesavam tanto na opçao por um carro dando lugar a praticidade economia de combustivel e manutençao barata as concessionarias da cadillac entao começaram a pressionar a companhia quando e que elas teriam um carro de entrada para oferecer aos clientes que nao abririam mao do requinte de um caddy no fim dos anos 1970 a companhia ja estava trabalhando em um cadillac derivado da plataforma j mas ele seria lançado so na segunda metade da decada de 1980 com a demanda porem seu desenvolvimento foi acelerado e em 1981 o cadillac cimarron começou a ser fabricado diversos nomes foram considerados de preferencia começando com c carmel caville ao estilo de seville e deville cascade e o escolhido cimarron que pode ser uma raça de cachorros criada no uruguai o nome que os mexicanos dao para os cavalos selvagens ou um povo descendente dos escravos norte americanos nenhuma delas nos parece um nome adequado para um cadillac nao ajudava o fato de o motor ser o primeiro quatro cilindros oferecido pela companhia desde 1914 e o primeiro motor com menos de dois litros desde 1908 muito menos o fato de a transmissao de quatro marchas ser a primeira caixa manual em um cadillac desde 1953 a turbo hydramatic automatica de tres marchas era opcional tudo no cimarron era visto como um retrocesso nem mesmo os equipamentos de serie o salvavam ar condicionado revestimento de couro sistema de som com radio am/fm conta giros desembaçador do vidro traseiro luzes de cortesia rodas de liga retrovisores com ajustes eletricos e travamento interno do bocal de combustivel levavam o cimarron a custar o dobro de um pontiac j2000 ou de um chevrolet cavalier sem entregar um carro duas vezes melhor na verdade por mais bem equipado e confortavel ao rodar que fosse a verdade e que o cimarron foi feito sobre uma plataforma que jamais seria capaz de oferecer o nivel de refinamento a que os clientes da cadillac ja estavam acostumados os bancos macios podiam agradar mas a cabine simplesmente nao acomodava tanto isolamento acustico para garantir o silencio a bordo e os motores de quatro cilindros de 1 8 litro com carburador ou 2 0 com injeçao de combustivel eram bem fracos 88 cv no primeiro 86 cv no segundo um pico menor porem com curva de potencia e torque melhor distribuidas especialmente em baixas rotaçoes em 1985 começou a ser oferecido um v6 de 2 8 litros com injeçao multiponto e 130 cv o que ajudou bastante no desempenho do cimarron mas o estrago ja estava feito [youtube id= e77io_1o6nu width= 620 height= 350 ] havia ainda a questao estetica ficava bem claro que a cadillac nao havia tido tempo de trabalhar no visual do cimarron o que o deixou bastante semelhante ao chevrolet cavalier com alguns cromados a mais e diferenças sutis no design da grade dos farois e das lanternas para o consumidor ficava evidente que se tratava de um carro barato disfarçado de carro de luxo por cima disso tudo havia a questao cultural os americanos eram bons em fazer muscle cars cupes com motor v8 e traçao traseira quando chegou a hora de criar carros menores e mais economicos eles trocaram os pes pelas maos europeus e japoneses ja estavam acostumados a formula e sabiam extrair o maximo dela a imprensa jamais foi gentil com o cadillac cimarron em 2007 veja bem duas decadas depois em uma lista de piores carros de todos os tempos a revista time disse que o carro canalizava tudo o que havia de ruim errado e preguiçoso que havia com a general motors na decada de 1980 nao que a cadillac nao tentasse convencer os americanos de que isto era uma coisa boa ao contrario do cadillac cimarron o bmw 320i nao tinha traçao dianteira tomem essa alemaes por isso a vida do cimarron foi bem curta em 1988 ele deixou de ser produzido com pouco mais de 130 mil unidades vendidas em sete anos hoje em dia os sobreviventes sao carros que nao valem muita coisa um exemplar impecavel de um cimarron v6 nao sai por mais de us$ 4 000 o que da pouco mais de r$ 12 mil
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