jogos de corrida nem sempre foram as obras de arte ultrarrealistas que temos hoje na decada de 1980 quando começaram a se popularizar os computadores domesticos os desenvolvedores faziam o que podiam com alguns milhares de pixels e sons sintetizados controlados por alguns kb de memoria os games vinham em disquetes alguns varios disquetes alguns computadores nao conseguiam reproduzir sons e outros nao tinham nem paleta de cores e os consoles domesticos tinham jogos ainda mais rudimentares a medida em que os games evoluiram os titulos foram ficando mais realistas na decada de 1990 começaram a aparecer jogos com graficos poligonais efeitos de luz e sombra e diversos modelos de mecanica nos pcs os simuladores começaram a tomar a forma realista que tem hoje e os consoles começaram a acompanha los hoje em dia estao quase la quando nao havia maneira de criar um game de corrida extremamente realista porem os desenvolvedores precisavam se esforçar para torna los atraentes de outras formas e uma destas formas era torna los unicos um exemplo rapido e f zero o jogo de corrida futurista lançado em 1990 para o super nintendo seria um jogo de corrida como qualquer outro mas em vez de carros naves em vez de asfalto caminhos coloridos sobre os quais as naves flutuam em vez de velocidades realistas veiculos capazes de arranhar os 500 km/h e era sensacional tanto que f zero e considerado um dos grandes classicos da era 16 bits https //www youtube com/watch v=bie4avklsa4 mas o tempo passou e os desenvolvedores começaram a trazer recursos e mais recursos aos jogos de corrida ao ponto de hoje em dia termos quase simuladores extremamente parecidos competindo entre si uma boa variedade de jogos de mundo aberto como forza horizon ou grid e uma bela onda de revivals dos jogos de kart de antigamente como o excelente mario kart 8 lançado para wii u em 2014 ou crash team racing nitro fueled que saiu em 2019 para o ps4 mas e os jogos de corrida que tentavam sair do lugar comum e oferecer uma experiencia realmente diferente eles foram ficando mais raros com o passar dos anos mas ainda existem games que abandonam aspectos fundamentais de jogos de corrida mais tradicionais para entregar uma experiencia totalmente nova que pode ser excelente ou nao como voce vai ver a seguir absolute drift 2015 este foi o game que inspirou esta materia e para mim o que mais acertou na subversao dos conceitos comuns de um jogo de corrida a ideia nao e oferecer uma experiencia casual e divertida longe disso mas tambem nao e dar ao jogador uma experiencia de simulaçao ultra realista com milhares de possibilidades no acerto do carro e fisica fiel a realidade nao aqui o negocio e reduzir o drift a sua mais pura essencia o controle do carro nas curvas com o unico objetivo de aprender a controlar um carro de lado da forma mais precisa possivel tudo em um ambiente minimalista relaxante e artistico quase abstrato claro ainda ha referencias ao mundo real com obvio foco na cultura do drift os carros que voce usa sao inspirados em automoveis de verdade como o toyota ae86 e claro que sem licença o desenvolvedor canadense dune casu teve de batiza lo the original cada carro tem suas caracteristicas de conduçao mas nao ha como altera las https //www youtube com/watch v=hyh2i7ikrlu a unica coisa que voce pode melhorar e sua propria tecnica no inicio o game te coloca em um mundo aberto cheio de obstaculos como rampas muros postes predios e outros veiculos para explorar com o carro e se familiarizar com os comandos que sao poucos so acelerador freio direçao e opcionalmente cambio sequencial por mais que a fisica nao seja ultra realista a mecanica de drift e muito bem trabalhada exigindo que se explore a aderencia dos pneus e as transferencias de peso do carro para domina lo https //www youtube com/watch v=wjegkiwuvao depois ha outros quatro mundos para explorar alem de 34 circuitos predeterminados ha missoes em todos eles e ate mesmo um modo touge nos circuitos noturnos voce ganha pontos e cumpre objetivos fazendo drifts em sequencia dando zerinhos realizando saltos e tirando finas de obstaculos e sao centenas de desafios rollcage 2000 um dos aspectos a que os fas de games de corrida dao mais importancia e a dinamica uma boa dinamica e capaz de nos fazer esquecer falhas graficas ou uma trilha sonora ruim e boa parte desta dinamica envolve moldar o comportamento dos pneus sobre a superficie da pista virtual levando em conta sua aderencia a velocidade do carro e quando disponivel a atuaçao da suspensao da mesma forma uma fisica atrapalhada pode arruinar um jogo com bons graficos e som https //www youtube com/watch v=d5dduepoa20 entao temos rollcage que foi lançado em 1999 para pc e playstation era um jogo de corrida nos aspectos mais basicos voce disputava contra outros carros controlados pela maquina e precisava chegar em primeiro lugar como nos jogos de kart havia um elemento de combate veicular com armas e power ups mas os carros nao eram karts pareciam mais um misto de jipe com monster truck e prancha de skate motorizada no mundo do game os carros eram projetados assim para gerar bolsas de ar sob os pneus downforce de modo a flutuarem sobre o solo graças a bolsa de ar sob os pneus ou andar no teto graças ao downforce ou melhor upforce https //www youtube com/watch v=ek4zbylkqmk rollcage foi desenvolvido por uma empresa extinta chamada attention to detail e distribuido pela psygonis a mesma de wipeout clone de f zero que foi um dos titulos de lançamento do playstation mas diferentemente de wipeout que virou um dos classicos da era 32 bits rollcage acabou ficando esquecido e se tornou um jogo cult conhecido por poucos mas adorado por todos que o conhecem apesar disto rollcage foi muito bem recebido pela imprensa na epoca graças a sua jogabilidade rapida e descomplicada pelos efeitos especiais bem feitos e pelo alto fator replay motivado pela fanbase pequena mas apaixonada um dos desenvolvedores da equipe original chris mallinson abriu em 2018 uma pagina em um site de crowdfunding para financiar o desenvolvimento de um remake o resultado foi grip combat racing criado pela nova empresa de mallinson a caged element lançado em novembro de 2018 grip foi bem recebido pelos fas do classico mas reviews na imprensa especializada mencionaram problemas como taxa de quadros irregular e uma atmosfera caseira https //www youtube com/watch v=gsielxqx5gi recomendamos fortemente procurar um emulador do playstation para experimentar rollcage a maioria dos pcs modernos roda os jogos antigos sem problemas music racer 2018 a popularizaçao dos smartphones trouxe uma infinidade de games casuais que voce joga so virando o proprio aparelho e sao voltados a quem nao quer se comprometer com um game mais complexo com uma historia envolvente personagens e mecanicas complicadas ao mesmo tempo a recente onda de nostalgia dos anos 1980 e 1990 nos deu centenas de games pixelados que imitam os jogos de 8 e 16 bits com um tempero contemporaneo quando se mistura as duas coisas o que se tem e music racer o jogo lançado em 2018 e disponivel para quase todas as plataformas pc android ios e todos os consoles da atual geraçao e casual ao extremo voce controla um carro de corrida em uma pista em sincronia com o ritmo da musica e precisa coletar icones que vao aparecendo espalhados pela pista e como guitar hero mas com um carro e nem todas as musicas sao rock ha mais eletronica e pop mas existem mods para instalar novas musicas no computador https //www youtube com/watch v=yz9kqnjv8ws o que este game tem em comum com outros titulos casuais e extremamente viciante a jogabilidade fluida os recordes de pontos e o visual artistico inspirado no synthwave incluindo versoes nao licenciadas de supercarros classicos e atuais sao o suficiente para te manter entretido nos momentos de tedio por algumas horas acredite racing lagoon 1999 certamente racing lagoon e um game de corrida como jamais se viu lançado para o playstation em 1999 quando sua desenvolvedora a squaresoft hoje square enix estava colhendo os louros do sucesso de seus rpgs como final fantasy vii e parasite eve entao eles decidiram fazer um rpg de corrida para quem nao sabe um rpg classico e um jogo no qual voce acompanha uma historia do ponto de vista dos personagens com um sistema de batalha complexo que envolve estrategia e melhorias nas estatisticas geralmente voce e um heroi que com a ajuda de seus amigos salva o mundo de uma ameaça colossal mas nao sem antes explorar cidades e calabouços comprar itens vender itens colecionar equipamentos e aprender magias https //www youtube com/watch v=ah90y9z1tcs isto nao tem nada a ver com um game de corrida mas a square nao se importava e o resultado foi inusitado racing lagoon te colocava na pele de um jovem piloto de rua de yokohama no japao que sofre de amnesia e quer nao apenas ganhar o titulo de the fastest legend que a historia apresenta mas tambem descobrir sua propria identidade no meio do caminho voce coleciona carros e peças podendo melhorar motor chassi e carroceria para avançar na historia voce navega por um mapa visita cidades na hora certa e enfrenta oponentes e so acertar um deles para iniciar uma corrida tradicional como em gran turismo mas de acordo com reviews atuais a dinamica dos carros e pessima e existem apenas tres circuitos diferentes https //www youtube com/watch v=9yp3ulfjota o game foi mal recebido tambem pelas revistas da epoca mas ainda assim vendeu 140 000 copias em um ano pegando carona no sucesso dos demais jogos da square mas so no japao nao existe versao ocidental se voce ficou curioso saiba que eu tambem fiquei jalopy 2016 quem nos acompanha ha tempos ja conhece a origem do flatout o finado jalopnik brasil e se voce sabe disso deve saber tambem que em ingles jalopy e um termo usado para referir se tanto a carros velhos e acabados quanto aquele seu project car que nao anda ha pelo menos seis meses e que voce jurou que ia vender mas simplesmente nao consegue no caso de jalopy o jogo o termo nao poderia ser mais apropriado ambientado no leste europeu logo apos a queda da cortina de ferro o game te coloca na pele de um rapaz chamado splat que quer viajar de berlim a turquia com seu tio lutfi atravessando tchecoslovaquia hungria iugoslavia e bulgaria seu carro um trabant que voce chama de laika o jogo e um simulador de rotina no qual voce precisa fazer absolutamente tudo andar ir ate o carro abrir a porta girar a chave torcer para o motor pegar ficar parado na estrada porque uma peça quebrou puxar o freio de mao abrir a porta ir ate o capo destrava lo abrir e enfim examinar a situaçao se for um componente quebrado voce precisa procurar uma oficina de beira de estrada para tentar encontrar a peça se for falta de combustivel vai ter que encontrar um posto em ambos os casos voce vai ter de empurrar seu carro ate la https //www youtube com/watch v=efw56pwmhci e tudo feito para te frustrar uma viagem que da errado em tudo o que pode dar e a cada vez de formas diferentes as instruçoes sao mantidas ao minimo e a chave aqui e a exploraçao ate mesmo a performance do jogo com leves travamentos enquanto voce dirige camera dificil de controlar e comandos confusos da ao jogo uma aura de abandono e tristeza que combina perfeitamente com o cenario pixelado inexpressivo confuso e quase deserto e e tudo de proposito a trilha sonora e perfeita o compositor britanico jeremy warmsley diz ter se inspirado em kraftwerk vangelis e gary numan para musicalizar jalopy tudo acompanhado de uma leve influencia de musicas de jogos retro so e uma pena que o radio devore a bateria https //www youtube com/watch v=5o4juar7w9w ah e o jogo tem uma historia que voce descobre ao abrir a mala do seu tio enquanto ele dorme nos quartos de hotel e triste mas bonita e serve como uma bela justificativa para sua viagem pelo cinzento leste europeu
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.