a toyota cedeu e confirmou nesta semana que o etios seu modelo de entrada deixara de ser vendido no brasil em abril ele continuara sendo produzido em sorocaba sp para atender a demanda dos paises vizinhos mas a prioridade na fabrica interiorana sera o novo corolla cross um suv feito sob medida para encarar o jeep compass sao dois segmentos distintos e distantes mas em ultima instancia e isso menos um carro mais um suv a principio a toyota deve cuidar para que o novo crossover nao canibalize vendas do corolla mas apostamos que eles nao estao tao incomodados assim com esta possibilidade ao contrario e este e so um dos varios exemplos recentes honda hr v e volkswagen t cross ja se mostram mais populares que civic e jetta e a renault faz muito mais sucesso com o duster que com o fluence extinto no fim de 2017 sem deixar sucessor nos eua a ford ja nao vende mais nada que nao seja um suv uma picape ou um mustang e a divisao brasileira parece disposta a seguir o mesmo caminho pode ser fatalista a ideia de que em breve todos os carros de passeio normais terao dado lugar a versoes utilitarias esportivas sem hatchbacks sedas peruas ou conversiveis apenas suvs dos mais variados tamanhos e formatos mas ao mesmo tempo pode ser divertido ou no minimo esclarecedor brincar com a ideia de ser obrigado a comprar um suv por falta de alternativas nesta situaçao o que eu compraria nao tenho a mais vasta experiencia com suvs e utilitarios em geral mas tambem nao sou totalmente avesso a eles consigo enxergar o lado positivo em ter um vao livre do solo maior pneus de perfil mais alto em alguns casos e uma posiçao de guiar mais elevada e o estilo de um suv se bem executado pode ser agradavel e alguns ate tem mesmo potencial para se virar bem longe do asfalto um mundo ideal nao existe e eles ainda tem defeitos maior consumo de combustivel pois sao mais pesados centro de gravidade mais alto o que atrapalha o comportamento dinamico e o maior espaço ocupado fisicamente um problemao em cidades grandes entao para fazer esta lista levei em conta alguns criterios nao muito rigorosos uns de senso comum outros de carater estritamente pessoal e subjetivo preço tambem nao e problema aqui o orçamento imaginario nao e ilimitado mas e gordo enfim em um cenario ficticio no qual so existem suvs nas lojas estes sao os que eu teria hoje todos disponiveis no brasil volkswagen nivus o nivus e o exemplo perfeito de um suv derivado de carro feito do jeito certo ele usa a plataforma mqb do polo como base tem motor de polo cambio de polo e interior de polo mas o polo aqui nao e uma opçao ele nao existe lembra vamos fingir que ele foi descontinuado ontem o vw nivus e vendido no brasil com apenas um powertrain o competente motor 1 0 tsi da volkswagen tres cilindros turbo de 128 cv e 25 5 kgfm de torque ligado a um cambio automatico de seis marchas nao e um motor extremamente empolgante mas faz bem seu trabalho em uso normal e garante consumo mais que aceitavel como este e um faz de conta eu ficaria logo com a versao mais cara a highline que vem com ar condicionado automatico climatronic uma boa suite de assistencias eletronicas frenagem autonoma de emergencia cruise control adaptativo frenagem pos colisao central multimidia vw play de 10 1 polegadas e painel digital active info display a dinamica mais proxima de um carro no caso do nivus tambem e um ponto a favor com o mesmo entre eixos de 2 56 m que o polo ele sofre menos com a inercia polar nas curvas e aponta melhor que o t cross que tem o entre eixos 8 cm mais longo ao mesmo tempo a suspensao ligeiramente mais alta que a do polo e uma vantagem nos pisos ruins por onde costumo trafegar sem falar que o porta malas e maior que no t cross e no polo com 415 litros com tudo isto acredito que o nivus possa proporcionar uma transiçao menos dolorosa dos carros para os suvs por r$ 107 990 nao ha pacote mais interessante volvo xc40 o baby volvo atualmente e o xc40 que e o que eu compraria caso quisesse algo mais assumidamente suv e muito melhor equipado seu desenho e simpatico quase ludico com a linha de cintura elevada na traseira e o teto bicolor nao tem a mesma sisudez dos outros volvo sua plataforma modular cma desenvolvida em parceria com a geely foi criada especificamente para suvs compactos e e competente para sua proposta pelo que dizem os reviews do volvo nada espetacular de qualquer forma seria uma compra motivada principalmente pelo design os farois pequenos e bem proporcionados a traseira truncada e as lanternas envolventes formam um conjunto clean e contemporaneo ele nao apela para o minimalismo nem pela ousadia em excesso com farois em dois andares ou uma grade que domina toda a dianteira idealmente eu escolheria a versao t4 momentum que vinha com motor 2 0 turbo de 190 cv e traçao dianteira agora porem a versao mais em conta e a t5 momentum recharge que tem motor 1 5 tres cilindros com turbo e injeçao direta mais um motor eletrico e baterias para carregar na tomada no total sao 262 cv e 43 3 kgfm de torque moderados por uma caixa de dupla embreagem e sete marchas vai de zero a 100 km/h em 7 3 segundos com maxima de 205 km/h e segundo a volvo consegue rodar 23 km com um litro de gasolina em ciclo misto mais economico que o meu uno com mais que o quadruplo da cavalaria o mundo moderno nao e uma beleza e o xc40 t5 momentum ainda tem a maior parte dos itens de conforto recursos de segurança e assistencias ao motorista que as versoes mais caras painel digital de 12 3 polegadas central multimidia vertical de 9 polegadas assistente de direçao a ate 130 km/h cruise control alertas de colisao frontal e saida de faixa controle de frenagem em descida e serviço de concierge volvo oncall eu poderia escolher um mercedes benz gla um bmw x1 ou mesmo um audi q2 em vez do volvo xc40 mas prefiro que outro suv alemao esteja nesta lista porsche macan o alemao em questao o porsche macan tambem em sua versao de entrada esta aqui e um no brainer com o macan a porsche conseguiu criar um utilitario esportivo que anda como um porsche ha alguns anos o juliano barata acelerou o macan turbo e garantiu que com ele o pessoal de stuttgart conseguiu desafiar a fisica a suspensao a ar consegue o milagre de ser confortavel em uso cotidiano e firme quando se pisa fundo contendo com maestria a rolagem da carroceria https //www youtube com/watch v=eqy2vjv1tmq&feature=emb_title a traçao integral com um haldex invertido que prioriza as rodas traseiras garante o divertimento a posiçao de pilotagem e parecida com a de um hot hatch e a ergonomia do interior e exemplar e bem e um porsche com toda a personalizaçao que a marca oferece independentemente da versao escolhida [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 282871 282869 ] no meu caso o macan 2 0 atual modelo de entrada ja esta de bom tamanho afinal sao 245 cv e 37 7 kgfm de torque no motor quatro cilindros turbo moderados pela boa caixa de dupla embreagem e sete marchas da porsche com este conjunto o utilitario realmente esportivo da porsche vai de zero a 100 km/h em 6 7 segundos com maxima de 225 km/h com 1 795 kg o macan provavelmente e o mais perto de um hot hatch da porsche que se pode chegar atualmente e so por isto ele seria minha escolha jeep renegade o renegade pode ate ser criticado por ser um jeep de boutique ou mesmo por ficar na base da familia contudo ele ainda e um jeep ainda tem traçao integral e especialmente nas versoes a diesel possui mais do que o necessario para um fim de semana no atoleiro em uma nota pessoal gosto de seu estilo que mistura elementos classicos dos jeep como os farois redondos e a grade com sete slots e com formas e proporçoes mais modernas e urbanas me agrada simplesmente usando a mesma plataforma small wide que a fiat toro que por sua vez e uma evoluçao da plataforma gm fiat small usada em uma serie de modelos desde os anos 2000 o renegade tambem compartilha suas opçoes de powertrain incluindo o 2 0 turbodiesel multijet com 170 cv e 35 7 kgfm de torque ligado a uma caixa automatica de nove marchas a traçao 4x4 e sob demanda e e acionada automaticamente quando ha perda de aderencia de uma das rodas dianteiras meu renegade seria um moab versao de entrada com motor turbodiesel que custa r$ 146 590 quase r$ 22 000 a menos que a de topo trailhawk e dotada do mesmo sistema de selec terrain que permite cinco modos de conduçao auto snow sand mud e rock alem de reduzida e bloqueio de diferencial claro ele abre mao de outro punhado de itens como sensores de chuva e crepuscular; airbags laterais de joelho e cortina ficando apenas com o airbag duplo frontal farois de led e aletas para trocas de marcha alem disso a central multimidia tem tela menor de apenas 7 polegadas mas entre as versoes do renegade o moab e o mais perto de um jeep old school basico com motor a diesel so faltou o cambio manual suzuki jimny mas o jimny e um jipe de verdade dalmo sim o jimny e um jipe mesmo com carroceria sobre chassi motor longitudinal e traçao 4x4 com reduzida mas apesar disto ele tambem e o que melhor define o conceito original de suv um veiculo utilitario feito para encarar terrenos dificeis e oferecer um minimo de conforto em percursos urbanos e que tambem possa ser usado para lazer como o lada niva original que e monobloco os primeiros range rover ou mesmo o jeep wagoneer neste nicho o jimny esta em excelente companhia depois de passar alguns minutos dentro jimny sierra durante o salao do automovel de 2018 tera sido o ultimo nao consegui tira lo da cabeça seu visual retro que seria exagerado em qualquer outro segmento cai como uma luva homenageando o primeiro samurai por dentro e por fora repare por exemplo no desenho do quadro de instrumentos nas lanternas traseiras embutidas no para choque no teto corrugado e nos farois redondos com seus 3 64 metros de comprimento 1 64 m de largura e 2 25 de entre eixos ele tem dimensoes de kei car e espaço para quatro pessoas ou duas pessoas mais bastante bagagem exatamente o que eu preciso para meus deslocamentos habituais e seu motor 1 5 aspirado de 108 cv e 14 1 kgfm nunca vai emocionar ninguem ainda mais por causa dos pneus de perfil alto do centro de gravidade elevado e da suspensao macia com bastante curso mas da conta do recado na cidade e na estrada ele tambem tem capacidade de reboque de ate 1 300 kg utilitario indeed [caption id= attachment_242324 align= aligncenter width= 999 ] interior da versao 4style com cambio automatico[/caption] na versao que seria minha eleita a 4you com cambio manual de cinco marchas faltam itens como ar condicionado digital cruise control farois de led e camera de re mas por r$ 133 990 sao r$ 20 000 a menos que a versao de topo 4style que traz estes itens e cambio automatico desnecessarios em um veiculo cuja proposta e ser um off roader a moda antiga
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