neste fim de semana o mundial de endurance desembarca na frança para a terceira rodada da temporada 2022 com os novos mas nao tanto hypercars e os esportivos da classe gt alinhando em la sarthe para a 90ª ediçao da maior corrida do planeta a 24 horas de le mans como a corrida esta chegando — faltam so quatro dias — e o flatout tradicionalmente traz uma serie de conteudos especiais na semana que antecede a prova e uma boa hora para conhecer ou lembrar a historia do circuit de la sarthe e como seu traçado foi modificado ao longo dos anos apesar de permanecer praticamente o mesmo desde sua criaçao nos anos 1920 o circuito passou por algumas modificaçoes no traçado principal por questoes de segurança e tambem devido as mudanças em seu entorno uma vez que usa trechos de vias publicas atualmente o circuito inclui o traçado principal onde e realizada a 24 horas de le mans o circuito bugatti mais curto e travado e o maison blanche criado nos anos 1970 para aulas de pilotagem e track days origem embora seja sinonimo de 24 horas de le mans o circuito de la sarthe foi criado em 1920 pela uniao motociclistica da frança que organizou uma corrida de motos em um traçado triangular de ida e volta por vias publicas entre le mans e mulsanne com mais de 16 km de extensao paralelamente as corridas de motos o automobile club de l ouest aco tambem utilizava o circuito para suas provas mas elas ainda nao duravam 24 horas a ideia nasceu em 1922 quando o secretario do clube georges durand recebeu uma proposta da subsidiaria francesa da fabricante de rodas rudge whitworth eles ofereceram 100 000 francos para ajudar na organizaçao de uma prova em parceria com o editor da revista la vie automobile charles faroux eles tiveram a ideia de fazer uma corrida de 24 horas para testar nao apenas a destreza dos pilotos mas tambem a robustez de seus carros estava criada a 24 horas de le mans o primeiro inscrito na prova foi o canadense john duff e seu bentley 3 litre — contrariando a expectativa do proprio walter owen bentley que achava loucura uma corrida de 24 horas ininterruptas pois nao acreditava que um carro fosse capaz de resistir ao enduro duff terminou a prova em quarto e venceu a ediçao seguinte com o bentley o traçado original a primeira versao do circuito de la sarthe usado pelas motos em 1920 e pelos carros na primeira ediçao das 24 horas saia de le mans em direçao ao sul chegando a mulsanne de onde seguia para o noroeste ate arnage e retornava a le mans os carros saiam do mesmo ponto onde estao ate hoje os boxes na rue de laigne dirigindo se a cidade ate uma curva fechada a direita praticamente um hairpin proxima a ponte sobre o rio sarthe chamada pontlieue antes de voltar a cidade por um trecho praticamente reto passando por uma dobra leve seguindo pela reta chamada hunaudieres que levava a curva mulsanne de onde se seguia a um esse chamado indianapolis depois a curva arnage seguida pela coube du buisson passando por uma dobra chamada maison blanche antes de chegar a reta principal a primeira mudança no circuito nao aconteceu em seu traçado mas em seu piso em 1926 o trecho entre pontlieue e mulsanne foi asfaltado antes ele era revestido com macadame na primeira ediçao da 24 horas de le mans a velocidade media da prova foi de pouco mais de 97 km/h mas em 1928 o ultimo ano em que este traçado foi usado ja com o asfalto no trecho mais rapido a media foi de 111 19 km/h https //www youtube com/watch v=zdkql6ltq54 em 1929 para tirar os carros da area urbana de le mans uma exigencia de segurança devido ao crescimento dos suburbios de le mans o circuito foi encurtado a reta de largada nao terminava mais na pontlieue mas entrava em uma rua alguns metros antes do antigo hairpin construida exclusivamente para o circuito a custa do aco isso reduziu o traçado de 17 262 metros para 16 340 metros e acrescentou duas curvas e um novo trecho chamado rue du circuit esse traçado foi usado ate 1931 e teve como melhor media de velocidade 125 73 km/h a forma definitiva para a ediçao de 1932 foi necessario fazer mudanças ainda mais extensas as modificaçoes feitas ate entao nao haviam sido suficientes para resolver o problema da segurança — a pista estreitava a medida em que se aproximava das cidades trazendo riscos desnecessarios ao publico e aos pilotos alem disso a conurbaçao fez com que a soluçao mais sensata fosse desviar o traçado das areas residenciais o aco entao comprou uma area entre a reta principal e a hunaudieres para criar uma nova pista de ligaçao encurtando o traçado de 16 340 metros para 13 492 metros a ligaçao deu origem a curva dunlop — assim batizada devido as pontes com a marca da fabricante de pneus — a virage tertre rouge e ao s da tertre rouge https //www youtube com/watch v=bg_ioliynpe com isso logo apos a largada os carros ja tomavam a direita acessando um setor com curvas inclinadas para proteger o publico segundo a noçao de segurança da epoca esse traçado foi usado ate 1939 quando as provas foram suspensas devido a segunda guerra ao final do conflito a pista estava integra mas seu entorno nao foi preciso reconstruir os boxes e as arquibancadas e a renovaçao do circuito somada ao crescimento populacional da regiao deu origem a vila de le mans a primeira prova pos guerra aconteceu em 1949 com o mesmissimo traçado que foi mantido praticamente inalterado ate 1971 https //www youtube com/watch v=iprfagibcpe as unicas modificaçoes feitas nestes 22 anos foram o alargamento da reta principal para dar mais espaço aos pits — uma medida de segurança apos a tragedia de 1955 — junto de um novo raio para a curva dunlop em 1956 seguida pela construçao de uma chicane chamada virage ford antes da linha de chegada em 1968 tambem para reduzir a velocidade crescente dos carros tornando a reta dos pits mais lenta https //www youtube com/watch v=smnt3npfgay essa configuraçao durou ate 1971 e teve como ultima modificaçao a tardia construçao de um muro dividindo os pits da pista segurança de verdade apesar das mudanças promovidas ao longo dos anos 1960 o circuito ainda era criticado pelos pilotos em termos de segurança — especialmente na dobra da maison blanche onde o piloto john woolfe perdeu a vida em 1969 e onde tres ferrari acabaram batendo no mesmo ano a soluçao do aco foi modificar o trecho radicalmente foi desenvolvido um novo setor entre a courbe du bouisson e a virage ford para a temporada de 1972 o setor incluiu uma serie de curvas em esse que começa com a curva porsche a virage du pont os esses do kart e a nova maison blanche que se ligava a virage ford https //www youtube com/watch v=p1kkacn8rii o novo setor deu mais alguns metros ao circuito que passou a ter 13 640 metros e foi usado nesta configuraçao ate 1978 no ano seguinte a tertre rouge teve sua geometria revisada passando de uma dobra a direita para uma curva mais rapida e mais tecnica com dupla tangencia essa nova geometria da tertre rouge exigiu a demoliçao de uma das duas pontes dunlop e reduziu o traçado em 14 metros passando a 13 626 metros https //www youtube com/watch v=zsng0lg7wlc a mudança seguinte aconteceria somente em 1986 quando foi a vez da mulsanne ser modificada depois que o departamento de transito construiu uma rotatoria para reduzir acidentes o que forçou o traçado da curva a ser deslocado para dentro a modificaçao tirou 98 metros da extensao do circuito que passou a ter 13 598 metros em 1987 uma nova mudança motivada pelas motocicletas a federaçao internacional de motociclismo estava preocupada com a velocidade de aproximaçao da ponte dunlop no circuito bugatti que usa a reta dos pits e a curva dunlop ate o s da tertre rouge para o gp da frança de motociclismo foi instalada uma nova chicane logo antes da ponte que acabou usada por todas as categorias tanto no circuito bugatti quanto no traçado principal o que reduziu significativamente as medias de velocidade o traçado foi usado ate 1989 hunau/dieres ou mul/sanne em 1990 uma mudança sutil mas que maculou para sempre o espirito de le mans as novas diretrizes da fia para aquela temporada limitou o comprimento maximo das retas com isso a hunaudieres teve que ser mutilada por duas chicanes por um lado a novidade reduziu muito da emoçao de ver os carros atingindo quase 400 km/h ou mais que isso em alguns casos por outro a mudança abriu duas oportunidades de ultrapassagem https //www youtube com/watch v=pr7krhv02ie junto das chicanes na hunaudieres a linha de largada foi recuada e a pit lane foi modificada para as novas instalaçoes que foram inauguradas em 1992 desde entao o traçado permaneceu praticamente inalterado ganhando apenas mudanças na geometria de algumas curvas para se adequar as exigencias de segurança modernas e para os carros e motos mais velozes em 1997 a chicane dunlop foi afastada da ponte para permitir uma area de escape maior mudando o raio da saida da curva dunlop depois em 2002 o trecho entre a ponte dunlop e o s da tertre rouge foi reformado passando a ter uma serie de dobras rapidas que melhoraram o acesso a curva la chapelle do circuito bugatti — outra mudança que acabou adotada pelo traçado principal em 2006 mais uma mudança na dunlop e sua chicane que foram recuadas para aumentar a area de escape desta vez sem mudanças na geometria no ano seguinte foi a vez da tertre rouge ser modificada para aumentar a area de escape suavizando a curva para a entrada da hunaudieres desde entao traçado foi mantido desta forma e assim sera usado na proxima ediçao da 24 horas de le mans
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