neste mes de abril a formula 1 volta a emilia romana para a segunda ediçao do gp que conhecemos ha quase 40 anos afinal apesar de o nome ser inedito o gp da emilia romana corre no mesmo autodromo internazionale enzo e dino ferrari em que foi disputado o gp da italia em 1980 e o gp de san marino entre 1981 e 2006 o circuito claro tambem e tragicamente lembrado pelo fim de semana de 30 de abril/1º de maio de 1994 quando roland ratzenberger morreu durante os treinos de sabado e ayrton senna morreu durante a corrida de domingo a tragedia de 1994 levou os administradores do circuito a alterar seu traçado para torna lo mais seguro a partir de 1995 e desde entao ele sofreu apenas algumas poucas atualizaçoes que resultaram no traçado que vimos em 2020 e veremos em pouco mais de duas semanas o circuito foi inaugurado em 1953 ainda com um traçado semi permanente que eram basicamente ligaçoes aos pontos que se tornaram as curvas mais famosas do circuito nao havia chicanes a largada era pouco antes da tamburello e dela voce ia diretamente ate a tosa dali em um trecho curto e direto ate a piratella mudava de direçao na castellaccio atual acque minerale e seguia de pe embaixo ate a rivazza que te levava de volta a reta de largada/chegada essa configuraçao da pista durou de 1953 ate 1972 mas foi nela que a formula 1 correu pela primeira vez em 1963 dez anos apos a inauguraçao do circuito foi realizado o iv gran premio cita di imola uma prova que fez parte do calendario da formula 1 naquele ano porem nao era parte do campeonato mundial a corrida foi vencida por jim clark em um lotus que fez a pole com 1 48 3 — mesmo tempo da volta mais rapida feita por trevor taylor tambem em um lotus climax a formula 1 voltaria a imola pela segunda vez em 1979 tambem para uma prova nao valida para o campeonato desta vez o traçado ja tinha duas mudanças realizadas em 1973 e 1974 — respectivamente a bus stop variante bassa e a chicane variante alta a primeira visava reduzir a velocidade de aproximaçao da reta de chegada levando a disputa final da volta para as curvas da chicane a segunda pretendia reduzir as velocidades cada vez maiores na aproximaçao da rivazza infelizmente nao houve provas de f1 entre 1963 e 1972 para que pudessemos comparar os tempos mas o desempenho de gilles villeneuve na prova de 1979 ja com as duas chicanes da uma boa noçao de como o circuito ficaria perigosamente rapido para os f1 sem elas o canadense da ferrari fez a pole position com 1 32 91 e tambem a volta mais rapida da prova com 1 33 61 — praticamente 15 segundos mais rapido que clark e taylor 16 anos antes no ano seguinte 1980 a formula 1 voltou a imola para sua primeira prova oficial no circuito mas nao para o gp de san marino — que ainda nao existia naquele ano imola substituiu monza como sede do gp da italia prova vencida por nelson piquet porem com volta mais rapida de alan jones com 1 36 089 https //www youtube com/watch v=oeepygji_yk a partir de 1981 o circuito foi mantido no calendario da formula 1 mas agora como grande premio de san marino — apesar de o pais a republica de san marino estar situado a 90 quilometros do circuito tambem naquele ano foi instalada uma pequena chicane na acque minerale para reduzir a velocidade de entrada na segunda metade do circuito a corrida foi realizada sob chuva por isso a volta mais rapida foi de apenas 1 48 064 feita por gilles villeneuve ja o treino de classificaçao foi feito com pista seca e a pole tambem de villeneuve foi conquistada com 1 34 523 — menos de 1 segundo mais lenta que sua pole no ano anterior de 1 33 988 este traçado foi usado ate 1994 no fatidico fim de semana que levou ratzenberger e senna e ainda viu o entao jovem rubens barrichello sofrer um dos acidentes mais impressionantes da historia da f1 no auge da era turbo em 1988 os carros ja estavam completando a volta na casa dos 1 27 durante a corrida e 1 25 nas classificaçoes o traçado contudo ja vinha se mostrando demasiadamente perigoso como mostraram outros quatro acidentes gravissimos ocorridos na curva tamburello o primeiro em 1987 com nelson piquet que saiu ileso mas nunca mais teve os mesmos reflexos depois da batida segundo as palavras do proprio piloto dois anos mais tarde foi a vez de gerhard berger que estava a 290 km/h quando sua ferrari teve uma falha mecanica — possivelmente algo na asa dianteira que tirou a pressao aerodinamica necessaria para evitar o sub esterço — que lhe custou o controle do carro a ferrari seguiu reto saindo pela tangente da curva e indo direto ao muro depois da forte batida o carro se arrastou mais alguns metros e o combustivel em contato com o motor quente deu inicio a um grande incendio https //youtu be/evxnkaqqo2c apos o acidente berger contou que lembra de tudo como um filme em camera lenta inicialmente sentiu a dianteira direita leve pensou ter se tratado de uma quebra na suspensao traseira mas logo em seguida pensou em uma quebra na asa dianteira viu o muro se aproximando e lembrou que estava com o tanque cheio pois era o começo da corrida entao ele conta que sentiu que estava muito machucado mas nao conseguia distinguir o que havia acontecido ele quebrou um par de costelas queimou as maos e suas balls como ele contou ao entrevistador a recuperaçao foi rapida e ele perdeu apenas o gp de monaco antes de voltar as pistas em 1991 a tamburello fez sua terceira vitima o italiano michele alboreto ele estava testando novo footwork fa12 com motor porsche poucos dias antes do gp de san marino de 1991 quando a asa dianteira se quebrou no meio da curva levando sua footwork direto ao muro alboreto teve cortes na perna e duas costelas quebradas mas saiu andando normalmente do carro o ultimo piloto a se acidentar na tamburello antes do fatidico acidente de senna em 1994 foi riccardo patrese o italiano fazia sua 38ª volta nos testes coletivos semanas antes do gp de san marino de 1992 quando um problema na roda traseira direita o fez perder o controle do seu williams fw14 patrese foi o que menos se machucou e saiu do acidente com uma concussao e dores nas coluna mas se recuperou a tempo de disputar a corrida e chegar em segundo lugar aquela altura em 1992 os carros ja estavam virando na casa de 1 21 nos treinos e 1 26 durante a corrida https //www youtube com/watch v=qx3kua_nwhe em 1994 ayrton senna fez a pole com 1 21 548 no mesmo dia em que roland ratzenberger perdeu parte da asa dianteira de seu simtek e impossibilitado de controlar a dianteira do carro por falta de pressao aerodinamica bateu violentamente na curva villeneuve uma dobra antes da tosa sofrendo uma fratura fatal na base do cranio no domingo ayrton senna se aproximava da tamburello a 307 km/h quando uma falha na coluna de direçao de seu williams o levou a perder o controle e a chocar se violentamente contra o muro apos a pequena area de escape da tamburello durante a colisao um braço da suspensao dianteira do carro se quebrou penetrando seu capacete alem do corte senna tambem sofreu fraturas severas no cranio e um rompimento critico da arteria temporal e foi declarado morto horas mais tarde no hospital regional de bolonha os dois acidentes modificaram nao apenas o circuito de imola como tambem diversos outros ao redor do mundo visando sempre reduzir o risco de impactos violentos como os sofridos por ratzenberger que bateu a mais de 315 km/h e senna que conseguiu reduzir marchas mas ainda impactou o muro a mais de 250 km/h a partir de 1995 a tamburello e a villeneuve foram modificadas com uma dobra para reduzir a velocidade de aproximaçao e contorno assim como a acque mineralle e a rivazza que se tornaram mais lentas por ultimo a variante bassa teve seu traçado modificado para uma chicane convencional em 1995 a pole position de michael schumacher foi conquistada com 1 27 274 — quase oito segundos mais lento que a pole do ano anterior a volta mais rapida foi de gerhard berger com 1 29 568 — cinco segundos mais lenta que a volta mais rapida de 1994 feita por damon hill em 1 24 335 — o recorde absoluto daquele traçado https //www youtube com/watch v=bq15pyicqoq este traçado de 1995 foi usado ate o ultimo gp da formula 1 de san marino em 2006 aquela altura os carros ja haviam superado os tempos de volta de 1994 em 2004 michael schumacher estabeleceu o recorde definitivo do traçado pos 1994 com 1 20 411 https //www youtube com/watch v=k2lrg pcnfa seu recorde so foi superado em 2020 por lewis hamilton mas em uma nova configuraçao do traçado adotada a partir de 2008 na qual a chicane da variante bassa foi eliminada hamilton fez a volta mais rapida do gp da emilia romana de 2020 em 1 15 484 embora valtteri bottas tenha conquistado a pole com 1 13 609 como os carros tiveram evoluçoes timidas e estamos no ultimo ano do atual regulamento os temos de volta deste ano deverao permanecer no mesmo patamar da prova do ano passado
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.