com o fim da temporada de formula 1 se aproximando mais uma vez a maior categoria do automobilismo vai para o oriente no domingo 5 acontece o grande premio do japao que desde 1987 e realizado no circuito de suzuka com exceçao de 2007 e 2008 quando foi para fuji speedway o flatout acha que esta e uma boa hora para contar a historia da pista que nasceu da mente de soichiro honda — e e parte essencial da historia da fabricante que leva seu sobrenome soichiro honda e considerado por muitos entusiastas como um dos maiores visionarios da industria — o homem passou de dono de uma fabricante de peças para a toyota a presidente da maior fabricante de motos do mundo e uma das maiores fabricantes de automoveis boa parte disso se deve ao seu espirito empreendedor e sua determinaçao em fazer o melhor possivel sem se importar muito com as consequencias especialmente financeiras mas sua contribuiçao para o mundo das corridas nao foi apenas com as motos e carros que fabricou ele tambem construiu um dos autodromos mais famosos do planeta o circuito de suzuka na cidade de mesmo nome dizem que a historia começou em uma tarde de 1959 quando soichiro honda sobrevoava os campos de arroz proximos a suzuka e pensou bem que aquilo poderia ser uma pista para minhas motos dias depois ele comprou as terras e levou todo o maquinario necessario para transformar aquela plantaçao em um dos circuitos mais importantes da terra do sol nascente suzuka no inicio da decada de 1960 homens trabalhando o fato e que embora a visao que temos do japao hoje seja a de um pais avançadissimo na metade do seculo passado a ilha estava um pouco defasada em infraestrutura em relaçao ao resto do mundo o crescimento quase desenfreado da economia japonesa foi começar na decada de 60 quando os impactos da segunda guerra finalmente se dissipavam antes disso porem o japao era um pais cheio de estradas de terra nas montanhas e quase nenhum circuito de corrida os que existiam eram precarios demais com asfalto ruim e pessima infraestrutura — alem da falta de espaço fisico que nao era um problema tao grande como hoje no japao mas ja existia foi suzuka que mudou isto como dissemos ha pouco soichiro honda nao media esforços ou gastos financeiros em nome da excelencia sendo assim quando decidiu construir suzuka ele se inspirou nos melhores circuitos europeus — especialmente isle of man quando a honda se propos a correr no tourist trophy na decada de 1950 o sr soichiro investiu uma grande quantia na equipe a primeira vitoria so veio em 1962 com o britanico mike hailwood na categoria ate 125 cm³ depois disso a honda dominou todas as categorias ate 1968 — 250 350 e 500 cm³ isto custou a honda muito dinheiro e teria colocado a sobrevivencia da marca em risco se nao fossem as vendas de motos e carros que dispararam naquela epoca mas todos aqueles anos correndo na europa tambem deixaram o sr honda determinado ele faria um circuito como os europeus no japao nao importando o que fosse preciso paralelamente aos seus esforços nas competiçoes de moto soichiro começou a investir na construçao do circuito as terras foram compradas em outubro de 1959 e a construçao de fato começou em 1960 o desenho da pista ficou a cargo do projetista holandes john hugenholtz — que entre outras coisas foi diretor do circuito de zandvoort de 1949 a 1974 dizem que ele recebeu um telegrama de soichiro honda que so dizia o seguinte estou construindo um autodromo venha para o japao s honda verdade ou folclore o fato e que suzuka foi o primeiro de uma serie de circuitos lendarios que tiveram a mao de hugenholtz — outros que se seguiram foram hockenheim um trecho na verdade e jarama na espanha o traçado de suzuka e em formato de 8 — um dos poucos no mundo largo com asfalto suave e uma boa variedade de curvas — algumas mais rapidas outras mais tecnicas — como ja nao se faz hoje em dia suzuka recebeu sua primeira corrida ainda em 1962 com apenas seis motos no grid um ano depois a formula 1 chega ao circuito em uma corrida que nao fazia parte do campeonato vencida pelo britanico peter warr em um lotus cosworth a primeira corrida de formula 1 a fazer parte do calendario oficial aconteceu em 1987 e foi vencida por gerhard berger piloto da ferrari desde entao inumeros campeonatos de formula 1 foram decididos em suzuka que tradicionalmente recebe a f1 no final da temporada quando nao e a ultima corrida dos quatro anos conscutivos em que sebastian vettel ficou com o titulo do mundial de pilotos entre 2010 e 2013 tres tiveram vitorias suas em suzuka [youtube id= izawlkxvo1a width= 620 height= 350 ] mas o circuito de propriedade da honda tambem se tornou imediatamente a pista de testes nº 1 da companhia — que começou a fabricar automoveis em 1963 modelos iconicos da marca foram testados la para aperfeiçoar suas qualidades dinamicas o mais notavel deles e sem duvida o honda nsx que segundo consta teve no feedback de ayrton senna muito proximo da honda pelo envolvimento da companhia com a mclaren no inicio dos anos 1990 parte essencial de seu desenvolvimento desde o inicio suzuka adquiriu a fama de ser um circuito muito rapido isto se deve principalmente a famosa curva 130r que tem este nome porque originalmente tinha um raio de 130 metros muito rapida contornada de pe cravado a mais de 300 km/h a 130r foi palco de alguns acidentes terriveis em seu formato original e passou por duas modificaçoes motivadas por acidentes graves allan mcnish em 2002 e o motociclista daijiro kato em 2003 — este fatal a curva foi transformada em duas agora chamadas de 85r e 340r [youtube id= dfjmjsv_pmk width= 620 height= 350 ] suzuka e um dos circuitos mais antigos da formula 1 e tambem um dos mais tradicionais do japao hoje em dia o autodromo esta m ais para um complexo de entretenimento e nao apenas um circuito — com um parque de diversoes um shopping center um museu uma pista de boliche e um circuito de motocross adjacentes alem de movimentar o comercio e o setor turistico da regiao contudo seu desenho a moda antiga — um dos ultimos sobreviventes da era dos tilkodromos — permanece classico e desafiador mesmo com as modificaçoes no proximo fim de semana poderemos ter mais uma demonstraçao disto
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