a mazda e foi a unica fabricante que conseguiu produzir automoveis com motor wankel em serie e faze los dar certo hoje em dia isso ficou no passado e e facil entender o porque apesar de serem motores de alta potencia especifica funcionamento suave e ronco cativante os rotativos nunca foram famosos pela parcimonia no consumo de combustivel ao contrario sempre tiveram fama de beberroes entao hoje quando ate o mais economico dos motores a combustao esta sob ameaça um carro novo com motor wankel debaixo do capo seria um ultraje inadmissivel ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] mas decadas atras quando ninguem se importava com quilometros por litro isto nao era um problema tao grande ao contrario a ideia de um motor compacto e leve com o mesmo rendimento de propulsores muito maiores e mais pesados era bem atraente assim alem da mazda outras fabricantes fizeram experimentos com o motor wankel uma dessas marcas foi a alema nsu que tambem teve um modelo com motor wankel produzido em serie o nsu ro80 que ja foi considerado o melhor carro do mundo por gente que entendia mesmo do assunto mas acabou testemunhando o surgimento da preocupaçao com emissoes e consumo e por isso definhou rapidamente https //flatout com br/nsu ro80 a ambicao wankel/ antes disso porem a nsu ajudou outra fabricante a desenvolver carros com motor wankel a citroen hoje sabemos que foi uma ideia ruim que fracassou na epoca porem os franceses achavam mesmo que estavam no caminho certo tudo começou em 1968 quando o carro compacto da citroen era o ami que ficava acima do 2cv em preço e acabamento com estilo mais convencional para um citroen ao menos e motores mais potentes ainda que compartilhasse a mesma plataforma lançado em 1961 o citroen ami ate que fez sucesso dando origem a versoes perua furgao uma perua de duas portas sem bancos traseiros e ate um seda fastback com inspiraçao esportiva o ami 8 [caption id= attachment_291855 align= aligncenter width= 1024 ] aproveite esse momento para apreciar a beleza misteriosa das fotos publicitarias que a citroen fazia antigamente[/caption] em 1967 quando o ami ja estava bem estabelecido no mercado a citroen resolveu fazer o que sempre fez experimentar simplesmente por que podia e nao ha mal nenhum nisso afinal e assim que surgem as inovaçoes entao naquele ano a citroen decidiu testar o tal motor wankel usando o ami como laboratorio para isso eles contaram com a ajuda da propria nsu as duas empresas se juntaram para formar a comotor cujo objetivo principal era aperfeiçoar o motor rotativo e produzi lo em serie e foi assim que o citroen ami recebeu o motor wankel debaixo do capo para testar a novidade a citroen decidiu presentear alguns de seus clientes mais fieis com a oportunidade de testar a novidade que recebeu o nome de citroen m35 era na pratica um citroen ami 8 que trocava o motor flat 4 de 602 cm³ por um wankel de apenas um rotor e 995 cm³ a carroceria feita sob encomenda pela tambem francesa heuliez tinha algumas modificaçoes apenas duas portas e uma entrada de ar para o radiador o que deixava o aspecto do m35 incidentalmente mais esportivo os clientes claro precisavam comprar os carros nao era um presente e ele custava caro 14 000 francos o que o colocava acima do citroen ds mais barato de todos na pratica parecia uma boa coisa o m35 era muito mais potente que o ami 8 ia de 32 cv no motor quatro cilindros para 50 cv no wankel consequentemente seu desempenho era muito superior o zero a 100 km/h era cumprido em 19 segundos 10s a menos que o ami 8; e a velocidade maxima era de 140 km/h enquanto no ami 8 era de 123 km/h https //www youtube com/watch v=gwwxxdhixc0 o motor era ligado a um cambio de quatro marchas com alavanca no painel tambem novo e era capaz de girar a ate 7 000 rpm ha relatos de que seu funcionamento era tao suave e ele subia de giro tao rapido que atrelado ao conta giros um alarme sonoro disparava quando o limite de rotaçoes estava proximo afinal nao havia um sistema de injeçao eletronica para limitar o giro do motor automaticamente a principio o citroen m35 mereceu elogios quando funcionava direito o wankel nao tinha problema algum para puxar os menos de 700 kg do carro alem disso o sistema de suspensao utilizado pela citroen que aproveitava parte do arranjo hidropneumatico do ds garantia toda a estabilidade e conforto que se podia querer de um automovel tao especial e exclusivo acontece que o m35 era um experimento acima de tudo a citroen ja esperava que ele tivesse problemas e adiantou se ofereceu aos clientes garantia de dois anos para o motor e tambem ofereceu um carro reserva para que ninguem ficasse a pe enquanto o m35 estivesse na oficina quando o primeiro carro foi entregue em 1969 o que deveria ser um programa secreto ja havia ganhado publicidade por isso cada um dos exemplares do citroen m35 foi devidamente identificado com um adesivo na janela traseira ele dizia este prototipo do citroen m35 equipado com um motor rotativo esta passando por testes nas maos de um cliente em pouco tempo o carater experimental do projeto começou a se mostrar diferentemente dos wankel da mazda os motores fabricados pela nsu para a citroen raramente passavam dos 40 000 km sem precisar de uma retifica completa isso quando nao abriam o bico de vez e tinham de ser trocados alem disso o consumo exacerbado de oleo lubrificante e combustivel estavam distantes daquilo a que os europeus estavam acostumados o resultado foi antes de qualquer coisa uma mudança de planos foram previstos 500 exemplares mas apenas 267 acabaram sendo fabricados entre 1969 e 1971 sem qualquer intençao de deixar que o mundo soubesse disso a citroen deixou propositalmente uma enorme lacuna na numeraçao dos prototipos o do carro 175 passou direto para o numero 367 assim o ultimo carro tinha o numero 500 mesmo que fosse o 267º apesar dos percalços porem a experiencia foi considerada util serviu para que a comotor aperfeiçoasse o wankel e o reaproveitasse em outro carro o citroen gs como o ami o citroen gs tambem era um produto de sucesso quando recebeu o motor wankel lançado em 1970 o gs era o carro familiar da citroen com espaço para cinco pessoas e bagagem suspensao hidropneumatica e motor flat 4 em diferentes deslocamentos e niveis de potencia em suas variantes normais o gs morfou se em gsa no ano de 1980 e permaneceu em linha ate 1989 o que atestava a qualidade do projeto entao em 1973 dois anos depois de encerrar a produçao limitada do m35 a citroen lançou o gs birotor que evidentemente tinha esse sobrenome por causa do motor wankel de dois rotores com 1 990 cm3 ele tinha exatamente o dobro do deslocamento do motor usado pelo m35 e entregava mais que o dobro da potencia 106 cv ele tinha exatamente o mesmo comportamento linear e esperto do mono rotor e de quebra tinha incentivos fiscais pelo baixo deslocamento [caption id= attachment_291861 align= aligncenter width= 1280 ] o tamanho do wankel comparado a placa do carro ilustra bem uma de suas maiores vantagens o packaging[/caption] uma serie de modificaçoes no projeto original foi executada para garantir que o gs se desse bem com o motor rotativo reforços estruturais sistema de arrefecimento mais robusto freios a disco mais eficazes nas quatro rodas que ate fizeram com que a citroen usasse rodas de cinco furos em vez de tres como era seu padrao na epoca e um novo cambio semi automatico de tres marchas foi adotado alem disso o acabamento interno era superior com materiais de melhor qualidade tudo para justificar o preço 70% maior que o de um gs com motor quatro cilindros a versao birotor custava tanto quanto um ds que aquela altura ja havia sido ate o carro presidencial da frança diferentemente do m35 o gs birotor nao sofreu com quebras seu mal foi outro o timing em uma manobra incrivelmente mal calculada a citroen lançou o gs com motor wankel em outubro de 1973 praticamente junto com o inicio da crise do petroleo que afetou principalmente os eua mas teve seus efeitos sentidos ao redor do globo assim o gs birotor vendeu pouco quase nada 847 exemplares em dois anos envergonhada e provavelmente emputecida a citroen resolveu que nao iria dar suporte aos carros ja vendidos e tentou compra los de volta conseguiu recolher quase todos e mandou destrui los com exceçao de algumas poucas dezenas cujos donos sequer conseguiram manter rodando legalmente na frança porque a citroen se recusava a reconhece los como produtos aptos a circular com isso os citroen com motor wankel tiveram o mesmo fim que o nsu ro80 a diferença e que enquanto o ro80 era o carro no qual a nsu depositava todas as suas chances de sobreviver para a citroen os carros com motor rotativo foram apenas uma extravagancia que os franceses puderam dar se ao luxo de esquecer ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.