nos que amamos automoveis profundamente temos certa dificuldade de nos conformarmos com isso; mas a verdade e que eles sao bens e bens de valor consideravel como qualquer bem e contabilizado como parte de nosso patrimonio aprecia e deprecia e a qualquer momento pode ser liquidado para que nosso sagrado balanço financeiro nao fique no vermelho sim todo carro um dia vai ser de outra pessoa ou vai morrer numa bola de fogo gigante visivel da mesosfera; a alternativa de venda por este prisma nao parece tao ruim imagine entao um carro que leva seu proprio nome; um que foi um sonho particular que quase aconteceu um carro unico que nao tem par; intrinsicamente ligado a sua propria historia de vida assim e o unico cizeta v16t que levou o sufixo de seu investidor principal o compositor giorgio moroder claudio zampolli o cz que foneticamente virou cizeta e o engenheiro a cargo de fazer do sonho realidade faleceu em julho de 2021 mas moroder ainda esta aqui e o primeiro prototipo o carro numero 1 unico cizeta moroder ainda e seu e agora esta a venda como apareceu o carro chamado moroder giorogio moroder e lendario no meio musical um italo alemao pioneiro da musica eletronica e um dos inventores da disco music ganhou um total de tres oscars e quatro premios grammy ao longo de sua carreira nos anos 1980 seu sucesso faz dele um milionario na california; sua paixao por carros esporte o leva ate a oficina de claudio zampolli [caption id= attachment_306530 align= aligncenter width= 970 ] giorgio moroder e seu bigode famoso [/caption] zampolli era um ex piloto e mecanico da lamborghini que abrira uma oficina em beverly hills seu forte sotaque italiano sua habilidade para acertar carros e seu jeito engraçado o tornam figurinha carimbada entre o beautiful people daquele lugar entre um monte de gente cheia de dinheiro avida por gasta lo de forma inteligente era o consultor mais popular quando se tratava de supercarros; o sabio na montanha para celebridades da musica e cinema que frequentavam sua loja edward van halen diz que conheceu sammy hagar na oficina de zampolli; claudio era quem afinava o lamborghini miura de eddie ele mesmo o carro que contribuiu com algumas notas musicais no meio da musica panama naquele momento da musica em que ela se acalma e diamond dave lee roth o vocalista diz suavemente que reclina o banco e faz algo inexplicado entre suas pernas o som estranho nesse ponto e tirado diretamente da admissao do miura estacionado dentro do estudio especialmente para isso [caption id= attachment_306531 align= aligncenter width= 999 ] hagar e van halen amigos via zampolli [/caption] sammy hagar gostava tanto do seu maluquinho mecanico italiano que quando usa sua ferrari 512bb para o videoclipe de i can’t drive 55 o narigudo claudio aparece por um momento e sammy lhe diz o carro esta fantastico nas curvas o que voce fez claudio ao que ele responde cheio de sotaque eu ajustei o caster e o camber e acertei as pressoes de pneu conviver com esse povo famoso que o tratava como um cara famoso nao fez bem para o ja amalucado claudio certamente com o ego inflado pela adulaçao pensa que pode fazer um supercarro italiano melhor que seus conterraneos e pior seus amigos tinham o dinheiro necessario para financia lo [caption id= attachment_306532 align= aligncenter width= 770 ] claudio zampolli[/caption] por um breve periodo de tempo o cizeta stallone foi uma possibilidade mas foi justamente giorgio moroder que acabou como socio de zampolli 50/50% a grana era toda de moroder claro e a ideia e trabalho de claudio durante 1988 uma pequena fabrica em modena começa com um pequeno time de desertores da lamborghini a criar um novo supercarro o desenhista decepcionado com a lamborghini debaixo da chrysler marcelo gandini desenha o novo cizeta moroder mas nao sem influencia do hiperativo zampolli existiram duas propostas para o carro a primeira rejeitada por zampolli o desenho final e colaborativo entre zampolli e ele segundo o proprio gandini o v16t a grande diferença a proposta unica o chamariz do novo carro era o exagero um carro de dezesseis cilindros se doze cilindros era a norma agora em modena e em pouco tempo ate bmw e mercedes benz teriam carros assim zampolli prometia maior e mais potente motor de rua ja saido de modena um v16 de 6 litros e 600cv a turma que claudio tira da lamborghini era extremamente talentosa os engenheiros oliviero pedrazzi motor e o engenheiro chefe achilli bevini suspensao e lanose bronzatti chassi alem de giancarlo guerra um tecnico famoso com 40 anos de experiencia na regiao e criador do primeiro chassi de countach guerra foi o encarregado de fazer o prototipo e quando veio da lamborghini trouxe o gato ciccia que vivia em sua oficina la sim ate o bicho de estimaçao da cizeta foi roubado da lamborghini muita gente fala que o motor e na verdade dois v8 lamborghini juntados nao e verdade apesar da influencia clara e inevitavel pedrazzi era o engenheiro do v8 e um v16 de verdade; compartilha com ele o diametro e curso de 86 x 64 5 mm mas era um motor so e novo o bloco era uma enorme peça fundida unica de 16 cilindros eram dois viras contra rotativos acoplados por engrenagens no meio onde tambem estavam as correntes de distribuiçao para os oito comandos no cabeçote diferente do lambo eram quatro valvulas por cilindro para um total recorde de 64 valvulas o bloco tambem integrava a tomada de força para o transeixo zf ao meio a 90° fazendo o motor transversal e o cambio longitudinal um powertrain em t dai vem o v16t do nome o novo motor deslocava 5 995 cm³ e dava 540 cv a 8 000rpm e 55 3 kgfm a 6 000 rpm numeros incriveis em 1988 quando foi apresentado a suspensao era independente com braços triangulares e grandes freios a disco nas quatro rodas pneus enormes pirelli p zero nas medidas 245/40zr17 e 335/35zr17 em rodas o z o chassi era um spaceframe em aço revestido de aluminio o carro era todo subcontratado para as pequenas oficinas de modena e apenas montado por uma pequena equipe na pequena fabrica era tambem enorme media 2 106 mm de largura bem mais largo que um testarossa por exemplo que ja era considerado largo demais era tambem comprido a 4445 mm pesava 1 700 kg hoje ate normal mas entao um absurdo mesmo assim o desempenho era simplesmente incrivel 0 100 km/h em apenas 4 5 segundos e velocidade final de mais de 300 km/h mas foi apenas o prototipo ficar pronto que começaram os problemas um deles incrivelmente basico o carro nao estava homologado para venda nos eua nem nunca seria hoje os que permanecem rodando sao por isençao na regra de carros historicos antigos alem disso a velocidade da produçao e a incompetencia de zampolli em fazer uma fabrica de verdade andar incomodavam giorgio moroder a separaçao ocorre em seguida moroder ficando com o prototipo para si e mais nada; este carro passa a ser o primeiro e ultimo cizeta moroder v16t e todos os outros viram apenas cizeta v16t apesar do potencial o carro de produçao rapidamente morre depois disso a historia do prototipo este primeiro prototipo acaba sendo algo diferente e unico um exemplo facil o interior era totalmente diferente do modelo de produçao apenas seis carros foram feitos assim tem duas unidades de injeçao bosch k jetronic para v8 os carros de produçao usavam uma injeçao independente criada pela propria empresa usando componentes marelli [caption id= attachment_306517 align= aligncenter width= 999 ] moroder e seu carro[/caption] obviamente tambem existe o nome e os logotipos todos diferentes dos outros cizeta o carro assim que ficou pronto esteve em eventos de gala o salao de genebra e o lançamento oficial do carro na california como um carro concebido na california para ser vendido aos californianos ricos e famosos nao se preocupou em homologar a venda nos eua e inexplicavel mas mostra bem a cabeça de zampoli o evento de lançamento e incrivel de qualquer forma acostumado ao show business moroder prepara uma festa digna da entrega dos oscars com tapete vermelho e traje black tie no dia 5 de dezembro de 1988 no hotel century plaza em los angeles prepara tambem uma musica exclusiva para o evento e o carro; um carro chamado moroder so poderia ser apresentado com uma musica original composta por ele o evento foi anunciado por um outro entusiasta da california jay leno cheio de sotaque moroder diz ao entrevistador agora todo mundo esta fazendo 12 cilindros; depois do nosso carro tenho certeza que todos vao se juntar a nos com 16 cilindros [embed]https //www youtube com/watch v=ibzg0xdkaz8[/embed] leno depois se arrependeria disso zampolli o processa por difamaçao em 1998 quando ja era claro que a empresa nao existia mais para todos menos claudio zampolli o prototipo ficou com giorgio moroder depois da separaçao mas ele nao o usou primeiro nao podia emplaca lo pois nao estava homologado depois reporta se que nao funcionava muito bem era afinal de contas o primeiro carro os anos se passam e o carro continua la parado na garagem de giorgio moroder ate que um dia em 2018 que em conversa com jay leno este lhe pergunta que fim levou o cizeta original moroder se queixa; nao sabe o que fazer com o carro que nao funcionava bem nem mesmo novo imagine agora depois de tanto tempo parado jay leno recomenda uma oficina especial para reviver o carro a canepa motorsport acostumada e encarar coisas raras especiais e com expertise de desenvolvimento tecnico profissional a empresa de bruce canepa tras de volta a vida o carro de moroder o gerente de projeto na canepa casper van der schoot diz o carro nunca foi operacional em 16 cilindros; no maximo 14 posso dizer sem medo de errar que a primeira vez que os 16 cilindros funcionaram foi aqui dentro da canepa motorsport aparentemente mais de 1000 horas de serviço foram cobradas para um carro que teoricamente andou quase nada desde novo a equipe de canepa descobriu que varios detalhes que precisavam ser melhorados antes de ser usado seriamente por exemplo proteçao termica adicional foi adicionada ao redor dos tanques de combustivel e todo o carro agora funciona perfeitamente bem testado pessoalmente por bruce canepa apos a restauraçao para garantir que estava pronto ele mesmo diz chega se a 230 km/h nele com uma facilidade incrivel e liso como vidro muito estavel muito confortavel e nao e necessario ser piloto para dirigir eu apenas relaxei e acelerei e muito previsivel no comportamento a troca de marcha e fantastica tem potencia decente e um barulho maravilhoso achei muito melhor que o diablo eu gosto do diablo mas este carro esta num patamar bem mais acima faz a gente pensar… o carro esta com moroder em condiçoes de uso desde o fim de 2018 mas agora sera leiloado pela rm sotheby s que espera uma oferta de no minimo de 900 mil dolares para vende lo em seu leilao dia 27 de janeiro proximo em phoenix arizona um carro realmente unico com uma historia unica aos 81 anos moroder parece disposto a deixar outro manter este pedaço da historia viva e como nao poderia deixar de ser com esse pioneiro da musica e executivo de sua industria moroder vende o carro com uma novidade seu proprio nft non fungible token a literatura de venda diz que moroder quer fazer parte deste novo movimento de vanguarda de compartilhamento de arte digital e nao apenas oferecer seu premiado cizeta moroder v16t de 1988 mas combina lo com um nft exclusivo que combina todas as suas paixoes ao longo da vida musica original tecnologia inovadora e automoveis de alto desempenho o que vem neste nft desenvolvido por giorgio moroder iconoclast jeremy ian thomas tambem conhecido como soulajit nft pro e rm sotheby’s o tal nft inclui um ep de musica de quatro faixas de giorgio moroder exclusivo para o carro uma renderizaçao artistica em 3 d do carro em colaboraçao com o artista digital soulajit uma digitalizaçao 3 d do v16t bem como documentaçao de proveniencia digitalizada se alguma destas musicas exclusivas do nft e a mesma do lançamento nao e esclarecido mas provavelmente sim se voce gosta de musica eletronica e de supercarros nao perca a chance
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