games e simuladores sao consumidos e compreendidos de forma tao diversa quanto o perfil dos proprios jogadores quem nao se lembra do insanamente divertido e totalmente descompromissado need for speed underground lançado em 2003 para pc ps2 xbox gamecube e gba um dos maiores blockbusters gamers ja nascidos sua receita era tao democratica que viciou pilotos profissionais entusiastas de track day e da cena tuning crianças adolescentes adultos bem crescidinhos e principalmente gente com pouca ou nenhuma relaçao entusiasta com o automovel no mundo real poucos jogos de corrida recentes conseguiram essa façanha [youtube id= mud79ocgstg width= 620 height= 349 ] se voce gearhead de carteirinha com conhecimento de mecanica e algum dominio de tecnicas de pilotagem sempre o jogou sabendo que aquilo era diversao pura sem nenhum compromisso com a realidade saiba que esse pressuposto nao se aplica a todo mundo muito pelo contrario tem gente de toda faixa etaria que assume a fisica dos jogos como real e nao e pouca para piorar o ganho absurdo de capacidade de processamento dos hardwares e de qualidade nos graficos e som dos softwares desta ultima decada deixou a fronteira de realismo da dinamica veicular ainda mais difusa afinal tudo se parece e soa exatamente como a coisa do mundo real nao e mesmo na imagem acima um screenshot do project cars indo alem nesta questao mesmo simuladores avançados de nao muito tempo atras pecavam em nao reproduzir certos parametros confundindo ate mesmo gente mais qualificada tecnicamente na hora de ir pra pista de verdade pela primeira vez vamos falar um pouco sobre tudo isso nesta pequena serie começando com mais foco nos perfis dos tipicos games comerciais com a observaçao de que a nossa intençao e passar alguma orientaçao sobre as diferenças para o mundo real e nao criticar a falta de realismo dos engines aperte os cintos e desça o scroll 1 derrapar de traseira e o jeito mais rapido [youtube id= fnrhyfqtuui width= 620 height= 349 ] se voce gosta de correr de kart indoor e enorme a chance de voce ter precisado explicar ao seu amigo novato que escorregar de lado pode ser divertido mas so faz o cronometro ficar mais gordo especialmente se este amigo sujou muito as maos com fichas de fliperama nos anos dourados de daytona usa atente aos 35 s do video acima ridge racer e sega super gt se ele era viciado no mario kart de nintendo 64 entao bem ai vai dar ainda mais trabalho [youtube id= 6stmagdx ps width= 620 height= 349 ] em algum momento dos anos 1990 muito provavelmente por influencia tardia do dorifuto e de todos os mangas animes e filmes decorrentes os desenvolvedores de games de corrida passaram a tratar o incontestavelmente divertido sobre esterço como parte essencial da velocidade se nao esta escorregando de lado nao esta indo rapido o suficiente para ir rapido precisa deslizar ha duas maneiras de se explicar o que e uma derrapagem de traseira a mais tecnica tem a ver com o grafico abaixo mas aqui vamos nos ater apenas no conceito basico dele se a traseira esta deslizando significa que os pneus traseiros passaram do limite ideal linha verde e estao escorregando sobre o asfalto linha vermelha note como a aderencia cai quanto mais se força a partir dali mais ou menos como quando voce tenta correr no chao molhado e o seu pe da aquela escorregada quando isso acontece sua velocidade diminui tentar com mais força piora e se voce estiver correndo em curva toma um capote nao tem razao pro principio ser diferente em um carro existe um limite do quanto que um pneu pode gerar de aceleraçao lateral aderencia nas curvas o segredo da velocidade e justamente ficar neste ponto de pico o maximo possivel sem ultrapassa lo quando voce passa da medida e entra rapido demais na curva o pneu escorrega e desliza sobre o asfalto e ele gera menos aderencia do que no limite ideal alem de desgastar existem algumas formas de se perceber este limite falaremos sobre isso no futuro sim nos vamos voltar com os posts de pilotagem isso vale tanto para o eixo da frente quanto para o de tras ainda que as consequencias dinamicas sejam opostas subesterço e sobreesterço derrapada de frente e de traseira respectivamente no caso do kart que tem traçao traseira a coisa fica ainda pior porque escorregando os pneus traseiros girarao em falso e nao conseguirao passar o torque do motor para o asfalto sua velocidade no fim da reta sera menor no kart ou em qualquer carro no asfalto seu amigo vai precisar escolher se divertir derrapando ou baixar os tempos no cronometro os dois juntos so no videogame [youtube id= 3zkcy1sag4 width= 620 height= 349 ] a este ponto talvez voce se pergunte sobre os carros de rali neste caso peço para que voce leia este nosso post tecnico sobre vetorizaçao de torque 2 entro rapido mesmo a derrapagem acerta minha velocidade nas curvas se precisar dou uma freadinha no meio [youtube id= o9fehbokxv8 width= 620 height= 349 ] esta e uma derivaçao do primeiro caso e que aparece em quase todos os games de corrida sejam eles obcecados por derrapagens de traseira ou nao seu maior representante e a serie need for speed mas a saga gran turismo ao menos ate a terceira ou quarta parte da franquia tambem usou e abusou desta distorçao fisica ela deixa o carro mais amigavel de ser pilotado mas e um artificio que sem a menor intençao disso pode mal educar muitos motoristas em situaçoes de emergencia do que estamos falando bem vamos começar falando do mundo real o cerne da questao se chama transferencia diagonal de peso e um saco peludo e e isso que deixa os simuladores serios muito mas muito chatos de serem jogados por cidadaos normais quando voce acelera freia e faz curvas a massa do veiculo e transformada em uma força que e jogada pra la e para ca cuja intensidade total varia de acordo com a propria massa a altura e posiçao do centro de gravidade que funciona como uma alavanca desta força a largura dos eixos bitola e o espaçamento entre eles entre eixos e a capacidade de aderencia maxima dos pneus em determinado piso a geometria dos braços e as cargas de suspensao molas amortecedores barras alteram a velocidade e a forma como estas transferencias ocorrem mas nao alteram o total se voce acelera em linha reta o peso e transferido para tras numa curva constante a esquerda o peso vai para a direita e quando voce freia ou acelera no meio ou mesmo na entrada de uma curva bingo neste momento ocorre um verdadeiro cubo magico de fisica que acrescenta a equaçao n parametros de geometria de suspensao e de direçao e de angulo de deriva dos pneus sim aquele grafico dos pneus que vimos ali em cima o que realmente importa pra conversa deste post e que estas transferencias diagonais afetam dramaticamente a dinamica do carro e quanto maiores e mais bruscas forem as suas açoes nos pedais acelerando ou freando maiores serao as alteraçoes neste jogo transferencias diagonais sao tao brutais que podem fazer um carro tipicamente dianteiro perder a traseira de uma so vez com o simples fato de o piloto repentinamente tirar o pe do gas no meio da curva este fenomeno se chama lift off oversteer em traduçao livre e longa saida de traseira causada pelo alivio do acelerador e pode ser resumido pela foto abaixo o efeito intenso e repentino de freio motor trazido pela tirada de pe joga o peso para frente e para fora fazendo com que a dianteira externa do veiculo funcione como a ponta seca de um compasso e o arco e rabiscado pela traseira espalhando aos doze segundos do video abaixo o motorista alivia repentinamente o pe do acelerador no meio de uma curva de alta para provocar a traseira de seu clio o efeito e tao dramatico que ele perde completamente a rabeada e vai parar no meio da grama [youtube id= hruz0mcuoyy width= 620 height= 349 ] em simuladores este efeito e bem reproduzido mas a falta da força g e limitaçoes de imersao inerentes ao fato do simulador ser representaçao causam problemas para a maioria das pessoas caras normais se irritam com simuladores serios porque rodam a todo instante e quase sempre estas perdas de controle sao causadas por transferencias diagonais de peso a soluçao para games e simuladores mais comerciais botar uma ajudinha magica uma especie de amortecedor na fisica que retarda e limita o maximo destas transferencias diagonais desta forma voce pode soltar o acelerador no meio da curva e ate frear no meio daquela variante de alta que nada vai acontecer a jogabilidade fica muito mais relaxada e amigavel voce nao arremessa seu controle contra a televisao e todo mundo fica feliz ao menos no virtual [youtube id= xuce4kqvpca width= 620 height= 349 ] o problema e que da mesma forma que games e simuladores de corrida podem servir para educar mentalmente um aspirante a piloto a lidar com determinadas situaçoes distorçoes fisicas como essa da transferencia diagonal de peso causam vicios dificeis de curar o titulo deste subtopico praticamente resume a tocada de novatos em track days e cursos de pilotagem e os controles eletronicos de estabilidade se por um lado salvam vidas e sao indispensaveis tambem mascaram maus motoristas que em uma situaçao de emergencia a bordo de um veiculo desprovido deste recurso acabam cometendo erros que podem trazer consequencias graves [youtube id= ylhjh9vwaia width= 620 height= 349 ] por tudo isso de uma olhadinha na forma como voce esta guiando nestes jogos e tente reconhecer o padrao voce pode estar condicionando seu cerebro a uma pratica bem ruim 3 da pra reduzir marchas como cavalo o corte de giro segura o motor a franquia gran turismo de playstation usa o pomposo slogan the real driving simulator mas ate hoje permite uma das maiores aberraçoes tipicas de games de corrida reduçoes de marcha astronomicamente forçadas o piloto virtual esta a 250 km/h na reta la no fim existe uma curva de 2ª marcha a esquerda o que o caboclo faz estanca no freio e aperta o botao para reduzir marchas quatro vezes em meio segundo sem pensar sem intervalos o motor fica travado no corte de giro rotaçao maxima o carro freia melhor do que se ele tivesse feito as reduçoes progressivamente e la vai ele todo pimposo no mundo real a fisica e impiedosa cada marcha tem uma velocidade maxima veja tabela acima de um corvette zr1 que e determinada pelas relaçoes de transmissao marcha e diferencial e diametro dos pneus mas acima de tudo isso limitada pela rotaçao maxima que o motor consegue atingir o corte de giro do motor seja de igniçao ou de injeçao so funciona quando e o proprio motor que esta determinando essa conta ou seja quando voce esta acelerando e o giro esta subindo se voce fizer uma troca descendente reduçao que force o cambio a uma velocidade maior que a maxima daquela marcha nao tem corte de giro que salve ou que sequer funcione porque neste cenario e a rotaçao dos pneus velocidade do veiculo que se torna o agente determinante da equaçao ela vai forçar a transmissao e o motor a um overrun passivo que conduzirao a dois cenarios potencialmente catastroficos ou o seu motor vai ser levado a sair de giro e explodir ou a transmissao ira bloquear os pneus num carro de traçao traseira e quase certo de que voce ira rodar podendo ainda estragar a transmissao e mesmo o motor [youtube id= kd85rnudfx0 width= 620 height= 349 ] no video acima aos 53 s o piloto vai tentar engatar a 4ª mas bota a 2ª por engano o efeito e o mesmo deste topico o motor que tem rotaçao maxima na casa dos 8 000 rpm foi forçado a girar a quase 12 mil rpm pelo erro a consequencia pode ser ouvida da boca do dono do carro aos 1 06 por isso nao se esqueça cada marcha tem uma velocidade maxima freie e chame as reduçoes de acordo com o escalonamento destas marchas buscando explorar o efeito do freio motor sem contar com um corte de giro inexistente 4 volta de aquecimento pra que cooldown que raios e isso no mundo dos games deu sinal verde acelera tudo pilota no limite para ficar em primeiro no grid ou para vencer no mundo dos simuladores de ate ha pouco tempo era preciso tomar cuidado somente com a temperatura dos pneus frios eles geram muito menos aderencia e sao traiçoeiros faça a primeira volta com calma depois desça a lenha no mundo real a temperatura e o segredo do sucesso e a causa de quase todos os desastres o motor precisa aquecer ate a temperatura ideal sem sobrecarga ou voce pode encurtar a vida util de bronzinas e aneis sem falar na transmissao ate este ponto o carro estara quadrado de ser pilotado com funcionamento aspero os lubrificantes tambem precisam chegar a temperatura ideal para proteger os componentes metalicos da melhor forma e perder viscosidade suficiente para nao sobrecarregar o sistema em casos extremos de carros preparados o filtro de oleo pode ate explodir pastilhas de competiçao geladas freiam tanto quanto um jogo de sabonetes phebo alicatando os discos no fim da reta os slicks de competiçao mais sensiveis podem ser arruinados se nao tiverem um break in adequado e progressivo depois que a fase de aquecimento passa e a lenha pode ser descida na pista outros cuidados com a temperatura surgem o arrefecimento do motor pode ficar na temperatura ideal mas conforme o motor trabalha incessantemente na pista a temperatura do oleo vai subindo de forma independente da do radiador do bloco o oleo pode perder viscosidade e propriedades lubrificantes pneus freios e amortecedores podem sobreaquecer cambio e diferencial tambem o mais tipico indicio de falta de cooldown apos uso intenso na hora de voltar aos boxes ou de terminar o touge o cooldown resfriamento e a parte mais importante para nao arruinar o carro voce precisa conduzir o carro em rotaçoes baixas sem forçar pneus usando o minimo possivel dos freios pra baixar a temperatura do conjunto ao maximo possivel isso porque uma vez parado nos boxes nao existe mais o vento relativo do deslocamento do veiculo para arrancar calor dos radiadores e outros componentes a temperatura principalmente dos freios e do motor vai para a casa do chapeu podendo facilmente passar do maximo toleravel dos componentes por isso cuidado para nao ser o famoso cupim de ferro saiba pilotar mas saiba cuidar do equipamento que voce usa um carro e uma maquina industrial nao um smartphone nos teremos mais uma parte desta serie temos guardados os proximos topicos a serem abordados mas estamos sempre abertos para as sugestoes de voces espero que a leitura tenha sido util
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