outro dia apareceu no feed do meu instagram uma foto de um nissan maxima novo a foto era na verdade da placa do carro um daqueles jogos de letras possiveis nos eua e tao adorados por americanos com algum senso de humor a placa dizia losr clb um acronimo para loser’s club algo como clube dos fracassados o autor do post fez um comentario engraçado concordando e milhares de risadas e likes transbordaram da pequena publicaçao humor autodepreciativo e muito legal pois denota que a pessoa nao se leva tao a serio e tem uma visao mais tranquila e menos estressada da vida logico que achei engraçado aquilo mas nao foi isso que realmente me chamou a atençao o que realmente chama a atençao e o simples fato de que o dono de um seda grande japones praticamente zero quilometro equipado com um sofisticado v6 dohc em aluminio de 3 5 litros e 300 cv cambio automatico e toda a amenidade moderna que se possa imaginar se considera uma pessoa fracassada na vida e todo mundo concorda com ele o primeiro mundo definitivamente e um lugar muito diferente daqui sim nao estou contando nenhuma novidade aqui mas ver esta foto para mim foi como um tapa na orelha de um amigo que chegou furtivamente sem eu perceber numa so tacada me fez acordar nao so sobre o abismo que nos separa mas tambem pela profundidade e largura praticamente intransponiveis deste abismo aqui no brasil o maxima nem e oferecido pela nissan; o maior e mais caro seda da marca e o sentra dois degraus de preço abaixo nos eua tradicionalmente os tres carros mais vendidos sao tres picapes grandes ford ram antes dodge e chevrolet/gmc em 2019 um ano inteiro sem pandemia bom para comparaçao as tres marcas venderam nada menos que 2 105 820 picapes grandes grandes mesmo uma categoria de tamanho acima de nossas s10/ranger/amarok e normalmente equipadas com motores de mais de 400 hp a media de preço pago pelos consumidores para estas picapes nos eua assusta u$50 978 ou o equivalente a r$ 285 000 ao dolar de hoje aqui no brasil o veiculo de uso pessoal mais vendido e bem diferente nao e nem um automovel na verdade e a honda cg160 com 307 973 unidades vendidas em 2019 em segundo lugar vem o primeiro automovel o chevrolet onix com 241 214 unidades no mesmo periodo em terceiro e quarto estao mais duas honda a biz e a nx160 bros o mercado de motocicletas nos eua em comparaçao nao podia ser mais diferente e minusculo com um total de pouco mais de 300 000 motos vendidas em 2019 e focado em brinquedos caros e grandes para saudosistas como harley davidson e triumph bonneville um publico que envelhece e reduz o mercado a cada ano eu podia ficar aqui por horas discorrendo por estas incriveis diferenças mas acho que voces ja entenderam o meu ponto o outro primeiro mundo a europa e por sua vez totalmente diferente dos eua mas tambem esta a milhares de quilometros da nossa triste realidade hoje o continente e um centro de uma histeria anti automovel simplesmente inacreditavel e bizarra mas continua na realidade a consumir automoveis literalmente aos milhoes 2019 foi o quinto ano consecutivo de crescimento da europa e o maior resultado desde 2007 quando o mercado ultrapassou a marca de 16 000 000 de unidades no total 15 757 412 carros novos foram registrados o golf continua o carro mais vendido fruto mais da falta de espaço cronica do continente do que falta de grana do consumidor para comprar algo maior apesar de toda histeria 38% do mercado europeu agora e dos suv e os eletricos mesmo com pesados incentivos atingiu 8% das vendas motocicletas seguem o padrao de irrelevancia como transporte pessoal dos eua pouco mais de um milhao delas encontraram compradores em 2019 e a maioria como brinquedo a mais vendida na inglaterra foi a royal enfield 650 e na frança a kawasaki z650 problemas de primeiro mundo exportados sim somos extremamente pobres e subdesenvolvidos se comparados ao primeiro mundo nao e necessario revolta aqui; e sempre ruim olhar para quem esta melhor que a gente quando nao se pode fazer nada a respeito prefiro notar que para um venezuelano estamos muito bem e reclamando literalmente de barriga cheia para um habitante do niger pais centro africano que segundo a onu e o mais pobre do mundo estamos melhor ainda mas as diferenças existentes entre o primeiro mundo e o brasil sao mencionadas aqui nao para fazer a gente se sentir bem ou mal a intençao e usar elas para notar que os problemas de segurança veicular e de mortes no transito aqui sao tambem por isso totalmente diferentes os ditos especialistas no assunto aqui no brasil parecem nao parar para pensar nisso; cospem procedimentos e estatisticas europeias e americanas feito metralhadores de bobagens numa populaçao que nao entende muito do assunto todo mundo imagina que o que e bom para a europa deve ser bom para o brasil e pronto mas claro que a realidade e bem mais complicada nosso problema principal se quisermos deixar realmente a populaçao mais segura devia ser tirar a populaçao das motocicletas e coloca los em automoveis tenho notado agora durante a pandemia quando andar de onibus virou risco de morte nao por acidente mas pela doença aumentou a procura por motocicletas como transporte pessoal entre gente que antes andava de onibus e e claro as entregas por motocicleta so podem ter aumentado nesse periodo de isolamento aumentando seu uso tambem nao preciso de estatistica nenhuma aqui pelo menos aqui em minha cidade do interior as motocicletas viraram uma verdadeira praga biblica e parar num sinal de transito para ver 10 15 20 delas se acumularem naquele lugar especifico para elas la na frente coisa que nunca acontecia antes por aqui duas delas acertaram meu para choque traseiro nas ultimas semanas; ambas as vezes o motorista era novato indo ao trabalho por sorte nao se machucaram em nada vejo aqui uma tendencia que nao vai ajudar em nada as estatisticas de segurança veicular futuras e numeros piores no brasil nao serao analisados vao apenas pedir mais radares limites de velocidades mais baixos monitoramento fazer a mesma coisa duas vezes esperando resultados diferentes nao e sinal de loucura nao precisa ser nenhum genio para entender que num pais onde o veiculo de uso pessoal mais vendido e uma motocicleta pequena a forma mais facil de reduzir significativamente as mortes no transito e tirar esse povo de duas rodas e colocar dentro de um automovel qualquer automovel mas tambem nao e necessario ser albert einstein para saber por que tanta gente anda nesses veiculos inferiores em conforto e segurança apesar de sim serem divertidissimos porque nao tem dinheiro para comprar um carro o que nosso pais precisa para melhorar nossas estatisticas nao e mais radares sao carros mais baratos que por exemplo custem a metade do que custam hoje por isso que nao pude deixar de sentir uma certa revolta quando em 2016 vi uma palestra transmitida pela latinncap em conjunto com a globalncap o eufemismo para resto do mundo ncap e realizada nos eua a palestra era o inicio de uma campanha no zero star cars a ideia era obviamente influenciar a gm abaixo deste slogan estava outro we speak up for safety nos lutamos pela segurança uma obvia mençao ao quase identico slogan e os procedimentos criados pela ceo da gm mary barra para incentivar seus funcionarios a denunciarem falhas de segurança acobertadas por alguem depois do famoso fiasco do recall das chaves de igniçao o que ocorria era o seguinte a gm do brasil sempre tinha ignorado completamente o latinncap ate ali era campea de carros zero estrela inclusive com varios premiados a gm nao e nenhuma santa claro mas nesse caso apenas seguia praticas empresariais simples atendia as normas governamentais e as suas normas internas minimas de segurança e como o latinncap era uma entidade independente de testes apenas esperava alguma reduçao de vendas ou retaliaçao do publico para justificar atender os requisitos desta entidade mas isso nunca aconteceu o publico ignorava solenemente as zero estrelas um exemplo incrivel quando o segundo teste do onix foi publicado em maio de 2017 onde ele zerou estrelas antes era 3 estrelas; apenas o protocolo de teste mudou nao o carro um mes depois batia o seu recorde historico de vendas mensal lider de mercado e vendendo praticamente o dobro do segundo colocado obviamente existia uma vantagem competitiva em ignorar o latinncap essa campanha do latinncap entao era a jogada francamente genial estrategicamente falando de reverter isso cutucava a matriz e nao a filial chamava o blefe da ceo voce nao se preocupa com segurança vidas sul americanas valem menos que as americanas entao a entidade foi fundo com o dedo na ferida desenterrou ralph nader o mais antigo e ferrenho nemesis da gm responsavel pelos processos do corvair nos anos 1960 e pai do movimento de direitos do consumidor para quem nao lembra eu refresco a memoria a gm foi absolvida de todas as acusaçoes de nader a respeito do corvair em tribunal mas quando isso aconteceu era tarde ele ja vencera a guerra de publicidade e assim que ele joga; a verdade que se lasque se preciso for ver nader de novo usando a opiniao publica como maquiavelica peça estrategica para conseguir um objetivo pessoal foi dificil para mim confesso nao consegui ver tudo me fez mal principalmente porque a gm desta vez cede provando que morre de medo dele em um par de anos o onix era 3 estrelas novamente e o novo atual cinco voce pode achar uma vitoria mas as aparencias de novo enganam o onix nao subiu de preço imediatamente e ficou mais seguro sim mas o custo e complexidade e peso maior existem independente do preço de venda o onix nao subiu de preço imediatamente mas tenha certeza de uma coisa a barra subiu em complexidade e custo carros nao estao ficando mais baratos e todo mundo segue o lider da ultima vez que chequei tambem ninguem esta dando cg160 usada de entrada em onix veiculos mais seguros fazem diferença na europa e nos eua mas aqui o buraco e bem mais embaixo nem mencionei aqui um monte de outros problemas so nossos caminhoes de 40 anos andando a 20 km/h em estrada impunes pessima educaçao de transito frota velha e sem manutençao estradas ruins e poucas fiscalizaçao pifia a nao ser por orwelianas cameras que servem apenas para arrecadar temos problemas bem nossos mas como se nao bastassem agora temos que nos preocupar tambem com problemas de primeiro mundo o carro realmente barato como chegar la claro que existe uma maneira muito facil de se conseguir carros pela metade do preço de hoje independentemente dos fabricantes basta que o governo renuncie a todos os impostos incidentes sobre eles por exemplo mas o governo renunciar dinheiro e coisa praticamente impossivel bem como uma campanha de incentivo a industria automobilistica parece dificil hoje mas certamente faria um bem danado em varias frentes do desenvolvimento economico do pais a segurança ainda mais se incentivasse a troca por motocicletas com um bonus extra como fazem la fora com eletricos mas num mundo onde as pessoas parecem acreditar que desenvolvimento e possivel sem produçao industrial incentivos assim parecem impossiveis fazer carros realmente simples e populares deixando o governo de lado e uma outra maneira mas a maioria das vezes falha por um exagero na simplicidade em um mundo hoje desacostumado a ela vejam o caso do tata nano o carro popular indiano foi um fracasso mesmo custando baratissimo e vendido em mercado subdesenvolvido apesar de ser um projeto sensacional do ponto de vista de engenharia a parte de marketing a criaçao dos objetivos tecnicos do carro aqui e a culpada era exageradamente ovoide pobre lerdo o objetivo deve ser simplicidade e baixo preço sim mas nao e bom fazer o comprador se sentir exageradamente pobre cidadao de segunda classe um bom exemplo aqui de carro simples de sucesso e o mini original apesar de extremamente simples tinha um desempenho inspirador e uma cara de carro em miniatura virou um veiculo praticamente sem classe definida com desempenho de carro grande mas preço baixo praticamente todo mundo acabou tendo um na inglaterra do faxineiro de abbey road ate os astros de rock que gravavam ali os engenheiros adoram este tipo de coisa e estao sempre tentando repetir este tipo de sucesso popular a chrysler em 1994 comprou um citroen 2cv e o desmontou para inspirar um projeto criado por bob lutz e françois castaing um suiço e um frances de um moderno e baratissimo carro para paises em desenvolvimento o resultado e uma maravilha de engenharia chamado de ccv o carro era um 2cv modernizado totalmente atual mas inspirado claramente no passado como o 2cv tinha um chassi separado simples traçao dianteira e um bicilindrico refrigerado a ar la na frente no ccv era um briggs&stratton em v a 90° com 800 cm3 e 25 cv era literalmente uma copia moderna do 2cv mas com suas inovaçoes a carroceria era injetada em termoplastico pet de garrafas recicladas injetada na cor final sem necessidade de pintura so isso reduzia o custo e o investimento significativamente nao tinha nada assistido nem freios claro o teto era de lona como no 2cv e os vidros nem manivelas tinham subiam por um botao em um rasgo e girando o botao roscado ficava fixo numa posiçao lembrem se na epoca do 2cv uma manivela para subir vidros com seus cabos e mecanismos eram um custo inaceitavel a carroceria de plastico do ccv em 4 peças grandes coladas pesava apenas 95 kg o carro todo 544 kg vejam bem eu adoro a simplicidade deste carro e do 2cv e a engenharia e inovaçoes aplicadas no ccv deixam o engenheiro dentro de mim feliz com a humanidade mas ainda bem que nunca foi lançado tenho certeza de que seria um fracasso nao e nem uma questao de ser simples demais apesar de isso nao ajudar e o desempenho o carro era lerdo como 2cv letargico como tata nano nao passava de 113 km/h particularmente lido bem com carros lerdos assim e so tratar o acelerador como um botao liga desliga mas sei que o consumidor moderno nao aceita carros assim nao o popular moderno tem que ter um minimo de desempenho e de conforto mas isso nao quer dizer gente que tenhamos que seguir os paises desenvolvidos estruturas prontas para impactos a mais de 100 km/h airbags abs asc cameras de re freios eletricos motores turbo sofisticados com variador de fase em comandos duplos no cabeçote rodas e pneus enormes ninguem quer um novo 2cv mas se voltassem a produzir o antigo uno mille comprava um amanha e possivel um minimo de desempenho conforto e espaço num carro simples nao precisa ter porta malas de acesso so pelo habitaculo para economizar uma tampa traseira como era o tata nano existe um espaço sim para um carro brasileiro popular bonito e de bom desempenho mas muito mais simples que o que se ve hoje por aqui o celta por exemplo apesar de repudiado por muitos nasceu assim e teve bastante sucesso com alguma pequena ajuda estatal o mesmo estado que nao poupa em contratos com radares para torna los ainda mais baratos fariam uma diferença real na segurança veicular brasileira menos motos menos carros velhos e mal cuidados pelo menos mas nada disso acontecera aqui sem incentivo de nossos representantes no governo e nao precisaria nem renunciar todo o imposto so um pouco mas principalmente permitir carros mais simples sem airbags e abs por exemplo criar uma categoria para isso o velho argumento contra de que so rico vai ficar seguro e maldoso e idiota pobre esta muito pior hoje do que estaria em quatro rodas e nao e para tirar todas as normas e para nao fazer todos nossos carros virarem ford f150 raptor seguro mas ninguem consegue comprar como pais temos que começar a pensar por nos mesmos e definir nossos proprios objetivos nao somos americanos nem nunca seremos entao sinceramente o melhor e parar de olhar para la o que precisamos e ser brasileiros melhores e antes que me esqueça f*** you ralph nader
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