A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Técnica

Como funciona o freio ABS, o controle de tração e o controle de estabilidade?

Antigamente se você quisesse parar seu carro de metal duro, carburado e sem eletrônica em piso molhado era preciso ter muita intimidade com o pedal de freio. Na época se você quisesse saltar na frente do cara ao lado no semáforo com seu vêoitão, era preciso ter a manha do acelerador. Esmagar o pedal só seria possível se você tivesse um diferencial blocante. E por último, se você precisasse desviar de algum maluco no meio da rodovia, era preciso ter braço para domar o possante. Não era fácil como domar um Mustang Boss em Forza Motorsport. Hoje temos sistemas anti-travamento para os freios, controle de tração para as arrancadas e controle de estabilidade para manter o carro firme em qualquer situação. Esses sistemas revolucionaram a indústria automotiva, tornando os veículos mais seguros e, em alguns casos, mais competentes na pista. Mas você já se perguntou como eles funcionam?   Sistema de freios anti-travamento (ABS) Imagine que você está tentando arrastar uma caixa

Matérias relacionadas

Como funcionam as transmissões tipo “dog box”?

Leonardo Contesini

Os outros segredos do desempenho absurdo da Mercedes nesta temporada de F1

Leonardo Contesini

O que acontece quando você dirige um carro sem óleo do motor?

Dalmo Hernandes