que epoca maravilhosa para ser um fabricante de automoveis era aquela no começo de tudo hoje a industria se apequena por vontade propria abaixando a cabeça para uma opiniao publica mal informada e ranheta um publico cada vez mais desiludido pela interferencia estatal dos radares e a superpopulaçao das cidades grandes e uma futura legislaçao que parece estar determinada a banir tudo de bom do automovel mas o mundo sabemos nao foi sempre assim o automovel sempre teve detratores ferrenhos desde o começo claro em 1903 fazendeiros do michigan cavaram valas em estradas para parar aquelas maquinas considerando aquilo certamente algo do demonio obra do pe preto em pessoa mas eram vozes abafadas por uma realidade inexoravel o automovel era o futuro de 1900 a 1910 o automovel mudou o mundo para melhor de uma forma decisiva e inegavel sua industria era fervilhante ativa criativa criada sem planejamento estatal sem nenhuma regulamentaçao para segura la espontaneamente aparecida de uma inovaçao tecnologica impar o automovel era o arauto de uma liberdade que nunca existira ate ali de repente podia se viajar a lugares 100 200 km adiante sem preparo algum aboletados naquelas maquinas fantasticas os homens da virada do seculo experimentavam sensaçoes incriveis inacreditaveis velocidade segurança completo controle sobre a maquina e quando tomou as ruas das cidades grandes foi uma revoluçao ate ali cidades como nova iorque tinhas suas ruas inundadas todo santo dia por milhares de toneladas de bosta de cavalo quando chovia aquilo virava uma lama verde fetida que emplastrava o chao quando secava virava uma poeira que invadia tudo ratos e moscas superavam a populaçao humana o automovel e sua fumacinha discreta foi uma bençao [caption id= attachment_250884 align= aligncenter width= 600 ] uma rua em nova iorque 1893 sim e esterco [/caption] mesmo com todos os problemas e dificuldades dos primeiros e arcaicos carros eram muito mais faceis de lidar e incrivelmente mais uteis que os cavalos bastava um passeio neles para tornar um convertido ate o mais incredulo fazendeiro dias antes cavando uma vala na estrada movido por puro medo henry ford foi muitas coisas na vida nem todas elas boas mas uma coisa ele nao tinha medo um pouco de medo nao faz mal e um instinto util ate para nossa autopreservaçao mas e uma das mais perigosas emoçoes que existem porque se uma pessoa se deixar levar por ele se nao colocar um freio rapidamente cai num fundo poço de completa inaçao onde tudo tera consequencias mortais e terriveis e medo como sabemos se espalhado indiscriminadamente causa histeria loucura coletiva gritos desesperados de que o mundo vai acabar medo bem manipulado a historia ensina fez as maiores atrocidades que conhecemos [caption id= attachment_250885 align= aligncenter width= 736 ] henry ford 1919[/caption] ford abandonou uma vida segura em sua fazenda em deaborn para detroit e assim estar proximo das novidades tecnicas da cidade alugou com sua esposa e filho recem nascidos uma casa na cidade onde tinha certeza que conseguiria adaptar o novo motor ciclo otto a um carro no porao depois de um dia de trabalho na edison ilumination company ford criava sua traquitana na vespera do natal de 1893 sua mulher clara despejava cuidadosamente gotas de gasolina na admissao de seu motor monocilindrico caseiro feito a partir de um tubo metalico e peças de um velho torno sem uso como nao existia carburador clara fez a funçao enquanto henry operava a maquina com muito barulho e cacofonia explode em movimento e funciona por um tempo enchendo o porao de fumaça os gritos de alegria de ambos acordaram o bebe edsel ford acabando com a alegria momentaneamente vinte anos depois em 1913 aquela pequena familia seria dona do maior fabricante de automoveis do mundo com uma fortuna e influencia impossivel de ser repetida a poeira e a gloria henry ford era um homem simples toda sua fortuna e sucesso nao mudaram em nada o fato de que era um homem sem estudos simples puritano nascido criado e educado numa fazenda no meio do mato quando liga seu motor pela primeira vez no porao em detroit tinha 30 anos idade na qual seus contemporaneos estavam ja estabelecidos na vida seu pai nao se conformava que o filho abandonara a sua terra herdada em dearborn para perseguir brinquedos mecanicos irrelevantes [caption id= attachment_250890 align= aligncenter width= 700 ] um ja idoso henry ford e seu primeiro carro o quadriciclo de 1896[/caption] ha evidencias tanto de genialidade quanto de falta de conhecimento basico na historia de henry ford as vezes realizava feitos obviamente altruistas mas tambem era conhecido por atos de incrivel tirania e racismo um homem complexo cuja simplicidade de pensamento e entendimento do mundo estava em conflito com sua posiçao fortuna e influencia mas ford desde cedo era extremamente determinado quebra a parede lateral do porao com uma marreta para tirar seu primeiro quadriciclo dali em 1896 mostrando o carro para investidores em potencial consegue financiamento para sua primeira empresa a detroit automobile co mas nem henry nem seus investidores tinham noçao ali das dificuldades em montar algo tao complexo em serie em um par de anos a empresa acaba com zero carros vendidos alguns dos investidores ainda acreditam em ford porem e abrem outra empresa a henry ford motor co para seu desespero henry nao cria entao algo para ser vendido e sim um carro de corrida ford sabia que a unica maneira de chamar atençao para si era provando que era mais veloz e duravel que os outros e queria uma coisa acima de tudo ganhar de alexander winton [caption id= attachment_250887 align= aligncenter width= 1000 ] henry ford de volta a seu carro de corrida de 1903 nos anos 1930 sim o mecanico ia no estribo [/caption] winton era o produtor de automoveis de maior sucesso na america e mais que isso era um heroi popular em competiçoes e o detentor da maioria dos recordes de velocidade em circuito fechado ford passa seis meses trancado em seu galpao gastando dinheiro da empresa vivendo de suas economias nao havia salario numa empresa deficitaria para terminar seu carro de corrida um esbelto e leve quadriciclo com um motor gigante um bicilindrico contraposto de 8 9 litros e 26 cv a estratosfericos 900 rpm este monstro que pode ser visitado ainda hoje no museu henry ford em detroit venceu winton henry ford ao volante numa epica corrida no circuito de grosse pointe michigan em 10 de outubro de 1901 em frente a uma plateia gigante e da imprensa internacional o heroi local do michigan vencia o estabelecido campeao clara ford escreve para a irma henry esta se cobrindo de poeira e gloria eu queria que voce pudesse estar aqui e ouvir o urro da plateia quando ele passou winton o publico ficou louco mas os investidores liderados por william murphy estavam impacientes cansado de seu inventor excentrico gastando dinheiro irresponsavelmente murphy tem uma ideia que nao podia dar certo contrata um chefe para henry ford entra em cena henry leland dono da leland & faulconer uma oficina de usinagem famosa em detroit leland aprendera seu oficio na lendaria springfield armory produtora das armas de fogo de samuel colt e era famoso pela precisao e durabilidade de suas peças usinadas em visita a fabrica de ford pinta um quadro aterrador de fracasso iminente para murphy e acaba sendo contratado como supervisor geral da henry ford company ford e claro nao dura muito ali saindo em pouco tempo o nome da empresa muda e henry leland se torna famoso por empregar metodos de intercambialidade de peças em produçao seriada que aprendera fabricando armas o novo nome da empresa cadillac motor co ford motor company a ford motor company portanto e a terceira empresa fundada por henry para produzir automoveis ford entao com 40 anos e um veterano na nascente industria faz tudo certo desta vez com ajuda de alexander malcomson rico comerciante de carvao e seu socio james couzens conseguem trazer para a sociedade um grande fornecedor de autopeças de detroit o que ajudaria sobremaneira a produçao da empresa o fornecedor era a dodge brothers co john e horace dodge hoje sabemos se tornariam ricos o suficiente com ford para em 1913 criar sua propria fabrica de automoveis [caption id= attachment_250891 align= aligncenter width= 658 ] ford model n 1906[/caption] em sua nova fabrica na avenida piquette em detroit ford se consolida do modelo a em 1903 ate o s em 1908 ford aprende a produzir e vender carros aprende com seus funcionarios como diminuir o custo ao aumentar eficiencia de produçao e ao que parece vive os dias mais felizes de sua vida a fabrica pequena e como uma familia o jovem edsel passava suas tardes aprendendo o oficio com o pai e a estabilidade financeira que ate ali nunca conseguira rapidamente progride para uma fortuna consideravel e era so o começo de seu sucesso ford todos sabemos em breve tornaria a industria do automovel algo exponencialmente maior do que era o lançamento do modelo t em 1908 era parte de seu novo plano de racionalizaçao da produçao que evoluiria para a primeira industria de massa em sua nova planta em highland park a evoluçao de seus metodos de controle e racionalizaçao de produçao atingem um marco em 1913 começa a linha de montagem e um salto revolucionario de 35 mil veiculos produzidos em 1911 salta se para 750mil em 1917 e o crescimento nao para ai [caption id= attachment_250892 align= aligncenter width= 600 ] linha de montagem ford cria a produçao seriada em massa [/caption] ford nunca demonstrou interesse muito grande por dinheiro a nao ser que fosse para avançar sua empresa tudo que entrava em caixa era reinvestido na fabrica e ao inves de contabilizar como lucro extra todo ganho em eficiencia reduzia o preço do carro aumentando ainda mais as vendas dos 800 dolares em 1908 o modelo t chegaria a ser vendido por apenas 290 em 1926 em 1913 os acionistas liderados pelos irmaos dodge processam ford por falta de distribuiçao de dividendos e ganham ford usando algumas manobras astutas compra as açoes deles todos e se torna ditador absoluto de sua empresa ford tornou o automovel parte da vida de todos nos e nao de apenas alguns milionarios nos anos 1920 mais da metade dos carros no mundo eram ford modelo t e nos eua vendia duas vezes mais que todo o resto da concorrencia junta ford democratizou esta maquina maravilhosa e mudou o mundo muito ja foi dito de sua vida publica seu anti semitismo ferrenho e publico seu pacifismo ingenuo sua senilidade e personalidade despotica na velhice o fato de que era um dos homens mais ricos do mundo mas ainda era simplorio e quase caipira o seu dia de 5 dolares de 1914 tambem mudou o mundo novamente mais que dobrando o valor do salario do trabalhador braçal de entao e criando no processo uma classe media que obviamente comprava fords o dia de 5 dolares e emblematico da contradiçao viva que era henry ford apesar de ser algo claramente bom vinha com varias exigencias esquisitas de cunho puritano vindas direto do chefe nao beber nao fumar fazer economia para o futuro um exercito de capangas da empresa liderados por harry bennet e seu serviço social cuidava para que os funcionarios de ford vivessem como ford queria nao era a toa que adolf hitler era grande fa de henry [caption id= attachment_250893 align= aligncenter width= 600 ] modelo t 1908 o carro definitivo [/caption] existem milhares de teorias sobre os motivos que levaram ford a dobrar o salario de seus funcionarios mudando a economia dos estados unidos e a vida do americano medio para sempre embora todas elas façam sentido gosto de acreditar no proprio henry que dizia que nao gostava de ser vilao em sua propria fabrica e que se voce pagar bem uma pessoa esta pessoa vai te respeitar e tratar bem ao contrario de teorias economico sociais mirabolantes um pensamento desse tipo e bem a cara do simplorio e rustico fazendeiro do michigan que sempre residiu no amago de henry ford os carros que henry ford criou mas este e um site sobre automoveis e o mais importante aqui sao os carros que henry criou sim porque diferente de outras facetas da vida publica desta figura importantissima da historia aqui nao ha contradiçao ou duvida henry ford era um genio todo o resto da historia deriva do fato de que o modelo t de 1908 o a de 1928 e o v8 de 1932 eram carros fantasticos a seu tempo quando se trancou com alguns funcionarios de confiança em uma sala na fabrica de piquette para criar o modelo t ford sabia exatamente o que queria queria um carro universal que servisse tanto para a lida da fazenda quanto para levar a familia na cidade no fim de semana um carro simples e barato mas de funcionamento e performance comparavel a carros mais caros e exclusivos e um carro que fosse facil de ser produzido para que a repetiçao o tornasse infalivel [caption id= attachment_250894 align= aligncenter width= 999 ] um seda formal do modelo t ao redor de 1919[/caption] usando novos materiais principalmente o aço vanadio ford conseguiu um carro leve e extremamente duravel o motor um quatro em linha de valvulas laterais 2 9 litros e 20cv era cheio de novidades interessantes bloco fundido em uma so peça e cabeçote destacavel eram algumas delas a transmissao planetaria de duas marchas era facilima de operar simples mas robusto e de excelente desempenho era um carro que venderia bem mesmo se fosse caro seu preço baixo o fez dominar o mundo ao lançamento o t era um carro praticamente sem classe; todo mundo queria um isso porque seu desempenho era decente mas o que impressionava mesmo era a facilidade de operaçao e sua confiabilidade nao era normal algo funcionar tao bem todo santo dia a prontidao do t o fato de que sempre ligava e levava voce aonde desejava e que o fez especial some isso a um preço em queda todo ano e se tem um sucesso absoluto [caption id= attachment_250895 align= aligncenter width= 999 ] o t podia ser tudo de um furgao de entregas ate como aqui uma formal limousine town car [/caption] mas quando os anos 1920 começaram o carro ja mostrava sinais de velhice a general motors mostrava o caminho do futuro obsolescencia programada ano modelo mais opçoes mais desempenho a todo tempo novos e bonitos carros aparecendo mas henry puritano e ascetico continuava achando seu t perfeito e nao entendia porque alguem poderia querer outro carro invariavelmente mais caro e cheio de frescura e as vendas validando seu sentimento equivocado continuavam na casa dos milhoes edsel ford seu filho e herdeiro implorava ao pai um novo carro edsel era um pobre menino rico seu pai tentava de todo modo endurecer o gentil sofisticado e culto filho tratando o como lixo na fabrica humilhando o publicamente repetidas vezes esperava uma reaçao violenta que nunca veio; edsel colocava o velho num pedestal e apenas engolia tudo com resignaçao henry teve que ver seu unico filho morrer de cancer no estomago aos 49 anos um triste e sofrido milionario em 1943 mas em 1926 henry tem que ceder as vendas do modelo t caem vertiginosamente ao rumo do zero todo mundo acreditava que era o fim a ford nao tinha um time de engenharia de produto o velho henry parecia aos 63 anos ultrapassado uma reliquia nao existiam planos de novos modelos e o unico produto da empresa tinha quase 20 anos de idade e nao vendia mais [caption id= attachment_250897 align= aligncenter width= 999 ] um ford modelo a 1928 no patio do shopping que foi antes a fabrica da marca no ipiranga sp[/caption] ninguem esperava que henry entao em poucos meses tirasse da cartola outro carro destinado a ser mais uma vez um sucesso estrondoso o ford modelo a henry de novo se trancou com seus assessores mais proximos em uma sala e so saiu de la com um a salvaçao da ford suas fabricas estavam tao preparadas para a produçao de um so carro que um ano parado foi necessario para reverter tudo para o a ford mostrou que ainda sabia fazer carros henry odiava os novos motores da concorrencia de seis e oito cilindros em linha entao permaneceu com quatro o novo motor de 3 3 litros era totalmente competitivo porem com 40cv o dobro do t e uma transmissao convencional de tres marchas era um carro veloz e interessante era tambem lindo a ford nao tinha departamento de estilo como a gm mas tinha edsel que com apurado senso estetico garantiu que o novo carro fosse mais bonito que a concorrencia o a foi o carro de maior sucesso da historia em seu lançamento marco so superado em 1965 com o mustang cerca de dois milhoes de carros foram vendidos no primeiro ano e literalmente disputados a tapa nas lojas em seus primeiros dias de venda o velho ford nao perdera a mao [caption id= attachment_250898 align= aligncenter width= 999 ] ainda hoje e capaz de acompanhar o transito da cidade de sp grande carro [/caption] interessante notar como henry criou seus carros sem pesquisa de mercado sem pensar no que o cliente quer sem pensar em custo de projeto ou venda henry acreditava piamente que quem sabia o que o povo precisava era ele e nenhuma outra opiniao interessava tudo era aprovado por ele proprio nao sabia e nem queria saber quanto custaria o projeto se era necessario um novo carro ele o faria e pronto definitivamente nao se faz mais automovel assim mas o mais incrivel e constatar que mesmo com essa aparente irresponsabilidade fiscal ele nunca errou nunca mas a melhor de suas criaçoes ainda estaria por vir no inicio dos anos 1930 de novo henry se resigna aos desejos do publico e se dedica a fazer um motor de mais de 4 cilindros o resultado e o ford v8 de 1932 outra pequena revoluçao de novo a potencia dobrava para 80cv 65cv inicialmente na versao basica uma evoluçao do t ao v8 que e exatamente como um onix moderno passar de 80cv para 320cv em seis anos mantendo preço de venda [caption id= attachment_250899 align= aligncenter width= 999 ] um ford v8 cupe 3 janelas 1932 sonho de entusiasta no pre guerra e materia prima de hot rods depois [/caption] existiram v8 antes de ford mas foi ele que tornou tal coisa popular e emblematica do carro americano o seu v8 era compacto muito mais leve e menor que os populares em linha de entao ainda com valvulas laterais e cabeça chata mas com o comando no vale do v como agora e tradicional era modernissimo e muito barato de produzir inicialmente com 3 6 litros dava ao barato ford condiçao de bater packards que custavam as vezes 10 vezes mais depois de democratizar o automovel henry ford as vesperas de completar 70 anos democratizava o alto desempenho e cria o arquetipo do que seria o carro americano por decadas depois de sua morte [caption id= attachment_250900 align= aligncenter width= 999 ] o v8 ford flathead genial [/caption] henry progressivamente senil depois da morte prematura de edsel em 1943 e destituido da empresa por sua esposa clara e a familia em 1945 substituido pelo neto henry ford ii vem a falecer em 1947 hoje o carro mais vendido do mundo ainda e um ford uma picape grande praticamente exclusiva do mercado americano mas a empresa familiar e uma sombra do que ja foi tal coisa e inevitavel claro dominar o mercado mundial com mais da metade das vendas e algo dificil de ser repetido hoje em dia afinal de contas figuras destemidas e autoconfiantes a ponto da loucura como henry ford sao raras como mosca de olho azul e mais raro ainda sao os que como ele tiveram sua loucura indubitavelmente validada pelo sucesso absoluto fique ligado em breve o segundo artigo desta serie coma vida e as criaçoes de ettore bugatti nao percam
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