FlatOut!
Image default
História

Como o 959 tornou-se a obra-prima da Porsche

Ele foi o primeiro modelo de rua da Porsche a atingir 300 km/h e também o primeiro a usar tração integral. O número por si só hoje já não parece um padrão impressionante de atingir, mas com a imensa mudança na tecnologia necessária para alcançar essa marca, o Porsche 959 continua sendo uma obra de arte da engenharia. O animal mítico que dividiu as prateleiras e paredes do quarto de quase todos os garotos dos anos 1980 e 1990 com a F40 e o Countach, surgiu durante uma época estranha em Stuttgart. As coisas não andavam muito bem para o tradicional projeto de motor traseiro da Porsche – o 924 e o 944 estavam mudando o paradigma – e muitos se perguntavam por quanto tempo o 911 permaneceria relevante. Quando comparado ao desenvolvimento dos outros supercarros dessa categoria, o 959 é um caso à parte. Quantos Lamborghini você já viu correndo pelo Grupo B e no Rali Paris-Dakar? A história do 959 começou em 1981, quando os chefes da Porsche se reuniram para traçar uma estrat�