chega a ser curioso como algumas das propostas de soluçao para os problemas do mundo olham para o passado em vez do futuro veja o caso da propulsao dos carros motos e caminhoes por exemplo a tendencia para as proximas decadas e que a industria substitua gradualmente os motores de combustao interna por motores eletricos [gt40 content search= diesel widget= 1 ] embora a eletricidade seja vendida como algo do futuro os motores eletricos nasceram praticamente na mesma epoca que os motores de combustao interna e eles foram usados para mover automoveis entre o final do seculo 19 e o inicio do seculo 20 ate que sucumbiram devido as facilidades de uso dos motores de combustao e por isso que o que esta limitando os carros eletricos atualmente nao e a tecnologia de motores mas a geraçao e armazenamento de energia para alimenta los exatamente o mesmo problema que os derruba toda vez que eles tentam levantar e por isso que como ja dissemos por aqui os carros terao um momento de transiçao no qual os motores de combustao interna serao cada vez mais eficientes — nao somente em termos de emissoes e consumo mas tambem na transformaçao de energia termica em energia mecanica e neste processo de otimizaçao da combustao interna surge um velho conceito renovado e dotado das tecnologias que surgiram enquanto ele adormecia o motor de pistoes opostos nao confunda com os motores boxer e flat; estes sao motores de cilindros opostos os motores de pistoes opostos sao exatamente o inverso em vez de comprimir a mistura ar combustivel contra uma camara de combustao no cabeçote eles comprimem a mistura ar combustivel contra um pistao opositor que corre no mesmo cilindro com igniçao por compressao o combustivel diesel e injetado proximo ao ponto morto superior dos pistoes por terem pistoes opostos cada extremidade do cilindro tem um virabrequim os dois sao conectados a arvore de saida por engrenagens mas nao tem trem de valvulas nem cabeçotes essa configuraçao tambem exige o ciclo de dois tempos pois a admissao e o escape dos gases sao feitos por janelas abertas e fechadas pelo movimento dos pistoes esse tipo de motor tambem foi inventado no seculo 19 e teve seu auge nos primeiros anos do seculo 20 — em especial com os motores aeronauticos junkers jumo movidos a diesel — mas por nao conseguir competir em eficiencia com layouts mais convencionais acabaram em desuso por volta da decada de 1940 agora eles foram trazidos do passado e ganharam tecnologias modernas como uma aposta para um futuro proximo no qual as regras de emissoes e consumo serao ainda mais exigentes e restritivas a aposta e de uma empresa americana chamada achates power que desde 2012 esta desenvolvendo um motor de pistoes opostos com potencial para ser 30% mais eficiente que os motores diesel de deslocamento semelhante e ate 50% mais eficientes que os motores otto semelhantes ao mesmo tempo em que atende as regulamentaçoes previstas para 2025 a achates afirma que seu motor de tres cilindros seis pistoes e 2 7 litros produz 274 cv e 66 2 kgfm [youtube id= joqktifab2u width= 620 height= 350 ] segundo a achates power isso e possivel fundamentalmente devido a ausencia dos cabeçotes que sao o componente que mais dissipa calor em motores convencionais com o calor que normalmente seria dissipado pelo cabeçote concentrado entre dois pistoes e possivel usar mais energia termica para produzir trabalho alem disso sem um trem de valvulas nao ha a carga sobre o virabrequim causada pela sincronizaçao dos comandos nos motores convencionais a achates afirma tambem que a eficiencia e otimizada pelo ciclo de dois tempos que produz potencia a cada volta do virabrequim enquanto no motor quatro tempos cada ciclo precisa de duas voltas os motores dois tempos contudo nao sao usados atualmente devido as emissoes elevadas de hidrocarbonetos causadas pelo arraste/sucçao excessivo dos gases do cilindro que tem as janelas de escape e admissao abertas a cada descida do pistao no motor da achates a empresa diz que o posicionamento das janelas de admissao e escape em extremidades opostas do cilindro tornam o arraste/sucçao mais eficientes as janelas de escape abrem antes da janela de admissao reduzindo a pressao dentro do cilindro o que ajuda a aumentar o volume de ar fresco admitido junto de um compressor de polia e na expulsao dos gases resultantes da combustao restantes — o que controla o nivel de emissoes de hidrocarbonetos alem disso para nao expelir oleo lubrificante como nos motores dois tempos comuns a saia dos pistoes cobre as janelas mesmo quando os pistoes se encontram no ponto morto superior desta forma a lubrificaçao pode ser feita por spray de oleo como em um motor quatro tempos convencional [youtube id= uf5j1dvc954 width= 620 height= 350 ] ainda de acordo com a achates seu motor de pistoes opostos ja completou mais de 5 000 horas de testes em dinamometro e recebeu investimentos das forças armadas dos eua para desenvolver um motor para um futuro veiculo de combate a empresa tambem anunciou em 2017 que assinou um contrato de parceria de desenvolvimento com nove fabricantes e um contrato de licenciamento com um fabricante que segundo a achates ja esta preparando o ferramental para produzi lo em larga escala apesar de o prototipo usar diesel essa configuraçao preve tambem o uso de gasolina com igniçao por compressao por meio de taxas de compressao elevadas como no motor skyactiv da mazda o que o coloca como uma opçao promissora para o futuro
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