o publicitario washington olivetto aparentemente um grande admirador de porsches disse certa vez que a uma grande ideia sempre e fruto de uma unica mente apesar de as agencias de publicidade trabalharem com duplas de criaçao e o brainstorming ter sido glamourizado por muito tempo a grande ideia e sempre fruto de uma unica mente ele se referia a criaçao publicitaria area que valorizou as grandes ideias como poucas outras mas a premissa e valida para qualquer atividade criativa como desenhar e projetar carros tal como a publicidade os automoveis sao desenvolvidos por grandes equipes um grupo de designers um grupo de engenheiros disso engenheiros daquilo gente de marketing o pessoal que conta feijoes e ate victoria beckham em alguns casos cada um tem sua contribuiçao mas a ideia seminal sempre parte de uma unica sugestao um insight pessoal com o mustang foi assim john najjar era o chefe de design e por uma questao de hierarquia co autor do projeto mas praticamente todo o design do mustang como conhecemos — e como vem sido atualizado ate hoje depois de 57 anos — saiu de uma unica mente gale halderman que nos deixou no ultimo dia 29 de abril aos 87 anos em sua homenagem nos parece muito apropriado contar a historia de sua maior criaçao halderman era um dos designers da equipe de najjar e em algum momento de julho de 1962 enquanto ele e seus colegas procuravam uma forma definitiva para o mustang halderman traçou umas linhas em sua prancheta sem ouvir opinioes palpites ou sugestoes e chegou a este desenho nao sao raros os casos de carros que tem seu design determinado logo pelo primeiro esboço mas no caso do mustang a semelhança deste primeiro esboço com o produto final e impressionante especialmente porque as propostas para o mustang seguiram varias direçoes embora todas tivessem um ponto de partida elas deveriam usar componentes e chassi do falcon e do fairlane isso porque o mustang nascera dois anos antes como um conceito de motor central traseiro um speedster de dois lugares sem teto que se mostrou inviavel para produzir em escala entao a ford decidiu que ele deveria ser um thunderbird de pobre e para ser de pobre ele precisaria ser barato para ser barato ele deveria ser feito com peças de outros carros para aproveitar a economia de escala entao com estas regras basicas a ford promoveu um concurso interno entre seus departamentos de design e os designers começaram suas propostas a primeira proposta aprovada foi um cupe fastback que poderia ter muito bem saido de um estudio italiano chamado avventura nao meu w nao quebrou; o nome usava dois v era um tanto ousado tambem como a ford exigiu que ele tivesse bancos traseiros e os designers deram a ele o perfil fastback a soluçao foi virar o banco traseiro para tras com os passageiros viajando de costas para o motorista e os bancos traseiros por razoes obvias o projeto nao foi adiante ja era julho de 1962 a chevrolet estava bombando com o corvair e o corvette e a ford ainda nao tinha um esportivo acessivel foi quando gale halderman na epoca trabalhando no estudio da ford chefiado por joe oros chegou a grande ideia o cougar sim o primeiro nome do mustang foi cougar e por muito pouco este nao foi o nome do mustang ja imaginou ford cougar e mercury mustang o design de halderman era elegante e tinha as proporçoes que um esportivo precisava ter com o capo longo traseira curta sem coluna b e um marcante vinco lateral que terminava em uma tomada de ar para resfriamento dos freios — que de certa forma acabaram se tornando um elemento vestigial daquele primeiro mustang que tinha seus radiadores nas laterais o projeto foi aprovado e em agosto de 1962 a ford começou a fazer os primeiros estudos de estilo do carro — algo que se estendeu ate 1964 a primeira proposta usava farois elipticos tipicos dos carros europeus e tinha pequenas barbatanas na traseira — que acabaram mais suavizadas na versao final na epoca os eua ja tinham a inusitada legislaçao que obrigava os farois a serem circulares entao em setembro do mesmo ano o cougar perdeu os farois elipticos em favor dos que acabaram chegando a linha de produçao nao por estilo mas por força da lei neste mockup de 16 de agosto de 1962 e possivel ver os farois elipticos mas o que impressiona realmente e como ele ja parece o modelo que chegou as ruas mais curioso e que em versoes posteriores a ford avaliou alternativas a tomada de ar da caixa de roda traseira mas acabou mantendo tanto o vinco quanto o elemento ainda que falso na versao final o vinco e uma das marcas registradas do mustang e so nao foi usado em alguns modelos da terceira geraçao em 10 setembro de 1962 o mustang ganhou os farois circulares pela primeira vez e ensaiou uma nova soluçao para a tomada de ar lateral [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 257237 257238 ] a decisao em manter o vinco lateral aparentemente aconteceu em algum momento de novembro ou dezembro de 1962 nos ensaios feitos em 17 de dezembro daquele ano o mustang ja tinha o vinco novamente porem sem a falsa tomada de ar o desenvolvimento continuou ao longo de 1963 quando veio a proposta de uma traseira fastback desta vez a sugestao nao foi de gale halderman mas de seu chefe joe oros o cougar fastback curiosamente tinha um para brisa traseiro bipartido originalmente mas tambem era muito parecido com a versao final [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 257239 257240 ] um fato curioso e que em algum momento de 1963 a ford começou a discutir nomes para o modelo pelo jeito eles consideraram o nome cougar inadequado e estudaram outras opçoes como torino t 5 e special falcon em 26 de abril de 1963 eles ate fizeram um ensaio com um logotipo diferente incluindo um falcao estilizado o nome special falcon era o codigo interno do projeto — lembra que ele era baseado no falcon o nome contudo acabou descartado em favor de mustang o nome ingles da raça de cavalos assilvestrados os mustangues sao cavalos de origem domestica que se criaram nos amplos espaços do territorio americano um cavalo selvagem nao domesticado como diria lee iacocca — conceito que a ford quis associar ao seu novo esportivo a primeira vez que ele apareceu com o cavalo na grade foi no conceito mustang ii de 1963 aqui um fato curioso embora o conceito faça crer que o mustang evoluiu a partir dele ele foi um prototipo do mustang modificado para parecer um conceito — algo muito comum ainda hoje na industria ele e o mesmo usado no prototipo mustang t 5 que apresentou a evoluçao do design do fastback [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 257243 257242 ] ja em 1964 a vespera do lançamento do mustang a ford ainda ensaiou usar um cavalo diferente na grade mais parecido com uma peça de xadrez mas no fim acabou voltando ao cavalo em movimento usado no mockup do t 5 porem de um jeito um pouco diferente essa mudança aconteceu em abril de 1964 quando o carro ja estava em produçao o logotipo foi inspirado em uma escultura feita em mogno por um escultor chamado charles keresztes mais artistica que o cavalo original — agora parecendo um tanto desajeitado mas mesmo com o desenho final definido ainda restava decidir para qual lado o cavalo iria correr esquerda ou direita em 3 de abril de 1964 a ford fez o ultimo ensaio com o mustang para definir o logotipo o cavalo para a direita soa incomodamente estranho nao talvez porque ja estamos acostumados ao cavalo voltado para a esquerda mas talvez porque o mustang — o conceito de 1961 — tenha sido apresentado com o cavalo voltado para a direita no fim das contas a decisao foi mante lo para a esquerda como o designer phil clark o fez em 1960 para o conceito mustang i alem disso existe a associaçao historica da cultura americana voltado para a esquerda o cavalo esta correndo para o oeste desbravando novos horizontes como os pioneiros daquela regiao dos eua e foi assim que em 17 de abril de 1964 o mustang chegou as ruas praticamente do jeito que gale halderman entregou a seu chefe joe oros
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