eu costumo dizer que o japao foi inventado em 1965 quando se fala de carros naquele ano apenas 20 anos depois do fim da segunda guerra ninguem imaginaria que uma equipe 100% japonesa fosse capaz de vencer um gp da formula 1 o pais saiu da guerra destruido e empobrecido arrasado pelas duas unicas bombas atomicas usadas em conflito na historia em apenas 20 anos como eles poderiam fazer um carro de formula 1 e ganhar uma corrida pois eles fizeram foi no dia 24 de outubro de 1965 que richie ginther cruzou a linha de chegada do gp do mexico em seu honda ra272 a frente de dan gurney para conquistar nao apenas sua primeira vitoria na formula 1 mas tambem a primeira vitoria da honda e de um carro japones na categoria dois anos depois a toyota colocou no mercado o 2000gt o esportivo que convenceu o ocidente que os carros japoneses estavam prontos para tomar o mundo https //flatout com br/toyota 2000gt o primeiro supercarro japones/ a historia dos carros japoneses no exterior contudo começa exatamente dez anos antes do lançamento do 2000gt em 1957 foi o ano em que a toyota estabeleceu uma sede na california que se tornaria sua base na america do norte um ano depois o primeiro toyota foi registrado na california era o toyopet crown um carro compacto inspirado pelo estilo dos enormes carros americanos no japao ele ate vendeu bem mas nos eua ele se mostrou pequeno demais para o gosto do consumidor americano alem disso era considerado lento demais e pouco confiavel e claro ainda havia uma forte rejeiçao de parte do publico americano aos produtos japoneses as cicatrizes da guerra ainda eram recentes no primeiro ano de importaçoes 1958 a toyota vendeu apenas 287 toyopet crown e um unico land cruiser nos anos seguintes as vendas nao embalaram e em 1960 depois de apenas 2 240 unidades vendidas a toyota suspendeu as vendas do toyopet mantendo apenas o land cruiser a decisao foi acertada o land cruiser conquistou o publico e ganhou seguidores fieis foi o bastante para cinco anos mais tarde a toyota lançar o corona nos eua [caption id= attachment_367074 align= aligncenter width= 1327 ] uma das primeiras concessionarias toyota nos eua os vendedores usam kimono [/caption] o carro havia sido reprojetado especificamente para o mercado norte americano ganhando um motor mais potente ar condicionado e cambio automatico foi o primeiro sucesso da marca nos eua com um volume suficiente para triplicar as vendas da toyota e expandir sua rede de concessionarias para 600 lojas foi tambem em 1958 que a nissan iniciou suas operaçoes nos eua usando a marca datsun eles se instalaram na california oferecendo o utilitario patrol que era concorrente do land cruiser e o seda compacto 310 bluebird que foi seguido pelo 510 em 1967 o sucesso da nissan no mercado americano contudo so começou de verdade a partir de 1970 quando eles passaram a oferecer nos eua seu novo esportivo o 240z a honda embora presente os eua desde 1959 operou durante toda a decada de 1960 oferecendo apenas motocicletas os primeiros automoveis so chegaram ao mercado americano em 1970 na forma dos subcompactos n600 e z600 o sucesso mesmo so aconteceu em 1973 quando a crise do petroleo estourou e a honda lançou nos eua o racionalissimo civic os anos 1970 foram o ponto de virada para as fabricantes americanas em 1974 o primeiro ano apos a crise a toyota ja era a vice lider entre as fabricantes estrangeiras nos eua atras da volkswagen e a frente da datsun em 1975 o jogo virou a toyota assumiu a liderança das estrangeiras tornando se a quarta força no mercado americano superando a volkswagen que por pouco nao foi ultrapassada tambem pela datsun a honda que estava em uma modesta setima posiçao com pouco mais de 47 000 carros em 1974 vendeu mais de 100 000 unidades em 1975 a partir dali os japoneses cairam no gosto do consumidor americano e passaram a aprimorar seus carros para este mercado em 1989 o honda accord de terceira geraçao se tornou carro mais vendido dos eua superando os modelos americanos o mercado nunca mais foi o mesmo mas como eles conseguiram isso como os carros e as fabricantes japonesas conseguiram vencer os eua em seu proprio jogo na casa do adversario e facil atribuir essa virada a decadencia da industria e dos produtos americanos nos anos 1980 a decada foi realmente conturbada para as fabricantes americanas mas elas pouco poderiam fazer contra a ofensiva japonesa e uma questao de cultura industrial nao apenas oportunismo em tempos de crise e fraqueza da concorrencia veja so malaise era a crise do petroleo de 1973 virou a industria de cabeça para baixo desde o fim dos anos 1960 alguns governos ja vinham discutindo e impondo limites de emissoes dos automoveis mas nada acertou a industria com tanta força quanto a crise o preço do barril do petroleo saiu de us$ 29 31 em dezembro de 1973 para us$ 68 16 janeiro de 1974 — e nao parou de subir em julho de 1973 para us$ 66 45 em março de 1974 chegando aos us$ 150 em 1980 https //flatout com br/quem matou o muscle car/ da noite para o dia o padrao de consumo dos carros americanos se tornou inviavel a primeira resposta aos efeitos da crise foi a adaptaçao dos carros e motores para a nova realidade — o que colaborou para alguns dos motores mais ineficientes ja vistos o resultado foram carros de luxo relativamente economicos ou novos carros compactos com motores mais eficientes https //flatout com br/pontiac trans am o muscle car de cinema que salvou os anos 1970/ esse periodo foi batizado recentemente como malaise era ou a era do mal estar o termo foi inspirado por um discurso apatico e pouco inspirado do presidente jimmy carter sobre a crise de confiança dos eua naquele fim dos anos 1970 malaise e a palavra inglesa para aquela sensaçao de mal estar que temos depois de alguma doença — nao os sintomas em si mas o mal estar residual dos sintomas foi nesse contexto que os japoneses começaram a virar o jogo esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans] kobe beef se voce conhece um minimo da cultura japonesa sabe que ela abrange extremos habitos e costumes milenares sao mantidos ate hoje ao mesmo tempo em que eles despudoradamente decoram caminhoes e motos de forma quase obscena quebrando qualquer padrao estetico convencional voce sabe dekotora e bosozoku e um pais conhecido por ser um dos mais honestos do mundo ao mesmo tempo em que tem uma das organizaçoes criminosas mais conhecidas do planeta isso se reflete na cultura dos carros aqui e importante notar que as pessoas tendem a confundir cultura com manifestaçoes culturais a cultura neste caso e o conjunto de habitos e valores positivos para uma sociedade que foram mantidos atraves das geraçoes os japoneses valorizam muito isso simplesmente porque a cultura e algo testado e aprovado pela passagem do tempo ao mesmo tempo em que os japoneses sao rigidos no planejamento a administraçao de seus projetos eles tambem sao abertos a incorporaçao de elementos beneficos de outras culturas o que permitiu que eles se adaptassem a diferentes cenarios ao longo da historia o gado wagyu de onde vem o kobe beef e exatamente isso um aperfeiçoamento das raças japonesas pelo cruzamento com as melhores raças europeias se eles fizeram isso com gado por que nao com carros as principais fabricantes japonesas chegaram aos eua no final dos anos 1950 com planos de longo prazo os coreanos fizeram o mesmo 20 anos depois mas isso e outra historia que ja foi mencionada nesta materia o que diferenciou os fabricantes japoneses no fim das contas foi sua engenharia meticulosa confiabilidade e atençao aos detalhes — lembre se que o sistema de produçao conhecido como toyotismo foi inventado pela toyota embora inicialmente nao fossem conhecidos pelo design atraente como os italianos e franceses ou pelo marketing convicente como a volkswagen os fabricantes japoneses incorporaram as qualidades mais fortes de outras potencias da industria automobilistica [caption id= attachment_367076 align= aligncenter width= 1400 ] pense pequeno um classico da publicidade mundial[/caption] veja eles substituiram a problematica eletrica dos carros ingleses por sistemas confiaveis e bem projetados de fornecedores japoneses como a denso eles estudaram os projetos de motores da alemanha e os simplificaram de forma confiavel para que eles se tornassem acessiveis a maior fatia do mercado e eles reorganizaram o modelo de vendas dos americanos que era um verdadeiro caos logistico resultando no atual modelo de pacotes opcionais estruturados por preço algo que nao afeta significativamente o custo de produçao enquanto aumenta o valor agregado dos carros efetivamente maximizando a margem de lucro sobre cada venda por que vender um corolla pe de boi se voce pode vender um yaris super equipado e por isso que nos ultimos 50 anos o carro de passeio mais vendido nos eua foi um modelo japones em 30 ocasioes o primeiro deles e talvez o melhor exemplo dos valores que colocaram os japoneses no topo do mercado norte americano o honda accord foi em 1989 ainda em sua terceira geraçao que o honda accord se tornou o carro de passeio mais vendido nos eua esqueça aquele papo de a ford f series ser o mais popular; a f series soma quatro modelos diferentes o accord parecia pequeno e fragil perto dos rivais americanos — entre eles o proprio ford taurus — mas ele tinha tudo o que os americanos procuravam em um carro naquele final de decada ele era absolutamente confiavel mais que os carros alemaes como o jetta e seu motor era economico e potente e mesmo com o regime de rotaçoes mais elevado — algo a que o publico americano nao estava acostumado — sua confiabilidade convenceu os consumidores tanto que ele repetiu o desempenho de vendas em 1990 e 1991 sendo o mais vendido nos eua por tres anos consecutivos o accord perdeu a liderança em 1992 para o ford taurus que foi um carro projetado desde o inicio para combater os importados do japao e alemanha e chegou ao seu auge na segunda geraçao lançada naquele mesmo ano o modelo foi o lider de vendas entre 1992 e 1996 mas em 1997 a toyota colocou o camry no topo pela primeira vez em 2001 o accord voltou a ocupar a liderança mas no ano seguinte o camry retomou a dianteira e la permaneceu ate 2020 quando a suvizaçao do planeta colocou o rav4 em seu lugar em 2021 2022 e 2023 o resumo da historia e que ao longo dos 10 ou 15 primeiros anos nos eua os fabricantes japoneses nao tinham a pressao de liderar o mercado ou agradar investidores e entregar numeros crescentes como as big three americanas a eficiencia da operaçao permitiu que eles desenvolvessem qualidade e e adaptassem as melhores praticas de seus concorrentes conquistando os eua que foram o maior mercado global de automoveis ate 2008 eles nao apenas conseguiram um atestado de qualidade para o restante do mundo mas tambem mudaram a forma do resto do mundo fazer carros atualmente os fabricantes japoneses sao quatro dos dez maiores vendedores de carros globalmente — e suas vendas combinadas superam as cinco maiores concorrentes estrangeiras somadas hoje toda fabricante procura fazer motores mais eficientes e um modelo comercial simplificado para maximizar as margens — exatamente como os japoneses fizeram 50 anos atras
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