nossa relaçao com o tempo e um tanto curiosa todos temos consciencia de sua escassez mas quase sempre relativizamos sua passagem deve ser por que nao sabemos exatamente quanto tempo temos — apenas estimamos e confiamos nessa estimativa por uma mera questao de estatistica a maioria das pessoas hoje tem pouco mais de 26 280 dias a sua disposiçao em media isso da 630 620 horas o que parece muito — se voce nao considerar que ira dormir em 210 000 destas horas e tambem gasta quase 20 000 sendo uma criança quase inconsciente no fim das contas sempre parece muito ate que voce percebe que ja gastou boa parte delas aos 35 anos por exemplo voce tera gasto 306 600 — quase metade da sua reserva de tempo aos 50 restarao pouco mais de 200 000 se voce estiver na media talvez por isso a gente subestime o que e capaz de fazer em dois anos tres anos em cinco anos preciso trabalhar a vida toda para ter aquele carro diria o melancolico nunca mais vou ter meu gol gti diz o garoto de 20 anos que mal sabe pagar uma conta de luz e se voce pensa assim lamento dizer mas voce esta jogando fora o que tem de mais precioso no mundo o tempo de vida que lhe foi concedido pela natureza por seu deus ou por qualquer coisa que voce acredita veja em novembro a disney+ lançou um filme que foi gravado pelos beatles em 1969 isso foi ha 52 anos metade deles ja nem esta mais entre nos john lennon morreu ha 41 anos george se foi ha 20 mas ainda estamos aqui falando deles ouvindo suas cançoes e consumindo seu trabalho depois de meio seculo agora faça as contas rapidamente os beatles despontaram para o sucesso em 1962 a banda acabou oficialmente em 1970 a beatlemania que foi o que realmente os elevou ao status de icones e resultou nesse culto permanente aos quatro garotos do noroeste da inglaterra chegou ao seu auge em 1964 percebeu como tudo aconteceu rapidamente e que apesar de ter sido rapido nao foi efemero os beatles se formaram em 1960 em dois anos eles eram um sucesso local em quatro anos eles eram uma mania global em dez anos a banda acabou dez anos foi o que emerson fittipaldi precisou para entrar na historia da formula 1 ayrton senna idem piquet precisou de pouco mais chegou em 1978 e ficou ate 1991 fangio fez o que fez em sete anos jim clark e bruce mclaren viveram apenas 32 anos e do kiwi alias a famosa frase a vida nao se mede em anos mas em realizaçoes [caption id= attachment_304277 align= aligncenter width= 2560 ] march 1970 new zealand motor racing driver bruce mclaren 1937 1970 sits on the wheel of his mclaren ford m14a before the start of the race of champions at brands hatch in kent photo by fox photos/getty images [/caption] quer mais ford vs ferrari uma disputa que aconteceu em apenas cinco anos começou em 1963 e terminou em 1967 foi tao intensa que virou lenda a lenda de enzo contra shelby menos ainda durou o grupo b do rally o negocio estreou em 1983 e durou somente ate o fim de 1986 tres anos quatro temporadas e nunca mais nada foi feito isso nao impediu que a categoria fosse lembrada ate hoje por todos os entusiastas basta uma volta pelo instagram para ver ao menos um classico da categoria sendo cultuado com fotos ou videos incriveis bruce mclaren estava certo nao e a quantidade mas a intensidade nao e a toa grupo b ficou conhecido como a era de ouro do wrc mas o que teria acontecido se a categoria nao tivesse sido extinta naquele 1986 e bem provavel que tivesse sido substituida pelo grupo s categoria que estava sendo formulada em segredo em meados da decada de 1980 contudo a violencia dos ultimos anos do grupo b acabou com qualquer chance de algo parecido surgir https //www youtube com/watch v=ttr5oohzsp4 quando falamos no fim do grupo b e preciso levar em consideraçao os acontecimentos que levaram a fia a acabar com a categoria mas acima de tudo temos que considerar os acontecimentos que levaram ao seu sucesso o grupo b surgiu no inicio dos anos 1980 quando os organizadores do campeonato mundial de rali perceberam que muitas fabricantes queriam participar da competiçao mas poucas tinham carros que ofereciam chances de vitoria isso porque naquela epoca os carros de traçao traseira estavam dando lugar aos carros de traçao dianteira — que eram bons e praticos nas ruas mas tinham suas limitaçoes nos estagios de terra na epoca o mundial de rali era disputado principalmente por carros de duas categorias o grupo 2 e o grupo 4 o primeiro grupo 2 eram os carros de turismo resumidamente o grupo 4 eram os chamados gt a principal diferença estava na homologaçao os carros do grupo 2 precisavam de um minimo de 1 000 unidades produzidas em um espaço de 12 meses consecutivos enquanto os carros do grupo 4 precisavam de somente 50 unidades produzidas em 12 meses consecutivos e deveriam ter equipamento que os tornassem aptos a ser licenciados para as ruas na pratica o grupo 2 eram os carros produzidos em serie e o grupo 4 eram os prototipos feitos para competiçao e e por isso que as regras precisaram mudar com a migraçao do padrao da industria para a traçao dianteira restariam poucos carros para competir no grupo 2 a primeira mudança veio em 1979 quando a fisa o braço esportivo da fia liberou o uso de traçao integral ainda que as fabricantes nao acreditassem que isso pudesse trazer vantagens ja que o sistema era mais complexo e mais pesado contudo logo no ano seguinte a audi deu um jeito de colocar um carro que tinha nao apenas traçao nas quatro rodas mas tambem motor turbo era o audi quattro foi avassalador e apesar de o carro ser pouco confiavel ele se destacou nas temporadas de 1980 e 1981 — temporadas nas quais o carro foi vice campeao a concorrencia contudo estava ficando obsoleta e os substitutos do grupo 2 seriam carros de traçao dianteira como o ford escort de terceira geraçao e o fiat regata entao para atrair mais fabricantes a fisa decidiu reestruturar as categorias o grupo 2 o grupo 4 o grupo 5 e o grupo 6 que eram os esporte prototipos fechados e abertos respectivamente foram substituidos pelo grupo a grupo b e grupo c respectivamente alem do novo grupo n o grupo a carros produzidos em serie modificados enquanto o grupo n eram os carros produzidos em serie sem modificaçoes os carros do grupo c passaram a agrupar os prototipos abertos e fechados sempre com dois lugares mas agora sem um numero minimo de unidades produzidas para se homologar — eles precisavam apenas usar motores produzidos por fabricantes que tivessem carros homologados nos grupos a ou b por ultimo o grupo b era um meio termo entre o grupo a e o grupo c exigia se um minimo de 200 carros produzidos com direito a uma versao de evoluçao anual desde que ela tivesse 20 unidades de rua com as atualizaçoes dai o nome evolution a intençao da fisa era que o grupo b fosse usado para homologar esportivos com produçao limitada ou com menos de quatro lugares como o lancia stratos hf a ferrari 308 e o porsche 911 para ser abrangente as regras do grupo b eram permissivas estavam liberados os motores turbo com qualquer layout mecanico qualquer tipo de traçao e de carroceria desde que tivessem ate dois lugares na pratica os fabricantes projetaram um carro de rali fabricaram 20 unidades de cada um como evolution e produziam 200 unidades de rua para homologar os carros esses carros mal chegavam as concessionarias e acabavam comprados por pessoas com relacionamento proximo com as fabricantes como jornalistas assessores fornecedores e funcionarios a falta de limites acabou dando origem a uma categoria extremamente rapida competitiva e empolgante na qual competiram os melhores pilotos da historia — ari vatanen henri toivonen juha kankkunen e walter rohrl fizeram historia no grupo b so para citar alguns e protagonizaram momentos historicos como quando o vatanen fez seu navegador exclamar dear god depois de uma recuperada especialmente tensa era de ouro de fato https //www youtube com/watch v=l19f2ypvey0 acontece que o grupo b foi simplesmente cancelado depois de uma sequencia de acidentes graves acontecidos entre 1985 e 1986 — alguns fatais como o de attilio bettega em seu lancia 037 no tour de corse de 1985; as mortes de henri toivonen e seu navegador sergio cresto exatamente um ano depois tambem no tour de corse; e a tragedia com o ford rs200 de joaquim santos em portugal com 31 espectadores feridos e tres mortos o que seria dos ralis agora ainda em 1985 a preocupaçao com a segurança e a altissima velocidade dos carros do grupo b — nao raro os motores turbinados dos carros chegavam aos 700 800 cv — ja existia havia certo tempo e nos bastidores a fisa ja conversava com os fabricantes sobre a criaçao de uma nova categoria esta categoria seria o grupo s um ponto de equilibrio entre a segurança do grupo a e a ousadia e liberalidade do grupo b sendo assim novamente os carros poderiam ser desenvolvidos especialmente para a competiçao — desde que vinte ou trinta carros de rua fossem fabricados e comercializados a potencia maxima foi estabelecida em 300 cv e os carros poderiam usar motores de aspirados de 2 4 litros ou motores turbo de 1 2 litro alem disso planejava se impor um peso minimo de 1 000 kg e ate testes de impacto tudo para reduzir as fatalidades sem acabar com a graça da coisa toda os carros nao poderiam passar por modificaçao alguma no projeto durante a temporada mas na seguinte as coisas ficavam mais faceis o fabricante so precisaria construir dez exemplares de rua do carro modificado para homologar a evoluçao de qualquer forma ajustes de ultima hora nao seriam exatamente um problema para alguns fabricantes que mesmo antes de a nova categoria ser anunciada ja estavam com projetos bem encaminhados a audi por exemplo tinha o rs 002 — um carro com motor de cinco cilindros turbinado de estimados 1 000 cv carroceria aerodinamica que lembrava um prototipo le mans com proporçoes de carro de rali e claro traçao integral nao havia razao para nao reaproveitar o motor do audi quattro que era comprovadamente capaz de render muito mais que os 300 cv na verdade o que impressionava no rs 002 era seu visual aerodinamico de forma inedita para os ralis naquela epoca — ele tinha curvas de esporte prototipo mas proporçoes de carro de rali o projeto foi conduzido longe dos olhos dos executivos mais altos em um local que ate hoje nao se conhece a carroceria aerodinamica e feita de fibra de vidro e fibra de carbono sobre uma estrutura tubular esta por sua vez envolve o motor de cinco cilindros turbinado cuja potencia era estimada em 1 000 cv e o sistema de traçao integral quattro maior trunfo da audi nos ralis tanta potencia porem era um exagero o regulamento do grupo s nao limitaria apenas a potencia dos carros a 300 cv os motores tambem teriam que ter ate 1 200 cm³ de deslocamento — downsizing nos anos 80 de qualquer forma talvez por isso o audi sport quattro rs 002 jamais tenha sido testado em pista — seu hodometro marca apenas 12 km walter rohrl jamais deve ter sentado ao volante deste carro — e o grupo s foi cancelado antes mesmo de sua primeira temporada por outro lado os trabalhos secretos da audi para criar um carro de rali com motor central traseiro renderam outros dois prototipos o primeiro deles feito sob a coordenaçao de roland gumpert — engenheiro que anos mais tarde criaria o gumpert apollo — era essencialmente um sport quattro s1 com o motor em outro lugar este sim foi testado por rohrl — bem longe de ingolstadt na tchecoslovaquia e o lendario piloto elogiou muito o carro — ele disse que era simplesmente melhor do que qualquer outro audi de rali que ele ja havia pilotado acontece que durante uma sessao de testes o carro foi fotografado e teve fotos publicadas em uma revista automotiva austriaca piech ficou furioso com a existencia de um projeto secreto de algo que nao tinha seu consentimento — e assim o projeto foi cancelado imediatamente alem deste existe ainda outro prototipo — sobre o qual nao se sabe absolutamente nada alem do fato de ter sido construido na fabrica da audi em neckarsulm na alemanha — nao ha imagens informaçoes e nem mesmo se sabe seu nome [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 31894 31892 ] alem dele tambem houve o lancia ecv um delta s4 porem com algumas diferenças esteticas e um novo esquema de pintura martini racing com fundo vermelho em vez de branco o motor era um quatro cilindros de 1 8 litro que entregava 600 cv com a ajuda de dois turbocompressores a lancia ainda desenvolveu o ecv2 com a mesma mecanica porem uma carroceria mais aerodinamica e pintura branca ate a toyota se arriscou com o 222d um prototipo baseado no esportivo mr2 com um quatro cilindros biturbo de 750 cv responsaveis por mover os 750 kg da carroceria de kevlar sim 1 kg/cv — imagine o monstrinho que isto seria sim 1 kg/cv uma pena que o regulamento o limitaria a 300 cv a opçao por usar o toyota mr2 como base fazia muito sentido o esportivo havia acabado de ser lançado e foi bem recebido pelo publico e pela critica e seu motor central traseiro faziam dele a melhor base possivel para um bolido do grupo s um triunfo no wrc faria ainda mais pela imagem da companhia sob os olhos do publico no fim das contas porem tudo o que a tte aproveitou do mr2 foram as formas basicas da carroceria e o entre eixos pois todo o resto foi bastante alterado a carroceria foi sensivelmente alargada para acomodar bitolas e pneus mais largos e um sistema de suspensao diferente que dispensava o arranjo mcpherson nas quatro rodas e o substituia por braços sobrepostos na dianteira e five link na traseira o carro foi desenvolvido sob o codinome toyota 222d especula se que devido ao deslocamento de um dos motores utilizados nos prototipos um quatro cilindros turbinado de 2 2 litros mr2 2 2 vindo da categoria gtp de le mans os outros dois segundo consta era um quatro cilindros de dois litros batizado de 4t gte; e um v6 cujas especificaçoes se perderam no tempo nem mesmo a toyota tem certeza da origem do nome 222d nem sobre qual dos motores foi utilizado primeiro sabe se porem que o primeiro prototipo o 222d ficou pronto ja em fevereiro de 1985 e que nos meses seguintes foi examinado e testado no japao e na europa como resultado destes testes em junho de 1985 foram definidas mudanças no posicionamento do motor no curso da suspensao no tamanho dos pneus e na transmissao que incorporava um um sistema de vetorizaçao de torque mecanico capaz de alternar entre traçao traseira e integral a toyota nunca falou abertamente sobre numeros mas e aceito por estudiosos da historia do wrc que a potencia maxima de todas as versoes ficava entre 600 cv e 750 cv o peso do carro vazio e sem fluidos era de 750 kg o que significa uma relaçao peso/potencia de 1 kg/cv claro o grupo s estabelecia um peso minimo de 1 000 kg alem da potencia maxima de 300 cv mas tais exigencias poderiam ser facilmente cumpridas com lastros que ajudariam inclusive a melhorar a distribuiçao de peso do veiculo e turbos menores com menos pressao https //youtu be/qno8m5atw04 a categoria era tao atraente que ate mesmo a lada que chegou a disputar o grupo b com o samara eva desenvolveu uma variaçao do carro para o grupo s o samara proto s que chegou a fazer uma corrida de demonstraçao em 1987 https //youtu be/hrily4kz204 https //youtu be/wwx7wk8js_q a peugeot tambem tinha o seu carro o 405 t16 ele mantinha o chassi tubular do 205 t16 porem com a carroceria remetendo ao 405 o motor era mantido na porçao central traseira do chassi com 1 9 litro de deslocamento e um motor turbo para empurra lo na direçao dos 300 cv o peugeot ao menos viu a luz do dia quando foi reprojetado para correr em pikes peak e escrever um pedaço da historia da subida de montanha com sua climb dance depois ainda havia o opel kadett 4x4 e o mazda rx7s igualmente com motores na porçao central traseira e sobrealimentados igualmente cancelados [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 304274 304275 ] infelizmente com os acidentes de 1986 a ideia de criar uma versao mais segura do grupo b acabou abortada pela fia bem como os projetos nos quais os fabricantes estavam trabalhando alguns havia anos o grupo a com carros menos potentes e de construçao mais tradicional se tornou a categoria de topo do rali mundial — sendo em 1997 substituida pelos world rally cars
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