ha muito tempo aqui mesmo em nosso planeta nao existia somente uma maneira de se fazer veiculos embora os americanos tivessem tornado o ano/modelo e a proliferaçao de estilos baseados em chassis que pouco mudavam algo normal e corriqueiro desde os anos 1950 algumas empresas pensavam diferente queriam lançar conceitos avançados que por seu avanço durassem muito tempo pouco alterados no mercado exemplos abundam do vw aos porsche dos citroen aos saab muitos colocam o lamborghini countach o tema desta materia de hoje neste balaio; afinal de contas do salao de genebra de 1971 quando o vimos pela primeira vez ate 1990 quando foi descontinuado em favor do diablo e um extenso periodo de tempo para um carro permanecer em produçao mas a lamborghini que criou o countach nao pensava em mante lo tanto tempo em produçao era uma empresa minuscula em produçao de carros mas gigante em influencia pretendia sempre avançar nunca ficar presa ao passado mas ficou quando o diablo apareceu em 1990 todo mundo viu que era uma evoluçao do conceito original do countach; nao era um choque como fora o miura e depois o countach e presa no countach ela ficou; todo carro dela ate hoje parece querer ser ele das portas que abrem em tesoura ao perfil em cunha ainda que mecanicamente nada reste de seu conceito a lamborghini depois de tanto tempo fazendo countach parece para sempre presa a ele nao e a toa que vestiu seu aventador em cosplay de countach recentemente lançando o lpi 800 4 o countach moderno [caption id= attachment_360155 align= aligncenter width= 952 ] 1971 no salao[/caption] na verdade quando o desenvolvimento do countach começou em 1970 o miura seu primeiro grande sucesso e a obra prima de marcello gandini tinha apenas quatro anos no mercado o que fez esse impeto inicial sensacional arrefecer tanto a ponto da repetiçao continua do mesmo tema desde entao o que aconteceu foram os anos 1970 uma epoca que como hoje parecia que o automovel desse tipo desapareceria para sempre por muito pouco na verdade a marca nao desapareceu por completo mas nao acabou e o countach e o motivo de nao ter desaparecido seu desenvolvimento continuo o tornou algo sempre em mutaçao desde que apareceu em 1971 e e este desenvolvimento que fez do countach na verdade nao um mas varios carros diferentes e que vamos explicar hoje 1971 lp500 se o miura e a destilaçao maxima do desenho cheio de curvas femininas dos anos 1960 seu substituto seria outra coisa totalmente diferente depois do miura gandini na bertone cometeria o carabo no chassi do alfa romeo 33 stradale em 1968 uma cunha a primeira depois iria mais adiante para criar a expressao maxima desse desenho com o stratos zero de 1970 um carro tao baixo que a porta era o vidro dianteiro por falta de espaço na lateral mas seria no seu segundo lamborghini v12 o countach que este desenho extremo chegaria as ruas disse gandini que a configuraçao mecanica original do miura condicionou a sua forma enquanto no countach aconteceu o contrario a forma condicionou a mecanica ambos foram o resultado de uma colaboraçao e de uma forma de pensar semelhante entre mim e os responsaveis pela mecanica um projeto conjunto mecanica e design bolados em conjunto para se complementar paolo stanzani e o engenheiro criador do countach se juntou com gandini para resolver dois problemas do miura dianteira muito leve e com lift aerodinamico a altas velocidades ainda por cima para mais carga na dianteira o motor v12 era agora longitudinal com embreagem virada para a frente do carro; o cambio ficava entre os dois ocupantes e dele um eixo levava a potencia atraves do carter ate o diferencial zf autoblocante la atras para lidar com legislaçoes de emissao na epoca se recorria a motores maiores com menos potencia especifica; para o countach stanzani aumentou o v12 para 85 x 73 mm e 4971 cm³ antes era 82 x 62 mm e 3 9 litros no novo dinamometro da empresa gerou 440 cv a 7400 rpm e 50 6 mkgf a 5000 rpm o lp500 tem todo o desenho externo em cunha e as portas em tesoura que fariam este carro famoso o metodo de se fazer carros entao era simples na regiao um prototipo e feito mostrado ao publico e dado ao collaudattore da empresa na lamborghini o neozelandes bob wallace para testes; algumas pequenas modificaçoes e aprimoramentos depois pronto esta a venda no countach isso se provou um pouco mais trabalhoso que isso 1974 lp 400 se gandini e stanzani sao os pais do primeiro countach o lp400 a versao de produçao e filho de bob wallace tres anos trinta e seis meses se passariam da apresentaçao do lp500 ate o primeiro lp400 ser entregue a um comprador um carro branco que foi para walter wolf tanta coisa teve que mudar neste periodo que hoje se considera que o lp400 e na realidade outro carro com mesmo desenho apenas um lp500 existiu e extremamente modificado por anos de teste terminou sua vida contra uma barreira de concreto em crash test de homologaçao [caption id= attachment_360154 align= aligncenter width= 999 ] mais um dia de trabalho bob wallace abastece o lp500 ja bem modificado[/caption] os radiadores por exemplo antes paralelos ao motor longitudinais se tornariam transversais o lp400 porem mantinha o vestigio do periscopio no teto ideia que nao funcionou como retrovisor na pratica o motor 5 0 era suscetivel ao superaquecimento e se provou de baixa durabilidade; o antigo v12 de 3 9 litros foi montado em seu lugar aberturas naca na lateral e um scoop superior em cada lado foram adicionados para ajudar o consumo de ar e arrefecimento do v12 novas rodas com pneus radiais michelin xwx na medida 205/70 vr14 e 215/70 vr14 sim aro 14 o lp400 era ainda assim fiel ao conceito original; com seis weber 45dcoe 23 e dois distribuidores dava 375 cv a 8000 rpm e 36 8 mkgf a 5500 rpm; o cambio manual era de cinco marchas pesava a seco 1064 kg distribuidos 41/59%; em ordem de marcha era proximo dos 1300 kg a lamborghini dizia que era capaz de 315 km/h; algo nunca comprovado nao foi so as extensas modificaçoes que fizeram do lp500 um lp400 que fizeram a demora para a venda do countach a italia e a empresa estavam no meio de epoca de varias revoltas operarias que causavam problemas dos mais variados ferruccio lambroghini vende a empresa em 1972 e em seu lugar chega o novo dono rene leimer; em 1974 tinha desistido tambem e chegava georges rosseti bob wallace vai embora em seguida o lp400 seu ultimo trabalho na empresa stanzani tambem pede demissao e e substituido por seu antigo colega e pai do miura gianpaolo dallara nessa epoca acontece o fiasco do bmw m1 e o inicio do projeto dos lamborghini lm uma epoca confusa e problematica de 1974 ate 1977 apenas 150 lp400 sao produzidos [caption id= attachment_360173 align= aligncenter width= 999 ] o chassi spaceframe do lp400 lp500 era plataforma[/caption] 1978 lp400s ao redor de 1975 todos esperavam que a empresa fosse vendida para walter wolf o que acabaria nao acontecendo mas foi para ele que foi criado o primeiro lamborghini com pneus de perfil baixo modernos eram os pirelli p7 primeiro pneu desse tipo que dallara resolveu colocar no countach para moderniza lo tambem e o primeiro a aparecer com a famosa asa traseira nele algo enorme e funcional que seria depois diminuido em produçao o lp400 especial de wolf e para todos os efeitos o prototipo do lp400s [caption id= attachment_360161 align= aligncenter width= 999 ] o lp400 walter wolf special [/caption] com rodas maiores e redesenho da suspensao alem de alargadores de paralamas em fibra de vidro os novos pneus ainda tornaram possiveis discos de freios maiores ate hoje as medidas adotadas no countach sao respeitaveis em 1978 eram simplesmente inacreditaveis na frente eram 205/50 vr15; na traseira gigantescos 345/35 vr15 na verdade tudo mudou na suspensao duplo a sobreposto nos quatro cantos dimensoes rolamentos e cubos de roda os freios agora eram maiores tambem discos ventilados da ate no lugar dos girling anteriores nesta epoca começaram a aparecer as asas traseiras e ate dianteiras opcionais mais decorativos que realmente eficientes o motor porem perdia potencia para passar em legislaçoes de emissao agora eram 350 cv algo precisava ser feito; o que nos leva a proxima evoluçao do countach 1982 lp500s em 1980 a empresa ja estava sob a lideraça de patrck mimram; este trouxe o grande giulio alfieri para a empresa recem defenestrado da maserati por seu desafeto alejandro de tomaso novo dono alfieri era um desenhista de motores com grande experiencia e começa por ai na nova casa desenvolve um novo motor de 85 5 x 69 mm e 4754 cm³ que com os mesmos carburadores e igniçao eletronica dava 375 cv a 7000 rpm e 41 8 mkgf a 4500 rpm alem de maior e mais potente o motor de alfieri era agora mais tratavel com bastante força em baixa e tratabilidade incrivel; o motor antes era dicurrida com nada abaixo de 3000 rpm o motor de maior toque e menos rotaçoes recebeu relaçoes de cambio mais longas o logotipo atras do carro dizia 5000 s apesar do motor deslocar 4 8 litros; 321 foram fabricados 1985 lp 5000 qv o mundo dos anos 1980 se mostrava muito diferente de 1970; de uma hora para outra alta potencia era desejavel de novo e uma nova era de ouro se formava a ferrari em 1984 mostra o novo testarossa o motor da 512 bb recebia agora 4 valvulas por cilindro para 390 cv no testarrosa alfieri e obrigado a fazer algo de novo em 1985 aparecia o countach lp5000 quattrovalvole ou 5000 qv o motor aumentava de novo agora 85 5 × 75 mm para um total de 5167 cm³ alem disso os cabeçotes agora tinham quatro valvulas por cilindro para um total de 48 valvulas os carburadores se tornaram horizontais com um capo diferente para abriga los; era agora um motor de 455 cv a 7000 rpm e 51 mkgf a 5200 rpm mais tarde receberia injeçao bosch k jetronic e potencia de 420 cv um total de 610 carros foram construidos nesta especificaçao sendo 66 com sistema de injeçao de combustivel 1988 25th anniversary edition em 1987 a chrysler americana compra a lamborghini e alfieri coitado e defenestrado de novo de tomaso era amigo de lee iacocca o presidente da chrysler desde os anos 1970 quando fez o pantera com a ford e o dinheiro da empresa americana porem que finalmente viabiliza a criaçao e lançamento do sucessor do countach o diablo de 1990 o motor do diablo diferente do motor de bizzarrini do countach e de alfieri; seu legado final ali [caption id= attachment_360197 align= aligncenter width= 999 ] injeçao [/caption] em 1988 a empresa comemorava 25 anos de idade; jovem ainda dezessete desses anos convivendo com o que se tormou seu carro chefe e simbolo o countach para comemorar este aniversario mais um nome famoso vem se juntar ao panteao que e a historia do carro horacio pagani https //flatout com br/evoluzione os countach de horacio pagani/ como ja falamos aqui pagani queria que a lamborghini se tornasse a primeira a fazer chassi de fibra de carbono com seu countach evolution mas se ele nunca veria a luz do dia o ultimo countach e tambem o ultimo trabalho de pagani na empresa [gallery ids= 360196 360198 360195 ] horacio faz um ultimo e ainda hoje controverso face lift para o countach e inspirado um pouco mais uma vez pela ferrari testarossa com seu ralador de queijo na lateral por mais controverso que fosse e qualquer tentativa de redesenho deste classico de gandini sempre seria foi um sucesso de vendas o desenho durou ate o fim do countach 1990 o seu motor injetado embora teoricamente igual ao lp5000qv parecia mais forte era o countach de fabrica mais rapido e veloz fazia o 0 96 km/h em 4 7 segundos e a velocidade maxima era de 295 km/h seus pneus continuavam atuais mesmo se com a medida instalada nele pela primeira vez em 1978 345/35 r15 e mole
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