a alfa romeo reabriu seu museu no ultimo dia 24 de junho exatamente na data de seu aniversario de 110 anos o museo storico alfa romeo fica em arese nos arredores de milao e e um destino obrigatorio para qualquer entusiasta que estiver na europa e puder dar uma conferida de perto ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] nestes tempos de pandemia com muitas pessoas ainda impossibilitadas de visitar museus a alfa romeo pensou em todos os entusiastas pelo mundo e fez uma especie de tour virtual pelo complexo nada muito produzido ou complexo apenas uma turne guiada pelas alas do museu e nao e preciso mais que isto os objetos em exibiçao entre carros classicos conceitos e motores dao conta do espetaculo sozinhos se voce quiser ver de perto saiba que a flatout special trip um passeio guiado pela europa com direito a passagens por nurburgring nordschleife e varios museus de fabricantes foi reagendada para 2021 por conta do coronavirus para ter mais informaçoes e baixar a programaçao completa acesse este link o passeio inclui claro o museo storico alfa romeo entao voce pode encarar esta materia como uma pequena previa https //player vimeo com/video/432005673 inaugurado em 1976 quando o complexo da alfa romeo em arese ainda produzia automoveis o museu da fabricante tornou se uma bela documentaçao de tudo o que a alfa fez ao longo de seus 110 anos de historia quando a fabrica foi desativada em 2002 o local passou a dedicar se exclusivamente a preservaçao da memoria da alfa entre 2009 e 2014 a alfa romeo fechou o museu para uma extensiva reforma dando a ele a configuraçao que tem hoje o museo storico alfa romeo e dividido em tres pavilhoes principais timeline belleza e speed velocita elas se complementam a primeira e da um panorama geral dos carros e motores que a alfa romeo produziu ao longo de todas as suas eras em mais de um seculo de existencia a historia da fabricante esta representada do inicio ate os dias atuais com 19 carro selecionados para ilustrar suas 11 decadas ha carros realmente antigos como o primeiro alfa da historia ainda sem o romeo o 24hp com seu motor quatro cilindros cuja potencia inspirava seu nome; o alfa romeo 8c 2300 que venceu as 24 horas de le mans de 1931; o alfa romeo 1900 que foi o primeiro carro produzido em larga escala na decada de 1950; o belissimo cupe giulietta e os giulia seda e cupe https //player vimeo com/video/432005948 icones dos anos 1970 e 1980 como o montreal o alfetta e 75; alem de representantes de traçao dianteira da decada de 1990 como o 164 e o 156; tambem estao presentes e o belissimo e malfadado alfa romeo 8c competizione fecha a sequencia alem dos carros o pavilao timeline tambem conta com fotografias e documentos sobre as fabricas da alfa romeo na italia os projetistas e engenheiros que deram forma e funçao a seus carros e ate mesmo uma parte dedicada aos funcionarios anonimos que nao ficaram famosos mas colocaram a mao na massa para transformar estes projetos em realidade o segundo pavilhao e o belleza que a alfa fez questao de nao traduzir nela encontram se carros conceito notaveis e tambem modelos de produçao que estao entre os automoveis mais bonitos do mundo para boa parte dos entusiastas https //player vimeo com/video/432005592 e la que esta por exemplo o alfa romeo carabo desenhado por marcello gandini no estudio bertone um dos pioneiros da carroceria em forma de cunha tambem e nesta seçao que ficam o alfa romeo 8c 2900 grand tourer baseado nos 8c de grand prix; o primeiro alfa romeo tz; mais um giulia coupe e sua belissima versao junior zagato e claro o alfa romeo spider duetto original a seçao speed e dedicada aos carros de competiçao basicamente todos aqueles alfa que voce achou que faltaram nos dois pavilhoes anteriores estao aqui a mostra e dividida em duas partes com carros feitos antes e depois da segunda guerra mundial na primeira parte o mais antigo e o alfa romeo rl no qual ugo sivocci venceu a targa florio de 1923 um carro que teve varias versoes com diferentes carrocerias mas sempre motores de seis cilindros em linha depois vieram os 6c e 8c cujos nomes indicavam a quantidade de cilindros e ajudaram a alfa romeo a tornar se uma força do automobilismo europeu na primeira metade do seculo https //player vimeo com/video/432005773 sao carros que exploram a relaçao entre ferrari e alfa romeo no inicio dos grand prix e tambem o inicio da carreira de enzo ferrari que foi piloto da alfa antes de fundar sua propria scuderia alias a scuderia ferrari atuou como equipe de fabrica da alfa romeo antes da segunda guerra mundial e alguns carros do museo trazem emblemas da alfa e da ferrari a era pos segunda guerra tambem e muito bem representada com carros importantissimos como o alfa romeo 158 com um motor 1 5 de oito cilindros em linha com supercharger e 350 cv com ele nino farina venceu 11 de 11 corridas na primeira de todas as temporadas da formula 1 moderna em 1950 e tornou se o primeiro campeao mundial de f1 e foi com um carro igual a este que juan manuel fangio foi campeao em 1951 3 os prototipos da alfa romeo na decada de 1960 incluindo as versoes stradale e de pista do tipo 33 tambem estao no pavilhao speed bem como os giulia gtam que correram em provas de turismo e os alfa romeo com motor turbo que disputaram a formula 1 e nao poderia faltar o alfa romeo 155 que correu no dtm aqui representado por um exemplar com pintura martini racing agora estes tres pavilhoes principais eram os que ja estavam abertos antes da pandemia durante o periodo de isolamento social da italia a alfa aproveitou para organizar e abrir ao publico dois setores opcionais backstage e archives https //player vimeo com/video/432005876 o backstage certamente e o mais interessante la estao guardados carros que nao estao nas exibiçoes principais mas tambem merecem ser admirados na verdade estes sao os carros que certamente vao atrair mais gente eles sao parte de uma historia pouco contada ha por exemplo o trator que a alfa romeo fez em 1970; o conceito alfa romeo z33 free time uma especie de suv; diversos exercicios de design e carros experimentais como o iconico alfa romeo 164 com mecanica de formula 1 e motor v10 estes carros estao preservados o que por si so ja e raro considerando que muitos conceitos antigos foram destruidos e sozinhos ja valem a visita por fim ha o pavilhao archive que como o nome diz reune milhares de documentos historicos da alfa romeo segundo a alfa sao 6 km de estantes com testes fichas tecnicas e projetos da maior parte dos carros em 110 anos de historia ha fotografias antigas tanto de conceitos quanto imagens de divulgaçao alem de fotos de corridas historicas; dados tecnicos detalhados de centenas de modelos diferentes; e os numeros de produçao de cada um dos alfa romeo incluindo diferenças regionais opçoes de cores e equipamentos disponiveis ano apos ano em diferentes mercados https //player vimeo com/video/432005558 segundo a alfa romeo estes dados sao importantes em duas frentes para ajudar a emitir certificados de origens de classicos e tambem para pesquisa segundo a fabricante basta entrar em contato para obter fotos dados e informaçoes direto com a fonte por mais que o acesso seja controlado e nao haja tanta coisa para ver como nos outros pavilhoes o archive certamente e o coraçao do museu de acordo com a alfa romeo por enquanto so podemos ter um gostinho atraves destes videos que a alfa romeo produziu para marcar a reinauguraçao do museu mas no ano que vem os que participarem da flatout special trip poderao experimentar tudo de perto
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.