para quem nao esta envolvido cal look e cal style podem parecer dois nomes para a mesma coisa algo tao confuso quanto serraria e serralheria ou mesmo cassar e caçar ou ainda coser e cozer mas os iniciados sabem que cal look e uma coisa e cal style e outra sim elas sao parecidas — e tem essencialmente a mesma origem mas como irmaos que depois de adultos seguem cada um o seu caminho os dois estilos tomaram rumos diferentes desde que surgiram o mais velho destes irmaos e o cal look um estilo que nasceu de uma serie de elementos socio culturais da california dos anos 1960 mas que se materializou no fusca ovali de um cara chamado ron fleming seu carro era um fusca dos inicio dos anos 1960 que havia sido modificado para disputar corridas de arrancada para isso ele se livrou de tudo o que nao era necessario para ser mais rapido e usou o que havia disponivel de acessorios para o fusca naquele momento da california [caption id= attachment_317354 align= aligncenter width= 1273 ] ron fleming e um de seus fusca nos anos 1970[/caption] e claro que ele nao era um lobo solitario acelerando errantemente pelo asfalto quente da costa oeste dos eua seus amigos tambem tinham fuscas igualmente modificados e juntos eles fundaram um clube chamado der kleiner panzers os pequenos panzers que foi o primeiro clube de cal lookers de que se tem noticia e se tornaria o mais relevante de todos se voce esta se perguntando por que o fusca foi escolhido para ser transformado em um hot rod em plena decada dos muscle cars basta olhar para a tabela de preços do dodge challenger do ford mustang e do chevrolet camaro em 2022 muscle cars eram carros novos e mesmo que fossem relativamente acessiveis nos eua um fusca usado era ainda mais barato alem de ser leve e ter potencial de preparaçao — afinal eles compartilhavam a ancestralidade com o porsche alem disso estamos falando dos anos 1960 pense na cultura jovem da epoca ela era embalada pelo fusca e pela kombi entao alem de ser barato robusto e leve ele tambem era descolado um carro do momento e um fenomeno socio cultural e economico semelhante ao da cena dos hot rodders logo apos a segunda guerra e dos import racers dos anos 1990 que deu origem a cultura retratada no primeiro velozes e furiosos e claro ainda tem o fator surpresa em tempos de muscle cars e v8 de sete litros quem espera que um fusca saia arrancando na frente de todo mundo na epoca da fundaçao do der kleiner panzers ron flemming ja tinha um novo fusca — talvez o mais famoso cal looker de todos — o underdog e seus amigos do clube tinham carros que se tornaram tao iconicos como o inch pincher vermelho de joe vittone o tar babe de greg aronson o lightning bug dos irmaos schley e o deano dyno soar de dean lowry todos estes carros entravam nas drag strips contra carros maiores que eles e no fim do quarto de milha mostravam que tamanho nao era mais documento na terra dos muscle cars com as receitas de preparaçao evoluindo um mercado livre para desenvolver e comercializar peças de preparaçao e cada vez mais adeptos devido ao custo mais acessivel o fusca logo se tornou uma febre nas pistas agora apesar de ja haver um clube e o estilo a cultura cal looker nasceu oficialmente em 20 de outubro de 1968 quando foi realizado o bug in o primeiro encontro para entusiastas dos volkswagen de grande porte realizado nos eua mais precisamente no orange county international raceway ali proprietarios mecanicos fabricantes de peças e componentes e todo o tipo de modelo volkswagen se reuniram em uma grande festa pela primeira vez na america e o evento se tornou uma tradiçao realizada todo semestre ate 1983 ja o nome california look demorou mais um pouco para aparecer um movimento socio cultural so se transforma em um movimento de verdade quando ganha reconhecimento social simplificando quando aparece em materias de jornais e revistas quando vai para a tv filmes e musicas quando existe um segmento de mercado para eles com os cal lookers nao foi diferente ao perceber esse movimento californiano em 1975 o editor da revista hot vw s jere alhadeff escreveu uma materia sobre aqueles carros e criou o termo visual da california ou california look no idioma original agora o movimento tinha cara e nome e a publicaçao do artigo sobre os cal lookers deu a eles projeçao internacional consolidando aquele estilo como algo novo e autentico o que identifica um cal looker em uma entrevista ao site da volkswagen ron fleming explicou e simples livre se de tudo o que nao seja absolutamente necessario tire os para choques banco traseiro estepe frisos calotas basicamente e o estilo de corrida da epoca aplicado a um carro de rua e combinado a um motor freio e suspensao preparados para otimizar a traçao os fuscas cal look tinham pneus grandes e largos na traseira e pneus menores na dianteira isso dava aos carros a postura nose down aquela dianteira mais baixa que a traseira o lema do clube era o minimo de peso o maximo de performance e com todo o estilo possivel segundo fleming por estilo entenda aros de farois pintados na cor da carroceria pintura de um so tom rodas e volante esportivos e foco total na preparaçao do motor freios e suspensao ok e os cal style certo agora que voce sabe o que e um cal looker fica mais facil diferencia los dos cal style este outro estilo surgiu uma decada mais tarde tambem na california naquela epoca os jovens de origem latina estavam deixando de se interessar pelos low riders que vinham cada vez mais sendo associados a criminalidade das gangues latinas da california em busca de um carro diferente dos usados pelos gangsteres e ja em uma epoca posterior a crise do petroleo eles viram nos fuscas usados dos anos 1960 uma soluçao barata e economica para rodar por ai e como eram jovens eles queriam rodar com o estilo dos low riders que eles aprenderam a gostar antes de que ele fosse relacionado a criminalidade a receita era simples os carros eram mantidos quase 100% originais com todos os cromados possiveis mas rebaixados ate o limite da viabilidade tambem era muito comum a instalaçao de diversos acessorios como racks de teto e bagageiros na traseira na pratica eram low riders montados sobre modelos volkswagen os primeiros clubes do genero surgiram por volta de 1978 em los angeles sendo os mais antigos e famosos os bugs buddies e os vintage volksters o objetivo deles era apenas fazer carros estilizados para rodar por los angeles e aparecer nos pontos de encontro dos adolescentes e jovens adultos os teenagers termo que engloba jovens adultos de ate 19 anos como o cal look o cal style tambem teve um ponto de partida o karman ghia 1967 conversivel de rene ruelas do clube dukes apesar de ter sido concluido em 1980 ele e considerado o primeiro verdadeiro exemplar do cal syle tambem como o cal look o cal style nao foi pre concebido ele surgiu espontaneamente do contexto socio cultural e economico da epoca e por isso nao tinha um nome popularizado no inicio ele era conhecido como chicano style por razoes obvias era o estilo de personalizaçao tipico das comunidades latinas depois ele passou a ser chamado de vintage cal style e por volta de 1983 1984 todos nas ruas de los angeles ja se referiam a esta subcultura automobilistica como cal style nessa mesma epoca o karmann ghia de rene ruelas foi vendido a um outro preparador chamado robert velis que acabou vendendo o carro para um grupo de entusiastas japoneses que levaram o carro para o outro lado do pacifico no fim dos anos 1980 o cal style ja era conhecido em todo o mundo o que identifica um cal style um cal style e um modelo volkswagen antigo com mecanica original normalmente com a cor original rebaixado e com todos os acessorios cromados mantidos e alguns outros acessorios esteticos eles nao eram considerados restauraçoes porque na epoca em que o estilo surgiu os carros tinham apenas 15 anos as influencias como ja mencionei antes eram os lowriders bombas — chevrolet fleetline rebaixados — que os garotos cal stylers conheceram durante a infancia nos bairros latinos de los angeles e deles que vem os acessorios mais populares dos cal stylers como as pestanas de farois estribos e polainas cromados venezianas para o vigia e lanternas blue dot inspiradas nos chevy fleetline dos anos 1940 as rodas mais populares eram as antigas fuchs ou cookie cutter da porsche e as empi 5 spoke diferentemente dos cal lookers o cal style tem como foco principal o estilo do carro e nao o desempenho
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.