plus çachange plus c est la meme chose toda geraçao acredita que e o apice da humanidade que o que faz e as ideias de seu tempo sao as mais brilhantes e as ideais para que se mova adiante algumas acertam outras erram fragorosamente mas sao todas iguais na crença de que estao corretas e que tudo que veio antes errado henry ford disse que history is bunk dando vazao a um sentimento estranhamente comum hoje nao difere nada de ontem nisso; o que se considera certo ou errado muda e pouca gente de verdade procura no passado alguma liçao util para o futuro se passou nao interessa mais como raul julia interpretando um piloto italiano ficticio num filme b dos anos 1970 figurativamente arrancamos nosso retrovisor e dizemos primeira regra de direçao italiana o que esta atras de mim nao e importante mas evoluçao e algo so possivel de enxergar de verdade em retrospecto; a inquisiçao espanhola certamente se achava progressista e tomava açao vigorosa para acabar com o maior mal de sua epoca a bruxaria demoniaca o povo se alegrava de todo progresso moderno quando executava o cancelamento de entao queimava se o desalinhado com o pensamento vigente em uma fogueira na praça principal da cidade todo mundo saia feliz e realizado da cerimonia contente em fazer um futuro melhor apenas em retrospecto vemos que nessa epoca a humanidade estagnou por seculos o progresso social e tecnologico hibernando profundamente nossa impressao de nosso tempo e portanto formada por ele pendente julgamento de nossos descendentes nao temos controle algum sobre este julgamento e nem sabemos para onde os padroes morais irao daqui em diante entao e inutil tentar podemos tao somente agir com humanidade e fazer o melhor que podemos; nao machucar ninguem e o primeiro passo para certamente sermos lembrados numa luz mais carinhosa ser heroi e matar o dragao pode depois ficar feio para os descendentes do dragao o conceito do que constitui heroismo muda que o diga cristovao colombo ou henry ford melhor evitar [caption id= attachment_286637 align= aligncenter width= 512 ] henry ford heroi [/caption] a historia recente portanto ainda esta sendo escrita reavaliada e reinterpretada diariamente de acordo com os padroes cada vez mais mutantes da sociedade nao sabemos qual sera o futuro do automovel muito alem do fato de que ainda existira um automovel ate onde se pode ver mas ja podemos observar um padrao de estagnaçao tecnologica se formando seja por legislaçao seja pela entrada avassaladora dos bilhoes de cidadaos chineses no mercado de automoveis mudando o centro do universo automotivo radicalmente seja la pelo que for parece que estacionamos um pouco fora sistemas de entretenimento e comunicaçao e um ou outro recurso de auxilio eletronico a direçao o formato e o projeto do automovel parecem ter parado totalmente nao acredita posso entender isso perfeitamente ja que gastei alguns paragrafos explicando o motivo desse sentimento totalmente normal tem uma atualizaçao diaria de software no meu celular me dizendo que evoluimos sempre pelamordedeus mas recentemente o aniversario de 60 anos do jaguar e type e de 50 anos do lamborghini countach me fez pensar ja existiu uma decada mais revolucionaria na historia do automovel em uma decada fomos do e type ao countach o que fizemos depois parece que realmente na historia recente da humanidade nao existe mesmo decada mais caracterizada por mudança que os anos 1960 nao vou entrar muito nas mudanças sociais e politicas que foram imensas e importantissimas e que reverberam ate hoje nao e minha praia entao nao vou nadar nela porque afundaria mas posso dizer pro exemplo que em 1961 andavamos em imensos pontiac catalina por paisagens incrivelmente chiques em trajes formais de festa com nossas esposas em quadros incriveis pintados por fitzpatrick e kaufmann em 1971 nossa vw kombi pintada a mao com motivos psicodelicos levava a galera a festivais em woodstock e saquarema todo mundo cabeludao largado e sem tomar banho a uma semana os anos 1960 mudaram tudo tecnologia tambem foi imensamente mudada por esses anos nos anos 1950 ja tinhamos misseis balisticos intercontinentais uma consequencia da segunda guerra e os russos ja tinham amarrado um satelite artificial em um deles uma bola de 58 cm de diametro que fazia bip bip chamada sputnik para coloca lo em orbita mas em 1961 fizeram o impensavel colocaram um sujeito chamado yuri no foguete e o colocaram em orbita tambem mas amarrar um cara numa capsula para coloca lo em orbita e depois cair e uma coisa explorar outros corpos celestiais um salto gigante; mas em 1969 meros oito anos depois o homem pisava na lua e voltava a terra em segurança [caption id= attachment_286660 align= aligncenter width= 999 ] sir william lyons mostra sua obra prima 1961[/caption] nos automoveis em termos de evoluçao tecnica a mudança foi tambem mais radical o e type ja era uma revoluçao quando apareceu quando a jaguar o mostrou em março de 1961 deixou o mundo inteiro embasbacado o jaguar e type era primeiro um dos carros mais belos ja criados belo o suficiente para enzo ferrari declara lo o mais belo carro do mundo belo de uma forma absoluta e irrefutavel nao belo como um qualquer acha belo um nivus belo o suficiente para virar metro padrao zero absoluto a partir do qual todos os outros carros sao comparados ate hoje derivado dos d type vencedores de le mans era uma verdadeira apariçao extraterrestre nas ruas do mundo de 1961 ainda cheias de carros com raizes nos anos 30 era avançado de uma forma que hoje em dia e impossivel de ser avançado em uma epoca em que automoveis assim eram abraçados pelo publico como uma espiadela num futuro de velocidade beleza e controle que todos desejavam hoje ate os entusiastas afogados em informaçao e novidades sao extremamente cinicos a respeito de novos carros em 1961 apenas deixavam seus queixos cairem e recebiam tal coisa como a segunda vinda de jesus cristo deixando se levar pelo entusiasmo que define sua autoproclamada condiçao mas o xk e nao era apenas belo era um gt sensacional e modernissimo montado atras do eixo dianteiro estava o famoso seis em linha jaguar que apesar de ter sido lançado no longinquo 1948 ainda era atual com seu duplo comando de valvulas no cabeçote em uma epoca em que muitos carros normais ainda usavam motores com valvulas laterais e no xk e com tres carburadores su 3 8 litros e alta taxa de 9 1 para a epoca rendia declarados 269 cv a 5 500 rpm estratosferica potencia para a epoca logo viria uma versao de 4 2 litros com mais torque e potencia similar nao que precisasse de mais torque porque nao era exatamente pesado somando apenas 1 200 kg a distribuiçao de peso nos eixos era perfeita metade em cada um alem disso vinha com uma sensacional suspensao independente traseira com amortecedores e molas duplas e freios montados inboard perto do diferencial para aliviar a massa nao suspensa os freios em si eram a disco nas quatro rodas outra novidade ainda rara naquele tempo e lembre se que ferraris e maseratis que tinham desempenho similar ainda usavam eixo rigido traseiro em 1961 mas ainda melhor que isso tudo era o preço do jaguar custava menos que a metade de um maserati de seis cilindros e era um carro ao alcance de grande parte da populaçao dos paises desenvolvidos preço de lotus e porsche com motor de 1 5 litros democratizou a alta performance mesmo assim era apenas o começo o mundo era ainda dominado pelo tradicional esquema panhard de eixo rigido traseiro exemplificado pelos ford escort mas ainda usado pela fiat peugeot e quase tudo na inglaterra e carros de motor e traçao traseira como os vw renault e os menores fiat ai primeiro apareceria o mini no começo da decada motor transversal e traçao dianteira mas era ainda apenas um experimento rodas minusculas motor em cima do cambio suspensao por cones de borracha com pouco curso mas ja em 1969 antes da decada acabar saimos desse universo ultrapassado para o automovel comum como e ate hoje no fiat 128 motor transversal moderno transeixo em linha traçao dianteira mcpherson na frente qms atras pinhao e cremalheira pneus radiais a vw logo faz seu clone de 128 o golf para substituir o fusca toda industria a segue em 1961 um jeep ou um land rover eram carros praticamente agricolas um trator com forma de carro apenas em 1971 ja tinhamos o range rover com um v8 de aluminio e conforto de automovel de luxo a ferguson mostrava com o jensen ff que traçao integral no asfalto era possivel e desejavel na decada seguinte o range rover e os jeep cherokee juntariam o diferencial central a sua especificaçao e criariam o suv moderno teve tanto sucesso que hoje nao precisa mais nem de logica a maioria tem traçao dianteira [caption id= attachment_286652 align= aligncenter width= 944 ] 1971 countach aparece [/caption] e na italia a lamborghini via aquela apariçao voluptuosa de motor central traseiro chamada miura em 1966 chegava no salao de genebra de 1971 com outra coisa impossivel o countach era simplesmente inacreditavel uma cunha perfeita de gandini uma nova maneira de se ver um carro esporte das portas de movimento diedral hoje conhecidas como lambo doors ao impossivelmente baixo e reto para brisa mecanicamente era outra loucura completa o enorme v12 estava em posiçao central traseira ainda mas era muito diferente da posiçao transversal em cima do transeixo do miura agora estava longitudinal mas estranhamente a embreagem apontava para frente do carro nao para a roda de traçao la atras na frente do motor entre os dois ocupantes estava o cambio de cinco marchas do fim deste cambio um eixo levava a força ate la atras atraves do carter do motor para o diferencial genial agora vamos pensar um pouco em outra decada mais proxima se na decada de 1961 a 1971 fomos do e type ao countach do ford anglia ao fiat 128 do jeep cj ao range rover onde fomos de 2011 ate hoje aparentemente nao muito longe se voce pensou tesla bateu na trave o model s template do tesla como o conhecemos apareceu em 2012 e portanto o carro eletrico nao mudou grande coisa ate hoje continuam como ele carros de luxo mega velozes para populaçao que pode pagar so apareceram copias diversas de outras marcas e melhoria incremental de desempenho e equipamentos em 2011 ja tinhamos um mclaren de rua estranhamente parecido do que temos hoje existia um porsche 911 gt3 rs aspirado de 500cv tanto no 997 ate 2012 como no 991 de 2013 em diante e a mesma coisa pode ser dita do gt2 rs em termos gerais apenas nesse caso a potencia aumentou o desempenho desses carros todos cresceu muito nesta decada claro mas o esquema basico pouco evoluiu lamborghinis e ferraris seguem templates colocados no papel em 1968 um carro atras do outro ate hoje em 2011 ja tinhamos cupes de quatro portas da mercedes e da audi e o bmw serie 3 a partir de 2013 ja tinha motor quatro cilindros turbo e direçao eletrica o camaro voltou em 2010 em um design retro que lembrava a primeira geraçao e desempenho de primeira linha apesar de ganhar outras geraçoes desde entao permanece muito parecido muita gente nem se ligou que mudou algo [caption id= attachment_286663 align= aligncenter width= 999 ] gt3 rs adivinhe o ano [/caption] o porsche cayenne ja tinha 10 anos quase em 2011 e continuava bem muito parecido ao que sempre foi mas tinha concorrentes agora como a bmw x5 m o x5 e outros suv de luxo tambem ja existiam ha muito tempo e fora estilo e mais potencia permanecem iguais quantas geraçoes tem de x5 de 2011 ate hoje eu nao sei para mim sao todas iguais range rovers permanecem imutaveis desde que wolfgang rietzle da bmw os redesenhou em 2002 sinceramente nao consigo mais identifica los golfs continuam golfs bem como corollas continuam corollas e civics permanecem civics mas a partir de 2015 com turbo antes anatema a marca o miata ja existia em 2011 igual sempre foi graças a deus mas em 2012 ganha um concorrente sim ja existia um toyota 86/subaru brz ha dez anos atras bem como bmw x1 e honda cr v [caption id= attachment_286665 align= aligncenter width= 999 ] mclaren em 2011[/caption] poderiamos continuar aqui mas acho que deu para entender fomos de mudar tudo em dez anos para dez anos sem mudar absolutamente nada e a industria ainda acha que a falta de entusiasmo atual e culpa de algo externo nunca dela propria sei se voce acha que nao ha para onde evoluir o automovel que chegamos no melhor que ele pode ser nao posso te ajudar me desculpe mas se voce acha que a capacidade humana para reinventar a tecnologia e se mover adiante de verdade nao revivendo tecnologias que morreram em 1920 e infinita e algo preocupante ate a citroen outrora fonte de coisa nova e incrivel nao nos ajuda mais li outro dia o citroen c5 x nao esta nadando com a mare mas tentando ir contra ela a meia velocidade esta criando uma impressao de movimento ao mesmo tempo que permanece estacionario se os anos 1960 tivessem continuado hoje andariamos em carros que se necessario levantariam voo para viagens maiores e com modo de viagem intercontinental selecionavel movido a scramjet para velocidades inimaginaveis fomos do e type ao countach nos anos 1960 duas coisas nao podiam ser mais diferentes fomos da terra a lua em nove anos tudo era possivel e acontecia as fronteiras do possivel eram invisiveis o que aconteceu conosco
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