ha cerca de um mes começamos um tour virtual pelo donington grand prix collection a maior coleçao de carros de corrida do planeta na ocasiao vimos as galerias da mclaren da vanwall da williams e as homenagens a senna e fangio agora nesta segunda e ultima parte o camarada giorgio pasquali voltou ao museu em seu penultimo dia de operaçao — o ultimo domingo da donington grand prix collection — trazendo um pouco mais da coleçao e um pouco do clima melancolico que marcou o fim desta historia de quarenta anos como se estivesse marcando o fim de uma era em donington o dia corria cinza e frio enquanto os ultimos visitantes chegavam recepcionados por senna e fangio logo na entrada a melancolia dava seus primeiros sinais lembra do mclaren mp4 27 de jenson button que ficava na recepçao ele ja havia sido levado pela mclaren naqueles ultimos dias do museu antes e depois os veiculos militares incluidos recentemente continuavam la abaixo voce pode ver exemplares do kubelwagen do schwimmwagen e do kommandeurswagen todos da segunda guerra claro se voce se pergunta o que estes carros alemaes estao fazendo em um museu britanico lembre se que os ingleses foram os responsaveis pela administraçao pos guerra de wolfsburg e pela retomada da produçao dos fuscas e eles nao eram os unicos carros alemaes da epoca em donington o acervo inclui um mercedes benz w125 porem como o fusca este carro alemao foi construido por ingleses tom wheatcroft fundador do museu tinha entre seus sonhos motorizados o w125 porem ja na epoca em que abriu o museu os preços destes carros eram proibitivos — especialmente porque tiveram apenas umas poucas unidades fabricadas a soluçao foi construir seu proprio w125 tom e seu filho começaram a comprar as peças e a procurar todos os detalhes para uma recriaçao fidedigna no processo conseguiram os esquemas mecanicos e eletricos que permitiram que o carro fosse fabricado exatamente como a mercedes os fez nos anos 1930 outra ala mantida nos ultimos dias foi a coleçao de roger williamson que teve sua curta carreira apoiada por tom wheatcroft os dois se conheceram em 1970 durante uma corrida da formula 3 em monaco e por serem ambos de leicester wheatcroft decidiu financiar williamson pela equipe wheatcroft racing ele venceu dois campeonatos da f3 britanica alem de algumas provas da f2 ate que wheatcroft lhe comprou uma vaga na march para disputar a f1 em 1973 a carreira na f1 contudo foi curta depois de bater na primeira volta do gp da gra bretanha daquele ano williamson sofreu um acidente em zandvoort no qual seu carro capotou e com as rodas para o ar começou a pegar fogo preso ao carro williamson acabou morrendo asfixiado apesar da heroica tentativa de david purley em desvirar o carro a morte de williamson marcou profundamente wheatcroft que seguiu na formula 1 e mais tarde criou uma ala para manter viva a memoria de seu protegido abaixo pintado com o numero 3 esta o wheatcroft march bmw 732 usado por williamson no gp de monza da formula 2 em 1970 a seguir com o numero 32 esta o wheatcroft march holbay ford 713m usado por williamson em seu titulo na f3 em 1971 e com o numero 30 um wheatcroft grd holbay ford usado por williamson em seu titulo da f3 de 1972 alem dos carros de williamson havia tambem um f2 wheatcroft hart r26 o segundo construido pela propria wheatcroft foi usado por bob evans na formula 2 em seguida os carros da f1 que restaram no museu o carro abaixo pode enganar os olhares menos experientes ou apressados que podem pensar que se trata de um mclaren ou penske mas o cuore no bico entrega o jogo este e o alfa romeo tipo 179 da temporada de 1980 da f1 o carro foi usado por andrea de cesaris nos gp dos eua e do canada em seguida um lola t330 1973 o carro foi usado originalmente por clive santo na race of champions da f1 em 1974 e depois no brdc international trophy do mesmo ano tambem na f1 alem da temporada daquele ano da f5000 europeia falando em formula 5000 esta era uma categoria de monopostos de rodas descobertas que nao se enquadravam em nenhuma das outras formulas e tinham como regulamento o deslocamento maximo de 5 litros o principal atrativo era o baixo custo da categoria disputada por modelos lola march eagle elfin e este trojan t101 depois voltando a f1 temos o hesketh 308d da temporada de 1976 quando foi pilotado por guy edwards rolf stommelen e alex dias ribeiro — sim o nosso alex dias ribeiro aqui o williams fw08c de keke rosberg que foi usado por ayrton senna em seu primeiro teste na formula 1 — dai o nome junto ao do finlandes contamos a historia completa neste post mas aqui vai um breve resumo o teste aconteceu com este mesmo carro em donington no dia 19 de julho de 1983 foram 20 voltas antes que senna sugerisse que o teste fosse encerrado por receio de quebrar o motor mesmo assim ele conseguiu quebrar o recorde da pista conquistado pelo piloto de testes da williams jonathan palmer depois destas fotos feitas pelo giorgio o museu funcionou por mais um dia e fechou suas portas para sempre os carros emprestados ao museu voltarao aos seus proprietarios e o acervo proprio sera vendido se serve de consolo e provavel que seus futuros compradores nao os mantenham guardados em uma coleçao inacessivel quem resistiria a pilotar esses carros nos eventos de classicos de goodwood e similares leia a primeira parte aqui
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