se voce cresceu no final dos anos 90 e inicio dos anos 2000 tem grandes chances de ter jogado driver ou alguma de suas sequencias driver e um jogo que mora no coraçao dos gearheads por ser inspirado nas perseguiçoes de filmes ter otima jogabilidade arcade e um mundo aberto detalhado e baseado em lugares reais mas tudo isso que voce encontra no driver original de 1999 pode ser encontrado no ultimo — e pouco valorizado — jogo da franquia driver san francisco o game chegou ao mercado com expectativas altas gta iv elevara o nivel de imersao nos jogos de mundo aberto em 2008 e sua continuaçao era um jogo muito aguardado em contrapartida os criadores de driver buscavam voltar as raizes com um jogo de direçao mais simples e divertido mas antes de dizer por que voce deveria dar uma chance a driver san francisco vamos conhecer um pouco da historia da franquia o começo em 32 bits o primeiro driver foi um projeto pessoal de martin edmondson desenvolvedor de jogos e fundador da reflections edmondson e fa de perseguiçoes de filmes como bullitt operaçao frança e the driver e usou esses filmes como inspiraçao para o jogo driver o personagem principal e tanner um ex piloto de corridas que se tornou um policial infiltrado no crime organizado o jogo se passa em miami san francisco los angeles e nova york e possui uma recriaçao fiel de partes dessas cidades — dentro do limite possivel para um playstation claro as missoes envolvem perseguiçoes fugas seguir outros carros assustar o passageiro e ate dirigir uma caminhonete com uma caixa solta na caçamba sem danifica la e possivel notar a forte influencia das perseguiçoes de hollywood os carros tem tendencia de sair de traseira e provocar derrapagens empolgantes e existem varios objetos destrutiveis pelos becos das cidades como caixas de papelao cavaletes barris bancos placas de sinalizaçao e parquimetros para os cinefilos com vontade de serem diretores o jogo trazia um modo chamado film director veja no video abaixo que permitia o jogador editar os replays escolhendo onde posicionar a camera e a duraçao das tomadas alem do modo principal undercover ha o take a ride onde o jogador podia dirigir pelas cidades do jogo sem ter um objetivo ou limite de tempo no menu tambem ha os driving games que sao uma serie de desafios e testes de pilotagem para o jogador praticar https //youtu be/gbzj4endndy quando driver foi apresentado ja havia sido lançado grand theft auto que tambem era um jogo de mundo aberto mas na epoca gta era 2d e o jogador via o mundo de cima enquanto driver inovou sendo o primeiro jogo de mundo aberto em 3d os modelos dos carros e do cenario eram detalhados para o primeiro playstation e usavam texturas baseadas em fotografias o audio tambem recebeu cuidados com o borbulhar tipico dos v8 no carro do personagem quando em marcha lenta se voce prestar atençao vai notar que o som das batidas foram reaproveitados do filme the driver de 1978 principal inspiraçao do jogo as musicas de fundo eram inspirada nas musicas dos filmes dos anos 70 com forte inspiraçao em rock soul e funk o jogo foi muito bem recebido pela critica e pelos consumidores conseguindo uma media de 87 em 100 no agregador de reviews metacritic acompanhando o sucesso do primeiro driver veio a sequencia driver 2 back on the streets que mantinha os aspectos principais do primeiro jogo e adicionava algumas novidades a mais conhecida e a possibilidade de sair do carro e roubar outro trazendo novas possibilidades para as missoes driver 2 era mais ambicioso trazia uma narrativa mais trabalhada e as cidades eram maiores e mais detalhadas o que fazia o jogo ocupar dois discos a continuaçao se passa em chicago havana las vegas e rio de janeiro e continua protagonizada pelo policial tanner e seu parceiro tobias jones que investigam o assassinato de um membro de uma gangue brasileira apesar de ser amado por muitos jogadores driver 2 nao foi bem recebido pela critica na epoca que reclamou da falta de novidade e de algumas quedas de frames por segundo que atrapalhava na jogabildiade sua media no metacritic e de 62 em 100 mas as vendas — e o dalmo — provaram o contrario garantindo uma reediçao platinum que so e dada para jogos que vendem mais de 300 000 unidades o escandalo que quase acabou com driver antes de driver ir para a sexta geraçao de consoles a reflections fez stuntman em 2002 mais uma carta de amor de martin edmondson para as perseguiçoes de cinema no jogo voce controla um duble responsavel pelas cenas de perseguiçao o objetivo e seguir as instruçoes do diretor para fazer as manobras na hora certa e seguindo o roteiro o nivel de dificuldade e bastante alto e a precisao exigida pelo jogo frustra a maioria dos jogadores mais casuais https //youtu be/c4tusypqktg alem do modo carreira tem uma serie de driving games para o jogador testar suas habilidades e uma arena onde voce pode construir seu proprio show de manobras stuntman conseguiu criticas medianas no ps2 com media de 71 no metacritic o jogo era bem feito e tinha variedade de desafios mas o nivel de dificuldade frustrou muito jogadores mais ate que driver 2 stuntman foi um jogo original e unico em 2007 saiu uma continuaçao feita pela thq que nao obteve o mesmo sucesso de critica no menu principal de stuntman tem um menu chamado dvd extras com alguns conteudos como o making of do jogo alguns trailers e um video chamado reflections next project esse video era o primeiro teaser do terceiro jogo da serie driver e mostrava recriaçoes foto realistas das cidades de miami nice e istambul driver 3 era um jogo muito aguardado desde o lançamento do grand theft auto 3 em 2001 que trouxe o mundo aberto 3d de driver para o playstation 2 e foi um grande sucesso de critica e de vendas https //youtu be/8q5jhaezhnu a reflections estava fazendo de driver 3 uma superproduçao a equipe de desenvolvimento viajou para as cidades onde o jogo e ambientado e fez 90 000 fotos uma equipe de 25 artistas trabalhou por tres anos para recriar as cidades que juntas somavam 250 quilometros de ruas disponiveis para os jogadores os personagens do jogo foram dublados por celebridades do cinema michael madsen fez a voz de tanner ving rhames mickey rourke michelle rodriguez e iggy pop completavam o elenco de estrelas a trilha sonora foi composta pela banda britanica narco no estudio da nimrod productions produtora que ja trabalhou anteriormente com a reflections e ja trabalhou em filmes renomados como caes de aluguel https //youtu be/smhfnm4qguk apesar de ter tudo para ser um jogo promissor driver 3 teve seu lançamento apressado pela atari distribuidora responsavel a empresa queria competir com o gta san andreas que seria lançado em outubro de 2004 apesar de nao serem concorrentes diretos driver sempre foi mais focado em direçao que missoes a pe o resultado disso foi um jogo lançado antes de estar pronto e recheado de bugs driv3r como o jogo foi batizado oficialmente chegou as lojas em junho de 2004 carregado de expectativas a historia trilha sonora e ambientaçao do jogo eram boas assim como a fisica de direçao dos carros e o sistema de danos mas tudo caia por terra no momento que tanner sai do carro os comandos eram ruins e a inteligencia artificial dos inimigos variava entre inexistente e injusta antes do lançamento de driv3r duas publicaçoes britanicas da future publishing testaram o jogo e deram reviews favoraveis com nota 9 em 10 isso contribuiu para aumentar o hype e ajudar nas vendas assim que o jogo começou a ser vendido as criticas negativas chegaram tanto dos jogadores quanto da imprensa no forum de games da future publishing os comentarios negativos sobre o jogo eram sistematicamente apagados depois foi descoberto que a atari forneceu o jogo para a editora com a garantia de que o jogo recebesse nota boa alem disso a atari pagou uma empresa de publicidade para infiltrar nos foruns e defender o jogo esse escandalo ficou conhecido como driv3rgate e e ate hoje um dos maiores fiascos da historia dos videogames https //youtu be/gxeqov2g0ja depois do fracasso de driv3r martin edmondson saiu da reflections devido a uma disputa com a atari o proximo jogo da franquia foi lançado sem a contribuiçao de seu criador driver parallel lines de 2006 foi o primeiro jogo sem tanner como protagonista e ambientado em apenas uma cidade chefiando o desenvolvimento do jogo estava gareth edmondson irmao de martin parallel lines tem forte inspiraçao da serie gta no lugar da narrativa linear o jogo traz as missoes espalhadas no mapa permitindo que o jogador faça na ordem que quiser mas o foco continuava na direçao e nas perseguiçoes a cidade do jogo era nova york em uma reconstruçao bem detalhada de como era a cidade nos anos 70 e nos anos 2000 a historia do jogo começa em 1978 com um jovem piloto de fuga a segunda metade e ambientada em 2006 a trilha sonora e os carros acompanham essa evoluçao enquanto em 1978 tem muito funk soul e rock 2006 tem eletronica rap e pop rock o cenario tambem muda sendo a diferença mais notavel a presença das torres gemeas do world trade center em 1978 e o canteiro de obras do novo world trade center em 2006 https //youtu be/bc3zj_vzz6k driver parallel lines conseguiu criticas mais favoraveis que o antecessor a jogabilidade a pe foi bastante melhorada a adoçao de um sistema de mira automatico facilitou a vida dos jogadores a fisica dos carros continuava boa apesar de ser mais simplificada cada carro tem um feeling e desempenho proprio mas agora eles estavam mais pregados no chao o que facilita o controle em alta velocidade para provocar saidas de traseira como nos antecessores e preciso usar o freio de mao o jogo foi recebido pela imprensa como um clone de gta e nao marcou tanto quanto os driver de ps1 apesar de ter sua comunidade de fas no ano seguinte foi lançado para o psp uma pre sequencia de parallel lines chamada driver 76 que reaproveitava muito do jogo anterior mas tambem nao obteve muito sucesso de volta as origens durante anos driver ficou esquecido alguns boatos de um filme rodaram a internet mas nao haviam noticias do jogo a ubisoft confirmou em 2008 que estava trabalhando em um jogo novo da franquia depois de comprar os direitos da atari em 2010 a ubisoft lançou na e3 um teaser de um novo driver no video e recriado o tutorial do primeiro jogo da serie mostrando um retorno as origens do jogo o mustang carro da introduçao de driver e trocado por um dodge challenger amarelo e em uma parte e possivel ver um chaveiro do san francisco 49ers essas foram as unicas pistas do que estava por vir que foram divulgadas https //www youtube com/watch v=9h7b4kp1rkg o desenvolvedor martin edmondson estava de volta a reflections e queria trazer driver de volta as suas origens um jogo simples focado em direçao e inspirado em hollywood ao contrario da atari a ubisoft deu total liberdade para a reflections na criaçao do jogo sem apressar o desenvolvimento do jogo essa liberdade fez bem driver san francisco atrasou alguns meses para ser lançado mas chegou as lojas em setembro de 2011 sem bugs e outros defeitos driver san francisco era uma continuaçao de driv3r tanner agora trabalha como detetive na policia de san francisco com seu parceiro jones logo no começo do jogo seu arqui inimigo jericho esta preso e sendo levado para seu julgamento mas consegue fugir na fuga ele faz com que o dodge challenger de tanner seja atingindo por um caminhao deixando o detetive em coma https //www youtube com/watch v=t_grupoikay agora começa a parte louca durante o jogo todo tanner esta em coma e a historia desenrola no sonho que ele tem durante o coma os acontecimentos das missoes sao baseados nas noticias que passam na televisao do hospital tanner tenta descobrir o plano de jericho com base nisso no lugar do clima mais pesado de driv3r driver san francisco traz um tom mais leve de filmes buddy cop como maquina mortifera a maior loucura e assim que entra em coma tanner descobre que consegue sair de seu proprio corpo e possuir outros motoristas uma habilidade chamada de shift essa mecanica esteve presente desde o inicio do desenvolvimento do jogo foi uma forma encontrada pela equipe de edmondson para permitir trocar de carro sem ter que fazer uma mecanica de andar a pe com o shift o jogador pode trocar de carro mais rapido sem perder o ritmo do jogo durante uma perseguiçao por exemplo voce pode ficar preso no carro de tanner e tentando parar o inimigo da maneira tradicional ou pode tomar posse de um carro no sentido contrario e joga lo contra seu adversario https //youtu be/zzwctecsrni o jogo explora bem essa habilidade existem corridas de duplas onde voce tem que fazer dois carros chegarem em primeiro e segundo lugar; tem missoes onde e preciso encontrar carros em partes diferentes do mapa em um curto espaço de tempo; em algumas missoes tanner usa um piloto de fuga para se infiltrar na organizaçao de jericho um aspecto interessante do jogo e que por estar trocando de carros o tempo todo tanner acaba interagindo com os passageiros do carro isso acaba rendendo dialogos engraçados que acontecem dependendo da forma que o jogador dirige nas missoes secundarias isso tambem e explorado para desbloquear as missoes principais e preciso ajudar as pessoas de san francisco um dos motivos para a reflections ter usado o shift e que driver san francisco e o primeiro jogo da serie a ter carros licenciados os fabricantes nao gostam de ter seus carros associados com roubos explosoes sao 140 carros que vao de modelos comuns a superesportivos raros e muitas referencias a filmes dodge charger r/t 1969 ford gran torino 1976 ford mustang mach 1 1973 aston martin db5 hudson hornet lamborghini miura chevrolet chevelle ss 1970 delorean dodge monaco 1974 mustang gt 390 1968 pontiac firebird 1977 vw fusca e o onipresente ford crown victoria sao alguns dos carros que voce pode encontrar em filmes e nas ruas virtuais de san francisco e a lista de carros nao e feita apenas de carros de filme tem esportivos adorados pelos gearheads como o jaguar e type o mclaren f1 o dodge viper acr o ford gt o lancia stratos o audi sport quattro s1 o ford rs200 o ruf ctr yellowbird o nissan skyline gt r r33 a audi rs6 avant e a alfa romeo giulia tz2 [gallery ids= 234042 234041 234040 234039 234038 234036 ] os carros sao super bem detalhados para um jogo de 2011 e e possivel notar que foram feitos por entusiastas no dodge challenger de tanner tem um shaker hood que balança conforme sobem as rotaçoes do motor como no mundo real no chevelle ss e hudson hornet tem uma tomada de ar tipo cowl induction que abre em aceleraçoes fortes; no mclaren f1 mp4 12c e no mercedes slr tem freio aerodinamico funcional; em esportivos modernos com spoiler ativo eles sao funcionais; e para completar tentem acelerar ate 88 milhas por hora com um delorean driver san francisco e um jogo que considero ter a jogabilidade perfeita para um jogo arcade os carros sao faceis de dirigir e cada um tem uma dinamica diferente o jogo e atento a detalhes dos carros como ter diferencial aberto ou de deslizamento limitado o tipo de traçao a distribuiçao de peso e a tendencia de ser mais sobreesterçante ou subesterçante para dar um clima de perseguiçao de cinema os carros sao faceis de controlar durante derrapagens e em muitos casos usar o freio de mao e o jeito mais facil de contornar uma curva o nivel de detalhes e levado para a camera em primeira pessoa que mais uma vez considero ser a melhor que ja vi em um jogo de corrida ao contrario de outros jogos o volante dos carros nao vira apenas 90° em driver dao uma volta e meia para cada lado e tem animaçoes diferentes da mao de tanner no volante dependendo da forma que o jogador faz a curva se e com ou sem freio de mao alem disso existem animaçoes diferentes para trocar de marca em carros manuais com paddle shifters ou com alavanca na coluna de direçao https //www youtube com/watch v=1vqbfjf1n_0 no mapa tem 335 km de rodovias representando san francisco e partes de marin county e oakland a cidade foi recriada com algumas modificaçoes por questoes de jogabilidade as ruas sao mais largas e algumas partes menos iconicas foram removidas san francisco foi escolhida por ter uma grande variedade de ambientes ha um centro urbano denso as famosas ladeiras uma regiao mais interiorana com estradas de terra e longos trechos de highways ligadas pelas famosas pontes da cidade espalhados pelo mapa tem varias missoes secundarias como corridas e perseguiçoes desafios de manobras e icones de claquete que a cada dez que voce coleta desbloqueia um desafio inspirado por algum filme ou serie classico a equipe da reflections nao esconde que sao fas de filmes e que o jogo e uma grande homenagem a eles para quem tem interesse em jogar online os servidores de driver ainda estao ativos os modos sao inspirados nos driving games do primeiro driver nao encontramos outros jogadores online ate a o fechamento do texto mas os servidores estao la tambem tem um multiplayer local de tela dividida algo raro nos jogos recentes https //youtu be/ky21htknasa depois do lançamento o jogo foi bem recebido pela critica e nas vendas conseguindo media de 80 pontos no metacrtic atras apenas do primeiro driver driver san francisco ganhou um premio de melhor jogo de corrida do ano pelo site machinima junto do jogo veio promessas da ubisoft de conteudos extra como uma serie de revistas em quadrinhos sobre tanner mas nunca foram levados adiante martin edmondson e seu irmao gareth sairam da reflections para trabalhar em uma empresa de jogos para smartphones a ubisoft havia planejado mais um jogo para a serie driver mas no inicio do desenvolvimento mudou o jogo para o que se tornaria no watch_dogs lançado em 2014 a reflections passou a dar assistencia a outros estudios da ubisoft ela foi responsavel por melhorar a fisica de direçao de watch_dogs e seus ultimos projetos independentes foram jogos de plataforma [caption id= attachment_234037 align= aligncenter width= 999 ] martin edmondson criador da serie driver[/caption] o ultimo jogo a levar o nome driver foi lançado em 2014 e foi um jogo para smartphone chamado driver speedboat paradise era um aplicativo free to play com micro transaçoes que de driver tinha apenas o nome um fim tragico para uma franquia feita por gearheads para gearheads
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