o porsche 911 tem tudo para ser o melhor exemplo de automovel que respeita a tradiçao sem abrir mao da inovaçao e mais simples do que parece o que os engenheiros de stuttgart fazem ha decadas e conservar a silhueta e o motor boxer na traseira e a cada nova geraçao introduzir novidades inevitaveis foi assim na decada de 1970 com estreia dos turbocompressores; em 1988 com a chegada da traçao nas quatro rodas; e em 1997 quando o nine eleven abriu mao do motor arrefecido a ar e claro que nem todos os fas apreciaram estas mudanças mas no geral a porsche foi bem sucedida em manter o 911 fiel a suas raizes ate agora ate onde e viavel claro e por isso que de modo geral a porsche da muito valor a seu legado e a tudo o que faz parte de sua historia e da historia do 911 isto vale tambem para elementos que a primeira vista podem ser meros detalhes ou caprichos como a duck tail o spoiler traseiro fixo montado na tampa do motor que por seu visual que lembra a cauda de um pato recebeu este apelido sua estreia aconteceu em 1972 com o carrera rs 2 7 este carro por si so e uma das joias da trajetoria do 911 e possivelmente uma das versoes mais importantes de toda a sua historia criado como para o campeonato de gt da fia o carrera rs 2 7 foi o que acendeu a chama que queima ate hoje com os gt2 e gt3 rs ate hoje alias rs siginifica a mesma coisa rennsport ou esportivo de corrida em uma traduçao livre chapas e vidros mais finos para reduzir peso e um motor boxer aspirado de 2 7 litros e 210 cv definiam a pegada do mais radical dos 911 ate aquele momento ao menos e claro o spoiler traseiro inconfundivel [gallery type= grid size= medium ids= 269739 269740 269741 ] voce nao vai encontrar a origem do nome duck tail na literatura oficial da porsche nao ha registros historicos ou algum documento que de nome a pessoa que batizou o spoiler da ate para deduzir que foi algo criado pelos proprios fas mas em 2012 na ediçao 357 da revista christophorus publicaçao chancelada pela porsche voltada aos entusiastas da marca chegamos perto disto segundo uma materia publicada na revista quem inventou o nome duck tail foi o departamento de marketing mas foi sem querer na verdade o pessoal do marketing estava criticando o carro dizendo que o mesmo era invendavel por causa de seu visual parece a cauda de um pato alguem teria dito e assim o nome foi criado na epoca as opinioes foram divididas parte do publico torceu o nariz mas as publicaçoes sobre carros foram unanimes o spoiler dava ao carrera rs 2 7 personalidade como se precisasse e cumpria sua funçao gerar downfornce sobre as rodas traseiras com louvor tanto que era impossivel encomendar um carrera rs sem a duck tail na tampa traseira mesmo que o dono insistisse muito a porsche garantia que com ela o carrera rs tinha uma tendencia consideravelmente menor a sair de traseira em curvas de alta velocidade mas garantia que ele ainda assim so era conduzido da maneira correta por pilotos que sabiam o que estavam fazendo https //www youtube com/watch v=qm6rl7lz0x0 o mais curioso e que apesar de ser um elemento iconico a duck tail nao apareceu em muitos modelos da porsche de forma oficial e por muitos anos sequer foi oferecida como acessorio nos porsche 911 que vieram depois do carrera rs original que teve apenas 1 580 exemplares fabricados em 1972 e 1973 foi preciso esperar mais 35 anos para que a porsche trouxesse de volta a duck tail em 2009 no salao de frankfurt foi lançado o 911 sport classic versao com pegada racer retro do carrera s da epoca que estava na geraçao 997 ele tinha diversos elementos que remetiam ao passado como a bolha dupla no teto as rodas fuchs redesenhadas com borda polida e miolo preto e claro o spoiler traseiro que agora trazia uma terceira luz de freio os para lamas eram 2 2 cm mais largos na traseira para acompanhar as rodas e o motor flat six de 3 8 litros ainda naturalmente aspirado algo que mudou no carrera s de la para ca tinha os cabeçotes retrabalhados para chegar aos 408 cv 23 cv a mais que o carrera s normal da epoca apostando no apelo retro e na exclusividade da duck tail o 911 sport classic teve so 250 exemplares produzidos em 2009 e permanece como uma das variantes mais raras do 911 moderno ate hoje 11 anos depois a apariçao final da duck tail aconteceu na geraçao passada do 911 o 991 na forma de um kit aerodinamico chamado sport design era uma reinterpretaçao do spoiler original que vinha acompanhado de uma asa e nao demorou para que os donos do carro procurassem maneiras de remover a asa para deixar apenas o spoiler ali emulando o estilo do primeiro carrera rs 2 7 mas a duck tail nao foi o unico componente aerodinamico que recebeu um apelido inspirado no reino animal existiu tambem a whale tail cauda de baleia sua origem tambem esta na decada de 1970 e na verdade ela veio logo depois da duck tail sua estreia aconteceu na segunda versao do carrera rs agora com motor de tres litros e 230 cv e chapas ainda mais finas na carroceria o novo spoiler era maior e mais horizontal e vinha direto da versao de competiçao o carrera rsr ainda que um pouco menor um detalhe curioso era sua borda de borracha preta embora pareça apenas um elemento de estilo na verdade ela era uma exigencia da legislaçao europeia para proteçao de pedestres a whale tail tornou se parte fundamental do visual dos porsche 911 da decada de 1970 e incorporada tambem no porsche 911 turbo 930 lançado em 1977 em 1984 o 911 turbo passou a utilizar o spoiler tea tray bandeja de cha ele tambem tinha as bordas de borracha mas era inclinado para cima para acomodar o novo intercooler empregado pelo motor de 3 3 litros ja as versoes sc e carrera 3 2 seguiram usando o whale tail ate 1989 a partir dai tambem passaram a usar o tea tray o modelo bandeja de cha seguiu no porsche 964 lançado em 1988 com exceçao do turbo s que foi lançado em 1992 com uma reinterpretaçao da cauda de baleia era quase como o design da decada de 1970 mas agora sem a borda de borracha naquele mesmo ano porem o restante da linha 964 adotou uma asa traseira de dois andares na verdade um spoiler fixo embaixo e uma asa movel em cima inicialmente com ajuste eletrico para priorizar downforce ou reduçao de arrasto este recurso foi mantido em todas as geraçoes seguintes sendo que as mais recentes trocaram a regulagem eletrica por ajustes eletronicos modificando a posiçao da peça de acordo com o modo de conduçao agora porem espera se a volta da duck tail no 911 turbo 992 exemplares em testes ja foram flagrados com o spoiler inspirado na decada de 1970 sera um bem vindo retorno as raizes como so a porsche sabe fazer
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