os automoveis mudaram muito com o tempo em sua funçao em seu conceito nos elementos que inspiram o seu design em sua representatividade cultural e social se hoje temos a ideia do carro popular do commuter um simples meio de transporte desprovido de quase todo valor aspiracional no começo do seculo qualquer automovel era um artigo de luxo que fosse o ford modelo t considerado o catalisador da explosao do automovel funcional e fabricado em massa como o conhecemos hoje mas desde o tempo das carruagens o desejo pela distinçao pelo luxo e exclusividade ja era manifestado metais e madeiras nobres desenho exclusivo couro e tecidos refinados proporçoes mais longilineas silhuetas esmeradas e possibilidades quase infinitas de customizaçao essencialmente o que o dinheiro permitir e isso meu caro existe desde muito antes do seculo xx e continua ate hoje e na arte de flutuar acima do topo dominando o mundo do luxo e da performance poucas marcas representaram tao bem esta categoria quanto a duesenberg marca americana nao alema como o senso comum lhe faria pensar viveu por apenas 24 anos e deixou de existir ha nada menos que 80 anos em 1937 seu legado contudo ficara para sempre os duesy como sao apelidados carinhosamente pelos seus fas figuram entre os carros colecionaveis mais valiosos do mundo frequentemente batendo a casa de 5 milhoes de dolares e chegando a ate us$ 10 4 milhoes caso do model j long wheelbase coupe 1931 acima basta observar a fotografia por alguns instantes clique para amplia la para sentir luxo e performance extremos sao oitenta e seis anos em suas costas mas a mensagem que transpira de seus poros e semelhante a de um bentley continental gt e atemporal aqui conheceremos a primeira parte de sua memoravel historia e entenderemos como e por que eles se tornaram tao valiosos a duesenberg motors company foi fundada em 1913 em st paul minessota e surgiu como muitas outras fabricantes de automoveis naquela epoca do sonho de um empreendedor apaixonado pela invençao recente do automovel e por tudo aquilo que ele representa na verdade dois empreendedores fred e august augie duesenberg ambos engenheiros autodidatas que ja haviam criado alguns prototipos experimentais em sua garagem a ideia porem eram construir motores esportivos e carros de corrida aventurando se mais tarde pelos automoveis de luxo atraidos pela avidez com que os mais ricos queriam comprar automoveis compativeis com suas contas bancarias bom gosto para atender a estes desejos fred e august tinham acontece que os planos dos irmaos duesenberg foram interrompidos assim como de dezenas de outras fabricantes de automoveis americanas com o inicio da primeira guerra mundial em 1914 os eua nao precisavam de automoveis quanto precisavam de avioes tanques e veiculos blindados e claro motores para todos eles a duesenberg era especializada em motores e foi os vendendo usinas de força para o exercito americano que a empresa sobreviveu ate o fim do conflito que durou ate 1918 fred e augie duesenberg colocando a mao na graxa fazer e criar excelencia eram seu expertise mas nao eram empresarios tao talentosos eles tambem tiveram tempo de fazer alguns carros de corrida em 1914 um duesenberg chegou em decimo nas 500 milhas de indianapolis com eddie rickenbacker ao volante rickenbacker se mostraria extremamente importante para a continuidade das 500 milhas de indianapolis visto que comprou o circuito em 1927 e cuidou da prova por mais de 15 anos rickenbacker tambem era piloto de caça e durante a primeira guerra mundial abateu 26 aeronaves inimigas feito que lhe rendeu uma condecoraçao com medalha de honra depois disto empresa aproveitou a experiencia adquirida e as tecnicas desenvolvidas para seus motores aeronauticos na hora de criar finalmente seu primeiro carro produzido em serie para isto a companhia mudou seu nome para duesenberg automobile and motor company e passou a trabalhar no duesenberg straight eight que acabou ficando mais conhecido como duesenberg model a fabricado entre 1921 e 1927 straight eight era o nome de seu motor de 4 3 litros que era chamado assim pela sua configuraçao de oito cilindros em linha embora seja um layout antiquado para os dias de hoje o motor longo e estreito atrapalha a distribuiçao de peso e exige uma plataforma extremamente longa fora a questao de distribuiçao de tensoes num virabrequim tao comprido a verdade e que o straight eight era extremamente avançado para a epoca estamos nos anos 20 com um motor com comando de valvulas atuando no cabeçote quatro valvulas por cilindro e camaras de combustao hemisfericas seu bloco e cabeçote eram de ferro fundido e o carter era de aluminio o carburador ficava ao lado direito do bloco a mistura ar combustivel entrava por uma passagem no bloco que desembocava no coletor de admissao do lado esquerdo do motor duesenberg model a speedster 1924 note a silhueta esportiva e o para brisa inclinado abaixo um model a speedster boattail 1926 com diametro x curso de 73 mm x 127 mm o motor tinha muita força em baixa 88 cv a 3 600 rpm e 23 4 mkgf de torque a 1 500 rpm o motor era acoplado a uma caixa manual de tres marchas sem sincronizadores na epoca dupla debreagem era requisito para qualquer motorista e o carda levava a força do motor ao eixo traseiro atraves de um diferencial com pinhao e cremalheira detalhamos bastante este conjunto mecanico porque ele foi a base de grande parte de todos os outros modelos da duesenberg ate o fim da companhia em 1937 antes disto porem a fabricante teve problemas para vender o model a [youtube id= enflik4ssbe width= 620 height= 350 ] o duesenberg model a era um carro menor mais leve e mais rapido que a maioria de seus rivais mas tambem era muito mais caro para se ter uma ideia um model a novo custava us$ 6 500 o que em dinheiro de hoje da cerca de us$ 88 5 mil ou r$ 270 000 alem disso os irmaos duesenberg eram conhecidos por sua engenharia de ponta e nao por sua capacidade de administrar uma empresa ou de vender carros embora dividissem o comando da empresa preferiam se sujar de graxa em vez de cuidar dos negocios assim problemas com fornecedores e outras burocracias levaram o lançamento do model a a ser adiado para 1921 abaixo temos um model a bender coupe do primeiro ano de fabricaçao note a linha de assoalho baixa bastante esportiva e o nivel do acabamento interno para piorar a fabrica da duesenberg em indianapolis nao conseguia atender a demanda de cerca de 100 unidades do carro por mes na verdade eles mal conseguiam terminar um carro por dia era uma pena pois o model a era mesmo um dos melhores carros que se podia comprar na epoca responsavel por inovaçoes como o primeiro circuito de freios hidraulico instalado em um carro de passageiros algo que so começaria a ser imitado pela industria em 1926 o model x foi o inicio ainda timido da duesenberg no segmento de extremo luxo em essencia era uma versao maior com entre eixos mais longo de 3 4 metros para 3 5 metros e mais potente do model a com cabeçote retrabalhado e taxa de compressao elevada seu oito cilindros em linha entregava cerca de 100 cv no entanto padecendo dos mesmos problemas de logistica e de valorizar no marketing as qualidades avançadas do veiculo que tolheram o sucesso do model a o duesenberg model x teve apenas doze unidades fabricadas em 1927 foram momentos delicados a falta de habilidade em tocar a empresa quase levou os irmaos duesenberg a falencia talvez tenha sido esta a motivaçao dos duesenberg para entrar de cabeça no mercado dos carros de luxo nao e dificil de entender automoveis mais requintados eram feitos mais lentamente de forma totalmente artesanal com muito mais cuidado e foi entao que a fabricante realmente se encontrou os duesenberg que vieram depois do model a estavam entre os carros mais luxuosos do planeta capazes de rivalizar ate mesmo com os melhores da europa eles foram provavelmente a unica fabricante americana capaz disto este e o duesenberg sj em uma de suas varias carrocerias era praticamente o oposto do model a em tamanho e apelo de mercado e foi o auge da duesenberg nos anos 1930 mas isto vai ficar para o proximo post
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