apesar dos politicos brasileiros insistirem no discurso que martela o bordao falacioso velocidade mata nos ja mostramos por aqui que os limites de velocidade e radares nem sempre tem relaçao com o aumento ou reduçao dos acidentes fatais tambem ja dissemos que a fiscalizaçao concentrada em radares e maquinas de multar tem um lado nocivo porque alem de passar uma falsa impressao de eficiencia tambem faz com que motoristas temam apenas o que e fiscalizado sem muitas preocupaçoes com outras infraçoes perigosas mas que nao podem ser flagradas por maquinas apesar de todas as multas blitze campanhas de conscientizaçao e da modernizaçao da frota brasileira ainda estamos entre os recordistas de mortes no transito com cerca de 37 000 vidas perdidas em acidentes — um indice macabro de 18 5 mortes a cada 100 000 habitantes que nos coloca entre os 50 paises com mais mortes no transito — e o unico pais emergente na lista todos os outros sao paises menos desenvolvidos e mais pobres que o brasil foto lucas lacaz ruiz/ae em numeros absolutos a reduçao nos colocou muito proximos dos eua que tiveram 35 000 mortes em suas ruas e estradas em 2015 contudo com 322 milhoes de habitantes a taxa de mortalidade por 100 000 habitantes por la e 10 9 — na pratica sete pessoas a menos que no brasil mas esta nao e a unica diferença nos eua os motoristas nao sao obrigados a usar cinto de segurança — voce pode notar isso em programas de tv reality shows filmes e series eles tambem nao sao obrigados a usar capacete ao conduzir uma moto na maioria dos 51 estados e desde os anos 1990 os limites de velocidade so aumentaram na maior parte do pais o limite nacional de 55 mph 88 km/h que inspirou sammy hagar a compor o maior hit de sua carreira foi abolido em 1995 e atualmente 33 dos 51 estados adotam limites maiores variando de 60 mph 96 km/h a 85 mph 137 km/h mesmo assim o numero de mortes vinha em queda consecutiva ate 2015 apesar do aumento da frota e da populaçao [youtube id= rvv3nn_de2k width= 620 height= 350 ] e aqui vem outra diferença os eua sabem o que levou a esse aumento repentino no numero de mortes no transito sua national highway safety administration o orgao publico responsavel pela administraçao de segurança viaria no pais mantem estatisticas detalhadas que lhe permitem saber que as mortes estao relacionadas ao alcoolismo a falta do uso de cinto de segurança — algo que sempre aconteceu nos eua — e agora tambem ao ato de digitar mensagens ou simplesmente usar o celular ao volante esse tipo de comportamento digitar ao dirigir começou a se tornar comum nos eua a partir de 2007 quando os smartphones começaram a dominar o mercado por la aqui no brasil a tendencia demorou alguns anos para chegar e embora nao haja estatisticas oficiais a respeito nao e preciso muito tempo nas ruas ou estradas para topar com motoristas mais preocupados com seu smartphone do que em dirigir seu carro para quem segue um motorista ao celular o comportamento e semelhante ao de um motorista embriagado a velocidade e inconstante o carro samba de um lado para o outro em sua faixa de rolamento ha movimentos bruscos de retorno ao centro da faixa e frenagens sem motivo aparente tudo isso porque o motorista divide sua atençao com a tela e se voce estiver a 60 km/h — uma velocidade razoavel para rodovias estreitas e de pista simples ao desviar a atençao por dois segundos para ler uma mensagem recebida no whatsapp voce percorre nada menos que 33 metros — e a distancia entre frear na hora certa e frear tarde demais como acabar com o texting no brasil usar celular ao volante ja e uma infraçao desde 1998 dirigir sem uma das maos ao volante tambem e conduzir um carro sem a devida atençao tambem sao tres infraçoes gravissimas que um motorista ao celular comete mas com a fiscalizaçao relegada as maquinas de fotografar carros acima da velocidade permitida esses motoristas jamais serao multados se nunca tiverem o azar de cruzar com um agente de transito em uma pensata publicada em 4 de novembro de 2015 mostramos como a policia rodoviaria federal concentra seus esforços fiscalizatorios de um lado e deixa o outro lado descoberto como se tivesse um cobertor curto analisamos as fatalidades daquele feriado prolongado dia de finados e notamos que somente a menor parte delas tinha relaçao direta com a velocidade inadequada — o restante tinha a ver com imprudencia em qualquer velocidade algo possibilitado pela ausencia de patrulhamento antes da fiscalizaçao eletronica eram pessoas que fiscalizavam as ruas e estradas agentes capazes de ver quando um carro rapido demais era um elemento de risco um agente capaz de explicar porque a velocidade inadequada e perigosa um agente capaz de ver um motorista cambaleando com seu carro pela estrada ou falando ao celular e aqui voltamos a comparaçao com os eua sabendo que o uso do celular ao volante esta causando acidentes e matando pessoas o estado da california aprovou uma lei que proibe segurar qualquer dispositivo eletronico enquanto se dirige e para reforçar a lei que e o significado do termo law enforcement a california highway patrol — chp a policia rodoviaria da california — esta fazendo o que sempre foi feito patrulhando as rodovias do estado um agente localizado em um ponto critico identifica os motoristas distraidos por seus smartphones e tablets e avisa outro agente mais adiante que aborda os infratores e entrega a multa na primeira operaçao realizada pela chp apos esta nova lei em apenas duas horas 65 motoristas foram autuados — um motorista a cada dois minutos aproximadamente como ja dissemos anteriormente ao saber que esta sujeito a fiscalizaçao o motorista passa a teme la e cumpre a lei alem disso a abordagem feita por um agente tem o efeito educativo e possivel esclarecer os riscos envolvidos naquela infraçao alem do constrangimento da repreensao por uma autoridade os californianos ja entenderam isso — portanto nao sera surpresa se o numero de mortes voltar a diminuir nos eua nos proximos anos mais do que nunca precisamos de mais humanos e menos maquinas na fiscalizaçao de transito
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