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Trânsito & Infraestrutura

É assim que se acaba com os motoristas que insistem em usar o whatsapp ao dirigir

Apesar dos políticos brasileiros insistirem no discurso que martela o bordão falacioso "velocidade mata", nós já mostramos por aqui que os limites de velocidade e radares nem sempre têm relação com o aumento ou redução dos acidentes fatais. Também já dissemos que a fiscalização concentrada em radares e máquinas de multar tem um lado nocivo porque, além de passar uma falsa impressão de eficiência, também faz com que motoristas temam apenas o que é fiscalizado, sem muitas preocupações com outras infrações perigosas, mas que não podem ser flagradas por máquinas. Apesar de todas as multas, blitze, campanhas de conscientização e da modernização da frota brasileira, ainda estamos entre os recordistas de mortes no trânsito, com cerca de 37.000 vidas perdidas em acidentes — um índice macabro de 18,5 mortes a cada 100.000 habitantes, que nos coloca entre os 50 países com mais mortes no trânsito — e o único país emergente na lista. Todos os outros são países menos desenv