existem carros que sao tao bons de guiar tao incriveis ao volante que os entusiastas prontamente perdoam quaisquer falhas que ele tiver mesmo que estas falhas em qualquer outro automovel fossem inadmissiveis os que apreciam carros antigos ja devem pensar logo no jaguar e type ao ler este tipo de coisa sim porque o classico de 1961 e conhecido por ser um dos melhores do mundo quando o assunto e experiencia ao dirigir suas qualidades peso baixo um ronco maravilhoso suspensao de excelente acerto e motor seis cilindros ou v12 nos carros fabricados entre 1971 e 1975 atras do eixo dianteiro para melhorar a distribuiçao das massas e conseguir mais equilibrio dinamico alem do visual belissimo que como diz a famosa anedota fez com que enzo ferrari chamasse o e type de o carro mais bonito do mundo e os defeitos bem sendo um carro britanico antigo problemas eletricos e de confiabilidade em geral atormentam os proprietarios ha decadas ainda que hoje em dia ja tenham se tornado parte do carater do e type alem disso ergonomia e espaço interno sao notoriamente ruins dizem que quando amamos alguem aprendemos ate a amar os defeitos das pessoas acontece que nem todo mundo esta disposto a fazer tais sacrificios para ter um jaguar e type na garagem sao pessoas que apreciam o visual e a experiencia como um todo mas gostariam de nao viver assombradas pelo fantasma de lucas o principe das trevas ou pelo controle de qualidade duvidoso da industria automobilistica britanica de 50 ou 60 anos atras e para atender a estas pessoas existe a eagle e types a empresa surgiu em 1984 fundada pelo piloto henry pearman no inicio eles restauravam o jaguar e type — modelo favorito de pearman — mas nao demorou para que a companhia desenvolvesse seu proprio conjunto de melhorias e se tornasse referencia mundial em restomods do e type em pouco tempo porque acredite ha muito o que melhorar no carro mais bonito do mundo em 1988 henry foi convidado a participar do pirelli classic marathon — o primeiro rali de longa duraçao realizado na europa e consistia em percorrer 2 000 milhas 3 218 km pelo continente em pouco mais de uma semana foi ate tema de documentario — the great chase da bbc https //www youtube com/watch v=coikoba8nt4 henry naturalmente foi com um jaguar e type 4 2 preparado as pressas mas conseguiu chegar em segundo lugar em sua classe e em quinto na classificaçao geral no ano seguinte ele competiu com o mesmo carro mas desta vez com uma preparaçao mais dedicada resultado ele venceu a corrida chegando na frente de nomes como sir stirling moss timo makinen e roger clark alguma coisa ele estava fazendo da maneira certa e por isso decidiu expandir a atuaçao de sua empresa para mais do que apenas a restauraçao do jaguar e type — ele tambem passou a vender as melhorias que fazia em seu proprio carro aproveitando para aperfeiçoa las para isto ele procurou paul brace que havia competido na pirelli classic marathon em 1988 e chegado logo atras de pearman com um porsche 911 classico ambos ja eram amigos havia algum tempo e paul brace hoje e diretor tecnico da eagle o grande passo na criaçao da eagle como a conhecemos hoje aconteceu em 1991 quando o escritor john mclaren procurou os serviços de pearman para restaurar seu e type ele adorava o carro mas nao era muito fa da baixa confiabilidade do e type que impedia que ele aproveitasse ao maximo o potencial do carro por esta razao seu daily driver era um skyline gt r e ele nao estava muito contente com isto mclaren pediu a pearman que mantivesse a aura classica do e type mas desse a ele a capacidade de ser um carro confiavel e confortavel tanto no dia a dia pela cidade quanto em um passeio animado pelos alpes italianos pearman aceitou o desafio e assim nasceu o eagle e type nº1 que john mclaren mantem ate hoje sob seus cuidados depois de pronto o carro foi levado para uma exposiçao de classicos e imediatamente despertou o interesse de muita gente a eagle recebeu muitas encomendas e pearman decidiu criar duas divisoes para a eagle a primeira responsavel por restaurar e vender e types mantendo o maximo de originalidade possivel a segunda feita para modificar os carros a pedido dos clientes a eagle diz que a maioria opta pelas modificaçoes mas que ainda ha um mercado para os classicos originais e por isso a divisao nao foi desativada [caption id= attachment_265981 align= aligncenter width= 1500 ] o ex piloto martin brundle foi um dos que optaram pelo pacote mais discreto por fora concentrando as modificaçoes na mecanica[/caption] mas qual e o grande atrativo destes carros primeiro e preciso entender que a eagle oferece alem da restauraçao padrao duas modalidades de restomod a primeira denominada simplesmente eagle e type mantem a carroceria original e a aparencia fiel a do carro lançado em 1961 contudo uma boa seleçao de melhorias e oferecida — voce pode simplesmente dar ao seu e type um padrao de desempenho conforto e confiabilidade mais atual ou virar a mesa e faze lo andar ao lado de supercarros depende de quanto voce esta disposto a gastar todo eagle e type começa a vida como um e type original fornecido pela eagle — a companhia deixa claro que so trabalha com carros encontrados selecionados e vendidos por eles de modo a garantir um padrao minimo de qualidade escolhido o carro a primeira coisa a fazer e desmonta lo e reparar qualquer componente danificado na carroceria so o trabalho de restaurar a carroceria e reforça la pode levar ate 1 500 horas e o futuro dono acompanha o processo do inicio ao fim a carroceria entao e pintada e recebe o acabamento mais caprichado possivel e no meio do processo e tratada com o que ha de mais atual em anti corrosao — mais uma vez na cor escolhida pelo cliente [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 265996 265995 ] e depois dai que o eagle e type nasce o cliente determina se quer um carro o mais original possivel ou se quer modifica lo a maioria fica com a segunda opçao sao oferecidos alguns niveis diferentes de modificaçao o classic upgrade consiste em melhorar pontos criticos do e type original sendo assim o carro ganha um novo sistema de igniçao desenvolvido e calibrado pela propria eagle alem de uma bomba de combustivel eletronica sistema de arrefecimento melhorado com seis ventoinhas e toda a parte eletrica incluindo os comandos refeita do zero em impressao 3d mas sem alterar drasticamente o visual do painel o e type tambem ganha freios atuais e amortecedores koni alem de rodas com seis polegadas de tala calçadas com pneus radiais modernos por fim o escapamento original e trocado por um sistema de aço inox e a dianteira ganha farois mais potentes [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 266003 266004 ] o proximo nivel e o grand touring o carro ganha modificaçoes leves no motor alem de um sistema eletrico e de igniçao ainda melhor as molas da suspensao sao retrabalhadas e o conjunto recebe barras estabilizadoras tambem sao melhoradas a direçao o sistema de arrefecimento e os freios a eagle diz que o carro fica mais firme a direçao mais responsiva e a distancia de frenagem diminui consideravelmente o carro tambem ganha um novo cambio de cinco marchas desenvolvido pela propria eagle depois vem o nivel sports touring o foco aqui tambem e melhorar a dinamica e a ergonomia do carro revisando a geometria da suspensao e da direçao alem disso o carro ganha novos bancos mais uma vez desenvolvidos in house sistema de igniçao remapeado exclusivamente para o carro comandos de valvulas mais agressivos e cabeçote retrabalhado o sistema de arrefecimento e ainda mais eficiente bem como os freios estes sao os pacotes prontos a partir dai as modificaçoes podem ir alem e dar ao e type desempenho de supercarro entre as opçoes disponiveis estao sistemas de alarme e multimidia devidamente escondidos direçao eletrica progressiva motor com cilindrada ampliada para 4 7 litros reprogramaçao personalizada da ecu cambio com relaçoes de marcha definidas pelo proprietario e eixo traseiro de aluminio ou ate mesmo magnesio depois o carro e montado e passa por uma exaustiva bateria de testes para garantir que o dono o leve para casa no auge da performance o processo todo leva ate 4 000 horas caso o dono opte por upgrades mais extensos talvez seja uma ideia melhor partir para o eagle speedster — o segundo tipo de restomod jeremy clarkson disse que este carro e a coisa mais bonita que ele ja viu na vida que e absolutamente perfeito que ele nunca quis tanto um carro como este e da para entender o porque ian callum o diretor de design da jaguar disse que se fosse comprar um e type — ou melhor se fosse fazer um e type ele seria como o speedster com o speedster a eagle pegou o e type e realizou nele modificaçoes desenvolvidas durante decadas o carro foi um pedido do californiano rick velaj que procurou a eagle em 2002 querendo algo especial quando ele disse a palavra speedster paul brace pegou uma folha de papel e fez um rascunho que parecia um e type mas tinha o para brisa rebaixado e mais inclinado soleiras mais altas assoalho mais baixo e bitolas mais largas [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 266000 265999 265998 265997 ] de forma impressionante o visual mais musculoso caiu perfeitamente ao e type — e para alguns incluindo jeremy clarkson melhorou o carro inicialmente ele seria um unico carro contudo quando ficou pronto o speedster fez tanto sucesso que a eagle teve que abrir encomendas [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 265985 265989 ] assim como os e type de corrida dos anos 60 o carro tem carroceria de aluminio e um motor de seis cilindros em linha de 4 7 litros no speedster a usina entrega 350 cv — nao parece muito mas e o suficiente para que o speedster chegue aos 100 km/h em 5 segundos com maxima de 260 km/h https //www youtube com/watch v=66owxqzaexs o speedster e todo feito a mao usando os melhores componentes disponiveis — boa parte deles feita pela propria eagle o resultado e um carro que custa mais de £ 650 mil r$ 4 7 milhoes em 2020 projetos especiais em 1962 o designer malcom sayer recebeu da jaguar o pedido para reinterpretar o e type com linhas mais inspiradas nos carros de corrida — em especial o d type com teto mais baixo linha de cintura mais pronunciada e o caimento mais suave no teto o carro consegue ser ainda mais atraente do que o e type original foi feito um unico prototipo mas alguns pilotos privados modificaram seus e type com as formas do chamado low drag coupe ou cupe de baixo arrasto o prototipo original foi vendido a dick protheroe que era piloto de testes da jaguar ainda na decada de 1960 depois daquilo ele trocou de maos algumas vezes e hoje acredita se que ele esta na coleçao de michael pearson o atual visconde de cowdray no reino unido de onde nao deve sair tao cedo isto se estiver la [caption id= attachment_266005 align= aligncenter width= 1920 ] replica do low drag coupe com o visual da epoca[/caption] como o low drag coupe original e inacessivel na verdade sequer ha a certeza de que ele ainda esta inteiro a eagle passou a oferecer em 2014 o low drag gt que leva as mesmas modificaçoes dos speedster e dos eagle e type mais caros com as linhas do low drag coupe original sua caracteristica mais marcante e o peso de 1 038 kg que com 350 cv garante a mesma relaçao peso potencia do porsche 911 turbo 991 — cerca de 2 9 kg/cv [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 265986 265993 ] o low drag gt e ainda mais caro do que o speedster custando £ 700 000 r$ 5 milhoes mas em termos de restomod ele ainda nao esta no topo da cadeia alimentar da eagle esta posiçao e ocupada pelo lightweight gt mais recente criaçao de pearman o conceito original do jaguar e type lightweight data de 1963 a ideia era criar um sucessor espiritual do emblematico jaguar d type com a mesma vocaçao para as pistas para isto preservou se as formas do e type original porem a carroceria tinha paineis de aluminio em vez de aço e um teto hardtop fechado como um cupe porem com a forma de uma capota rigida o motor tambem era todo de aluminio e graças a um sistema de injeçao de combustivel o seis em linha de 3 8 litros entregava mais de 300 cv e nao 270 cv como os e type normais quem nao confiava no sistema da lucas tambem podia optar por um trio de carburadores weber 45dcoe originalmente feitos apenas 12 exemplares do e type lightweight em 1963 e 1964 o plano era fazer 18 deles mas mesmo naquela epoca questoes de custo e logistica forçaram a jaguar a mudar os planos para pearman estes carros representavam o auge do e type em sua era e por isso ele decidiu criar sua propria versao o eagle e type lightweight gt e justo dizer que este carro concentra o trabalho mais primoroso da eagle pearman explica que como nos outros projetos da empresa a intençao e preservar o que puder ser preservado e melhorar todo o resto sem revolucionar apenas fazendo ajustes mas parece modestia olhando o carro nota se que as proporçoes sao diferentes pearman quis melhorar a aerodinamica e o visual do lightweight remodelando a area envidraçada com para brisa e linha do teto mais inclinados um scoop no capo na tampa do porta malas ajudam a arrefecer a cabine e os freios traseiros respectivamente e para lamas mais volumosos tornam a postura do carro mais agressiva sem perder a elegancia e permitem rodas e pneus maiores [gallery type= grid link= file size= medium ids= 266011 266008 266007 ] o carro e equipado com a mais recente evoluçao do motor seis em linha xk feita pela eagle com 4 7 litros de deslocamento com alguns elementos usados pela jaguar nos lightweight originais como valvulas maiores e com maior levante e com tres carburadores weber entrega 380 cv a 5 750 rpm o proprio pearman porem garante que o melhor deste motor e a curva de torque generosa e plana com 51 8 kgfm disponiveis a 4 000 rpm o motor e ligado a uma caixa de cinco marchas com carcaça de aluminio e magnesio alias segundo a eagle um esforço especial foi feito para obter os componentes de transmissao mais leves possiveis a fim de reduzir o peso sobre a traseira e consequentemente o momento polar de inercia refinando as respostas do carro aos movimentos do volante somando tudo isto ao uso de materiais de alto nivel como inconel e titanio ao longo de toda a estrutura o que se tem e um carro que pesa apenas 1 017 kg em ordem de marcha mas nao se trata de um carro depenado para competiçao e sim de uma maquina confortavel para uso no dia a dia de acordo com a propria eagle assim um sistema de ar condicionado projetado in house uma forma de nao comprometer o design da cabine isolamento acustico caprichado e acabamento com couro alcantara veludo e aluminio tornam a vida a bordo mais agradavel ja os sistemas de suspensao e freios modernos com amortecedores ajustaveis da ohlins servo assistencia e pinças de quatro pistoes foram projetados para o maximo de durabilidade e conforto mesmo em longas viagens sem abrir mao do desempenho em pista em 2014 a jaguar anunciou que fabricaria os seis exemplares que faltavam atraves do entao recem inaugurado departamento jaguar heritage e em 2015 de fato eles o fizeram seguindo exatamente todos os padroes da decada de 1960 porem com componentes melhores e controle de qualidade muito mais rigoroso steve cropley da autocar testou o primeiro carro a ficar pronto na epoca e garantiu que ele era exatamente como um e type lightweight original da decada de 1960 considerando a excelencia do projeto e o alto nivel de trabalho que a jaguar heritage teve para recria lo isto era o minimo que esperavamos e de forma alguma isto e ruim https //www youtube com/watch v=xqy7gnyvf68 a eagle contudo faz algo mais dificil melhorar algo que ja e absurdamente incrivel com respeito sem querer substituir ou desmerecer o classico pequenos detalhes como setas rentes a carroceria a moldura da placa redesenhada ou um sistema de escape refeito do zero foram projetados e produzidos para mostrar como seria um e type seja um conversivel um cupe ou um lightweight caso alguem com decadas de experiencia e convivencia com o original colocasse a mao na graxa para resolver seus bugs sem medir esforços sendo o e type lightweight gt da eagle o ponto mais alto desta filosofia e claro que ele tambem e o mais caro um exemplar custa £ 1 milhao o que na cotaçao atual sao nada menos que r$ 7 1 milhoes ´e pouco menos que o preço de um dos e type lightweight continuation feitos pela jaguar mas certamente vale a pena
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