duas da madrugada na praia do leblon os ultimos fregueses do chope do alpino estao indo embora mas no posto de gasolina ao lado do bar na esquina do jardim de ala com a praia começam a aparecer carros barulhentos com emblemas de escuderias nos vidros e a turma do ‘postinho’ chegando depois dos pegas da noite no aterro expedito marazzi revista quatro rodas fevereiro de 1968 nos anos 1960 eramos uma naçao completamente apaixonada pelos automoveis nossa nova industria ainda que formada basicamente de rejeitos do primeiro mundo impulsionava o conhecimento tecnico competiçoes e pistas apareciam por todo lado todo jovem da epoca envolvido de alguma forma com corridas fossem elas nas pistas ou nas ruas entao ainda desertas das cidades brasil afora dkw ardidos simcas multicarburados jk sofisticados karmann ghia e puma se misturavam com importados e aos onipresentes fuscas numa alegre despretensiosa e divertida fauna nos anos 1960 existiam equipes oficiais e semioficiais competindo nas pistas junto com amadores de todo tipo de bolso preparadores e construtores começam a aparecer para suprir esta demanda em breve os nossos melhores pilotos iriam para a europa e chegariam ate a formula 1 os fittipaldi fariam ate mais e criariam um carro de formula 1 brasileiro eramos nao o pais do futuro podemos ver agora; aquela foi a era de ouro olhando de hoje o desempenho de todos os carros que falaremos aqui e pifio qualquer polo de um litro aspirado provavelmente ganharia de qualquer desses carros preparados antigos em qualquer tipo de competiçao que voce puder bolar falamos de eventos que aconteceram meio seculo atras afinal de contas; a tecnologia move se adiante e nunca para tudo e relativo porem este mesmo polo e insuportavelmente lerdo de voce acabou de passar a semana com um audi a8 novo e esse seda vai parecer uma barca letargica perto de um 911 gt3 que e lento perto de um monte de outros carros tudo e relativo aqui vale lembrar que alem do aumento de desempenho nesses carros envenenados existia tambem a melhoria subjetiva um ronco mais forte motores balanceados lisos que giravam alto e nos encantavam na epoca motores de produçao normal tinham tolerancias relaxadissimas por isso vibravam e sacudiam e alguns motores eram visivelmente mais potentes que outros os motores preparados pegavam essas coisas relaxadas e colocavam o trabalho manual como soluçao pacientemente pesos de peças moveis eram igualados folgas reduzidas ao minimo volumes de camara igualados dutos pacientemente limpos alargados e polidos ja de cara sem nenhuma peça extra adicionada em si eram motores muito melhores mais gostosos de usar alem de mais potentes essa e uma das grandes evoluçoes do motor moderno o desenho ideal dele em si ja se conhece em torno de 1920; o que evoluiu foi a execuçao no detalhe a tolerancia tambem o controle eletronico de varias funçoes claro mas mecanicamente a evoluçao e muito de materiais e tolerancia coisa que preparadores ja faziam cuidadosamente desde sempre como eram realizaçoes individuais criadas por uma pessoa so com habilidade tanto tecnica como manual se aproxima terrivelmente do que se define em outros circulos como arte e certamente mais que habilidade manual e mais que conhecimento tecnico e/ou teorico hoje vamos lembrar um pouco dos preparadores que apareceram no fim dos anos 1960 e inicio dos 1970 aqueles mais dedicados que quase se tornaram construtores gente que podia se tornar uma alpina uma ruf ou uma amg mas desapareceram com o tempo e as sucessivas crises que sempre ocorrem no nosso sofrido pais para lembrar um pouco do que fomos e pensar no que poderiamos ter sido fittipaldi existe uma longa historia dos irmaos fittipaldi criando carros de competiçao baseados em vw aqui no brasil mas aqui vamos falar da primeira tentativa de se criar uma preparadora com um nome importante e carros exclusivos os fitti vw 1600s de 1967 [caption id= attachment_302184 align= aligncenter width= 960 ] os fittipaldi sim atras e um 6 3[/caption] os fittipaldi construiam karts e volantes esportivos que seriam equipamento original nos puma mas em 1968 wilsinho traz alguns kits 1600 importados da alemanha com intençao de vende los aqui lembrem que os vw acabavam de crescer de 1 200 cm³ para 1 300 cm³ uma mudança vista ja como grande progresso o kit de wilsinho era so pistao e camisa ate o pino do pistao era o original do vw 1300 simples e efetivo alem da cilindrada aumentava tambem so a taxa para 8 1 necessitando uso da gasolina azul de maior octanagem a revista quatro rodas testou o 1600s e conseguiu aumento de 7% na velocidade maxima em relaçao ao 1300 agora 124 km/h e 15% em media nas aceleraçoes logo kits deste tipo inundariam o mercado e a marca fitti ve ficaria famosa mesmo so nas pistas os fittipaldi tentariam de novo muito tempo depois em 1980 somente se juntando com jorge lettry anteriormente da dkw vemag competiçoes e a puma imaginaram ser uma marca brasileira de preparaçao de fiat uma abarth tupiniquim era o fiat fittipaldi uma preparaçao do fiat 147 rallye o trabalho foi completo na mecanica e carroceria tudo foi revisto o motor teve o cabeçote rebaixado e recebeu novo coletor de escape com dupla saida e carburador com duplo corpo descendente resultando em 75cv todos os elementos da suspensao foram mudados molas amortecedores barras estabilizadoras e alterados os pontos de regulagem do camber caster e alinhamento externamente um extenso body kit e interior caprichado com fabrica instalada em barueri sp e comercializaçao pela rede fiat esperava se vender entre 50 e 60 unidades mensais mas apenas quatro carros foram fabricados e o projeto vendido para a revenda paulistana eldorado uma pena bino bino como se sabe era o apelido do piloto christian heins este era tambem chefe da equipe willys de competiçao a willys era ligada a alpine pelo interlagos um alpine a108 produzido sob licença aqui por isso bino participa das 24 horas de le mans em 1963 pilotando um alpine; vem a falecer em um acidente horrivel nesta prova queimado numa enorme bola de fogo quem substitui ele na equipe willys e seu braço direito o preparador luiz antonio greco com toni bianco greco constroi carros de corrida dedicados e coloca o nome do amigo em homenagem postuma sao os bino mk1 e mk2 com a compra da willys pela ford e a extinçao da equipe de competiçao em outubro de 1968 greco uniu se a toni bianco para criar a propria empresa bino samdaco alem de carros de competiçao e preparaçao para corridas a empresa se dedicou a modificar carros da renault sua expertise desenvolvida em pista mas agora o renault 12 era vendido na verdade como o ford corcel nasciam assim os corcel bino a empresa vendia carros zero km com garantia preparados a cilindrada era aumentada de 1 300 para 1 440 cm³ eram adotados novo comando de valvulas dupla carburaçao um coletor novo permitia montagem de dois carburadores originais de corcel escapamento especial kadron e cabeçote rebaixado para maior taxa fornecendo 90 cv pintura exclusiva externa rodas de magnesio e pneus radiais dentro um painel diferente e completo inclusive com um console onde ficavam quatro instrumentos extras o bino era uma preparaçao completa um carro coeso em seu desempenho que nao falhava em apaixonar quem o experimentasse disse marazzi na epoca na estrada o corcel bino e muito mais agil do que o modelo normal sua faixa de torque ao contrario do que se poderia esperar de um motor envenenado ampliou se ao inves de diminuir por isso ele responde rapido quando se pisa no acelerador sem que haja necessidade de mudar muito as marchas portanto ao inves de exigir uma conduçao mais especializada o corcel bino pode ser dirigido mais facilmente do que o corcel original por qualquer motorista um modelo mais dedicado a pista com paralamas e capo de fibra e motor bem mais preparado aparentemente era tambem oferecido logo peças do kit bino eram tambem oferecidas individualmente as vendas do modelo completo se mostrando insuficientes para manter o negocio a equipe bino foi desativada em 1976 puma a puma desde o inicio queria ser mais que apenas um vw com carroceria bonita o motor 1500 de dupla carburaçao original de 1968 ja era algo acima dos fuscas e karmann ghia; junte a isso um carro pequeno e leve e bem ajustado e se tinha um sensacional esportivo brasileiro o desenvolvimento nao parou ai claro eventualmente podia se encomendar puma com motores 1800 e 2000 bem como os famosos comandos p1 p2 p3 e p4 em ordem crescente de braveza kits de carter seco e outros tambem foram desenvolvidos para competiçao esses pumas mais bravos eram caros e portanto raros mas existem ja a partir de 1969 detectando uma demanda imediata desses componentes no mercado apareceu o famoso pumakit era a marca da puma para suas peças de preparaçao desenvolvidas para seu carro vendidas no mercado o mais popular componente era a dupla carburaçao ainda nao disponivel original da vw mas sao os comandos p2 p3 e p4 que acabaram virando historia de tao importantes que foram naquele tempo mas por algum motivo o pumakit acaba num par de anos os comandos porem foram extensamente copiados por preparadores desde entao hoje existem um milhao de fuscas que usam componentes porsche mas nunca vi um vw preparado com rodas volante e componentes de motor puma seria algo muito legal ainda que um carro desse nunca chegou a existir na epoca envemo a envemo começou em 1966 e ja em 1969 oferecia motores vw com cilindradas de 1 600 1 700 e ate 1 800 cm³ partindo do motor 1300 corrente era alterado o diametro dos cilindros e trocados camisas pistoes e aneis as mudanças incluiam cabeçotes rebaixados camaras de combustao de novo desenho coletores de admissao fundidos em aluminio com entradas independentes para cada cilindro dois carburadores de duplo corpo e novos comandos de valvulas novas velas e sistema de escapamento todos os componentes moveis eram balanceados dinamicamente a revista quatro rodas testou um vw envemo 1700 em 1970 e disse que o comando era puma p 2 como a maioria dos vw mexidos o que indica a popularidade dos componentes puma o carro chegou a 156km/h contra 115km/h do 1300 original e fez o 0 100km/h em 13 5 segundos tempos respeitaveis para um fusca e para a epoca mas e com os opalas que a marca ficou famosa o opala envemo era na verdade um catalogo completo de peças de preparaçao diversas que podia chegar a algo realmente interessante nascendo praticamente junto com o novo carro da gm em 1969 o primeiro opala e ainda era um 4 portas com motor 3800 seis em linha o motor recebia novo coletor que permitia a montagem de um segundo carburador original de opala; um trabalho cuidadoso nos dutos do cabeçote e aumento de taxa para 8 5 1 com isso dava 150cv declarados dos 125 originais alem disso recebia volante esportivo e painel completo bancos individuais reclinaveis e console e o cambio de quatro marchas com alavanca no assoalho do esplanada gtx rodas de magnesio e pneus mais largos e farois auxiliares de longo alcance e neblina completavam o exterior a quatro rodas chegou a 176 km/h com ele e o proclamou o mais veloz nacional em 1970 com o tempo o catalogo so aumentava eventualmente ao redor de 1974 se voce tivesse dinheiro suficiente para mergulhar no catalogo sairia com um opala realmente especial no motor kits de carburaçao tripla comandos carter de maior capacidade pistoes para maior taxa entre outros na suspensao molas especiais barras estabilizadoras maiores amortecedores koni importados e rodas mais largas em aço ou magnesio ate incrivelmente overdrive laycock importado caixa zf de cinco marchas e tres relaçoes finais diferentes eram oferecidos no catalogo alem disso por fora poderia ter grade diferente alargadores de paralamas spoilers dianteiros e traseiros por dentro eram nada menos que seis opçoes de desenho de volante alem de bancos carpetes instrumentos e consoles especiais um opala com todo o catalogo seria algo muito mas muito legal ate hoje a envemo como sabemos por muito tempo continuou fazendo grades e outros detalhes diferentes para opala mas a parte de preparaçao definhou criou uma serie de chevettes especiais bem como um extenso catalogo de preparaçao para ele tambem se torna depois produtora do super 90 uma replica perfeita do porsche 356c e depois da perua camper ate acabar nos anos 1990 mas talvez sua maior criaçao tenha sido um opala que ate hoje deixa os entusiastas de queixo caido nos anos 1970 a preparaçao muda uma empresa chamada lacom schwitzer começa a produzir turbocompressores no brasil mas isso e historia para outro dia
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