FlatOut!
Image default
Carros Antigos

Escort XR3: quais são as diferenças entre o modelo europeu e o brasileiro?

Quando o Ford Escort XR3 foi lançado no Brasil, em 1983, imediatamente ele se tornou um dos carros novos mais desejados pelos entusiastas. Com decoração caprichada, incluindo quatro faróis auxiliares, spoilers na dianteira e na traseira, rodas de 14 polegadas com desenho exclusivo e teto solar com persiana. O interior também era diferenciado em acabamento e equipamentos, trazendo bancos de melhor apoio, revestimento cinza bicolor, volante de menor diâmetro, conta-giros e ar-condicionado opcional. O Escort XR3 era um carro muito bonito, fez sucesso em sua época e hoje é idolatrado por uma legião de entusiastas por todo o País – há muitos, aliás, que só agora têm condições de realizar o sonho que tinham na década de 1980. Mas ele tinha um problema, olhando para trás: o motor – uma versão de 1,6 litro, com 83 cv e 12,8 kgfm de torque, do Ford CHT usado pelo restante da linha. Com comando mais bravo, dutos de admissão alargados, curva de ignição modificada  e um carburador Weber 4