A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Projetos Gringos

Essa festa universitária cheia de gatas é na verdade um enorme encontro de Ladas

Sabe aquelas bacanais feitas pelos jovens e descolados universitários em filmes como American Pie? Então: é tudo mentira. Você já fez aquilo na faculdade, ou conhece alguém que fez? De qualquer forma, isto não significa que você não possa fazer uma festa daquelas fora da universidade. Quer um lugar perfeito? Um encontro de carros. Mais perfeito ainda? Um encontro de Lada, na Hungria. Sério.

Os húngaros que andam nos lendo podem confirmar: a Hungria tem uma das maiores comunidades de fãs da Lada no mundo todo, o que tem a ver com o fato de o país ter sido um regime comunista até 1989. Sendo assim, a cena é comparável às comunidades de fãs de Volkswagen no Brasil e no mundo — mas, por alguma razão, este encontro de Lada nos parece mais excitante do que qualquer outro evento deste tipo. Por que será? Vamos dar uma olhada:

Ah, sim. É por isso.

Tudo aconteceu entre os dias 22 e 24 de agosto deste ano, na segunda edição do International Lada Meeting, organizado pelo Lada Club Hungary. Os primórdios do clube remontam a 1996, quando alguns fãs do carro soviético mais famoso do mundo se reuniram para fundar o Lada Tuning Klub e, ao longo de uma década, passaram de 20 membros para mais de 1.000.

Depois de realizar alguns encontros menores em aeroportos e estacionamentos, os membros do Lada Club Hungary decidiram criar um evento maior — e escolheram o melhor lugar possível: o lago Vadkerti, na cidade de Soltvadkert, na Hungria — nos moldes de Wörthersee, o maior encontro de VW do mundo, que acontece no lago que lhe deu o nome.

lada-meet-2013 (4)

O lugar é perfeito para acampar e tem um grande gramado para que os carros possam ser expostos. Também tem muito espaço para a realização de atividades, digamos… divertidas: esculturas de Lada na areia (sério), jogos de futebol, arrancadas, competições de drift e, claro, festas até o amanhecer. E a gente imagina o que deve acontecer nestas festas, cheias de jovens na casa dos 20 anos…

E é claro que tem garotas de biquíni lavando os carros dos participantes do evento — há até uma item chamado “Sexy Car Wash” na programação do evento. Olha só como foi no ano passado:

Parece que acabamos de achar mais uma razão para colocar um fim no bullying contra o Lada. E um belo motivo para transferir o QG do FlatOut para a Hungria.

Matérias relacionadas

Air is cool: os carros com motor arrefecido a ar que não são Volkswagen nem Porsche

Dalmo Hernandes

Concours de l’Ordinaire: o encontro de carros comuns que faltava no mundo

Dalmo Hernandes

As propagandas de carro mais hilárias e inusitadas já feitas | Parte 3: anos 2000 e 2010

Dalmo Hernandes