voce ja deve ter visto aqui no flatout alguns projetos de muscle cars modernizados geralmente este tipo de cirurgia e complicado especialmente quando estamos falando de vestir um carro moderno com uma carroceria classica ou reconstruir um classico utilizando elementos modernos nao faltam exemplos mas logo de cara vem a mente os mustang da retrobuilt ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] talvez voce lembre deles ate porque e dificil esquecer o que acontece quando se pega um ford mustang de quinta geraçao o modelo retro lançado em 2004 e coloca se nele elementos esteticos da primeira geraçao como farois lanternas grade e para choques as proporçoes mais robustas do pony car moderno nao recebem muito bem os componentes projetados para o mustang mais esguio da decada de 1960 e o resultado e um monstro de frankenstein um tanto desajeitado com a traseira alta demais um espaço muito grande entre o topo do capo e da tampa do porta malas e as caixas de roda e uma postura raked com a traseira mais alta que a dianteira meio forçada [gt40 content search= dodge widget= 1 ] parece meio que um problema sem soluçao como colocar uma carroceria classica sobre uma estrutura moderna e acertar nas proporçoes pois ha como faze lo basta escolher os carros certos prova disto e o carro que viemos mostrar hoje isto caro leitor e um dodge viper com a carroceria de um plymouth barracuda mas se a gente so tivesse mostrado a foto sem dizer nada voce talvez sequer tivesse percebido quer dizer os mais atentos talvez tenham notado as rodas de viper mas fora elas nao ha muito no carro que denuncie sua verdadeira natureza como disse o pessoal do the drive este e provavelmente um dos project cars mais conceitualmente norte americanos ja feitos afinal trata se de um muscle car iconico do inicio dos anos 70 com as entranhas de um dos esportivos que melhor materializam tudo o que gostamos nos carros dos eua um enorme motor em v com comando no bloco cambio manual e traçao traseira e a capacidade encarar de igual para igual as melhores ofertas das fabricantes europeias a um custo muito menor mas este carro foi feito no mexico e nao nos eua os responsaveis sao os caras da street toys hot rods and customs que fica em ciudad juarez quase na fronteira com o texas eles fizeram um excelente trabalho ao casar o chassi que na verdade esta mais para monobloco de um dodge viper a carroceria de um plymouth cuda o projeto foi concretizado nos ultimos meses em um trabalho intensivo para apresentar o carro no sema show 2018 quer dizer no estacionamento do evento em las vegas onde verdade seja dita muitas vezes ficam projetos mais interessantes que aqueles apresentados dentro do evento o ponto de partida foi um dodge viper de terceira geraçao zb i fabricado entre 2003 e 2007 trata se da primeira atualizaçao abrangente feita pela dodge no viper que ganhou um visual mais agressivo e um novo motor v10 de 8 3 litros com 507 cv e 72 6 mkgf de torque acoplado a uma caixa manual de seis marchas tremec t56 o viper cedeu seu chassi conjunto mecanico interior e suspensao ao projeto ja a carroceria utilizada era de um plymouth barracuda 1970 embora nao tenha ficado claro qual era a versao do carro pense conosco o cuda mais potente de todos tinha um v8 hemi 426 big block de sete litros com 430 cv e 67 7 mkgf de torque ou seja do ponto de vista puramente numerico o transplante de carroceria/chassi foi absolutamente vantajoso e mais em termos de manejo a suspensao independente nas quatro rodas do viper com braços triangulares sobrepostos nos dois eixos e tecnicamente superior ao sistema original do cuda a escolha dos elementos se mostrou acertada tambem por conta das dimensoes veja so enquanto o dodge viper zb i tem 4 460 mm de comprimento 1 920 mm de largura e 2 510 mm de entre eixos o plymouth cuda tinha 4 739 mm de comprimento 1 902 mm de largura e 2 743 mm de entre eixos traduzindo como a largura dos dois carros e quase identica foi preciso apenas aumentar o entre eixos do chassi do viper em pouco mais de 20 cm para acomoda lo sob a carroceria do barracuda com isto as proporçoes do muscle car fabricado em 1970 nao foram alteradas e a harmonia de suas belas linhas foi totalmente preservada em essencia o que ocorreu foi um transplante completo de estrutura quase que um cruzamento a carroceria do cuda foi removida de sua propria estrutura e os paineis foram instalados sobre a estrutura do viper que por sua vez foi devidamente modificada alias vale lembrar que o viper e um caso curioso de construçao hibrida embora tenha carroceria sobre chassi ha longarinas e o assoalho e o tunel de transmissao sao componentes estruturais como em um monobloco uma forma de chamar este tipo de construçao e semi monocoque caso tivesse sido um engine swap teria sido necessario adaptar o cofre do muscle car alargar o tunel de transmissao e adaptar as caixas de roda originais para abrigar os enormes pneus do viper 275/35 na dianteira e 335/30 na traseira agora por mais que pareça ter sido um trabalho mais simples por conta disto nao pense que e brincadeira pegar um pony car com monobloco retira lo de seu monobloco e adapta lo sobre uma estrutura completamente diferente sem prejudicar sua integridade como se nao bastasse eles tambem incluiram um supercharter paxton montado sobre o v10 de 8 3 litros devidamente coberto por um scoop funcional no capo o compressor mecanico leva a potencia do motor de 507 cv para 720 cv cambio e diferencial original do viper que ja sao superdimensionados foram mantidos sem alteraçoes [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] pois agora chegamos a parte que faz deste restomod um caso quase perfeito o interior do viper tambem foi preservado e embora as dimensoes do carro tenham casado perfeitamente o painel de instrumentos simplesmente nao foi alterado em nada e apenas novos revestimentos de porta de fibra de vidro precisaram ser feitos sob medida o conflito estetico entre o lado de fora e o lado de dentro pode nao agradar a todo mundo na nossa humilde opiniao os caras da street toys poderiam ter adaptado o interior do cuda ao projeto existem instrumentos modernos com visual classico que cairiam bem ao carro e deixariam o visual interno mais condizente com a carroceria fora isto este certamente e um dos nossos body swaps favoritos dos ultimos tempos
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