uma das fabricantes de que mais os entusiastas sentem falta e a saab a companhia sueca teve uma morte lenta que começou em 2010 quando foi vendida pela general motors que era dona da saab desde 2000 e terminou em 2014 quando uma empresa chamada nevs national electric vehicles sweden desistiu de fabricar carros eletricos baseados no saab 9 3 a saab pode jamais ter conseguido atingir o mesmo sucesso no mainstream que sua conterranea a volvo mas tem lugar garantido no coraçao dos entusiastas por sua historia nas pistas por suas inovaçoes tecnicas e pela personalidade de seus automoveis e e justamente atraves do carros mais marcantes feitos pela saab que vamos contar um pouco de sua historia e explicar por que a companhia merece cada gota de nossa admiraçao ursaab o começo de tudo a saab automobile ab foi fundada em 1947 como o braço automotivo de uma companhia de aviaçao a svenska aeroplan ab eis a origem do nome saab esta por sua vez foi fundada em 1937 começando com avioes de caça e passando para aeronaves comerciais com o fim da segunda guerra mundial o ultimo aviao comercial da saab foi fabricado em 1999 o saab 2000 aeronave movida por turbopropulsores helices movidas a turbinas feita para levar ate 58 passageiros e voar em velocidade de cruzeiro de 665 km/h a empresa ainda fabrica o caça jas 39 gripen que em 2017 completa 30 anos um dos mais antigos avioes militares em serviço na suecia com termino do conflito a saab pode colocar em pratica o plano de diversificar a atuaçao da companhia e imediatamente começou a projetar seu primeiro carro o ursaab usando codigo interno x9248 o projeto foi batizado oficialmente como project 92 e deu origem ao saab 92 em 1949 sendo um carro projetado por engenheiros aeronauticos era natural que o ursaab tivesse muita influencia da aviaçao em seu design a carroceria aerodinamica em forma de gota que de frente lembra um pouco a mascara do darth vader e a construçao monobloco por exemplo criaram um automovel compacto e leve pesando apenas 800 kg o ursaab nome que significa saab original tinha 4 5 m de comprimento 2 75 m de entre eixos e 50% menos arrasto aerodinamico que outros carros da epoca em especial o dkw e o opel kadett o arranjo de motor dianteiro transversal um v2 dois tempos de 18 cv oriundo justamente do dkw e traçao dianteira melhorava o aproveitamento de espaço as portas suicidas que se abriam para tras eram uma forma de evitar maiores danos as mesmas ao sair da garagem o motor dkw foi substituido por outro projetado pela propria saab pouco tempo depois e quatro prototipos foram construidos ate 1948 quando a versao de produçao começou a ser desenvolvida o prototipo original de numero 92001 rodou mais de 530 mil km em testes na maioria das vezes em estradas de piso irregular ou enlameado cheias de curvas e passagens desafiadoras era uma forma de atestar a competencia do projeto os testes eram realizados sempre a noite ou de madrugada fizesse vento chuva ou neve [youtube id= bu7iy8 fozy width= 620 height= 350 ] as principais caracteristicas do ursaab foram aproveitadas no saab 92 primeiro automovel produzido em serie pela fabricante sueca e a receita foi aperfeiçoada nas decadas seguintes saab 92 o criador de conceitos a produçao do saab 92 se iniciou em 1949 na nova fabrica aberta pela saab em trollhattan cerca de 300 km a oeste de linkoping onde ficava a sede da empresa o carro tinha visual claramente inspirado no ursaab porem com proporçoes mais conservadoras e palataveis ao mercado interessante era o fato de a carroceria ser moldada a partir de uma unica chapa de metal que depois era cortada para acomodar as portas os primeiros carros foram pintados de verde escuro em um tom muito semelhante ao famoso british racing green dos carros de corrida ingleses de acordo com algumas fontes a saab tinha um estoque de tinta verde que havia sobrado da guerra e precisava ser aproveitado de algum jeito o saab 92 foi um sucesso logo de cara seu motor economico de manutençao simples que no fim das contas era um dois cilindros e dois tempos de 0 8 litro baseado no projeto da dkw o rodar estavel e confortavel proporcionado pela suspensao por barras de torçao nas quatro rodas e o interior amplo contribuiram para tal nao levou mais que duas semanas para que a saab colocasse o 92 para correr nos ralis os caras gostavam de fazer tudo por si mesmos foi o proprio diretor do setor de engenharia da saab rudolf mellde quem se inscreveu no rali da suecia com um 92 e foi o segundo colocado em sua classe nada mau para uma estreia [youtube id= gbhbgg3mseu width= 620 height= 350 ] isto se devia em parte ao fato de carros com traçao dianteira se sairem melhor em pisos com baixa aderencia como a neve do inverno escandinavo o peso do conjunto mecanico sobre as rodas motrizes os torna mais estaveis nas curvas explicamos este assunto melhor neste post outra curiosidade o carro era oferecido nas versoes standard basica; e deluxe auto explicativa no entanto nenhum exemplar do modelo basico foi vendido em toda a produçao que durou ate 1956 como dissemos o saab 92 estabeleceu o padrao que seria seguido pelos modelos seguintes o 93 que foi lançado em 1956; e o 95/96 que o substituiram em 60 e continuaram em linha te 1979; usavam a mesma plataforma e a mesma carroceria basica alterando elementos como o visual da dianteira e o compartimento de carga por exemplo e havia algumas diferenças fundamentais de projeto a partir do 93 o motor passou a ser instalado em posiçao longitudinal; e foi adotado o sistema de roda livre que desacoplava a embreagem automaticamente para reduzir as rotaçoes do motor em alta velocidade e com o carro movendo se no embalo economizar combustivel saab 95 a versao perua ao longo dos anos o saab 92 e seus derivados introduziram diversas inovaçoes na industria automotiva em 1958 foi o primeiro carro a vir com cintos de segurança de fabrica em 1960 começa a ser usado o circuito de freios diagonal mais resistente a falhas em 1969 a chave de igniçao e deslocada para o console central a fim de evitar lesoes nos joelhos do motorista em caso de acidente em 1970 pela primeira vez um carro vem equipado com limpadores e lavadores de farol e em 1971 surgem os bancos dianteiros aquecidos nos ralis o sucesso continuou o saab 93 foi vencedor de diversos ralis na escandinavia em 1956 com erik carlsson o mr saab ao volante; e ainda venceu a ediçao de 1957 da mille miglia ja o saab 96 que introduziu a suspensao independente por braços sobrepostos na dianteira e o motor ford v4 de 1 6 litro e 46 cv venceu as ediçoes de 1973 e 1976 do rali da suecia parte do campeonato mundial de rali com stig blomqvist e per ekund ao volante respectivamente saab 99 o auge lançado em 1968 o saab 99 era compacto como o 92 96 porem tinha um visual mais moderno com linhas retas e limpas e tres volumes bem definidos na carroceria apesar das dimensoes semelhantes ele estava posicionado um degrau acima na linha da saab e tornou se mais uma vitrine de inovaçoes o 99 foi um carro unico em seu tempo com motor de quatro cilindros em linha inclinado a 45° traçao dianteira a mais indicada para enfrentar as estradas cobertas de neve em uma epoca que traçao integral era coisa de jipes versoes seda hatchback e cupe e estilo diferente de tudo o que havia entao — principalmente no perfil da carroceria e foi com ele que a saab começou a experimentar a injeçao eletronica e os turbocompressores o ponto alto disso tudo foi o saab 99 turbo com motor 2 0 com comando simples no cabeçote e 145 cv capazes de faze lo acelerar ate os 100 km/h em 9 2 segundos 0 a 160 km/h em 26 2 segundos e atingir os 196 km/h de velocidade maxima o 99 foi um carro unico em seu tempo com motor de quatro cilindros em linha inclinado a 45° traçao dianteira a mais indicada para enfrentar as estradas cobertas de neve em uma epoca que traçao integral era coisa de jipes versoes seda hatchback e cupe e estilo diferente de tudo o que havia entao — principalmente no perfil da carroceria a curvatura e a inclinaçao do para brisa eram incomuns para a epoca e junto com as colunas bastante finas aumentavam bastante a visibilidade para o motorista e foi com ele que a saab começou a experimentar a injeçao eletronica e os turbocompressores [youtube id= qmsvd9tztos width= 620 height= 350 ] o ponto alto disso tudo foi o saab 99 turbo com motor 2 0 com comando simples no cabeçote e 145 cv capazes de faze lo acelerar ate os 100 km/h em 9 2 segundos 0 a 160 km/h em 26 2 segundos e atingir os 196 km/h de velocidade maxima foi com um saab 99 turbo que stig blomqvist venceu o rali da suecia no wrc em 1979 o saab 99 era um carro tao correto que a imprensa automotiva dizia que seus maiores rivais o bmw 2002 turbo e alfa romeo giulia mesmo com a vantagem dinamica da traçao traseira so ganhavam do 99 porque ele merecia um motor mais potente desempenho bruto contudo nao era a maior preocupaçao da saab que apostava na sobrealimentaçao para melhorar a eficiencia energetica do motor antes de aumentar sua potencia evidencia disso era a instalaçao de uma valvula de alivio outro pioneirismo do 99 para controlar a pressao do turbo de acordo com a necessidade em 1979 enquanto o saab 96 era substituido por uma versao rebatizada do lancia delta chamada saab 600 o 99 seguia firme como carro chefe da saab mais do que isto ele tambem serviu como base para aquele que foi o ultimo grande saab o 900 saab 900 e o fim de uma era o saab 900 lembrava um 99 crescido e em essencia era isso mesmo a plataforma era a mesma assim como as formas basicas da carroceria mas havia elementos de estilo bem mais modernos e um visual mais imponente graças a dianteira mais longa apesar da plataforma antiga o 900 trouxe novidades suficientes para manter a tradiçao de inovar o painel de instrumentos era curvado em direçao ao motorista e trazia os instrumentos posicionados de acordo com a frequencia em que eram usados era por isso por exemplo que o radio ficava em uma posiçao bem elevada a abertura das portas era ampla e incluia parte do assoalho facilitando a entrada e a saida dos ocupantes e evitando que residuos e umidade se acumulassem nas caixas de ar [youtube id= strqwlddtsm width= 620 height= 350 ] o kit aerodinamico disponibilizado no 900 tambem era novidade e alem de tornar o visual do carro mais arrojado melhorava seu coeficiente aerodinamico e aumentava sua velocidade maxima em 10 km/h novamente o grande destaque era a versao sobrealimentada o saab 900 turbo foi lançado ao mesmo tempo que o resto da familia 900 inicialmente com o mesmo motor de dois litros e cambio manual de quatro marchas do 99 em 1984 porem uma grande mudança aconteceu a adoçao um motor com cabeçote de 16 valvulas e comando duplo com o novo motor o carro passou a atingir os 100 km/h em 8 5 segundos e chegava aos 202 km/h ou 210 km/h na versao aero equipada com o bodykit especial o pesar era que o saab 900 nao foi colocado para disputar nos ralis a marca começava a passar por dificuldades financeiras em meados da decada de 1980 e em 1989 foi adquirida pela general motors a segunda geraçao do saab 900 lançada em 1994 era baseada em uma plataforma da gm e o saab 9000 modelo que ficava acima do 900 era fruto de uma parceria com a fiat e compartilhava plataforma com o alfa 164 o fiat croma e o lancia thema era o começo do fim da saab como o mundo a havia conhecido nao e que os saab feitos sob a batuta da gm nao fossem bons carros mas eles ja nao podiam ser considerados saab puros por assim dizer houve ate mesmo um subaru wrx perua rebatizado como saab 9 2x em determinado momento a companhia americana era dona de 20% da subaru inicio dos anos 2000 o que nao era exatamente ruim mas tambem nao era o que se esperava de um legitimo saab talvez esta perda de identidade tenha sido outro fator alem da crise economica do fim dos anos 2000 responsavel pela morte lenta da saab mas os modelos classicos que vieram muito antes disso sempre serao lembrados estamos fazendo nossa parte
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