ha alguns dias perguntamos a nossos leitores quais eram os conta giros mais estilosos da industria automotiva peças que alem de medir as rotaçoes contribuem para tornar os carros a que pertencem ainda mais marcantes aos olhos dos entusiastas a ideia era citar conta giros que de alguma forma se destacassem dos demais fosse pelo design pela criatividade ou pela excelencia em cumprir sua funçao ou pela tradiçao ou um pouco dos tres juntos depois de dar tres sugestoes o conta giros no capo dos pontiac o conta giros digital do mclaren 720s e o conta giros atemporal do porsche 911 recebemos otimas sugestoes o primeiro lote apareceu aqui e o segundo voce confere agora ford maverick gt sugerido por ovelho306 o ford maverick foi lançado nos estados unidos em 1969 sua missao era encarar acredite se quiser os compactos importados do japao e da europa como o toyota corolla e o volkwagen beetle ele deveria ser uma alternativa mais barata ao mustang oferecendo um desenho semelhante porem com mecanica mais mansa e preço mais competitivo no brasil onde foi lançado no ano seguinte o maverick tinha um apelo completamente diferente no nosso mercado ele era um carro grande potente e esportivo criado para enfrentar o recem chegado e muito bem recebido chevrolet opala e de fato ele emulava muito bem os pony cars norte americanos no estilo e no caso do maverick gt com um v8 de 302 pol³ 4 95 litros arrendondados para cinco litros pela ford e 197 cv brutos o maverick gt era o unico que tinha um conta giros de serie contudo como o painel das outras versoes nao previa a inclusao do instrumento a ford bolou uma soluçao criativa instalou um pequeno conta giros em uma carcaça separada com o mesmo desenho das principais acima da coluna de direçao no mesmo lugar as versoes com cambio automatico podiam trazer um indicador de marchas https //www youtube com/watch v=0v2yat_z4jw a ideia lembrava os conta giros aftermarket instalados em carros preparados nos anos 60 e 70 era um bom exemplo de ideia eficaz e estilosa na medida certa para se tornar uma marca registrada e inspirar muitos donos de maverick mais simples e ate de corcel a instalar conta giros em seus carros desta mesma maneira nao por acaso e bem dificil encontrar um autentico conta giros de maverick gt a venda aston martin db9 sugerido por francis_ms os modelos mais iconicos da aston martin na decada de 1960 os carros que inspiraram praticamente todos os modelos lançados pela aston nos ultimos 20 anos usavam os tradicionais conta giros smiths tradicionais alias e pouco a smiths foi a primeira fabricante britanica de instrumentos automotivos e era a escolha numero 1 das companhias britanicas de esportivos para compor o painel de seus carros repare na foto acima que mostra o painel de um aston martin dbs de 1967 note o desenho classico limpo legivel e sem decoraçao excessiva fundo preto letras brancas faixa vermelha bem vibrante e uma moldura cromada isto e que e classe mas foi em 2004 que os aston martin adotaram uma caracteristica que se tornaria sua marca registrada junto com a reestruturaçao da companhia no começo da decada passada veio um maior refinamento no design levando a adoçao de um sofisticado cluster de instrumentos com face de escovado no entao novo aston martin db9 o db9 foi o primeiro aston fabricado na planta de gaydon no reino unido e tinha um v12 de 5 9 litros que na ocasiao do lançamento entregava 456 cv a 6 000 rpm e era capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 4 7 segundos com velocidade maxima de 299 km/h https //www youtube com/watch v= lfjdronk a o cluster por si so ja era uma peça bastante sofisticada e foi utilizado em outros modelos da aston martin nas decadas de 2000 e 2010 o detalhe marcante ficava por conta do conta giros cujo ponteiro era invertido ele corria no sentido anti horario era meio contra intuitivo mas os olhos nao demoravam para se acostumar lamborghini reventon sugerido por thezondas nao parece mas ja faz 12 anos que a lamborghini apresentou ao mundo o reventon foi em 2007 no salao de frankfurt o conceito era feito com base no lamborghini murcielago lp 640 e compartilhava com ele o motor v12 de 6 5 litros acertado para entregar 650 cv a 8 000 rpm 10 cv a mais que o murcielago e 67 3 kgfm de torque a 6 000 rpm acoplado a uma caixa sequencial de seis marchas com acionamento eletro hidraulico em 2008 teve inicio a produçao de uma serie limitada do lamborghini reventon o carro era capaz de ir de zero a 100 km/h em 3 4 segundos com maxima de 340 km/h e tinha um visual bem mais agressivo que o murcielago abusando dos vincos e cortes com farois mais bravos e uma traseira mais conceitual quase futurista a inspiraçao eram os avioes de combate e a estetica geral do reventon foi o ponto de partida para o sucessor do murcielago o lamborghini aventador que foi lançado em 2011 mas nao era apenas a carroceria do reventon que fazia referencia aos caças embora a maior parte do interior fosse compartilhada com o murcielago seu painel de instrumentos compensava por todo o resto ele era totalmente digital e configuravel em dois modos no primeiro os graficos dos instrumentos emulavam o layout tradicional para o velocimetro e o conta giros com a indicaçao numerica no centro https //www youtube com/watch v=gmopzwydw1i no segundo os instrumentos mudavam para imitar os graficos de um aviao com graficos baseados em linhas o mostrador digital voltou a aparecer no aventador porem com um design menos inovador bmw 1m sugerido por vanessa elisa um dos conta giros mais bacanas ja instalados em um carro produzido em serie nao era exatamente um conta giros mas seria injusto deixa lo de fora porque ele tambem esta instalado em um dos carros mais incriveis dos ultimos dez anos o bmw 1m estamos falando do indicador de troca de marchas embutido no volante opcional para o bmw 1m da geraçao e87 produzido em quantidade limitada em 2011 e 2012 o serie 1m so nao se chamava m1 por causa do supercarro dos anos 70 equipado com um seis em linha biturbo de 340 cv e cambio manual de seis marchas como unico disponivel o pequeno cupe de tres volumes e frequentemente comparado ao primeiro m3 em porte ou a geraçao e46 em desempenho https //www youtube com/watch v=acchyeo_mvk a ideia do volante performance era imitar os indicadores de troca de marca dos carros de formula 1 as luzes vao acendendo a medida que o giro do motor sobe e na hora de trocar a marcha todas elas ficam vermelhas na marca das 12 horas fica uma pequena tela de lcd com um cronometro e uma boa forma de saber a quantas andam as rotaçoes do carro algo util nao apenas para saber a hora de trocar a marcha mas tambem ao contornar uma curva na pista sem desviar o olhar do asfalto dodge viper sugerido por igor silva a adoçao do cluster de instrumentos digital com tela colorida aconteceu em massa nesta decada o recurso antes reservado a carros de luxo carissimos ja e onipresente nos modelos mais acessiveis de marcas premium e começa a se popularizar em carros de maior volume e trouxe possibilidades interessantes de design e interatividade o quadro de instrumentos da ultima geraçao do dodge viper lançada em 2012 e um excelente exemplo o conta giros e o unico instrumento digital e possui graficos ate que convencionais ate a faixa vermelha que começa as 6 500 rpm quando o ponteiro atinge a area o fundo do conta giros fica vermelho e exibe a efigie da vibora e quando o veneno do motor v10 de 8 4 litros e 649 cv aparece https //www youtube com/watch v=fgr74goblbw e um recurso tecnicamente inutil mas e este tipo de atençao aos detalhes com easter eggs e referencias que ajuda a fomentar a imagem de uma companhia junto aos fas honda civic si sugerido por jr_jr o representante brasileiro desta lista de conta giros nao poderia ser outro que nao ele o civic si dispensa apresentaçoes e uma apresentaçao adequada o honda civic si de oitava geraçao lançado no brasil em 2007 e amplamente considerado um dos melhores esportivos nacionais de todos os tempos se nao o melhor boa parte da fama se deve ao motor k20 2 0 naturalmente aspirado de 192 cv que era capaz de girar a mais de 8 000 rpm e levar o si de zero a 100 km/h em menos de oito segundos com maxima de 215 km/h mas a oitava geraçao do civic ja era um carro marcante por natureza ele trouxe uma verdadeira revoluçao no desenho dos sedas medios afastando se do perfil de tres volumes para adotar uma silhueta fluida limpa e futurista o interior seguiu a mesma linha adotando um inovador painel de instrumentos de dois andares https //www youtube com/watch v=pbjhac_ohpg a parte superior era digital com o velocimetro e mostradores de combustivel e temperatura a parte inferior abrigava demais mostradores luzes espia e o conta giros em destaque isto valia para todas as versoes mas so no si a iluminaçao e a grafia eram vermelhas o conta giros no centro exaltava a caracteristica mais marcante do seda esportivo o giro alto do motor e a cor vermelha o colocava em destaque
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