ha quem diga que antes de trocar pneus colocar pimenta no motor e mexer na suspensao uma forma barata rapida e eficiente de preparar um carro para a pista e a reduçao de peso e so tirar algumas coisas do carro banco traseiro as vezes o bando do carona tambem revestimentos das portas carpetes forraçao do teto radio e alto falantes e voila voce economiza alguns quilos claro falando em nivel pessoal de coisas que voce pode fazer sozinho no seu carro sem gastar um tostao [gt40 content search= porsche widget= 1 title= direto de stuttgart ] agora se voce e uma fabricante de automoveis a coisa pode ficar bem mais extrema especialmente se voce e uma fabricante de esportivos como a porsche que tem boa parte de sua reputaçao garantida pelo sucesso nas pistas um carro de corrida precisa ser o mais leve possivel e as medidas tomadas para atingir este objetivo muitas vezes fazem fama por si so um exemplo classico disto e a chave perfurada do porsche 917k prototipo com o qual os alemaes venceram as 24 horas de le mans de 1970 e 1971 ele nao era o mais leve de todo os porsche por causa de seu enorme motor flat 12 mas ainda assim usava carroceria de fibra de vidro estrutura tubular e tinha ate mesmo a chave de igniçao perfurada uma modificaçao mais simbolica do que pratica mas muito bacana exatamente por isto e como dizer nos perfuramos a chave para economizar alguns gramas sim chegamos a este ponto demais a proposito adiantamos o porsche 917k pesava cerca de 800 kg e para nos deveria estar na lista mas provavelmente a porsche quis dar mais destaque a modelos menos conhecidos na hora de produzir o mais recente episodio de sua serie top 5 com os modelos mais leves ja produzidos em stuttgart a gente perdoa [youtube id= yjg_re by2e width= 620 height= 350 ] de todo modo o resultado e um belo video filmado na famosa estrada de grosslockner que fica no ponto mais alto da austria a montanha de grosslockner cujo cume esta 3 798 metros acima do nivel do mar na estrada o ponto mais alto fica 2 504 metros acima do nivel do mar sao 14 km de curvas fechadas e paisagens de tirar o folego com rochedos e arvores que em alguns pontos sao permanentemente cobertos de neve e uma das estradas turisticas mais famosas da austria e segundo a porsche o cenario perfeito para mostrar seus cinco carros mais leves 5 porsche 911 carrera rs 2 7 sport lightweight o sobrenome carrera foi usado pela primeira vez no porsche 911 em 1973 antes dele em 1954 havia o 356 carrera que era movido ido por um flat 4 com comando duplo nos cabeçotes e foi batizado em homenagem as vitorias da porsche na carrera panamericana na decada de 50 ha quem diga que o 911 carrera rs 2 7 e o melhor dos 911 classicos seu visual iconico com o spoiler traseiro do tipo duck tail; as rodas traseiras mais largas; os freios maiores e seu motor de 2 7 litros e 210 cv com injeçao mecanica de combustivel formam um conjunto simples e eficiente o carrera rs 2 7 foi fabricado em 1973 e 1974 em duas versoes a rs touring voltada ao conforto e a rs sport que tinha foco na leveza a carroceria tinha alguns paineis mais finos assim como os vidros; nao havia relogio descansa braço nas portas radio para sol para o carona e nem banco traseiro o resultado era um carro 100 kg mais leve 975 kg contra 1 075 kg da versao touring sem fluidos 4 porsche 906 carrera 6 o 906 foi o ultimo prototipo de corridas da porsche a ganhar uma versao de rua para homologaçao nos anos 60 e o primeiro a usar uma estrutura tubular de aço com carroceria de fibra de vidro seu antecessor o porsche 904 usava um monobloco e parte da carroceria como componente estrutural como resultado o porsche 906 com motor flat 6 de dois litros na verdade 1 991 cm³ e 210 cv pesava apenas 675 kg vazio foi uma bela reduçao de peso ante os 750 kg do 904 ele tambem foi o primeiro porsche de corrida a ter a carroceria projetada apos estudos aerodinamicos em tunel de vento o que garantiu uma velocidade maxima de 280 km/h ao fim da reta hunaudieres do circuito de la sarthe as portas eram do tipo asa de gaivota e o motor ficava sob uma redoma de acrilico transparente [youtube id= xpglju_4ynq width= 620 height= 350 ] o baixo peso e a velocidade final alta para um carro de dois litros garantiram bons resultados ao carrera 6 nas pistas um sexto lugar em sua estreia nas 24 horas de daytona de 1966; vitorias em sua categoria nos 1 000 km de spa e nos 1 000 km de nurburgring e uma vitoria na targa florio daquele ano alem disso nas 24 horas de le mans de 1966 quatro exemplares do porsche 906 ficaram atras dos tres ford gt40 que venceram a corrida ocupando da 4ª a 7ª posiçoes o carro que aparece no video e um exemplar especial que foi encomendado pelo canal alemao zdf para filmar corridas no circuito de hockenheim o 906 tem a carroceria estampada com a logo do canal e personagens dos desenhos animados que eram transmitidos 3 porsche 356 sl feito com base na versao roadster do porsche 356 lançado em 1948 o cupe 356 sl foi uma das obras primas de ferry porsche com carroceria toda de aluminio ele pesava esbeltos 640 kg e era movido por um flat 4 de 1 1 litro e 40 cv este descendente direto do motor boxer volkswagen [youtube id= 2d ewwdp8jq width= 620 height= 350 ] baseado em um dos primeiros prototipos do 356 cupe o modelo sl de sport lightweight tinha uma grelha de aluminio no lugar de cada janela traseira tiras de couro para fechar o capo e interior desprovido de boa parte dos acabamentos foi com um exemplar carro que em 1951 a porsche venceu sua categoria na primeira vez em que participou das 24 horas de le mans algo que para a fabricante marca o inicio de sua historia nas pistas claro na classificaçao geral o pequeno cupe de 40 cv ficou na 19ª posiçao mas o significado do feito e muito maior tambem foi a primeira vez que uma fabricante alema participou das 24 horas de le mans depois da segunda guerra mundial 2 porshe 718 formula 2 o porsche 718 original era um roadster de motor central traseiro cujo projeto era bastante semelhante ao do 550 spyder com chassi tubular do tipo spaceframe e carroceria de aluminio a ate mesmo o motor era igual ao das ultimas versoes do 550 — um boxer de quatro cilindros com comando duplo nos cabeçotes conhecido como quad cam com deslocamento de 1 5 litro e 142 cv para um carro que pesava apenas 570 kg era potencia suficiente sua estreia aconteceu nas 24 horas de le mans de 1957 que foram vencidas pelo jaguar d type mas o carro conduzido pelo italiao umberto maglioli e pelo alemao edgar barth sofreu um acidente na volta 129 da corrida e que tal uma versao ainda mais leve pois bem graças ao posicionamento central da caixa de direçao o 718 foi facilmente convertido em um monoposto para a formula 2 removendo se boa parte da carroceria e deixando apenas o minimo para proteger o motor o piloto e os componentes da suspensao o 718 formula 2 passou a pesar parcos 456 kg o peso baixissimo e a potencia razoavel garantiram duas vitorias na temporada de estreia em 1958 1 porsche 909 bergspyder este e provavelmente o mais desconhecido da lista mas merece estar na primeira posiçao construido em 1968 o porsche 909 bergspyder foi feito especialmente para corridas de subida de montanha ferdinand piech queria um carro a altura de disputar com a ferrari 212e montagna que tinha um flat 12 de dois litros e 280 cv e era construida sobre o chassi tubular da dino 206 pesando 500 kg com estrutura tubular e carroceria de plastico nao fibra de vidro plastico mesmo o 909 bergspyder pesava inacreditaveis 385 kg com o motor flat 8 de dois litros e 280 cv o carro tinha uma relaçao peso/potencia de 1 37 kg/cv e era capaz de ir de zero a 100 km/h em cerca de dois segundos dois segundos cara apesar disto as ferrari se deram melhor nas provas de subida de montanha e a porsche abandonou o projeto apos um ano isto ajuda a explicar como um carro tao veloz e leve nao e tao famoso assim
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