e aqui estamos nos mais uma vez dando sequencia a nossa serie sobre os diversos estilos e culturas dentro do universo automotivo e quando falamos em universo nao estamos brincando — ha espaço para diferentes escolas de personalizaçao e modificaçao e uma das mais ricas e sem duvida o jdm — cuja complexidade ja começa pela definiçao a rigor jdm e a sigla para japanese domestic market ou mercado domestico japones — os produtos feitos no japao para serem comercializados dentro do japao e isto obviamente inclui os carros so que esta e a definiçao literal de jdm aquela que voce vai encontrar na wikipedia a definiçao cultural no mundo automotivo — a que nos interessa neste guia — tem muito mais a ver com um estilo de personalizaçao inspirado nos carros japoneses e adotado no mundo todo com varias vertentes e deles que vamos falar hoje raizes nas pistas https //www youtube com/watch v=f_trytv 4kq a exemplo do german/eurolook e dos muscle cars a historia do jdm esta intimamente ligado ao automobilismo japones contudo diferentemente do que acontece na europa e nos eua nao ha muitos registros sobre a historia automobilistica japonesa — ao menos nao no ocidente o que significa que a maior barreira para entendermos as raizes do estilo japones de personalizaçao e o idioma contudo isto nao nos impede de cavar a fundo e descobrir de onde vem a cultura de rua do japao [caption id= attachment_29124 align= aligncenter width= 999 ] mazda rx 3 com rodas rs watanabe[/caption] e ela vem principalmente do campeonato japones de turismo o jtcc nos anos 1960 e 1970 as corridas eram dominadas por modelos como o nissan skyline c10 e o mazda rx 3 este com motor rotativo wankel e na virada da decada de 1980 pelos skyline silhouette formula com kits aerodinamicos exagerados que nos lembram uma mistura do grupo b com os carros que competem no pikes peak na filmagem abaixo voce pode ve los em açao no mitico minusculo e desafiador autodromo de tsukuba https //www youtube com/watch v=2qjays2 uy a decada de 1980 trouxe as competiçoes de turismo que seguiam o regulamento do grupo a da fia — e a honda com o civic de terceira 1983 1987 e quarta geraçoes 1988 1991 dominava a categoria ja na decada de 1990 o skyline gt r voltou a dominar desta vez com as geraçoes r32 e r33 voce pode ler mais a respeito aqui na verdade logo o grid passou a ser todo ocupado pelo esportivo da nissan agora voce sabe de onde veio todo o expertise e o mito e sendo assim quando a marca decidiu abandonar a categoria por problemas financeiros e com a honda mais focada em seu programa de formula 1 o jtcc teve sua ultima temporada disputada em 1998 cultura e visual das ruas ao longo destas quatro decadas o automobilismo sempre teve muita influencia sobre o modo como os entusiastas japoneses encaravam seus carros — e as proprias fabricantes colaboravam para isto tome por exemplo o primeiro gt r de todos — o c10 de 1968 cujo seis em linha de dois litros e 170 cv era uma herança direta do motor usado nas competiçoes ou os civic que corriam nas ruas de osaka na decada de 1980 e 1990 os chamados kanjozoku que eram totalmente inspirados nos carros da equipe de fabrica da honda no grupo a [gallery columns= 2 link= file size= large type= grid ids= 29168 29169 29170 29171 ] nao ha uma regra especifica mas geralmente o visual classico de um jdm inclui fender mirrors os espelhos retrovisores nos para lamas molduras nos arcos de roda influencia direta dos carros esportivos da decada de 1970 como o proprio gt r de primeira geraçao o lendario hakosuka que tinha neles um dos maiores diferenciais ante as versoes mais comportadas pintura impecavel em tons solidos e rodas de duas ou tres peças com talas largas — estas talvez influenciadas pelos carros europeus como os bmw e porsche que competiam contra os japoneses em seu proprio territorio https //www youtube com/watch v=_xcgmsc1orq o japao tambem tem uma imprensa especializada muito forte representada principalmente pela lendaria revista best motoring e suas varias ediçoes especiais alem da ediçao impressa que trazia materias sobre preparaçao carros famosos e dicas de pilotagem tambem foram produzidos diversos videos de comparativos entre carros e pilotos e videoaulas de tecnicas de pilotagem como a serie drift bible protagonizada pelo piloto de drift keiichi tsuchiya https //www youtube com/watch v=aaelbh 7vhy tudo isto conta e assim as vertentes nao param de crescer — o que tambem e um reflexo do imparavel crescimento economico japones nos ultimos 20 anos pois mais carros novos foram lançados e consequentemente novas maneiras e estilos de modificaçao nos carros mais antigos fender mirrors nao sao obrigatorios mas muito presentes o olhar destreinado pode ate confundi los com os carros modificados europeus mas no jdm e possivel notar que ha um pouco mais de discriçao e preocupaçao em manter certos aspectos originais do carro como frisos para choques pinturas e outros detalhes — vemos muitos german/euro look com carroceria alisada sem maçanetas emblemas ou frisos e cores anacronicas trazidas de outras decadas para lamas alargados tambem sao muito populares assim como para choques dianteiros complementados com spoilers e lips influencia direta do hakosuka abaixo essencial e o ajuste esportivo na suspensao — quase sempre feito com componentes aftermarket de primeira linha e um cuidadoso estudo da geometria da suspensao rebaixamento e cambagem funcionais algo possivel graças ao fato de o japao ser um verdadeiro celeiro de fabricantes de autopeças e por diversos mecanicos de oficinas renomadas serem ex pilotos indo para a pista ou nao funcionalidade e importante para eles — assim como o estilo garantido por rodas como as work equip 01 02 e 03 ah um detalhe nao precisa ser necessariamente um carro japones classico — modelos mais recentes tambem entram na brincadeira embora seus donos geralmente prefiram algo com apelo mais racer na verdade como todo estilo de personalizaçao o jdm vem em varios sabores — alguns preferem performance outros curtem mais o visual a regra de ouro da qualidade dos componentes permanece — com especial enfase nas rodas mas tambem incorpora bancos concha kit turbo volante e cintos de competiçao ha ate mesmo aqueles que consideram que o visual e so um efeito colateral das modificaçoes de alto desempenho como os ja citados kanjozoku ou os adeptos do touge — passeios em alta velocidade quase sempre noturnos e ilegais pelas sinuosas estradas montanhosas do japao sao caras mais discretos que modificam seus carros com enfase na dirigibilidade mais do que na potencia ate com suspensao preparada e alteraçoes esteticas discretas para se diferenciarem entre os conhecidos mas nao ficarem marcados durante o dia depois e impossivel nao citar os carros de drift — ou dorifuto segundo a pronuncia japonesa o drift começou a se popularizar acredite se quiser no campeonato japones de turismo pilotos como kunimitsu takahashi e seu discipulo keiichi tsuchiya começaram a usar as derrapagens controladas para ganhar tempo nas curvas nas decadas de 1970 e 1980 — e proporcionavam um belo espetaculo no processo a pratica do drift evoluiu com o passar dos anos e nao demorou muito para que surgissem campeonatos inteiramente dedicados a modalidade uma das contribuiçoes da categoria ao estilo jdm foi a adoçao dos sticker bombs — sim como no eurolook — que surgiu quando os pilotos usavam dezenas de adesivos para cobrir um amassado na carroceria ou ate mesmo emendar um para choque quebrado em um toque com o muro no fim das contas tudo se interliga nao e mesmo [caption id= attachment_29117 align= aligncenter width= 999 ] o carro nao precisa nem mesmo ser japones olha so este lada laika com rodas work equip 02 fender flares e rodas work equip 02 [/caption] do outro lado da moeda temos o estilo vip que tem uma historia curiosa ele surgiu quando os pilotos de rua do japao perceberam que os hatchbacks que normalmente usavam estavam sendo muito vigiados pela policia e decidiram rodar pela cidade em sedas grandes e potentes de traçao traseira e visual imponente so que nao demorou para que eles sentissem a necessidade de modificar tambem estes carros e o status acabou atraindo outros tipos de adeptos criando uma vertente bem menos funcional e mais focada no stance rodas de grande diametro tala larga calçadas com pneus de perfil baixo e montes montanhas de cambagem negativa sao as marcas do estilo vip seus representantes sempre mantem os carros imaculadamente limpos contrastando com a rusticidade funcional do jdm de raiz tendo emprestado o termo em ingles very important person para denominar o estilo os japoneses pronunciam bippu rodas enormes de tala larga e acabamento cromado sao as favoritas — como a work euroline series abaixo detalhe com o passar dos anos e seus desdobramentos alguns admiradores do estilo vip acabaram o adotando tambem em compactos e ate kei cars agora voce deve ver com certa frequencia nas ruas da sua cidade carros modificados com influencia do german/euro look ou dos muscle cars com o jdm nao e diferente na verdade ao buscar deixa los parecidos com os carros das ruas da terra do sol nascente os adeptos do estilo sem perceber acabam criando vertentes locais deste modo surgiu a chamada import scene nos eua por exemplo — um honda civic do mercado americano usdm em tese pode ter so as rodas trocadas por peças de origem japonesa mas alguns chegam a trocar farois lanternas e ate paineis da carroceria para deixar seus carros iguais aos vendidos no japao em outros paises ocorre algo semelhante — mesmo no brasil que recentemente vem apresentando uma onda de carros personalizados e preparados ao estilo jdm mas neste processo algumas diferenças começaram a surgir os americanos por exemplo gostam de conservar as luzes de direçao ambar exigidas por lei nos carros zero km cores metalicas e perolizadas aparecem com muito mais frequencia e nao raro alguns elementos da cena tuning de los angeles sao incorporados — misturando estilos de rodas geralmente maiores e mais brilhantes tipos de adesivo e de body kits no brasil os entusiastas do estilo procuram maior proximidade com o que se encontra no japao porem a maior dificuldade em encontrar peças autenticas as importaçoes ficam mais restritivas a cada dia faz com que alguns recorram a criatividade e a habilidade em fazer adaptaçoes — e as vezes o resultado surpreende como no impreza abaixo foto por ed cunha alem da legislaçao e da disponibilidade de componentes ha tambem a questao cultural como os europeus os japoneses curtem rodas de menor diametro 13 ou 14 polegadas no maximo 15 e doses generosas de borracha enquanto os americanos e brasileiros preferem pneus de perfil mais baixo e rodas maiores acima de 17 polegadas agora como sempre queremos ouvir voces qual e sua vertente jdm favorita e em qual carro se possivel coloque uma foto para nos mostrar sua ideia [ fotos autographic sb captures import tuner stayclean work wheels kevin pratt ]
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