uma das historias de sucesso que sempre achei muito interessante e a dos irmaos dassler em 1924 o mais novo deles adolf ou adi como era conhecido decidiu criar uma fabricante de calçados esportivos nos fundos da casa de sua mae em herzogenaurach na alemanha meses depois seu irmao rudolf ou rudi juntou se a ele e juntos eles criaram a dassler schufabrik a empresa foi bem sucedida e eles conseguiram ate mesmo convencer jesse owens a usar seus calçados na olimpiada de berlim em 1936 mas ai veio a segunda guerra a fabrica foi destruida e apos o conflito os irmaos acabaram se desentendendo e cada um recomeçou com sua propria fabrica adolf juntou seu apelido as iniciais do seu sobrenome e criou a adidas rudi fez o mesmo e criou a ruda mas por achar que o nome nao soava muito bem ele rebatizou a empresa como puma sim aquela adidas e aquela puma que todos nos bem conhecemos hoje em dia no ramo dos carros ha algumas historias do tipo rivais que começaram juntos ou que tiveram algum envolvimento nos primordios de suas companhias mas que acabaram separados e conquistando cada um o seu sucesso ao seu jeito quais irmaos dodge e henry ford [caption id= attachment_172544 align= aligncenter width= 999 ] john francis e horace elgin dodge[/caption] a dodge foi fundada ha 122 anos em 1900 mas so fabricaria seu primeiro carro em 1915 nos primeiros 15 anos da empresa dos irmaos horace elgin e john francis ela era uma fornecedora de componentes para os outros fabricantes de detroit em 1902 eles venceram uma concorrencia para fornecer transmissoes para a olds motor vehicle company que se tornaria a oldsmobile e construiram uma solida reputaçao com esse fornecimento tanto que eles recusaram o prolongamento do contrato para readequar sua fabrica de modo que ela estivesse apta a produzir motores para ninguem menos que a ford motor company o contrato envolveu uma participaçao na nova empresa de henry ford o que rendeu a john francis dodge um cargo na vice presidencia da ford entre 1903 e 1913 com a fortuna feita nos anos ford os irmaos dodge encerraram o acordo em 1913 e ja no ano seguinte reformaram a dodge brothers para produzir seus proprios automoveis primeiro para as forças armadas dos eua que ja se preparava para a grande guerra e depois seu primeiro carro o dodge model 30 ferdinand porsche e daimler benz [caption id= attachment_172546 align= aligncenter width= 1491 ] alfred neubauer no volante ferdinand porsche na prancheta[/caption] ferdinand porsche foi um dos grandes genios da historia do automovel tendo começado aos 23 anos em 1898 na recem nascida industria automobilistica seu primeiro emprego foi na jakob lohner & company responsavel por produzir os veiculos do imperador franz joseph da austria — terra natal de porsche que na epoca chamava se imperio austro hungaro na lohner porsche desenvolveu seu primeiro carro o p1 e o lendario lohner porsche mixte hybrid considerado o primeiro veiculo hibrido do mundo que usava motores eletricos instalados em suas rodas uma invençao de porsche em 1902 aos 27 anos ele foi convocado para o serviço militar onde serviu como motorista do arquiduque franz ferdinand — aquele que seria assassinado em 1914 dando inicio a primeira guerra mundial apos o serviço militar porsche acabou contratado como designer chefe da austro daimler uma subsidiaria da daimler motoren gesellschaft que na epoca era uma das maiores fabricantes de motores do planeta ali ele desenvolveu seu primeiro grande sucesso o prince henry que era um modelo aerodinamico de 85 cv feito para participar do prince henry trial uma corrida em homenagem ao irmao mais novo do imperador da austria o principe heinrich da prussia outro modelo famoso de porsche na daimler foi o maja assim batizado em homenagem a filha mais nova de emil jellinek um empresario que representava a daimler em outros paises europeus e principalmente em competiçoes automobilisticas em 1916 porsche se tornou diretor geral da austro daimler e continuou dedicado ao projeto de modelos de corrida da epoca que ganharam 43 de 53 corridas disputadas — sempre com o nome da filha mais velha de emil jellinek mercedes em 1923 ele deixou a austro daimler por se desentender com seus superiores a respeito das direçoes que o desenvolvimento de carros estava tomando mas meses depois ele foi contratado pela propria matriz a daimler motoren gesellschaft como diretor tecnico mudando se para a alemanha junto com seu amigo alfred neubauer que foi indicado por ferdinand como piloto de testes da daimler seu trabalho em stuttgart nao foi menos bem sucedido que na austria porsche desenvolveu uma serie de modelos que ficou conhecida como serie s nao confundir com classe s da qual fazia parte o modelo ssk e sskl ambos equipados com compressores de polia — uma marca que acompanhou a mercedes ate o final da decada passada quando os modelos kompressor passaram a usar turbocompressores e deixaram a designaçao de lado [caption id= attachment_172547 align= alignnone width= 1611 ] mercedes ssk um porsche feito pela mercedes[/caption] em 1929 ferdinand porsche mais uma vez se desentendeu com seus chefes que nao aceitaram suas ideias para um carro pequeno e compacto e acabou deixando a empresa para desenvolver o projeto que daria origem ao kdf wagen que acabou mais conhecido como fusca e deu origem a volkswagen horacio pagani e lamborghini o nome e italiano mas horacio pagani e tao argentino quanto o tango de carlos gardel e o boca juniors por isso sua trajetoria foi um pouco diferente da maioria dos magnatas da industria automobilistica primeiro porque ele era filho de um padeiro e nao tinha relaçao alguma com os carros e seus dois primeiros projetos foram feitos na base da tentativa e erro aos 18 anos ele decidiu ingressar no curso de desenho industrial e depois foi estudar engenharia mecanica para unir a arte a ciencia como leonardo da vinci sua grande inspiraçao antes mesmo de sair da faculdade pagani cruzou o caminho de oreste berta o lendario preparador argentino que na epoca era diretor da f2 local seu projeto de f2 foi usado pela equipe local da renault e chamou a atençao de um certo piloto argentino chamado juan manuel fangio ciente de que o futuro de pagani estava na europa fangio assinou algumas cartas de recomendaçao do jovem horacio uma delas endereçada a enzo ferrari e outra ao engenheiro giulio alfieri que trabalhava na lamborghini enzo nao deu muita atençao ao argentino mas a lamborghini contratou o jovem na hora em dois anos pagani ja estava envolvido em projetos importantes como o countach 25th anniversary e o countach evoluzione que substituia a carroceria original do modelo por outra de aluminio e fibra de carbono para reduzir o peso do supercarro em 500 kg e foi justamente seu projeto inovador que ocasionou sua saida da empresa pagani queria uma autoclave para produzir a carroceria de fibra de carbono a resposta que recebeu ao pedir o equipamento para os chefes foi mais ou menos se a ferrari nao tem nos tambem nao precisamos pagani aceitou a negativa foi ao banco convenceu o gerente a emprestar uma boa grana e arrematou sua propria autoclave onde desenvolveu o countach evoluzione ironicamente no ano seguinte a ferrari lançou a f40 toda feita de fibra de carbono diante disso a lamborghini iniciou o desenvolvimento do diablo este sim todo feito de fibra de carbono porem na hora de colocar o carro em produçao pagani disse que estava deixando a empresa e que levaria sua autoclave consigo mudou se para modena e abriu a modena design que projetava e fabricava componentes de fibra para a ferrari aprilia e para a daimler com o sucesso da modena design pagani criou a pagani automobili modena e mais uma vez com a ajuda de juan manuel fangio conseguiu o acordo com a mercedes que lhe rendeu os motores v12 que seus carros usam ate hoje erik buell e harley davidson foi nos anos 1960 que erik buell teve seu primeiro contato com as motos na verdade era uma mobilete dois tempos com motor de 90 cm³ produzida pela parilla foi com esta moto que ele aprendeu mecanica de motos e os principios basicos da preparaçao de motores nos anos 1970 ele passou a disputar provas da associaçao americana de motociclismo com uma ducati e depois com uma yamaha tz750 nessa mesma epoca ele trabalhava como mecanico de motos durante o dia e estudava engenharia a noite na universidade de pittsburgh formado em 1979 buell conseguiu um emprego na harley davidson onde desenvolveu as motos v4 nova e foi responsavel pelo projeto de refinamento do chassi da linha fxr as primeiras a usar coxins de borracha buell tambem tornou se piloto de testes da harley e implementou um sistema de teste eletronico do chassi das motos no inicio de 1981 sua historia começou a mudar ele ouviu falar da fabricante de motores britanica barton e arrematou uma das motos oferecidas por eles na epoca a moto era uma porcaria mas o background tecnico de buell poderia resolver o problema ao menos em partes ele se saiu relativamente bem com resultados medianos nas corridas porem a aventura serviu para que buell tivesse a grande chance de sua carreira a barton faliu e colocou a venda seu ferramental maquinario e motores buell arrematou tudo em 1983 e tentou negociar uma parceria tecnica e financeira com a harley davidson mas a marca nao demonstrou interesse assim buell deixou a fabricante amigavelmente para tocar seu projeto em meados dos anos 1980 buell ja estava oferecendo uma alternativa a extinta yamaha tz750 e as carissimas honda pela metade do preço mas uma mudança no regulamento da ama acabou matando a demanda por suas motos em 1986 a soluçao em 1987 ele voltou a harley davidson mas nao para pedir um emprego e sim uma parceria entre as marcas a harley poderia ingressar no mercado das motos esportivas sem afetar sua reputaçao ou modificar o foco de seus produtos assim surgiu a buell motor company que acabou comprada pela harley davidson e durou ate 2009 quando a crise financeira do final daquela decada forçou a fabricante a encerrar as atividades da buell eric buell nao desistiu e criou a ebr — de eric buell racing — que esta na ativa ate hoje apesar de um processo de falencia enfrentado cinco anos atras soichiro honda e toyota soichiro honda se envolveu na manutençao de maquinas logo durante a infancia seu pai era ferreiro e mecanico de bicicletas o que o levou a aprender o oficio e por analogia acabou se envolvendo com as bicicletas motorizadas depois de deixar sua cidade e partir para toquio atras de emprego e mais experiencia ele acabou criando sua propria oficina em 1928 depois de quase dez anos como mecanico de carros e motos honda conseguiu um contrato de fornecimento de aneis de pistoes para a toyota em 1942 veio a guerra e soichiro construiu outra fabrica para produzir helices de aviao para o conflito armado durou pouco em 1944 a fabrica de aneis de pistao foi destruida por um ataque aereo dos americanos e em 1945 a fabrica de helices foi derrubada por um terremoto ao fim do conflito honda vendeu o que sobrou de suas fabricas para a toyota e criou o instituto tecnico de pesquisa honda em 1946 foi la que ele desenvolveu sua primeira moto a type a e seu segundo e mais popular modelo o type d ou dream o sucesso das motos durante os anos 1950 levou honda a apostar mais alto e produzir seu primeiro carro o s600 nos anos 1960 tornando se assim um concorrente da toyota walter chrysler e buick depois de passar boa parte do inicio de sua vida adulta como maquinista e mecanico de trens e ferrovias walter percy chrysler chegou ao auge de sua carreira ferroviaria como gerente de produçao da alco uma das principais fabricantes de locomotivas dos eua la ele recebeu uma proposta de um dos diretores da empresa james j storrow quer trabalhar com carros foi a pergunta chrysler ja era entusiasta destas novas maquinas maravilhosas e topou storrow o colocou em uma entrevista com charles nash entao presidente da buick e passou a ser o chefe da produçao da marca em seu cargo ele descobriu diversas formas de reduzir os custos de produçao — como eliminar a pintura e acabamento esmerado no chassi e na parte de baixo dos carros um costume comum na epoca em 1916 quando a gm foi recuperada dos banqueiros por seu fundador william c durant chrysler entregou sua carta de demissao como sinal de lealdade aqueles que o ajudaram curiosamente durant nao aceitou a demissao e foi pessoalmente pedir que chrysler ficasse no comando da buick oferecendo um salario de impressionantes us$ 10 000 us$ 165 000 hoje por mes mais um bonus de us$ 500 000 no fim de cada ano e claro que chrysler aceitou na buick chrysler passou mais tres anos ganhando quase us$ 45 milhoes em valores de hoje mas por desavenças com durant sobre o futuro da gm chrysler pediu demissao arrematou uma falida maxwell motor company e criou a chrysler corporation em 1925
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