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História Técnica

Explicando o cabeçote: DOHC, OHC, OHV


Alguns comentários na matéria sobre o Chevette Silpo Bi-Albero me deram a ideia de fazer algo diferente. Dar um par de passos para trás, e começar de novo. Afinal de contas, é difícil se explicar com calma a origem e os motivos de qualquer sistema mecânico hoje em dia. Como qualquer máquina, a constante evolução do automóvel vai tornando-o cada vez mais complicado, e com isso, certos desenhos são considerados conhecidos, e não se fala mais deles. Muita gente acaba sem muita explicação; é assim e pronto, aceite. Mas conhecer os detalhes da evolução de qualquer coisa é essencial para qualquer um que queira saber mais. Mesmo se passeie por coisas totalmente obsoletas, em desuso mesmo. Porque é entendendo como e por que essas coisas ficaram obsoletas é que se consegue entender também os defeitos dos sistemas mais modernos; nada é perfeito, e saber onde estão os problemas é o primeiro passo de qualquer evolução. Assim é o desenho do cabeçote do motor moderno. Evoluímos para