quando voce aprende o be a ba da comunicaçao uma das primeiras liçoes e que resumidamente para ser eficaz a mensagem deve ser plenamente decodificada pelo receptor o exemplo mais banal dessa teoria e uma conversa entre duas pessoas que falam a mesma lingua voce fala oi e o receptor que compreende a lingua portuguesa entende a mensagem o emissor e quem fala a mensagem e a saudaçao o codigo e a lingua portuguesa falada e o receptor e a pessoa a quem voce saudou se voce apenas acenasse com a mao a mensagem seria a mesma porem o codigo seria o gesto manual se o receptor fosse espanhol e nao entendesse portugues ele decodificaria o som de oi como hoy que e hoje em sua lingua nativa e assim a mensagem se perderia outro tipo de codigo de comunicaçao e a linguagem tecnica criada para que nao haja possibilidade de interpretaçoes do termo e por isso que medicos usam obstipaçao em vez de prisao de ventre e e por isso que ao falar de certos componentes elementos e conceitos do universo automotivo e preciso usar os termos corretamente para que nao haja confusao entre o que foi dito e o que foi entendido quer um exemplo basico preciso trocar o volante do carro pensou naquela peça que controla a direçao do carro certo mas eu poderia estar falando do volante do motor por isso tecnicamente usamos volante de direçao e volante inercial para diferencia los outro caso o carro estava com os piscas ligados pisca alerta ou luz de seta mais um o freio de mao da ford pampa e um pedal ao lado da embreagem freio de mao no pe faz sentido e como se chama o freio do pedal do meio freio de pe entende a confusao e por isso que o freio de mao se chama freio de estacionamento e o freio do pedal do meio se chama freio de serviço e claro que nao estou aqui despejando regras como aquela turma irritante que acha que o mundo deve girar de acordo com sua vontade longe de mim sugerir que voce fale com a turma do postinho ou nos comentarios do site como se fosse um calouro de engenharia querendo mostrar pra todo mundo que voce agora sabe os nomes corretos de tudo a linguagem falada como sabemos e muito mais flexivel que a linguagem escrita o objetivo aqui e apenas esclarecer que alguns termos populares sao equivocados e nao devem ser usados em textos formais como uma carta de reclamaçao um tutorial do it yourself ou um pedido de ajuda em forum o que eu fiz foi reunir algumas expressoes normalmente usadas por ai mas que estao tecnicamente erradas algumas sao gritantes outras sao muito sutis e por isso passam despercebidas — como este primeiro caso abaixo cavitaçao quando falamos em preparaçao de motores e carros para uso em pista e comum ouvir que precisamos usar defletores no tanque de combustivel e/ou no carter para evitar a cavitaçao no sistema de lubrificaçao ou alimentaçao normalmente o uso do termo cavitaçao se refere a passagem de ar por onde deveria haver apenas combustivel ou lubrificante por exemplo o volume do tanque de combustivel esta baixo voce faz uma curva com grande aceleraçao lateral o combustivel foge do pescador da bomba e o ar contido no tanque acaba sugado pela bomba formando bolhas no sistema afetando a pressao do sistema e claro a entrega do fluido desejado no sistema https //www youtube com/watch v=u uuycfdtrc so que cavitaçao nao e isso cavitaçao acontece quando o diferencial de pressao no sistema em que o fluido esta circulando e excessivamente alto a ponto de formar bolhas de vapor do proprio fluido no sistema os efeitos sao os mesmos de quando as bombas sugam o ar dos reservatorios reduçao da pressao do sistema e falha na entrega lubrificaçao deficiente falha do motor quebra das bombas etc as causas e que sao diferentes na cavitaçao nao ha injeçao de gases no sistema na falta ha injeçao de gases no sistema a injeçao de gases e o termo tecnico para a entrada de ar causada pelo deslocamento do fluido para longe dos pescadores das bombas se entrou ar no sistema nao e cavitaçao o termo comum e falta cc e cilindrada aqui temos varios erros em um o primeiro e usar a sigla cc para se referir ao numero de cilindros de um carro voce provavelmente ja viu alguem perguntar se o opala e 4cc ou 6cc ou se tal maverick e 4cc 6cc ou v8 a sigla cc e uma abreviaçao da lingua inglesa para centimetros cubicos por nao adotar o sistema internacional os americanos e ingleses nao usam cm³ ou pol³ nem m² km² e qualquer outra unidade que use o expoente de potenciaçao em vez disso eles escrevem a unidade por extenso ou abreviam e assim cubic centimeter vira cc ou ccm ; cubic inch polegada cubica vira cu in ou ci ; square meter metro quadrado vira sq mt ou sq m e por ai vai estas abreviaçoes e abreviaturas deixaram de ser usadas no final dos anos 1970 quando os americanos passaram a designar o volume de cilindrada em litros em documentos antigos e comum encontrar 302 ci e 5 000 cc mas hoje todos usam 5 0 ou 5 0l mesmo embora no brasil o correto seja usar a virgula no lugar do ponto nesse caso nao se trata de uma modificaçao do idioma como a abreviaçao informal ccs para concessionaria cc sempre foi uma sigla para centimetros cubicos ou cheiro de corpo segundo as propagandas antigas de sabonete e perfume e usa la de outra maneira pode resultar na distorçao da mensagem ha ainda quem diga que e uma abreviaçao para caneco mas e um argumento dificil de colar — especialmente porque e mais facil abreviar 4c e 6c e tambem porque a ideia de usar cc para o numero cilindros veio desse equivoco com centimetros cubicos o segundo erro e usar cilindrada como unidade de medida esse erro ja foi mais comum no passado mas ainda persiste especialmente quando se fala de motos que em sua maioria usam motores com deslocamento inferior a um litro cilindrada e simplesmente um sinonimo para a soma do deslocamento dos cilindros de um motor que e sempre medido por unidades de volume como metro cubico e suas variaveis ou litro e suas variaveis o proprio uso da palavra cilindrada ja e informal porque o termo tecnico e volume de deslocamento ou deslocamento volumetrico talvez por uma questao de agilidade na fala convencionou se falar moto de 125 cilindradas em vez de moto de 125 centimetros cubicos de modo informal nao ha muito problema em falar assim mas na forma escrita e como dizer que o leo contesini tem 1 85 altura em vez de 1 85 metro bloco nos ultimos dez ou quinze anos tornou se muito frequente o uso da palavra bloco como sinonimo de motor o que resultou em frases bizarras como o bloco de dois litros bloco e apenas um dos componentes do motor alem do uso da palavra como sinonimo estar errado o bloco tambem nao designa o deslocamento volumetrico de um motor quem faz isso e o diametro de seus cilindros e o curso dos pistoes que e determinado pela medida do virabrequim para calcular o volume do cilindro basta usar a formula v=π*r²*h a famosa altura do pierre ao quadrado depois multiplique o volume pelo numero de cilindros e voce tera o deslocamento volumetrico total do motor barra de torçao eixo de torçao barra de amarraçao e barra estabilizadora esta e uma das grandes confusoes terminologicas do mundo automotivo todas tem relaçao com torçao todas tem forma de barra mas cada uma tem sua propria funçao começando pela barra de torçao trata se de um elemento elastico usado como componente da suspensao como seu nome sugere ela e uma barra que se torce ao ser submetida a carga em uma de suas pontas servindo como um tipo de mola para sustentar a massa do carro o modelo mais popular com esse tipo de mola e o fusca que usa duas barras de torçao no quadro da suspensao dianteira ela tambem e muito usada em utilitarios e suv como o mercedes benz ml do final dos anos 1990 as bandejas estao ligadas diretamente a uma ponta das barras enquanto a outra ponta esta fixa no chassi do carro com o movimento das rodas as pontas das barras sao torcidas por serem componentes de suspensao as barras de torçao sao frequentemente confundidas com o eixo de torçao que e um tipo de suspensao completamente diferente enquanto as suspensoes com barras de torçao sao independentes o eixo de torçao e uma suspensao semi independente semi independente porque nesse tipo de suspensao o elemento elastico e o proprio eixo ligado simultaneamente as duas rodas — que sao deslocadas em relaçao ao eixo para obter um efeito de alavanca quando uma extremidade do eixo e submetida a carga pela alavancagem da roda ele torce — exatamente como a barra de torçao la de cima — porem o movimento independente dessa extremidade e limitado pela natureza fisica do eixo especialmente sua espessura a partir de determinado ponto da torçao a extremidade oposta tambem passa a ser afetada por ela a barra de torçao ainda e confundida com uma outra barra a de amarraçao e aquela barra instalada geralmente no cofre do motor ligando as torres dos amortecedores sua funçao e minimizar a torçao da carroceria por isso ela tambem e chamada informalmente de barra anti torçao por ultimo a quarta barra e a estabilizadora acima cujo nome mais adequado a sua funçao seria barra anti rolagem trata se de uma barra auxiliar da suspensao tambem submetida a torçao porem sem funçao de amortecimento ou sustentaçao sua unica funçao e limitar a rolagem da carroceria quando um dos lados e submetido a carga a barra estabilizadora torce e produz movimentos opostos em cada ponta contendo a rolagem aspirado e muito comum usar o termo aspirado para designar motores preparados sem induçao forçada o termo e correto porem pouco preciso todo motor que nao usa compressores e aspirado — ou usa aspiraçao natural para ser mais preciso — seja ele preparado ou nao usar o termo aspirado como diferenciaçao dos sobrealimentados e tecnicamente preciso mas usar o termo aspirado para designar uma preparaçao de aspiraçao natural e confuso assim dizer que seu carro e aspirado nao explica muita coisa e dizer que ira aspirar o motor nao faz sentido algum a menos que voce seja maniaco por limpeza claro em uma conversa informal e contextualizada nao ha problemas em chamar de aspirado um carro com fluxo de ar otimizado para produzir mais potencia e torque mas em situaçoes explicativas e melhor dizer que ele tem preparaçao aspirada para deixar as coisas claras montadora essa e polemica o bob sharp do autoentusiastas foi o primeiro a levantar a bandeira contra o uso indiscriminado deste termo ha quase 15 anos e que a palavra montadora vem sendo cada vez mais usada como sinonimo de fabricante de automoveis — algo completamente equivocado e que leva a confusao com a real atividade da empresa [caption id= attachment_126701 align= aligncenter width= 999 ] linha de montagem da ford na rua solon em sao paulo[/caption] veja so ate 1956 o brasil nao tinha fabricantes de automoveis ford gm e varias outras marcas ja operavam por aqui porem apenas como montadoras os carros eram fabricados em outros paises e trazidos desmontados para serem montados por elas aqui mais tarde os carros passaram a ser fabricados no brasil e a montagem se tornou apenas uma das varias etapas do processo por isso e errado usar o termo montadora como sinonimo de fabricante esse erro foi tao popularizado que o google tradutor sugere montadora como traduçao de automaker — que significa literalmente fabricante de carros ha quem argumente que as fabricantes tambem sao montadoras pois recebem muitos componentes prontos de fornecedores e apenas montam os carros mas aceitar esse argumento seria reduzir a atividade de uma empresa que concebe projeta desenvolve fabrica monta e distribui um produto bicos e obvio que voce nao pensou em passaros ou ornitorrincos ao ler bico no flatout a primeira imagem que veio a sua cabeça certamente foi o sistema de injeçao de combustivel dos carros que leva a gasolina ou alcool ao coletor ou diretamente as camaras de combustao atraves de bicos injetores so que este nao e o nome correto do pulverizador de combustivel do seu carro os bicos chamam se tecnicamente valvulas de injeçao a menos que seja um motor diesel nesse caso o nome sera bico injetor mesmo cambio mecanico tecnicamente todo cambio e mecanico ou voce conhece algum cambio magico automatico automatizado manual sequencial todos usam engrenagens garfos atuadores e rolamentos o que diferencia um do outro e simplesmente sua forma de operaçao e funcionamento quando as marchas de um cambio precisam ser trocadas manualmente nao ha nome mais preciso para ele do que cambio manual arvore vs eixo sim precisamos admitir o flatout usa uma expressao errada motivado pela convençao sabe os semi eixos que transferem o movimento do diferencial do cambio para as rodas do seu carro eles nao se chamam semi eixos o nome correto e semi arvores um eixo e uma peça em torno da qual alguma coisa gira o planeta terra tem um eixo e nao e ele que gira o planeta mas o planeta que gira em torno dele o mesmo acontece com o eixo traseiro do carro por exemplo e uma peça fixa ao redor da qual as rodas giram as peças rotativas que transmitem movimento sao chamadas de arvores — e nao so em portugues em italiano e em espanhol tambem assim o comando de valvulas nao e um eixo de cames e sim uma arvore de cames os semi eixos que ligam o diferencial as rodas sao na verdade semi arvores o virabrequim nao e o eixo de manivelas e sim a arvore de manivelas o carda nao e um eixo de transmissao e sim uma arvore de transmissao farol de neblina vs farol de milha so o flatout tem ao menos dois posts explicando a diferença entre estes dois farois mas ainda ha um longo caminho ate que as pessoas finalmente compreendam qual e qual os farois de milha se diferenciam dos farois de neblina em dois fatores largura e alcance do facho de luz os farois de milha tem facho estreito e de longo alcance por isso sao tecnicamente chamados de farois de longo alcance e classificados pelo codigo de transito como luz alta e por isso sao recomendados para altas velocidades e no brasil permitidos apenas onde nao ha iluminaçao publica nem motoristas a frente ou no sentido contrario [caption id= attachment_32272 align= aligncenter width= 999 ] xr3 milha em cima neblina embaixo[/caption] ja os farois de neblina tem facho largo com cobertura de 70 a 120 graus com um corte plano e abrupto na parte superior par e alcance curto — geralmente imediatamente a frente do carro eles tambem sao instalados em posiçao baixa normalmente entre 40 e 60 cm de altura do solo isso por que eles sao projetados para iluminar a via por baixo da neblina que se forma a pouco mais de 30 cm do chao as luzes de neblina sao auxiliares e jamais devem substituir o farol baixo — isso pode ate render uma bela multa ou no minimo uma encrenca com agentes de transito mas se voce nao alterar o facho desses farois e usa los sempre combinados ao farol baixo eles podem ter outras funçoes alem de te ajudar na neblina o facho largo pode ser usado para iluminar curvas naquela estradinha sinuosa que voce tanto curte ou por estar em posiçao baixa tambem ajuda a visualizaçao de irregularidades e da sinalizaçao horizontal com o facho original voce pode usar os farois de neblina o tempo todo sem incomodar ninguem pc de bordo esta e muito popular nos foruns de internet pc de bordo e um jeito mais rapido de digitar computador de bordo faça as contas sao oito toques a menos no teclado se for o teclado apertado de um smartphone parecem 800 toques a menos o problema e que se um computador e de bordo ele nao pode ser um pc a sigla e a abreviaçao de personal computer ou computador pessoal — um nome antigo para os computadores domesticos da epoca em que computadores eram equipamentos profissionais imensos como os mainframes e o objeto eletronico mais pessoal que voce tinha era um relogio casio g shock ou uma calculadora de bolso atualmente a sigla pc ja nao faz mais sentido bem como chamar um computador de bordo de pc de bordo quer abreviar tente comp de bordo sao so dois caracteres a mais
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