muita gente se ofende com isso mas quanto mais se estuda a historia do automovel mais se observa que a era do automovel como obra de arte e intelecto humano atinge seu auge pouco adiante de 1968 depois ha o aparecimento do automovel como bem de consumo despassionado que vai tomando forma cada vez mais lentamente ate chegarmos ao mundo de hoje onde e o grande vilao e culpado de tudo de ruim que se pode conceber aparentemente ate se o planeta acabar amanha com o impacto de um cometa gigante provavelmente viria atraido por automoveis demais nao gente demais; dizer isso e absurdo impensavel mas enfim se aceitarmos que o automovel nunca mais sera tao maravilhosamente emocional como era nos anos 1960 qual seria o ponto exato onde atingimos o pico e começamos a descida alguns diriam o lamborghin miura e em desenho de carroceria provavelmente estariam certos mas apesar de absurdamente fantastico o miura deixa um pouco a desejarpor detras do volante nao os louros de ser o apice do automovel parecem sempre estar depositados no colo de um ferrari em particular o 250 gto e claro uma unica combinaçao de ferocidade e docilidade de complexidade mecanica com durabilidade em uso extremo de feminilidade e masculinidade o mesmo tempo seja em aparencia seja na forma que se move de seu berro arrepiante a inigualavel de seus doze minusculos cilindros nervosos e bravos da ponta de seu nariz afilado ate a fim do spoiler rabo de pato la atras a mais perfeita definiçao de puro sangue que ja existiu um carro de competiçao de primeira linha um carro esporte de rua inesquecivel um dos raros casos em que o todo e muito maior que os componentes em separado uma daquelas criaçoes humanas com tanta personalidade e excelencia que parece quase divina suas maiores qualidades sao totalmente subjetivas mas visiveis indubitavelmente para todo mundo algo tao raro que parece de novo impossivel de acontecer e um carro simples descomplicado mas que era tanto um carro de competiçao de primeira linha quanto um carro esporte de rua inesquecivel um dos raros casos em que o todo e muito maior que os componentes em separado uma daquelas criaçoes humanas com tanta personalidade e excelencia que parece quase divina suas maiores qualidades sao totalmente subjetivas mas visiveis indubitavelmente para todo mundo algo tao raro que parece de novo impossivel de acontecer entender como acontece algo tao subjetivamente divino assim e impossivel quem pode saber os designios de deus mas podemos listar os fatos para ajudar nos um pouco de onde veio [caption id= attachment_352564 align= aligncenter width= 999 ] o 250 gt swb[/caption] esta e uma historia que ja conhecemos e foi contada aqui para explicar o nascimento da ats e de alguma forma ajudou o aparecimento da lamborghini e da iso rivolta o 250 gto e criaçao tanto de giotto bizzarrini quanto de mauro forghieri; bizzarrini criou o carro inteiro uma evoluçao de sua ja vitoriosa 250 gt swb https //flatout com br/ats 2500gt o anti ferrari/ mas ai acontece a famosa noite do facao o episodio em que os gerentes da empresa malucos com a influencia descabida da esposa de enzo na empresa pedem alguma açao ao chefe em conjunto e sao sumariamente demitidos https //flatout com br/10 motivos para voce saber mais sobre giotto bizzarrini/ o carro foi finalizado entao por mauro forghieri; hoje um engenheiro famoso falecido ano passado mas entao um jovem recem formado imediatamente tornado importante pela noite do facao so sobrou ele la mauro vinha de uma familia com grandes vinculos em maranello seu pai reclus forghieri era torneiro mecanico na ferrari desde a epoca da scuderia e enzo o tinha em alta conta quando seu filho se forma engenheiro pela universidade de bolonha obviamente pede a enzo para que o contratasse [caption id= attachment_352565 align= aligncenter width= 999 ] e seo ferrari nao e mole nao ferrari e forghieri[/caption] este sempre pronto a fomentar lealdades enraizadas prontamente contrata o jovem mauro e o coloca em 1960 aos 25 anos como assistente de carlo chiti projetando carros de competiçao o rotundo divertido e pavio curto chiti tinha vindo da alfa romeo quando esta fechou seu departamento de competiçoes acabara em 1961 de ganhar o campeonato mundial de f 1 com phil hill e o seu 156 o primeiro ferrari de formula um com motor central traseiro; mas vai embora demitido tambem e mauro forghieri toma seu lugar [caption id= attachment_352566 align= aligncenter width= 999 ] e type low drag coupe de competiçao[/caption] vamos voltar agora um pouco no tempo em março de 1961 aparece o jaguar e type com carroceria aerodinamica claramente inspirada nos d type que venceram la mans e um magnifico seis em linha com duplo comando de valvulas no cabeçote e 3 8 litros girolamo gardini o gerente de vendas da empresa que seria tambem demitido em breve fica preocupado custava menos da metade do preço de uma berlinetta 250 gt mas era mais potente e segundo os testes iniciais publicados capaz de chegar a 250 km/h muito mais veloz que o ferrari na primeira prova em que os 250 gt swb e os e type se enfrentam oulton park na inglaterra ja em abril do mesmo ano os jaguar vencem gardini entra em panico enzo chama bizzarrini em sua sala para uma conversa bizzarrini precisamos de outro carro mas o material com que voce deve faze lo e o mesmo de hoje pode nos ajudar [caption id= attachment_352567 align= aligncenter width= 870 ] bizzarrini de chapeu de marinheiro e wild willi mairesse o prototipo gto e testado[/caption] o projeto começa em segredo apenas gardini bizzarrini e enzo saberiam sobre ele por isso existe um boato persistente de que o carro fora desenvolvido por bizzarrini a revelia de enzo em segredo nao e verdade um carro para bater coisas mais modernas usando a mecanica ja existente esta era hoje podemos ver com clareza vendo a sua carreira exatamente a praia de bizzarrini sabia o que fazer melhorar o que se podia melhorar apenas a concentraçao de massa mais ao centro do veiculo e o mais baixo possivel e aerodinamica area que interessava o engenheiro sobremaneira e campo de estudos seus recentes uma oficina de portas fechadas foi preparada e com um par de mecanicos escolhidos a dedo bizzarrini sem saber começou a criaçao do mais perfeito carro esporte ja criado o motor era o v12 da ferrari pequeno motor com v a 60° desenhado no fim dos anos 40 por gioacchino colombo como um motor de monoposto de f1 com 1 5 litro de cilindrada e compressor nao teve sucesso em seu campo original mas nos anos seguintes em cilindradas progressivamente maiores se tornou a base da fama do ferrari de uso misto rua/competiçao em 1961 era um v 12 de sete mancais que deslocava 246 cm³ por cilindro superquadrado com 73 x 58 8 mm de diametro e curso para um total de 2 953 cm³ os comandos eram nos cabeçotes um por bancada acionados por corrente dupla com duas valvulas por cilindro opostas operadas por balancins e camara de combustao hemisferica o motor era fisicamente pequeno e todo em aluminio e portanto era tambem leve era capaz de manter 7 500 rpm por longos periodos outra coisa rara entao uma unidade que apesar de ja antiga era sensacional e totalmente competitivo com o que de melhor existia para o novo carro bizzarrini pega a versao mais potente originalmente criada para o 250 testarossa de competiçao com seis carburadores weber dcm38 duplos sem filtro de ar carter seco para abaixar ainda mais o centro de gravidade taxa de compressao de 9 8 1 e velas do lado externo eram 300 cv a 7 400rpm exatamente 102 cv por litro e 28 mkgf de torque a 5 500 rpm o cambio acabou sendo uma nova unidade que estava em desenvolvimento com cinco marchas ao inves de quatro e sincronizadores porsche em todas as marchas a frente bizzarrini tambem recuou o motor para tras e para baixo o maximo que pode para uma posiçao agora central dianteira o chassis era tipo spaceframe em tubos de pequeno diametro soldados e era novo e exclusivo mas seguindo a tradiçao da empresa e obviamente baseado na 250 gt passo corto de quem herdava o entre eixos o eixo traseiro era ainda rigido e com feixes de molas semielipticas mas uma barra panhard central o localizava o lateralmente e mais duas barras de ligaçao de cada lado mantinham todas as direçoes de movimento controladas os amortecedores eram a gas telescopicos fabricados pela jovem e inovadora empresa holandesa koni uma descoberta de bizzarrini com molas auxiliares coilovers na dianteira triangulos sobrepostos com molas helicoidais konis e barra estabilizadora [caption id= attachment_352569 align= aligncenter width= 800 ] il mostro [/caption] bizzarrini cobriu a mecanica com o minimo de carroceria que pode e usando tudo que sabia sobre aerodinamica traseira truncada segundo os principios do herr doktor professor wunibald kamm frente inspirada nos jaguar d e e type e uma infinidade de aberturas aeronauticas para gerenciamento do fluxo de ar; por exemplo as duas saidas atras das rodas dianteiras tinhas duas funçoes a primeira saida da ventilaçao dos freios dianteiros e a segunda do radiador/motor as aberturas em d acima da grade dianteira se tornariam a marca registrada do modelo mas no primeiro carro ainda eram aberturas retas cruas e realizadas sem muito cuidado estetico era basicamente um carro de competiçao zero revestimento termoacustico sem ventilaçao sem acabamentos nas portas as janelas eram corrediças em plastico transparente feito kombi antiga na frente do motorista apenas os instrumentos veglia um volante grande de madeira e uma alavanca de cambio alta com uma bola grande de metal escovado em cima praticamente do lado do volante os bancos em concha eram simples e cobertos com pouca espuma e um tecido azul [caption id= attachment_352574 align= aligncenter width= 999 ] scaglietti faz o monstro ficar bonito o primeiro gto[/caption] com os novos freios a disco dunlop nas quatro rodas 315 mm de diametro dianteiros 297 mm de diametro traseiros solidos rodas raiadas borrani de 15 polegadas 6 polegadas de largura na frente 7 atras e pneus dunlop r6 de competiçao pesava apenas 877 kg a seco a capacidade do tanque pronto para corridas de longa duraçao era nada menos que 130 litros o que significa que com o tanque grande cheio e todos os fluidos completos ainda assim nao chegava a uma tonelada de peso a carroceria nao foi desenhada apenas foi criada a mao sem muito cuidado neste prototipo inicial era feia sem pintura mal acabada algo para cumprir uma funçao apenas era tao feio que recebeu o apelido il mostro o monstro mas eficiente o piloto belga willy mairesse imediatamente cravou seis segundos a menos que o menor tempo da 250 gt passo corto em monza logo no primeiro teste de cara sem ajuste nenhum uma estrela nascia mas entao a fatidica noite do facao o gto teria que ser terminado por outra pessoa o gto continua mauro forghieri no dia seguinte a demissao dos oito gerentes esta mais perdido que cego em tiroteio o 250 gto e um projeto que nem sabia existir sobre o qual sabia absolutamente nada poucos desenhos formais existiam apenas o prototipo il mostro e nem ao menos uma conversa com bizzarrini foi possivel para saber o que faltava fazer mas nao havia outra opçao ao jovem mauro a nao ser arregaçar as mangas e trabalhar forghieri começa mandando um chassi novo e alguns desenhos para a carrozzeria scaglietti de modena para que uma carroceria definitiva fosse desenvolvida paralelo a isso o trabalho de desenvolvimento dinamico com o prototipo continuava sergio scaglietti apenas deu suavidade proporçao e um pouco de forma as linhas puramente funcionais de bizzarrini mas o resultado e de perder o folego linhas suaves e quase femininas mas para lamas largos e rodas na extremidade da carroceria dao uma pitada de testosterona e agressividade o nome gto seria gt omologatto homologado para competiçao segundo a ferrari; mas linguas dizem que e o nome giotto abreviado a homologaçao exigia que fossem produzidos 100 carros mas apenas 36 foram fabricados incluindo alguns com motor de 4 litros e outros com a carroceria diferente serie 2 de 1964 mas e forghieri que termina o carro e o transforma em vencedor o desenvolvimento do gto e uma grande escola para o jovem engenheiro o primeiro carro de corrida que consegue colocar na pista sem ajuda de ninguem sozinho o conceito basico estava pronto claro mas nao se deve subestimar o trabalho de desenvolvimento que se seguiu como e um gto simplesmente sensacional e logo de cara phil hill campeao de f 1 e vencedor de le mans recebe um gto para a estreia do carro em sebring 1962 com o compatriota richie ghinter como segundo piloto e imediatamente fica fulo da vida afinal de contas a categoria gt e inferior a de prototipos categoria que seria a apropriada para seu talento e senioridade na equipe mas isso passa rapidamente na corrida o carro e tao bom que hill quase vence os prototipos chega em segundo lugar na geral primeiro na categoria gt diz hill anos depois na revista americana r&t anos depois quando escrevia para a revista americana road and track explicou por que …nos tinhamos um dos motores de corrida mais flexiveis ja criados voce poderia ter dirigido o carro para o circuito atraves do transito pesado da cidade e imediatamente leva lo a rotaçao maxima de 7 500 rpm nas retas do circuito sem qualquer problema na verdade o gto era muito mais facil de pilotar que os prototipos ferrari com seus carburadores de venturis gigantescos nos nos divertimos muito incomodando os pilotos dos prototipos em sebring nas poucas vezes em que eles vieram atras de nos para passar simplesmente pressionando o ritmo um pouco mais —como usar os freios mais agressivamente do que o normal — poderiamos frustra los por algumas voltas eles simplesmente nao conseguiam passar por nos freavamos mais para dentro das curvas fechadas e terminando de contornar a curva era so cravar o pe enquanto os prototipos mais bravos eram pegos de calça curta em baixa rotaçao putt putt putt whoooooo tropeçando para obter potencia total quando limpavam a garganta ja estavamos na metade da reta ja indo 50 km/h mais rapido do que eles por causa da boa saida de curva graças a flexibilidade do motor esse tipo de desempenho combinado com a confiabilidade comprovada do v 12 tambem foi uma das principais razoes pelas quais o os competidores amadores tiveram tanto sucesso com o gto era comprar um e ser competitivo com equipes de ponta o 250 gto foi grande sucesso em competiçoes campeao mundial de gt da fia em 1962 63 e 64 como se nao bastasse isso sua fama so cresceu desde entao entre os entusiastas rapidamente se tornou uma lenda o melhor carro esporte ja criado e uma coisa de conjunto o carro e um daqueles onde tudo esta no tamanho correto do berro de 300 cv do v 12 a forma com que movia seu baixo peso de forma inacreditavel da beleza funcional do exterior ate o interior espartano mas perfeito para o negocio de dirigir a moda aquela bola de cambio alta os pedais e direçao perfeitos em posiçao peso e precisao a maneira como o carro e pequeno e delicado mas ao mesmo tempo feroz e incrivelmente veloz e e claro a perfeita previsibilidade do comportamento um daqueles carros onde nao se pode mudar nada porque se tentar melhorar estraga disse john surtees na revista classic & sportscar o centro de toda o projeto era aquele maravilhoso v 12 testarossa de dois comandos sua potencia combinava perfeitamente com a capacidade do chassis e dava um balanço sublime ao carro quando colocaram um motor de quatro litros mais tarde logo as deficiencias do chassi apareceram e ficou obvio que era necessario muito desenvolvimento ou outro carro por isso o gto foi competitivo por um curto periodo mas foi um magnifico gran finale para a era do gt com motor dianteiro um dos 250 gto originais vale hoje algo em torno de 70 milhoes de dolares e um carro sem ar condicionado sem assistencia alguma em nenhum comando sem chave para trancar as portas ele vai esquentar seus pes e pode te deixar surdo se nao tomar cuidado dentro dele as soldas feitas as pressas para acabar o carro para alguma corrida permanecem expostas lembrando um trabalho malfeito de algum aprendiz italiano numa tarde de segunda feira 56 anos atras por este mesmo motivo a extrema funcionalidade de sua aparencia nao pode ser classificado como uma obra de arte estatica como um quadro de picasso [caption id= attachment_352576 align= aligncenter width= 999 ] a carroceria segunda serie rarissima[/caption] nao fico feliz em dizer que este dinheiro todo se justifica nao pelo estatico por sua beleza ou por sua fama ou mesmo por sua marca se justifica por ser uma criaçao profundamente humana criado para uma funçao e onde brilha como nenhum outro nao e obra de arte e algo maior que isso com mais dimensoes com barulho com velocidade com cheiro e com drama suor tristeza e gloria em medidas iguais https //www youtube com/watch v=ewqaikxtujs somente dirigindo o se entende o porque o segundo carro mais caro do mundo e tambem o mais fantastico carro esporte ja criado e dirigindo esportivamente que se enxerga o valor afinal de contas incontaveis carros de corridas tem historias de vitorias mais incriveis que esta pequena berlinetta mas nenhum aparentemente e tao divertido de dirigir e isso no fim e so o que interessa teoricamente simples nada revolucionario mas simplesmente divino e inimitavel como toda real criaçao da alma humana impossivel de se explicar no detalhe mas facil de entender de perto o goat
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