ao bater os olhos pela primeira vez na foto acima talvez voce tenha se pensado mas se isto e um carro onde vai o piloto depois de alguns instantes e que se percebe que o piloto fica ali atras escondidinho atras dos motores que sao quatro quatro motores v12 totalizando 48 cilindros e nao sao motores v12 comuns e sim aeronauticos com deslocamento de pelo menos 28 litros cada um e estes quatro motores v12 que somados deslocam nada menos que 112 litros estao instalados em um carro que um dia foi um simpatico fiat 500 topolino [gt40 content search= fiat widget= 1 ] a ideia que todo mundo tem quando se fala em fiat 500 classico e a do modelo lançado em 1957 na italia o pequeno seda dois volumes nao ele nao era um hatchback foi vendido na europa por quase vinte anos saindo de linha em 1975 e em 2007 foi a inspiraçao do fiat 500 este sim um hatchback que e vendido ate hoje no entanto nem todo mundo lembra que o nome original do fiat 500 de 1957 era nuova 500 ou seja novo 500 porque o primeiro de todos os fiat 500 e este carinha aqui lançado em 1936 o fiat 500 topolino era um dos menores carros a venda no mundo na epoca 3 2 m de comprimento 1 28 m de largura 1 38 m de altura e apenas dois metros de entre eixos o motor era um quatro cilindros em linha de apenas 569 cm³ capaz de entregar apenas 13 cv para levar o pequeno seda de dois lugares ate a velocidade maxima de 85 km/h por pouco ele nao foi considerado um ciclocarro pelas autoridades na epoca o primeiro fiat 500 era conhecido como topolino por causa do formato dos farois da primeira versao redondos e posicionados sobre os para lamas eles lembravam as orelhas do mickey mouse que na italia era chamado de topolino uma reestilizaçao profunda realizada em 1949 deixou os para lamas mais integrados a carroceria e reposicionou os farois para as extremidades da grade do radiador mas o apelido continuou entre 1936 e 1955 foram fabricados mais de 500 000 exemplares do fiat 500 topolino o que faz dele um carro relativamente comum e popular entre os entusiastas dos carros antigos fabricados antes da segunda guerra mundial e mais na decada de 1950 a fiat começou a atuar nos estados unidos vendendo entre outros modelos o topolino naquela epoca os hot rods ainda eram extremamente populares e nao demorou para que o topolino com seu tamanho compacto e visual de mini calhambeque fosse adotado pelos hot rodders [youtube id= euq oytzqus width= 620 height= 350 ] normalmente eles esticavam a parte frontal do chassi do tipo escada para acomodar um v8 flathead ou small block rebaixavam o teto e eliminavam os para lamas resultando em uma estetica tipicamente americana hoje em dia este tipo de customizaçao e um nicho mais restrito andando de maos dadas com a kustom kulture mas nao e preciso procurar muito para encontrar projetos bem interessantes mas nenhum deles e tao desconcertante quanto o fiat topolino quad al o monstro sobre o qual viemos falar neste post quad al e uma abreviaçao de quadruple allison em referencia aos quatro motores v12 allison usados no carro o chamado allison v 1710 foi o unico motor v12 desenvolvido e fabricado nos estados unidos a servir na segunda guerra mundial ele começou a ser projetado em 1929 sob encomenda a força aerea dos estados unidos para ser usado em uma nova geraçao de avioes de caça e bombardeiros e ficou pronto em 1937 [youtube id= eo0lyliqbko width= 620 height= 350 ] com comando duplo nos cabeçotes quatro valvulas por cilindro e um angulo de 60° entre as bancadas ele foi o primeiro motor na historia a atingir a marca dos 1 000 cv potencia minima estabelecida pelo governo norte americano para o projeto o v12 allison v 1710 tinha diametro de 140 mm e curso de 150 mm totalizando 28 litros de deslocamento o caça bimotor lockheed p 38 lightning utilizava um par de motores v 1710 com turbocompressor sendo o unico aviao militar usado na segunda guerra mundial a faze lo ha certa justificativa historica para colocar um motor v12 allison em um hot rod a companhia que nos anos 30 era uma divisao da general motors foi fundada em 1915 por james allison focada no desenvolvimento e na fabricaçao de carros e motores com um que experimental sua sede ficava nos arredores do circuito de indianapolis o que certamente facilitou o trabalho de aperfeiçoamento de seus produtos ja em 1917 porem a allison mudou o foco e passou a concentrar se em motores para avioes e barcos james allison morreu em 1929 e pouco depois a allison tornou se subsidiaria da gm depois de trocar de maos algumas vezes ao longo das decadas em 1995 a allison foi comprada e absorvida pela rolls royce que tambem tem uma historia com motores aeronauticos [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] pois bem avançando so alguns anos no tempo na decada de 1960 um dos pilotos de arrancada mais populares dos estados unidos atendia pelo nome de jim lytle naquela epoca ainda era comum encontrar motores de aviao que nao haviam sido aproveitados durante a segunda guerra mundial novos e praticamente sem uso agora veja bem apesar de ser piloto de arrancadas jim lytle era famoso mesmo por seus show cars hot rods com customizaçao extrema que eram feitos de engenharia impressionantes de se ver ainda que nao fossem muito praticos na dragstrip um de seus primeiros experimentos foi um ford tudor 1936 movido por um v12 allison que ocupava quase toda a area por baixo da carroceria cujo teto era tao rebaixado que os vidros se pareciam mais com fendas de caixa de correio o carro feito no fim de 1963 acabou se tornando o primeiro flopper que e o nome que se da aos hot rods com carroceria de fibra de vidro feita em uma unica peça com um motor gigantesco daqueles encontrar espaço para a coluna de direçao ja foi um desafio achar um lugar para colocar o piloto foi ainda pior o homem tinha de ir sentado na parte de tras da carroceria com a cabeça para fora e uma barra de metal curvada protegendo sua cabeça o carro chamado big al era rapido sendo basicamente um motor de 1 000 cv com rodas e uma carroceria de fibra de vidro o hot rod era capaz de cumprir o quarto de milha em 9 31 segundos a 262 km/h um ano depois jim lytle decidiu vender o carro por us$ 2 mil cerca de us$ 16 mil em valores corrigidos exatamente a quantia que foi investida em sua construçao ele dizia que nao era um piloto de corridas de verdade e sim um construtor de carros eu os projeto construo fico com eles por um ano e depois os vendo para construir algo diferente lytle explicou em uma entrevista tempos depois e provavel entao que parte da grana tenha sido investida na construçao do quad al dizer que o quad al era um fiat topolino e a mesma coisa que dizer que o chevrolet cruze que corre na stock car e um chevrolet cruze lytle construiu um chassi do tipo escada projetado do zero e colocou nele quatro motores cada um deles ligado a sua propria transmissao as quatro transmissoes eram conectadas a uma unica embreagem e cada motor era responsavel por mover uma roda do carro cada um dos motores tinha seu proprio supercharger e entregava cerca de 3 000 cv totalizando 12 000 cv eram a força era levada para as quatro rodas atraves de dois eixos com diferenciais de caminhao nas extremidades de cada eixo ficavam dois pneus de arrancada um par de pneus para cada canto havia ainda 96 saidas de escape na verdade esta e a explicaçao mais comum a respeito do conjunto mecanico de acordo com discussoes em foruns especializados em hot rods uma das grandes fontes de informaçao sobre projetos antigos sobre os quais nao se sabe muito a respeito ha quem diga que ele sequer funcionava e que os quatro motores eram decorativos por outro lado o quad al ja foi listado por mais de dez anos no guinness book o livro dos recordes como o carro com pistoes mais potente de todos os tempos jim lytle morreu em dezembro de 2011 mas certamente ficou na historia graças a um dos project cars mais insanos de todos os tempos
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