em pouco mais de 100 anos construindo automoveis no brasil a ford tomou varias decisoes um tanto incompreensiveis para o publico fiel a marca varios segmentos nos quais a marca se destacava foram simplesmente abandonados e entregues em uma bandeja de prata ladeada por canapes e acompanhada por espumantes demi sec aos concorrentes foi assim com o segmento das picapes compactas onde a ford foi muito bem sucedida desde o lançamento da pampa e conseguiu manter a bola em jogo com a courier ate o dia em que decide tira la de linha apesar da demanda ate hoje a picape do fiesta e um modelo valorizado no segmento de usados antes disso vimos a ford largar os esportivos houve o lapso do ka xr que logo se tornou um gemeo com roupa de atleta do ka action e o ka sport que era uma forma de agregar valor ao antigo ka 1 6 que deixou de ser oferecido como modelo comportado naquele ano mas fora isso a ford simplesmente abandonou a briga contra o gol gti o que a tirou da jogada contra o golf gti ja nos anos 2000 no mesmo ano em que a volkswagen trouxe o gti vr6 — oferecido paralelamente ao gti 1 8 turbo de 180 cv — a ford lançou o focus xr com a variaçao mais fraca do zetec 2 0 outrora usada somente nas versoes automaticas do modelo ou seja a ford conseguiu a proeza de lançar uma versao esportiva que era menos potente que as versoes nao esportivas e ela poderia ter resolvido essa questao do esportivo com a sexta geraçao do fiesta que tinha uma versao esportiva na europa com especificaçoes viaveis no brasil uma vez que o ecosport seu irmao de plataforma ja era equipado com o motor 2 0 duratec poderia em termos claro quem sabe o que havia nas planilhas da fabricante felizmente o motor duratec 2 0 se tornou um motor muito popular no brasil depois de ser oferecido por pouco mais de quinze anos no mondeo no focus e no ecosport — e isso significa que ha centenas de milhares deles prontos para serem removidos de seus cofres originais para serem colocados em fiestas e couriers esse swap do duratec no lugar do zetec rocam ja se tornou um lugar comum e e dificil nao encontrar ao menos um projeto desse tipo nos track days e encontros de modelos ford aqueles que a ford nao gosta que seus clientes façam a popularidade se deve ao fato de ele ser relativamente simples de se fazer porque voce usa apenas peças de prateleira e poucas adaptaçoes qual modelo usar como base os modelos mais comuns sao os fiesta mk4/mk5 vendidos por aqui entre 1996 e 2006 — ou sua picape a courier os fiesta mk6 tambem tem se tornado mais frequentes assim como o ka de segunda geraçao com mais espaço no cofre que seu antecessor todos fornecem uma boa base para o motor duratec particularmente eu escolheria um ka de segunda geraçao ou um fiesta mk5 duas portas que sao basicamente o mesmo carro e sao os modelos mais simples para se comprar alguns sem ar condicionado airbags ou direçao hidraulica o que resulta em um peso mais baixo mesmo antes de voce começar a tirar coisas ja o mk6 e um modelo mais facil para adaptar o motor duratec porem pesa aproximadamente 100 kg a mais que o fiesta anterior e 100 kg a menos que o focus mk1 tenha isso em mente caso esteja pensando neste carro menciono o focus porque ele tem suspensao multilink traseira e um acerto dinamico mais refinado que o dos fiesta mk6 o fiesta mk3 mais conhecido como espanhol por ter vindo da espanha em 1995 e o menos recomendado pois apesar da semelhança com seu sucessor tem o arranjo do cofre diferente exigindo a remoçao de parte do painel frontal do carro alem disso ele nao tem sistema hidraulico de atuaçao da embreagem entao sera preciso fazer a adaptaçao o cambio alem do motor claro voce precisara mudar a transmissao isso porque o rocam usa um padrao de furaçao diferente do duratec a caixa recomendada e a ib5+ do ford ecosport 2 0 dos focus sigma 2009 a 2019 ou focus 2 0 2010 a 2013 atente ao sinal + ao final do nome ele identifica a transmissao com a capa seca compativel com o bloco do duratec a ib5 sem + e a transmissao usada originalmente nos modelos com o motor rocam entao nao vai servir tambem e possivel usar a transmissao mtx75 mas voce tera de adaptar o trambulador os cabos de acionamento e tera que trazer o conjunto dos focus 2 0 de segunda geraçao com o motor a gasolina pois a transmissao mtx75 usada nos focus com o motor zetec 2 0 tem o mesmo padrao de furaçao da ib5 dos rocam por ser um cambio mais robusto mais raro e que exige mais adaptaçoes do que o ib5+ eu particularmente so optaria pelo mtx75 se fosse fazer uma preparaçao turbo mas nesse caso o zetec e uma opçao mais adequada para o turbo leia mais na materia abaixo entao o foco sera a preparaçao aspirada ou simplesmente o swap do motor em seu estado original a embreagem sera a mesma do ecosport 2 0 uma vez que o conjunto de motor e cambio e o mesmo https //flatout com br/a historia e a evolucao do motor ford zetec/ semi arvores como voce esta usando um conjunto de motor e cambio que nao foi originalmente feito para estes modelos voce tera que levar a troca das semi arvores neste swap isso contudo so se aplica aos fiesta mk3 a mk5 e ao ka mk2 nestes carros voce pode usar a semi arvore esquerda lado do motorista original do fiesta mas tera que fazer uma semi arvore direita lado do passageiro sob medida as homocineticas sao intercambiaveis entre os modelos ford uma vez que os cubos de roda sao intercambiaveis no caso do fiesta mk6 2003 2014 a adaptaçao e mais simples pois ele usa a mesma plataforma do ecosport entao basta usar as semi arvores do ecosport coxins no caso do fiesta mk6 basta usar tudo do ecosport no caso dos demais fiesta do ka e da courier voce tera que improvisar os coxins superiores combinam a base do coxim original do fiesta/ka ao suporte superior do ecosport ja o coxim inferior do cambio pode ser usado original porem montado invertido o que exige um preenchimento de aluminio na carcaça do cambio e sua furaçao para encaixar o suporte freios apesar de nao ter relaçao direta com o processo de swap voce tera que dar atençao aos freios afinal o duratec altera a distribuiçao de peso na dianteira e leva o carro a velocidades mais altas mais rapidamente em qualquer um dos modelos mencionados a receita mais comum e usar o conjunto de freio dianteiro da ecosport 2 0 automatica que usa os maiores discos e pinças da linha fiesta e sistema traseiro de freio a disco focus mk1 ou do ecosport todos sao faceis de instalar dependendo apenas de um regulador de pressao na traseira em alguns casos
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