as festas de dezembro sao os momentos mais alegres do ano temos calor tropical temos o natal para curtir a familia e os amigos e temos a virada do ano para nos encher de otimismo e revigorar as energias para mais um ciclo da vida mas ai voce resolve pegar a estrada as festas aumentam os deslocamentos das pessoas viagens de ferias visitas aos amigos e familiares compras de natal festas de encerramento aumento da demanda por produtos e serviços tudo isso colocar mais carros motos e caminhoes nas ruas estatisticamente e maior a probabilidade de cruzarmos com motoristas distraidos irritados inexperientes e despreparados como sou o caminhoneiro do flatout o cara que dirige mais na estrada que na cidade eu ate moro as margens de uma rodovia gostaria de compartilhar algumas dicas e sugestoes com voces que ja pegaram ou vao pegar a estrada neste fim de ano nao se preocupe tudo vai dar errado quando voce e um entusiasta uma pessoa que gosta de dirigir e acima de tudo sabe dirigir — e aqui me refiro a seguir as regras e nao a destreza ao pilotagem — o caos do fim de ano pode te irritar facilmente a primeira coisa que voce deve fazer ao pegar a estrada começa antes de entrar no carro prepare se mentalmente a irritaçao tem origem nos nossos anseios se queremos algo e somos impedidos de cumprir este objetivo e natural ficar irritado com os obstaculos e empecilhos por isso ainda que voce esteja certo e o outro motorista errado sob o ponto de vista legal mantenha suas expectativas baixas tenha em mente e aceite que voce ira ficar parado no transito que voce sera fechado por motoristas de ocasiao que voce ira topar com os reis da faixa da esquerda que o cara que precisa dirigir enquanto mexe no celular vai te dar alguns sustos coloque isso na cabeça e reflita se voce esta disposto a encarar tudo isso com serenidade se estiver entre no carro de a partida e siga para o proximo topico se nao estiver faça a festa na sua casa sera melhor para voce e para o mundo cuidado com o outro cara todo motociclista conhece esta voce dirige por voce e pelos outros nesta epoca do ano esse mantra deve ser levado tambem pelos motoristas e uma questao de responsabilidade se voce e um bom motorista em meio aos loucos voce tem o dever moral de continuar sendo o bom motorista dirigindo defensivamente esteja atento aos outros carros proteja se deles e os proteja deles mesmos nao adianta ter razao com o carro batido com seus filhos chorando assustados alem disso voce precisa estar vivo para ter razao paciencia com os caminhoneiros uma das coisas mais egoistas e mesquinhas que alguem pode fazer e reclamar dentro de um carro moderno do caminhoneiro a 60 km/h que ultrapassa o outro a 50 km/h seu carro e capaz de fazer uma retomada de 40 a 100 km/h em 10 segundos dez segundos e o tempo que voce leva para voltar a velocidade em que estava antes de o caminhoneiro sair na sua frente para a ultrapassagem e por que ele fez isso primeiro porque ele esta transportando 45 toneladas quarenta e cinco mil quilos da uns 600 leitores do flatout a retomada de velocidade para ele pode levar o dobro da sua imagine o que significa perder meio minuto a cada 10 ou 20 minutos em uma viagem de 2 000 km sendo um instrumento de trabalho isso significa menos comida na mesa alem disso uma retomada custa muito mais caro para um caminhoneiro do que para voce outro aspecto e que a retomada de um caminhao danifica o asfalto e principalmente os pneus entao quando o sujeito no caminhao sair na sua frente para uma ultrapassagem lenta tenha paciencia espere o fim da manobra reduza a marcha e siga em frente tranquilo comunique se veja e seja visto esta tem relaçao com o caso do caminhao ultrapassando durante a noite ao ultrapassar um caminhao quando estiver se aproximando de um lampejo rapido de luz alta com a seta ligada desta forma ele consegue perceber sua aproximaçao e evita sair na sua frente caso pretenda ultrapassar da mesma forma mantenha a luz baixa acesa em todas as ocasioes — mesmo onde nao for obrigatorio — pois os farois te ajudam a ser visto a distancia alem de melhorar a percepçao para os outros motoristas em caso de chuva durante o dia a lei exige que voce use as luzes de posiçao e pouco mantenha a luz baixa acesa sempre e se estiver na estrada as luzes de neblina — traseira inclusive — ajudam a aumentar a visibilidade em meio ao panorama esbranquiçado causado pela chuva intensa principalmente na traseira onde o spray produzido pelos pneus escoando a agua formam uma verdadeira nevoa so nao esqueça de apagar a luz de neblina traseira quando a chuva abrandar a comunicaçao inclui gestos amistosos para outros motoristas ao receber passagem agradeça com um toque breve na buzina nao custa nada e ajuda a minimizar a road rage nao seja o babaca da faixa da esquerda voce esta no limite de velocidade na faixa da esquerda e topa com um carro mais lento a sua frente antes de pedir passagem observe se ele nao esta concluindo uma ultrapassagem repare se pouco mais a frente nao ha um veiculo mais lento na faixa da direita nao faz sentido exigir que o motorista a sua frente reduza a velocidade para te dar passagem espere ele concluir a manobra com a seta ligada para a esquerda se ele nao sair de um toque breve na buzina seguido de um lampejo de luz alta se estiver de dia ou um lampejo de luz alta um pouco mais longo se estiver de noite sem buzinar nao force a ultrapassagem de forma alguma nao pense que voce e o rei da estrada e que todos precisam abrir o caminho para voce todos tem direito de ultrapassar mesmo quem esta mais lento se voce for o cara que esta ultrapassando repare se nao ha motoristas pedindo passagem se estiver ultrapassando e pretende ceder a passagem mais a frente mantenha a seta ligada para a esquerda e assim que terminar a ultrapassagem desejada acione a seta para a direita e saia a regra do limite de velocidade nao se sobrepoe a regra da obrigatoriedade de ceder passagem a faixa da esquerda e para veiculos mais rapidos nao para quem esta no limite alem disso velocimetros tem calibragens diferentes e voce nao e agente de transito nem tem um instrumento de precisao para aferir a velocidade a indicaçao de 100 km/h no seu painel pode acontecer a uma velocidade real de 96 km/h enquanto 100 km/h no painel de outro carro pode acontecer a uma velocidade real de 99 km/h por isso nao banque o dono da pista siga o fluxo nao adianta querer dirigir a 120 km/h so porque a sinalizaçao permite se o transito estiver intenso abaixo do limite seja prudente siga o fluxo mantenha a velocidade constante e proxima dos demais carros o maior risco de acidente nao esta na velocidade em si mas no diferencial de velocidade ser o carro a 120 km/h entre carros a 95 km/h e ser um elemento de risco para si mesmo e para todos ao seu redor nao aguenta andar em comboio volte ao primeiro topico desta lista e reflita sobre sua capacidade de lidar com as adversidades que voce encontrara na estrada neste fim de ano nao perca o tempo que voce pode economizar vai passar por pedagios contrate um serviço de pagamento automatico para evitar as longas filas das cabines manuais custa um pouco mais caro mas te poupa um tempo precioso nas viagens longas e cansativas ha ao menos quatro opçoes de empresas — com planos pre pagos inclusive viaje com o tanque cheio nunca se sabe o que voce ira encontrar pela frente por isso viaje sempre com o tanque acima da metade nao precisa parar a toa mas como e recomendavel parar a cada duas ou tres horas aproveite a parada da agua do banheiro e do alongamento para alimentar o carro complete o tanque e siga viagem tranquilo isso tambem evita que voce se veja obrigado a abastecer em postos nos quais nao confia use horarios alternativos voce precisa mesmo viajar no fim de semana pegar a estrada dois dias antes ou dois dias depois do fim de semana/feriado tende a ser mais tranquilo do que no dia em que todos pretendem viajar minha familia costumava viajar no dia 25/12 em pleno feriado de natal eram viagens tranquilas em que somente uns poucos desapegados estavam na estrada as chances de ter algum problema de congestionamento acidente e incomodo com motoristas desatentos sao muito menores
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