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História

Fiorino, Pampa, Saveiro e Chevy 500: lembrando as picapes pequenas originais

Muita gente acha que as picapes pequenas derivadas de automóveis são uma exclusividade brasileira. O motivo disso é claro: aqui é talvez hoje o país onde são mais populares. O advento de picapes monobloco, aqui e lá fora, como a Fiat Toro e a Ford Maverick estão popularizando a melhor característica das picapinhas brasileiras: o monobloco. O monobloco é claramente superior ao chassi separado por todo lugar que se olhe; um dia certamente não teremos mais picapes com chassi separado, é só uma questão de tempo. Mas quando se fala de picapes derivadas de automóveis, é uma tradição quase tão velha quanto o automóvel em si. O famosíssimo Ford modelo T de 1908, por exemplo, tinha uma popular versão picape, bem como seu substituto, o modelo A de 1928. Esses dois tinham até versões com teto conversível dos veículos de carga, algo ainda hoje legal pacas. No pós-guerra, os pioneiros foram os australianos com seus Utes: a Holden oferecia uma picape derivada de seu primeiro carro antes do