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FlatOut Edição 144: um Fiat 1500 Rally no Brasil, o Guia de Compra do Golf GTI Mk4 e mais!

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FlatOut Classics & Street

Quando se fala de sedã esportivo italiano dos anos 1960, se lembra imediatamente do Alfa Romeo Giulia. Mas não é o caro Alfa Romeo o único exemplar do gênero; um exemplo claro é este Fiat 1500 Rali, um sensacional sedã pequeno com tração traseira e muito, mas muito brio mediterrâneo. E o melhor: foi fabricado na Argentina também. Aqui no Brasil é um carro raro nessa versão esportiva: este é o único exemplar que se conhece. Conheça a história do Fiat 1500, e desse exemplar bravo de rali em particular, em mais um Flatout Classics. Com uma enorme galeria de fotos exclusivas.

Rafael e seu Fiat 1500 Rally | FlatOut Classics

Guia de Compra

Parece que foi ontem, mas já se passaram 13 anos desde que o Golf GTI Mk4 saiu de linha. Foi no início de março de 2009 que a Volkswagen anunciou o fim de seu esportivo — na época, o mais potente do Brasil com 193 cv. Se considerarmos que ele foi lançado dez anos antes, estamos falando de quase 25 anos — o que significa que ele está prestes a entrar no território dos clássicos.

Golf GTI 1.8T Mk4: o que saber antes de comprar?

Clássicos

Responda depressa: quando foi que o Nissan GT-R se tornou uma lenda de Nürburgring? Se achou que foi na geração R35, passou longe. O negócio aconteceu muito antes, quando o R33 decidiu baixar o tempo do R32 e acabou quebrando o recorde da pista.

NIssan GT-R R33: nasce um novo rei de Nürburgring


 

O Turbo. O fazedor de viúvas. O mais lendário e apavorante carro esporte dos anos 1970. O ícone das crianças desta década, que invariavelmente decoravam a parede do quarto com a foto de um deles. Um carro perigoso para quem não sabia domá-lo; por isso mesmo um que combinava perfeitamente com aquela década positivamente insana.

Porsche 930: “O Turbo”


 

Técnica

Comando X e torque em baixa, ou comando Y e potência em alta? Esse era o dilema dos engenheiros de calibração de motores no passado. E foi por isso que eles inventaram o comando variável de válvulas, que pega o cobertor curto e o estica de acordo com a parte que está com frio. Bem… você entendeu.

Esticando o cobertor das válvulas: o comando variável


 

Motos

Não chegava a ser uma cópia autorizada; era apenas tolerada. Afinal de contas, a BMW alemã vendia algumas peças para eles, e sabia da moto. O fato é que, por alguns anos no meio da década de 1980, dois irmãos fabricaram cópias exatas de BMW R100 em Rio Claro, no interior de São Paulo. Uma história incrível, só possível em nosso isolamento de então.

BMC: a BMW R100 RS fabricada no interior de SP


 

História

Um filho criado desde o nascimento para ser o herdeiro de uma fábrica que era uma verdadeira utopia de velocidade e engenharia encravada na fronteira da Alemanha com a França. Um filho que era mais talentoso que o pai, já ele um dos maiores criadores de automóveis da história. Mas no fim, tudo acabou numa grande tragédia, e com o fim da Bugatti original.

Bugatti: a tragédia do filho perfeito


 

Quem vê a Ferrari hoje mal pode acreditar que no início dos anos 1990 ela era “um bando de sindicalistas montando carros de rua para bancar uma equipe de corrida”, como diria Luca di Montezemolo. E ela quase foi para o brejo por causa disso. Quem ajudou a Ferrari a se tornar a marca tecnológica e relativamente popular que conhecemos hoje, foi a F355, a Ferrari que salvou a Ferrari.

A Ferrari que salvou a Ferrari


 

Clubsport

O Marco Antônio Oiveira (MAO) não comprou apenas o fantástico Chevette Tubarão azul com preparação de época que vocês viram no último MAO Drives; o mesmo amigo que lhe vendeu aquele carrinho, também presenteou o nosso intrépido editor com outro carro, que como aquele, comprou zero km há muito tempo atrás, e nunca vendeu: Uma Subaru Forester 1998.

É um carro com 24 anos de idade, mas sempre muito bem cuidado, e hoje com apenas 75 mil km rodados: um exemplo perfeito de um carro dos anos 1990, ainda todo original. Acompanhe o MAO num passeio debaixo de chuva forte em Romeiros, enquanto ele nos conta toda a história deste percussor da moda dos SUV crossover, e tudo de bom deste carro em particular. Um passeio gostoso em um carro que era caro e exclusivo em 1998, mas hoje, é acessível para quase todo mundo.

A Subaru Forester do MAO em Romeiros – MAO DRIVES


 

Car Culture

O maior símbolo da aristocracia automobilística inglesa, é, na verdade, fruto de um romance proibido entre um Barão e sua secretária. Uma história épica de pioneiros do automobilismo, sexo, intrigas, um naufrágio trágico, e uma escultura famosa perdida para sempre.

Spirit of Ecstasy: a amante que virou símbolo da Rolls-Royce